TITULO
Meio Ambiente > Cemig substitui parte da rede elétrica da Serra do Brigadeiro

Rede elétrica protegida pode evitar choques em primatas ameaçados de extinção na Serra do Brigadeiro

 
A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig concluiu as obras de substituição da rede elétrica do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, localizado a 290 quilômetros de Belo Horizonte, na Zona da Mata. A rede convencional foi substituída pela protegida, com o objetivo de diminuir os riscos de choques elétricos em macacos ameaçados de extinção.
 
O Parque da Serra do Brigadeiro ocupa quase 15 mil hectares ao longo de oito municípios mineiros e concentra um dos maiores grupos de representantes do macaco mono-carvoeiro, também conhecido como muriqui, o maior primata das Américas, que pode chegar a medir até 1,5 metro de altura. Acredita-se que existam no máximo mil representantes da espécie em todo o país, sendo que 325 estão no parque.
 
Como a falta de proteção dos fios elétricos representava grandes riscos para os primatas, a Cemig investiu R$ 80 mil em três projetos na parte central da Serra do Brigadeiro. As iniciativas incluem a substituição de 350 metros de rede convencional por protegida, a retirada de 500 metros de rede dos locais em que há maior circulação de animais, além da implantação de 610 metros de cabo protegido e de 17 postes na estrada que dá acesso ao parque.
 
A rede protegida minimiza os riscos de choque elétrico por toque acidental porque possui uma camada protetora em polietileno que reveste o cabo condutor de alumínio, o que oferece mais segurança contra contatos diretos.
 
Novos projetos
Além do Parque da Serra do Brigadeiro, a Cemig também pretende implantar a rede protegida na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Feliciano Miguel Abdala, em Caratinga, no Vale do Rio Doce. A RPPN também concentra um número significativo de muriquis, abrigando cerca de 300 representantes da espécie. O projeto de substituição da rede elétrica do local está em fase inicial, de definição de orçamento e de viabilização dos recursos necessários. 
 

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis