TITULO
Meio Ambiente > Inovação para a sustentabilidade
 

Ciclo de Debates Abralatas 2013 – Inovação para a sustentabilidade 

Talento e paixão criam o “Cavalo de Lata”, protótipo de um veículo utilitário inovador para a coleta de material reciclável nas cidades

 
O talento do engenheiro gaúcho de Produção Jason Duani Vargas e a criatividade e paixão por animais da publicitária Ana Paula Knak criaram, em 2012, um inovador veículo utilitário para a coleta de material reciclável nas cidades. Batizado de “Cavalo de Lata”, o inusitado veículo é leve, barato e de manutenção bastante simples.
 
O casal conheceu alguns modelos elétricos no exterior e resolveram criar algo com identidade própria e perfil bem brasileiro. O objetivo e ideal que motivaram o casal foram a busca de soluções para o caótico trânsito nas grandes cidades; a valorização e facilitação do trabalho dos catadores de material reciclável, promovendo a inserção social da categoria; além de evitar os maus tratos a cavalos, normalmente usados para tração de carroças nas vias públicas.

Além disso, ao não se utilizar a tração animal, evita-se também o risco de acidentes com esses animais, que quando não estão trabalhando nas corroças normalmente ficam soltos nas vias públicas, bem como eliminam-se também as fezes desses animais deixadas nas ruas e o risco da disseminação de doenças.
 
Sobre o “Cavalo de Lata”
 
O Cavalo de Lata é feito com aço carbono, pesa 180 quilos e tem capacidade para transportar 350 quilos. Atinge velocidade máxima de 20 quilômetros por hora, com freio a disco nas quatro rodas e suspensão a molas com amortecedor.
 
O motor elétrico, movido por duas baterias, evita a necessidade de esforçofísico, embora haja pedais para auxiliar na tração. A autonomia é de 60 quilômetros, enquanto o tempo de recarga está estimado entre seis a oito horas.
 
Depois dos primeiros testes em Santa Cruz do Sul (RS),  a intenção é levantar o quepode ser melhorado no Cavalo de Lata para efetivar sua homologação. A produção em escala será o próximo passo. Estima-seque o valor deva girar entre R$ 10 mil e R$ 12 mil. “Hoje o governo federal tem condições de custear esse investimento para a cooperativa. A iniciativa privada também pode financiara construção dos modelos”, acredita o engenheiro.
 



“Cavalo de Lata”, solução para a coleta de material reciclável nas ruas das grandes cidades
 
 

 

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis