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Renault - Seminário & Veículos elétricos

 João Euclides P Salgado *
de Porto Alegre-RS
 

Porto Alegre - RS -  Além de centrar esforços na produção de veículos com motores mais eficientes, a Aliança Renault-Nissan atua em outra importante frente: produzir carros que dispensam o uso de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel. Para isso está investindo 4 bilhões de euros. Neste contexto, os veículos elétricos deixaram de ser coisa do futuro para se tornar uma realidade. 

Em 2012, as vendas mundiais de veículos zero emissão da Aliança Renault-Nissan atingiram 43.829 unidades, uma alta de 83,8% em relação a 2011. Juntas, as marcas já comercializaram mais de 100 mil veículos elétricos. Equivale a dizer que os modelos da gama percorreram aproximadamente 841 milhões de quilômetros em modo “Zero Emissão”, ou seja, mais de 20.000 vezes a volta ao redor da Terra, o que representa uma economia total de 53 milhões de litros de petróleo e de aproximadamente 124 milhões de quilogramas de CO2.
 

A linha de produtos Renault Z.E. é composta pelos modelos: Twizy, o compacto urbano de dois lugares,  Kangoo Z.E, primeiro furgão 100% elétrico do mercado,  Fluence Z.E., o sedã com estilo e que não polui, e o Zoe, o hatch compacto e revolucionário. O lançamento desses modelos integra o plano da Renault, que estabelece metas de reduzir em 10% as emissões de CO2 de todos os seus modelos da marca até o ano que vem. O próximo passo é reduzir, em seguida, mais 10% até 2016.
 
Zoe


O Renault Zoe é um hatch compacto para quatro pessoas, 100% elétrico e o único com autonomia superior aos 210 quilômetros. Nos seus primeiros três meses de vida, foram vendidas mais de 6.000 unidades na Europa. Ele acaba de receber o prêmio Business Eco-Safety Vehicle of the Year 2013, na 10ª do Trophéesde L'Automobile &L'Entreprise, em julho, na França.
 
Seu motor elétrico atinge 88 cv e 22,4 kgfm de torque, e vai de 0 a 100 km/h em apenas 13 segundos.
O Zoe tem identidade própria, com linhas modernas, bem definidas e equilibradas. O interior é aconchegante e o motorista pode verificar, no painel, quanto o carro está consumindo: verde (condução ecológica), azul (condução neutra) e violeta (condução mais esportiva).
 
Twizy


O veículo elétrico mais compacto disponível no mercado europeu, o Twizy é atualmente o modelo Renault mais popular, com aproximadamente 11.000 unidades vendidas desde seu lançamento, no início de 2012.
Seu motor elétrico tem 20 cv (15 kW) e 7,14 kgfm.

A receptividade fez com que a Renault desenvolvesse também uma versão para pequenas entregas urbanas. O carrinho possui um cinto de segurança de quatro pontos e um airbag.
 
Kangoo Z.E.


O Renault Kangoo Z.E. é o primeiro furgão 100% elétrico, com zero emissão de CO2, disponível no mercado europeu. A versão mantém as mesmas qualidades funcionais do Kangoo com motor de combustão interna, idêntico volume de carga (650 kg), e o mesmo padrão de conforto.

O modelo é equipado com motor de 95 cv (70 kW) e 23,06 kgfm. No interior, o painel foi repensado e inclui dois mostradores de cada lado do velocímetro: um indica o nível de carga da bateria e outro informa o modo de consumo de energia – azul (normal), azul escuro (ideal) e vermelho (consumo elevado).
 
Fluence Z.E.


O modelo prova que um veículo elétrico não precisa ser pequeno e com autonomia limitada. Seu motor possui 95 cv (70 kW) e 23,06 kgfm. O Fluence Z.E. proporciona um mundo com estilo, mais limpo e silencioso.
 
No mercado europeu, o Fluence oferece três opções de recarga da bateria: na tomada de casa ou do escritório, com tempo previsto de oito horas (110 volts) e quatro horas (220 volts); rápida de 20 minutos, com equipamento especial, levando 8 horas nas de 110V e quatro nas de 220V, e a do Quickdrop, espécie de pit stop que o motorista troca a bateria usada por outra em postos de recarga. Essa troca leva menos de três minutos. A autonomia é de 160 quilômetros.
 
A Renault é líder na Europa em vendas de veículos elétricos, com 61% de participação de mercado, e aproximadamente 30 mil unidades vendidas desde 2011. É a única marca a oferecer uma gama completa, com quatro modelos à disposição dos consumidores.


Com objetivo de mostrar que tem no seu DNA e na sua história a tradição de motores eficientes, a Renault realiza o Seminário de Eficiência Energética e apresenta o Novo Clio, que agora vem equipado com o indicador de troca de marcha, auxiliando o motorista a dirigir de maneira mais econômica.
 
A Renault segue em duas direções: maior eficiência dos motores a combustão com o menor consumo de combustível e veículos elétricos, com zero emissão de poluentes no uso. Para isso, a marca utiliza seus laboratórios de pesquisas espalhados no mundo todo e aproveita ainda a expertise de 35 anos na Fórmula 1 (são 11 títulos no Mundial de Construtores e fornecedora de motores para quatro equipes na temporada 2013).
 

No Brasil, a política da Renault para a produção de motores a combustão interna voltados para o menor consumo de combustível está sendo evidenciada com o bom desempenho da marca no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, elaborado pelo Inmetro, com a parceria do Conpet – programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia.
 
Seis modelos recebem nota A, que indica o menor consumo de etanol/gasolina, no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, dentro de seu segmento – Novo Clio 1.0 16V Hi Power (categoria Subcompacto), Sandero 1.0 16V Hi-Flex (categoria Compacto), Logan 1.0 16V Hi-Flex (categoria Médio), Fluence 2.0 16V Hi-Flex (categoria Grande), Duster 4x4 2.0 16V Hi-Flex (Fora-de-Estrada) e Kangoo Express 1.6 16V Hi-Flex (Comercial Leve).
 
Este é o resultado dos profissionais do Renault Tecnologia Américas (RTA), em São José dos Pinhais (PR), responsável por desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil dos consumidores brasileiros e latino-americanos. Cerca de 600 engenheiros trabalham em novas tecnologias, entre elas as que permitem a construção de propulsores cada vez mais econômicos e mais eficientes.
 
 

Campeão de economia
Na política de preservar o meio ambiente, o motorista não é um mero coadjuvante e também pode e deve fazer a parte dele. A partir desta premissa, o Novo Clio, que é o carro com motor a combustão mais econômico do país, agora tem o Gear Shift Indicator (GSI), um indicador de troca de marcha, que passa a ser item de série em todas as versões do modelo.
Uma luz indicadora no painel avisa o momento em que o condutor deve reduzir ou aumentar a marcha, levando-se em conta sempre a economia de combustível e o estilo de condução do motorista.
 
O Novo Clio tem sob o capô o propulsor 1.0 16V Hi-Power, que desenvolve 80 cv (5.750 rpm) trabalhando com etanol e 77cv (5.750 rpm) com gasolina. São 10,5 kgfm e 10,1 kgfm de torque máximo, respectivamente, a 4.250 rpm.
 
Quando abastecida com etanol, a versão equipada com ar-condicionado e direção hidráulica registra 9,1 km/l (ciclo urbano) e 9,6 km/l (estrada). Com gasolina, a média de consumo fica em 13,1 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada). O modelo sem ar e direção obtém índices ainda melhores: 9,5 km/l (ciclo urbano) e 10,7 km/l (estrada). Com gasolina, são 14,3 km/l (cidade) e 15,8 km/l (estrada). O Novo Clio é nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular tanto na versão de entrada como com ar-condicionado e direção hidráulica.
 

 
Kits de personalização
O Novo Clio começou a ser vendido no Brasil com a mesma identidade de estilo usada pela Renault em outros mercados do mundo. A linha 2013/2014 está sendo comercializada em duas versões de acabamento: Authentique (2 ou 4 portas) e Expression (4 portas), que mantêm um diferencial: a versatilidade, obtida graças aos kits de personalização, que conferem charme ao modelo e dão um toque de exclusividade ao hatch compacto.
 
São quatro kits de personalização disponíveis: Sport, Look, Estilo e Adesivos, capazes de realçar o visual do veículo e permitir ao proprietário ter um automóvel com aparência personalizada a um custo acessível.
 

Três anos de garantia 
A Renault sabe que o comprador de um modelo do segmento B (hatch de entrada) precisa confiar na qualidade do veículo. Por isso deu ao Novo Clio 36 meses de garantia total de fábrica. Tal benefício foi possível devido às suas características de construção: simplicidade aliada à durabilidade, robustez e facilidade de manutenção. 
 
Com revisões programadas em intervalos de 10.000 quilômetros, o modelo tem custo de manutenção sugerido pela empresa bastante acessível: manter Novo Clio em ordem custa R$ 1 por dia, ao longo dos três anos de garantia original. O valor é obtido a partir da divisão do custo total do programa de manutenção prevista pela fábrica pelo número de dias que formam os 36 meses, com base no fato de que o motorista brasileiro roda em média 36 mil quilômetros em três anos com seus automóveis.
 
Ao adquirir a linha 13/14 do Novo Clio, o proprietário ainda tem à sua disposição o Renault Assistance, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas. 
 


* O jornalista viajou a convite da Renault


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