TITULO
Auto Review Lançamentos > Novo Citroën C3

Novo Citroën C3: Mudando para melhor!

 

Brasília – DF – O setor de design da Citroen conseguiu melhorar o seu compacto Premium (conceito pioneiro no Brasil), um projeto inovador e repleto de tecnologias, dando ao que já era bom uma pitada de robustez. O novo Citroen C3 ficou mais moderno, marcante, até um pouco masculino sem deixar de ser exclusivo, requintado e elegante, já que na versão anterior era o preferido entre 7 de 10 compras pelo público feminino.

A aparência mudou bastante dando um ar de grandeza; parece que ficou maior, apesar de ter uma carroceria compacta e bem racional. Oferecendo grande habitabilidade e conforto para os ocupantes. A montadora quer que ele seja o novo referencial em sua faixa de mercado.

“O Novo C3 é muito mais que a nova geração de nosso campeão de vendas. Ele representa a nossa ambição em oferecer produtos cada vez mais inovadores e surpreendentes, alinhados à filosofia Créative Technologie da Citroën”, afirma Francesco Abbruzzesi, diretor geral da marca.

Segundo a montadora o Novo C3 foi desenvolvido e produzido no Brasil, no Centro de Produção de Porto Real (Estado do Rio de Janeiro), ele é baseado em uma nova plataforma e conta com um novo conjunto mecânico: motores, caixas de câmbio, direção, suspensão, rodas e pneus.
 
 

Estreia mundial
O estilo do Novo Citroën C3, que faz sua estreia mundial, foi desenvolvido pelas equipes de design do Grupo PSA na América Latina. O carro teve como base o C3 europeu, com as devidas intervenções para atender às demandas e ao gosto dos clientes latino-americanos, tendo como inspiração o C3 Picasso e o SUV Compacto AIRCROSS. Um dos destaques e também assinatura estilística do modelo, é a presença do inovador para-brisa Zenith, assim como a incorporação de lanternas dianteiras de LED’s, equipamento ainda inexistente em veículos deste segmento fabricados no Brasil.

 “Desenvolvemos um estilo chique, moderno e sedutor, mas com elementos de robustez e “size impression” de segmentos superiores. O modelo ficou caracterizado por um design equilibrado, homogêneo, com uma pitada de esportividade”, define Thierry Hospitel, diretor de Estilo da América Latina.
     

Design externo
Na dianteira, a sensação de robustez é estimulada pelos para-choques largos, associados a uma grade pronunciada onde se destaca o novo “chevron” (agora maior) e ao capô de linhas fortes e vincadas. A entrada de ar de grande superfície e os novos faróis - em forma de bumerangue - também remetem aos novos códigos estilísticos da marca Citroën. Abaixo dos faróis, as lanternas diurnas de LED transmitem personalidade e sofisticação próprias de segmentos superiores. O para-choque foi desenvolvido integralmente no Brasil e os vincos, acentuados, para melhor refletir a luminosidade do Brasil.

Visto de lado, o Novo Citroën C3 exibe formas fluidas que confirmam uma excelente penetração aerodinâmica. Os vincos em baixo relevo nas laterais das portas revelam a modernidade do projeto. A traseira é marcada por lanternas em formato de bumerangue invertido, que dão uma sensação de maior largura ao carro, contribuindo para o aspecto geral de robustez.  A moldura inferior da tampa traseira, a ponteira de escapamento e os inúmeros detalhes cromados, conferem uma imagem sofisticada ao modelo.

Destaque para as exclusivas rodas de Liga Leve 16” OKA. Desenhadas por Rogério Okabe, estilista da marca, são por si só um diferencial e tornam o visual mais agressivo. Elas possuem apliques cromados e dão forte impressão de movimento à carroceria.
O Novo Citroën C3 oferece sete opções de cores: Blanc Banquise (Branco), Blanc Nacré (Branco Perolizado), Bleu Bourrasque (Azul), Gris Aluminium (Prata), Gris Grafito (Grafite), Noir Perla-Nera (Preto) e Rouge Rubi (Vermelho).
 
O Conceito Zenith
Outra grande sacada da marca foi a introdução do para-brisa Zenith. Ele vem de um desenvolvimento técnico apurado que permitiu a expansão do comprimento do para-brisa de 990 mm para 1.350 mm, o que possibilitou um inédito aumento do ângulo de visão em 80°. Como uma bolha de vidro, o para-brisa Zenith permite ao motorista e ao passageiro uma percepção inédita de tudo que está a sua volta e principalmente a sua frente, sem os tradicionais problemas de excesso de luz ou de calor, pois ele pode ser aberto e fechado de acordo com a sua conveniência.
     

Motores
O Novo Citroën C3 vem equipado com uma nova geração de motores; o 1.5i Flex e o 120 VTi Flex Start.
O motor 1.5i Flex foi desenvolvido e produzido no Brasil para atender às demandas específicas da América Latina; são quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, oito válvulas e 1,5 litro (atende a Euro 5 e a PL6), taxa de compressão é de 12,5:1, 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm, torque máximo de 140 Nm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm.
Já o novo motor 120 Vti Flex Start, desenvolve 122 cv a 5.800 rpm com torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm, ambos com etanol (80% do torque já está disponível a partir de 1.500 rpm).

Um dos diferenciais deste motor é que ele vem com a nova tecnologia, Flex Start (que elimina o reservatório de gasolina do compartimento motor, não havendo, portanto, necessidade de colocar gasolina para auxiliar na partida a frio).
 
Consumo A do Inmetro
O novo Citroen C3 passa a ser vendido já com a classificação “A” no programa “Etiqueta Nacional de Conservação de Energia”, do Inmetro, pelo motor TU4 1.5 8V Flex. Segundo destacou Samuel Dumas, chefe de produto do projeto Ai51, “o motor 1.5i Flex, equipado com câmbio manual de 5 velocidades, registrou consumo médio de 7,5 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina, o que o coloca na liderança do seu segmento”. Para o ciclo rodoviário, a etiqueta “A” indica respectivamente 9,3 km/l e 14,7 km/l.
 
Câmbio
O novo C3 vem equipado com duas opções de câmbio; a manual de 5 marchas e a automática sequencial AT8com troca de marchas na coluna de direção por meio de “Paddles Shifts”.
 

Suspensão
O sistema de suspensões dianteiro e traseiro do Novo Citroën C3 foi totalmente reformulado. A suspensão dianteira traz um aumento de 14 mm de bitola. Também foram modificados amortecedores, molas e batentes para melhorar a absorção de impactos e alcançar um conforto superior. A suspensão traseira também conta com eixo traseiro, amortecedor, mola e batente novos.
Na frente, a suspensão do Novo Citroën C3 é independente, tipo Pseudo McPherson, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores pressurizados. Na traseira, o conjunto é formado por uma travessa deformável, com molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora.
 
Projeto Ai51
O projeto do Novo Citroën C3 foi batizado internamente como Ai51 e teve início em dezembro de 2009. Um projeto ambicioso, que partiu de uma plataforma nova e buscou atender as muitas particularidades do mercado latino-americano, já que o modelo será exportado para países como Argentina, Uruguai e Paraguai. Um projeto feito no Brasil, por brasileiros, com envolvimento direto de 400 colaboradores.

Antes de chegar às concessionárias, o Novo Citroën C3 passou por 1,4 milhão de quilômetros de testes de validação e rodagens, em condições e circuitos típicos de utilização. Maracanã, Carcará, Cardeal, Quatipuru, Brasil... no total, 260 veículos participaram das muitas missões de desenvolvimento nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Piauí etc.

O modelo também será referência “ecológica” em seu segmento, com 33 kg de materiais verdes utilizados e 95% de Índice de Reciclabilidade, e será o mais verde produzido pela PSA no MERCOSUL. As principais aplicações estão nos revestimentos internos e componentes plásticos do exterior do veículo, com materiais como PET reciclado, polipropileno reciclado, EVA reciclado e resíduos de madeira. Para se ter uma ideia da evolução, o C3 Picasso possui 20 kg de materiais verdes.

O conforto acústico é mais um dos pontos altos do carro. A Engenharia trabalhou intensamente para a redução de ruídos no interior do habitáculo. 

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis