TITULO
Auto Review Test Drive > Ford EcoSport 2.0 Powershift

Ford EcoSport 2.0 Powershift – Imponência & charme

 Por João Euclides Salgado

 

Testamos em primeira mão (aproveitando o Natal e o Ano Novo) o recém-chegado Ford EcoSport 2.0 Powershift, leia-se  versão com câmbio automatizado.
O que já era bom, ficou ainda melhor com a adoção pela Ford da filosofia “kinetic” (o carro visto por vários ângulos sempre em movimento) trazendo para o público consumidor um carro novo, com tecnologia de ponta, um verdadeiro SUV com comportamento tranquilo na cidade e dinâmico na esportividade e um design inovador e especial.


No modelo que avaliamos, um 2.0 Powershift, versão Titanium, o que mais agradou foi o câmbio de dupla embreagem e 6 marchas, que é o melhor dos melhores  automatizados à disposição no mercado brasileiro, surpreendendo a todos, pois nele não existem os tradicionais “soluços” dos câmbios da concorrência (por exemplo os Easytronic da Chevrolet); pena não terem colocado os detalhes da tecnologia  “pedal Shift”  (as borboletas no volante) em vez do botão na alavanca de câmbio, mas tudo isso é irrelevante no casamento com o motorzão Duratec 2.0 16 V Flex que é perfeito!
 

A Ford conseguiu unir com este modelo, conforto, praticidade, robustez e uma dose ímpar de beleza; principalmente o público feminino que está amando. Por dentro, ela conseguiu voltar a fama que sempre teve no Brasil de veículos bem acabados; painel da porta, painel central, volante, alavanca de câmbio, do freio de mão, o console, com misturas entre o preto e cinza separados por detalhes de metal ao centro, tudo muito harmônico. Ali também você facilmente tem acesso aos comandos gerais e aos das novas tecnologias como Bluetooth e do computador de bordo. Outro detalhe interessante é o volante que ficou menor e pode ser regulável em altura e distância, ajudando no conforto ergonômico do motorista.
Ele recebe com muito conforto uma criança e quatro adultos em seu habitáculo que tem vários porta-objetos/trecos a disposição e um porta-malas de bom tamanho que continua se abrindo da maneira correta para se evitar acidentes.
 

No quesito custo-benefício, ele também é um campeão, pois consegue ser econômico sem deixar de ser versátil com seus 146 cvs de potência e 18,8 de torque; durante os nossos testes ele chegou a fazer 9,9 kms por litro na cidade e até 12 kms/l na estrada com gasolina.
Dos lançamentos de 2012 o Ford EcoSport 2.0 Powershift na versão Titanium realmente chegou para incomodar a concorrência dos SUVs, pois além de todos os detalhes e novidades, mesmo nesta versão seu preço é um dos melhores do mercado; ela parte na versão básica dos R$ 63 mil, chegando a R$ 74 mil na versão topo com todos os opcionais, a que testamos.


Ficha técnica e Resultados do Teste
 
Motor: dianteiro, transversal, 4 cilindros
Cilindrada: 1999 cm3
Potência: 140 cv (g) e 146 cv (e)
Torque: 18,8 Kgfm (g) e 19,6 Kgfm (e) a 4.500 rpm
Câmbio: automatizado de 6 velocidades
Carroceria: SUV, 4 portas, 5 lugares
Tanque: 52 litros
Suspensão dianteira: independente (McPherson) braços inferiores e barra estabilizadora
Suspensão traseira: Semi independente com eixo alto estabilizante (Twist beam)
Freios: A disco na dianteira e tambor na traseira com ABS
Direção: pinhão e cremalheira com assistência elétrica
Pneus: 205/60 R16
Consumo urbano: 9,9 (g) e 6,9 (e)
Consumo rodoviário: 12 (g) e 8,6 (e) km por litro
0 a 100 km/h: 11,5 s (g) e 11,1 s (e)

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis