TITULO
Auto Review Lançamentos > Audi A3 Sportback

João Euclides P Salgado * 
de São Paulo-SP


Audi A3 Sportback: o futuro dos compactos

 

São Paulo – SP – Ousadia, juventude e esportividade foi o que não faltou durante o lançamento do novo Audi A3 Sportback no Shopping JK em São Paulo. A Audi acertou; trouxe para o Brasil o seu mais moderno e esportivo compacto. Ele chega como a principal atração do segmento dos compactos premium .

Mesmo sendo um modelo de cinco portas, com amplo porta-malas, tem o peso reduzido em 90 quilos, frente a versão anterior em função da tecnologia “Ultra”,  de construção leve (a mesma que é usada nos veículos de competição da Equipe Audi em torneios como os de Le Mans), pesando apenas 1300 kg.


Já no quesito motor, ele vem equipado com dois propulsores o 1.4 TFSI, que pesa 107 Kg (ele agora possui bloco de alumínio), produzindo 122 cv de potência e 200 Nm de torque máximo,com câmbio  S tronic de dupla embreagem que faz ele acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos - com velocidade máxima de 203 km/h.

O consumo de combustível combinado é de 18,86 km/litro o que o torna um dos mais econômicos do segmento e, o 1.8 TFSI a gasolina que combina injeção direta FSI com injeção indireta multiponto e o sistema Audi Valvelift, gerando 180 cv de potência e 250 Nm de torque. O coletor de escape está integrado à cabeça dos cilindros – uma solução semelhante a utilizada no motor 1.4. Equipado com transmissão S tronic e tração dianteira, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos e tem velocidade máxima de 232 km/h. O consumo médio é de 17,85 km/litro.
 

O futuro promete uma expansão de toda a gama de motores para o Audi A3 Sportback, o que inclui um modelo S de alta eficiência e baixas emissões, além da opção de um motor a gás e um veículo híbrido e-tron, ainda em 2014.
 
Design exterior: estética inovadora
Este novo Audi A3 Sportback ficou maior (comprimento (4.310 mm), largura (1.785 mm) e altura (1.425 mm)), mais elegante e por com seguinte mais espaçoso.
 

Na parte da frente, o elemento de destaque é a grade single-frame com cantos angulosos, além dos faróis estreitos de xênon plus, com luzes diurnas em LED e ajuste automático de altura. Grandes entradas de ar na dianteira indicam a motorização poderosa. O perfil elegante é definido pela linha de cintura, também conhecida por “linha Tornado”, que acompanha as janelas, e pelas superfícies curvas. Os retrovisores embutidos nas portas seguem o padrão estético e o discreto spoiler de teto sublinha o caráter esportivo do A3 Sportback.
 
Na traseira, luzes bipartidas, disponíveis com tecnologia LED, em combinação com os faróis de xênon, asseguram um aspecto mais dinâmico ao modelo. A luz de freio adaptativa, que pulsa em alta frequência durante uma frenagem mais intensa, é de série.

A Audi oferece 12 opções de cores; branco amalfi, preto brilhante, vermelho brilhante, marrom beluga, cinza dakota, prata gelo, branco geleira, cinza molção, azul skuba, vermelho shiraz, vermelho misano e preto fantasma. Independente das cores externas, o interior das duas versões pode ser contrastado com combinações nas cores prata e preto nos assentos.
 
Interior: funcionalidade intuitiva
O interior do novo Audi A3 Sportback é marcado pela concepção elegante e clean. Um longo arco, que corre abaixo do para-brisa, segue o estilo dos modelos maiores da marca. O painel cativa logo à primeira vista, pela disposição clara dos instrumentos - com fácil leitura- e ergonomia. O console central, que é ligeiramente inclinado em direção ao motorista, destaca a funcionalidade e acessibilidade aos comandos.
 

A unidade de comando central (MMI Navigation Plus com MMI Touch), localizada no console central, possui painel de controle táctil integrado e botão de pressão e rotativo para acesso mais intuitivo às funções disponíveis. Este sistema oferece ao motorista uma maneira inteligente de controlar as funções de navegação e do telefone, além de permitir “escrever” letras ou números com um simples toque e movimento do dedo. A tela colorida de sete polegadas, que se eleva eletricamente, apresenta todas as informações com uma nova disposição e de maneira clara.
 

Um botão para o freio de estacionamento eletromecânico substitui a alavanca de mão – outra solução proveniente dos modelos maiores da marca. O volante, dependendo da versão, pode ter três ou quatro raios, teclas multifuncionais e shift-paddles.

Os bancos dianteiros foram recentemente desenvolvidos para oferecer excelente apoio e conforto aos ocupantes. Graças ao entre-eixos 58 milímetros maior, o novo A3 Sportback oferece amplo espaço no assento traseiro e fácil acesso para três adultos, com mais espaço para as pernas e maior distância da cabeça ao teto do que a versão anterior.

Luxo e sofisticação também estão presentes no interior do modelo, com acabamento em alumínio Mistral ou inserções em “3D barvolento” na versão 1.8. Este último, fabricado por meio de um processo complexo, produz uma aparência semelhante a um vidro com intensa profundidade.

Quatro grandes entradas de ar, com design de turbina, conferem ainda mais classe ao veículo. A forma como distribuem o ar pode variar de um jato mais forte até um fluxo mais uniforme e difuso, com vários níveis de intensidade. O ar-condicionado é de série nas duas versões, sendo que o da versão 1.8 é de duas zonas.
 
O compartimento de bagagem oferece 380 litros de capacidade na configuração básica e 1.220 litros com os bancos rebaixados. O piso do porta-malas pode ser colocado em dois níveis – detalhe para os suportes demarcados com pequenas lâmpadas de LED. O banco traseiro pode ser rebatido a 40:60, aumentando assim o espaço para bagagem, ou totalmente abaixado.
 

Chassis
No chassis do novo Audi A3 Sportback, o eixo dianteiro foi deslocado 40 milímetros para a frente, em comparação com o modelo anterior. Todos os motores são instalados com inclinação de 12 graus, com a extremidade voltada para o escape – conceito da plataforma modular transversal (MQB).

Na dianteira, suspensão McPherson com braço inferior triangular acoplado em sub chassis de alumínio. A suspensão traseira four-link trabalha com as forças longitudinais e transversais de forma independente, com molas e amortecedores montados separadamente.
 
A direção assistida eletromecânica é sensível, altamente eficiente e trabalha de maneira integrada com os sistemas de assistência. O modelo 1.4 vem equipado com rodas de 16 polegadas e o 1.8 com rodas de 17 polegadas, ambas com design atrativo. O poderoso sistema de frenagem inclui discos ventilados na dianteira e o controle eletrônico de estabilidade limita o deslizamento em curvas.

Quando equipado com Audi Drive Select, o motorista decide o modo de condução e características do acelerador, direção assistida e câmbio S tronic apertando um botão e optando pelo modo Conforto, Auto, Dinâmico,
Individual ou Eficiência.
 

Informação e interatividade
O Audi A3 Sportback apresenta uma inovação pioneira nos sistemas eletrônicos de comunicação: a plataforma modular de informação (MIB), conceito que permite ciclos muito rápidos de informação. O computador central do novo MMI (Multi Media Interface) possui um rápido processador de gráficos.
 
O monitor de alta resolução de 7 polegadas, que emerge automaticamente do painel, tem 11 milímetros de espessura e carcaça leve em magnésio preto de alto brilho. Outros equipamentos são o Rádio MMI, que inclui Audi Music Interface para integração de leitor móvel e interface Bluetooth. As duas versões podem ser equipadas com sistema de navegação com MMI touch.
 
O novo Audi A3 Sportback vem com um conjunto de itens de segurança generoso e de alto padrão, que inclui airbags frontais e para o joelho do condutor e airbags laterais dianteiros de cabeça.

Preços: Audi A3 Sportback 1.4 TFSI S tronic (R$ 94.700,00) e Audi A3 Sportback 1.8 TFSI S tronic (R$ 124.300,00).


* O jornalista viajou a convite da Audi


<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis