Auto Review Lançamentos > Iveco divisão Defense
Iveco divisão Defense é inaugurada em Sete Lagoas
Sete Lagoas - MG – Com mais de 70 anos de experiência na fabricação de veículos de defesa na Itália (Iveco Defense), a Iveco brasileira acaba de inaugurar a sua primeira fábrica de Veículos de Defesa (veículos militares) fora do continente europeu, localizada em uma área de 30 mil metros quadrados no Complexo Industrial da fabricante em Sete Lagoas (MG). Esta nova unidade é a responsável pela produção dos veículos blindados VBTP-MR, conhecidos como “Guarani”, frutos da parceria da empresa com o Exército Brasileiro.
 |
“A inauguração da fábrica é mais uma prova da confiança da Iveco no mercado brasileiro, onde investimos constantemente desde o início das nossas atividades, em 1997. A partir de então, a Iveco teve ao menos uma grande realização a cada ano, o que nos permitiu nos tornar não só uma fabricante full liner, mas também uma empresa capaz de entregar soluções de ponta em veículos especiais, como ônibus, caminhões de combate a incêndio e unidades de defesa. A fábrica que entregamos hoje é prova de que detemos um forte e consolidado know-how em todas as áreas do transporte”, afirma Marco Mazzu, presidente da Fiat Industrial Latin America.
A unidade de Veículos de Defesa é um passo adicional nesse processo de crescimento, em que a Iveco se mostra apta a atingir novas fatias de mercado, a dos chamados veículos especiais. São segmentos de atuação em que a fabricante já possui mercado consolidado em várias partes do mundo e que, gradativamente, estão sendo trazidos para o mercado brasileiro. É o caso dos ônibus, cuja produção comercial se iniciou em 2012; da linha de combate a incêndios Iveco Magirus, que estará presente nos aeroportos brasileiros a partir de 2014; e, agora, da unidade de Veículos de Defesa.
“Acreditamos que a inauguração dessa fábrica seja um motivo de orgulho para Minas Gerais e para o Brasil, agora posicionados novamente entre o seleto clube mundial de produtores desse tipo de tecnologia. A qualidade do Guarani o coloca também como um produto apto a ser exportado, o que irá levar o nome do estado e do País além das nossas fronteiras. Ressaltamos que a produção deste veículo blindado é apenas o primeiro passo de nossas ações com Veículos de Defesa no país”, completa Mazzu.
 |
Projeto e fábrica
A inauguração da fábrica marca a etapa mais importante da parceria iniciada em 2007 com as Forças Armadas. Em agosto de 2012, foi iniciada a produção industrial do Guarani. Atualmente, a Iveco trabalha no desenvolvimento de um lote de 86 veículos para experimentação doutrinária do Guarani pelo Exército Brasileiro. Os primeiros deles foram produzidos e entregues ainda no final de 2012.
Para o desenvolvimento e fabricação inicial do Guarani, a Iveco celebrou contratos com o Exército Brasileiro que aportaram mais de R$ 282 milhões e investiu aproximadamente R$ 55 milhões, empregados também na construção da unidade produtiva. Operando em capacidade máxima, a fábrica será capaz de entregar mais de 100 veículos blindados por ano, podendo chegar a 200, conforme a demanda, e irá empregar 350 pessoas diretamente, além de gerar aproximadamente 1.400 postos de trabalho indiretos.
 |
A atividade da Iveco Veículos de Defesa no Brasil irá também fomentar o desenvolvimento de uma grande quantidade de fornecedores diretos e indiretos na fabricação de uma tecnologia específica de ponta, capaz de atender demandas dos mercados interno e externo.
<< Voltar
|