TITULO
Turismo > Tempo de trufas

Tempo de trufas
Na Ìstria, região ao norte da Croácia que são encontradas as valiosas trufas brancas, e no outono é a temporada de sua “caça”


 

        É   durante o outono, prolongando-se até o final do ano que a  Istria, região conhecida como “a Toscana da Croácia” por sua excepcional gastronomia, vinhos e azeites, atrai  apaixonados por  para a caça à trufa branca e o  bosque de Motovun “Motovunska šuma”, aos pés da muralha da cidade de mesmo nome é o habitat natural da Tuber magnatum, iguaria cujo preço pode alcançar três mil Euros por quilo.
 
        Para festejar a temporada, um calendário de atividades anima diversas cidades da Istria começando dia 29 de setembro com a abertura do Festival das Trufas em Motovun com exposição, vendas promocionais e degustação de produtos feitos com trufas, tudo  combinado com prova de vinhos da região e show de culinária com preparação de pratos com trufas.

 

        De 5 a 7 de outubro, em Livade, acontece a Tuberfest com exposição de trufas brancas, leilão de trufas e demonstração de caça às trufas. As comemorações e festas com demonstrações culinárias,sempre com  caça às trufas e leilões acontecem durante todos os fins de semana de outubro e também dias 3 e 4 de novembro em Sovinjak e Buzet, também na Ìstria.
 
        A caça às trufas é feita com o auxílio de cães farejadores, especialmente treinados para achar as delícias escondidas nos bosques. Existem pacotes montados especialmente para caçar trufas e podem variar de um a quatro dias de duração.O turista caminha junto com o caçador de trufas e seu cachorro assistindo à especial performance dos cães farejadores.  Durante a caminhada, paradas estratégicas para degustar (e comprar)  outras delícias da região como os salames, queijos e azeite trufado. Esses tours, na região da Istria, em busca da trufa branca acontecem até o final de dezembro.
 
Para saber mais: http://www.istria-gourmet.com/en/experiences/istrian_truffle/truffles_days

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis