Auto Review Lançamentos > Nova Ranger
Nova Ford Ranger
Por: Danielle Fink

Salta/ Argentina – È aquele velho ditado; “quem espera sempre alcança”... e quem esperou já pode ir a um revendedor Ford e comprar a novíssima Ranger. Ela acaba de ser lançada; com novas opções de motor, um design arrojado, muita tecnologia, um nível de segurança inédito em seu segmento e aquele jeitão robusto para quem gosta de um super off-road.
Ela chega com tudo de bom e do melhor em várias opções; cabines dupla e simples, motores diesel e flex, transmissões automática e manuais... e um mundo de opcionais para tirar o folego da concorrência.
A Nova Ranger já ganhou seu primeiro estandarte; recebeu classificação 5 estrelas do Euro NCAP, o principal órgão independente de avaliação de segurança veicular da Europa; e é a única com esta denominação.
De acordo com a montadora, no seu desenvolvimento, a Nova Ranger foi submetida aos testes mais rigorosos em diferentes regiões do mundo, do calor do deserto às temperaturas abaixo de zero do Ártico. No total, foram mais de 1 milhão de quilômetros de testes, incluindo percursos no Brasil, para garantir o desempenho e durabilidade da picape sob todas as condições de uso.
Ela tem um conjunto mecânico totalmente novo, incluindo o chassi. Essa nova plataforma permitiu o desenvolvimento de carrocerias dupla e simples como projetos distintos para cada utilização.
Foram criados novos sistemas de suspensão e de direção, combinando tecnologias inteligentes e funcionalidade. O resultado é um veículo capaz de atender uma ampla gama de aplicações, tanto na robustez de uma picape para o trabalho, como no conforto que se exige de um modelo para passageiros.
Sua distância entre-eixos é a maior da categoria, o que garante ampla capacidade de transporte e aproveitamento de carga. Ao mesmo tempo, propicia um espaço interno entre os líderes da categoria.

Motores e transmissões
A Nova Ranger vem equipada com motores e transmissões projetados e fabricados pela própria Ford especialmente para este uso; é líder na versão 3.2 diesel de cinco cilindros, com 200 cv, e na 2.5 Flex, de 168 cv com gasolina e 173 cv com etanol. Todos da nova geração Ford, os mais modernos do mercado, e ainda um motor 2.2 que é destinado para venda a frotistas.

Design imponente
Robusta e moderna, a Nova Ranger tem uma personalidade forte e vibrante. O seu design exterior moderno foca no conceito Raça Forte, que marca a experiência da Ford neste ramo de veículos.
As suas linhas são musculosas e limpas e a postura firme e confiante sinaliza a força de uma picape de última geração. A ampla grade de três barras cromadas, com o oval Ford no centro, é um elemento de identificação global da marca.
.jpg)
O para-brisa bem inclinado e as superfícies dinâmicas da lateral desenham um perfil ágil, com linha de cintura alta e vincos que criam um jogo de luz.
A traseira imponente e robusta harmoniza o design e amplia a capacidade de carga da caçamba. Na tampa traseira, a maçaneta cromada com chave e câmera de ré embutida no logotipo Ford são novidades. A luz de freio é incorporada no santantônio.
As rodas de liga leve, de 16 polegadas na versão XLS e de 17 polegadas nas versões XLT e Limited, têm desenho forte e moderno.
A linha conta com nove opções de cores superatuais. São cinco perolizadas: preto Gales, azul Mônaco, azul Aurora, cinza Ubatuba e cinza Novara; duas metálicas: prata Geada e prata Atenas; e duas sólidas: branco Ártico e vermelho Bari.

Interior refinado e prático
Se o conjunto mecânico é aprimorado, o interior não fica nada a dever: exibe um altíssimo padrão de espaço, silêncio, conforto e tecnologia embarcada, revolucionando o conceito de qualidade na categoria.
Os bancos são anatômicos e confortáveis, com opção de couro. A direção traz um design exclusivo e o painel tem comandos ergonômicos e intuitivos, com iluminação na cor azul “Ice Blue”.

A cabine conta com 23 diferentes porta-objetos, incluindo console no teto com porta-óculos, porta-luvas com capacidade para acomodar um laptop e um compartimento oculto sob o banco traseiro. Outro destaque é o compartimento refrigerado no console, ligado ao sistema de ar-condicionado, com capacidade para seis latas de refrigerante.
Oferece, dependendo da versão: ar-condicionado automático digital de dupla zona, GPS integrado com mapas do Brasil e tela de LCD de 5 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, computador de bordo, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, bancos elétricos com ajuste em 8 posições, piloto automático e controle de áudio no volante.

Sistema de som com entrada para iPod, USB e conexão Bluetooth para celular, faróis com ajuste de altura, retrovisores com rebatimento elétrico, trio elétrico com abertura e fechamento global e abertura elétrica do tanque de combustível são outros itens disponíveis.
Segurança 5 estrelas
A Nova Ranger tem o conjunto mais completo de segurança ativa e passiva da categoria: seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), carroceria ultrarreforçada com zonas de deformação programada, sensores inteligentes de severidade de impacto, freios ABS, câmera traseira, sensor de ré, além de controle de estabilidade com 8 funções, o mais completo da categoria.

Sistema de freios
A picape global da Ford vem com os maiores freios da categoria e mostra um excelente poder de frenagem. Todos os modelos vêm equipados com discos de freios dianteiros maiores, de 302 por 32 milímetros, e pistões duplos.
Versões completas
A Nova Ranger esta mais completa. Ela vem agora em 13 catálogos: cinco com motor 3.2 Diesel, quatro com motor 2.5 Flex e quatro com o motor 2.2 Diesel.
Toda a linha conta com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e oferece manutenção econômica, com preços competitivos de peças de reposição. Como oferta de lançamento, a Ford Credit e a Mapfre Seguros oferecem uma apólice de seguro para a Nova Ranger sem perfil do condutor e com preço especial.
Preços
A Nova Ranger Diesel cabine simples XLS 4x4 parte de R$97.900. Já a cabine dupla XLS 4x4 parte de R$106.900.
A Nova Ranger Diesel cabine dupla XLT 4x4 sai por R$114.900 com transmissão manual e R$120.400 na versão automática. A topo de linha Limited com cabine dupla, tração 4x4 e transmissão automática custa R$130.900.
A Nova Ranger 2.5 Flex XLS com cabine simples e pacote Top – incluindo airbags, vidros e espelhos elétricos, alarme, piloto automático, rádio e CD/MP3 com Bluetooth, comandos de áudio no volante, faróis de neblina e desembaçador do vidro traseiro – sai por R$61.900.
A Nova Ranger Flex com cabine dupla XLS parte de R$67.600. A cabine dupla XLT sai por R$75.500 e a Limited por R$87.500.
Versões de acabamento
Eis a relação das versões de acabamento com os equipamentos disponíveis:
XL (frotista) – A Nova Ranger já vem equipada de série, desde a versão básica, com: tração 4x4 com diferencial traseiro blocante, direção hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas com controle remoto, freios ABS nas 4 rodas com EBD, alarme volumétrico, computador de bordo com sete funções, coluna de direção com regulagem de altura, abertura interna do tanque de combustível, chave tipo canivete, console no teto com luz de leitura e porta-óculos, rodas de aço 16 polegadas, vidros e retrovisores externos com acionamento manual e para-choques, maçanetas e retrovisores externos em preto.
XLS– Esta versão acrescenta: vidros elétricos com acionamento a um toque para o motorista, retrovisores elétricos, rádio AM/FM com CD/MP3 e tela colorida de 4,2 polegadas, apoio de braço no banco traseiro, rodas de liga leve de 16 polegadas e para-choque dianteiro pintado na cor do veículo, além de airbags e faróis de neblina nas versões Diesel cabine dupla.
XLT– É equipada também com: airbag duplo, ar-condicionado digital de dupla zona, programa eletrônico de estabilidade (ESP) com oito funções, sistema de áudio com Bluetooth, sensor de estacionamento traseiro, piloto automatico, abertura e fechamento global com controle remoto, vidros elétricos com acionamento a um toque e sistema antiesmagamento, comandos de áudio no volante, bancos com ajuste de altura e lombar, rodas de liga leve de 17 polegadas, estribos laterais e vários itens cromados (grade do radiador, maçanetas internas e externas, para-choque traseiro, porta da caçamba e santantônio).
Limited– A versão topo de linha oferece ainda: airbags laterais, airbags de cortina, GPS com tela colorida de 5 polegadas, câmera traseira, sensor de chuva, acendimento automático de faróis, bancos de couro, banco do motorista com ajuste elétrico em oito direções, santantônio esportivo, compartimento refrigerado, bagageiro no teto e retrovisores externos dobráveis eletricamente com piscas e luz de cortesia integrados.
.jpg)
* A editora viajou para Argentina a convite da montadora
<< Voltar
|