TITULO
Arquitetura & Decoração > Moda influência decoração

 

 

Tendências para a decoração de janelas

Arquitetos e Designers de Interiores mostram como a moda influencia seus projetos e pode deixar os ambientes ainda mais bonitos


A moda na decoração está em evidência. Este é um dos temas das mostras Casa Cor e Casa Hotel 2012 e as janelas estão entre os locais onde a utilização de elementos fashionistas pode ser melhor percebida, seja pela composição entre as persianas e cortinas ou pela maneira como os tecidos vestem os ambientes.
 

Para quem não abre mão da praticidade da persiana, mas pensa também no charme da cortina, a Amorim Cortinas e Persianas oferece a Cortina Passione. Este modelo oferece um toque acolhedor por ser produzida com tecido translúcido 100% poliéster, com delicadas listras no sentido vertical. A lâmina interna em tecido auxilia no controle da luminosidade e oferece a sensação de amplitude ao pé-direito. Por se tratar de um ambiente de hotel, a arquiteta Lia Cimadon procurou valorizar o convívio e o acolhimento, "A Cortina Passione atendeu a esta proposta com muito charme", diz.
 
Outro modelo que promete chamar a atenção na Casa Cor 2012 é a cortina Illuminé na cor coffee, utilizada no Restaurante Badebec do arquiteto Ricardo Rossi (vencedor da categoria "Melhor Projeto Comercial). Elegante e moderna, quando a Cortina Illuminê é acionada faz com que o tecido (que tem trama translúcida e transparente) forme delicadas ondulações, proporcionando movimento e controle da luminosidade.
Baseada na personalidade do casal urbano e moderno das grandes metrópoles neste inicio de década, a Arquiteta Francisca Reis projetou a Garagem Loft. Para tanto, ela utilizou elementos sustentáveis e ao mesmo tempo modernos, aconchegantes e com tons monocromáticos, como as persianas sintéticas da Amorim, que tornaram o espaço sofisticado, porém despojado.
As cortinas Romanas, que têm design arrojado e são ideais para ambientes sofisticados e modernos, foram escolhidas para o espaço "Exposição GM" e para o Family Room da Casa de Campo, projetados por Daniela Francfort. O tecido ao ser recolhido forma gomos que permite movimento para a cortina, que possui grande variedade de cores, texturas permitindo criatividade e personalidade aos projetos.
Já para os adeptos de um estilo mais clássico, sem deixar de lado a sofisticação, uma boa opção é a linha de Persianas de Madeira. Este foi o modelo escolhido por Cristina Ferreira Lopes para o Home Theater da Casa de Campo. Seu principal diferencial é trazer ao ambiente uma beleza natural e muito aconchego - valorizando a luminosidade e a privacidade ao mesmo tempo, em padrões que completam com harmonia os projetos.
 
Outro modelo da Amorim Cortinas e Persianas, muito utilizado pelos Arquitetos e Designers de Interiores, é a Cortina Rolô, nas versões Screen e Stillo. Esta linha também foi a melhor opção para atender a proposta da Suíte Master de Ana Bartira Brancante, que além da Rolo Stillo também utiliza o modelo Screen (tela solar) e a persiana de Madeira, da Amorim. A Rolo Stillo com tecido preto traz o toque da moda e compõe com perfeição a cama estofada e revestida com tecido. Já a Rolo Screen preta foi utilizada nas laterais da janela como complemento da Decoração -ideal para quem quer aliar beleza e praticidade.
 
Para o Lavabo Social da Casa Cor 2012, o Designer de Interiores Rafael Del Persio especificou a Cortina Rolô Estillo, que compôs com perfeição o espaço masculino deste projeto unissex. Os tecidos sobrepostos em listras horizontais na cor preta criaram movimento, permitindo a entrada de luz no espaço, sem deixar de lado a privacidade dos visitantes da mostra. "Ao mesmo tempo, esta cortina criou um efeito lúdico, ideal para a proposta focada na moda dos anos 70 e nas discotecas", explica Rafael.
As arquitetas Agnes Manso e Alice Miglorancia optaram pela beleza, praticidade e tecnologia da Rolo Screen no tom ocre para o Home Office. O ambiente alegre ganhou mais leveza com este modelo, compondo com outros elementos, como a parede de tijolos, as obras de arte, o mobiliário e a porta pivotante.
 
A arquiteta Maria Benito inspirou-se na estilista francesa Gabrielle Bonheur Chanel para criar um Lounge e Banheiro Unissex para a Casa Hotel 2012. "Meu objetivo foi fazer algo atemporal, moderno, elegante e aconchegante", disse. Nas poltronas, almofadas, escultura, fotos, tela, patchwork de azulejos e na persiana Rolo Screen predominam tons de preto e branco, tão marcantes nas roupas criadas por Coco Chanel.
 
Soluções para projetos

Como seu projeto está localizado na Entrada da Casa de Campo, em uma área externa, a Cortina de Teto da Amorim foi a escolha ideal para Katya Francisco e Ligia da Cunha Silva. Além de oferecer a proteção solar interna para ambientes com teto de vidro, seu acabamento permite que esta cortina ocupe o mínimo de espaço na estrutura do teto. Além disso, graças aos diferentes sistemas de acionamento, este modelo permite o controle da luminosidade.

Já o Designer de Interiores Leo Di Caprio valorizou a suíte especialmente preparada para receber a atriz Christiane Torloni. "O tecido em moulage lembra um vestido e, embora tenha blackout no forro (já que o ambiente é para um hotel), traz este foco da alta costura" explica. Neste projeto, a Amorim instalou o Trilho Unique, que oferece a tecnologia da motorização para as tradicionais cortinas em tecidos.
 

Sobre a Amorim Cortinas e Persianas:
Fundada em 1985, a Amorim Cortinas e Persianas está entre as principais fábricas deste segmento no país. O investimento constante em inovação e a criatividade no lançamento de novas coleções são características da marca. A empresa iniciou sua atuação no mercado com a produção de cortinas em esteira de madeira, também conhecidas como cortinas japonesas. Graças ao investimento em maquinários de última geração, ampliou sua linha de produtos. Atualmente, a Amorim Cortinas e Persianas possui mais de 20 modelos, entre eles as cortinas Romana, Rolô, Lumiére; Illuminê, Passione e as persianas de Madeira, Bambu e a Romana para Teto. Todos esses produtos estão aliados a tecnologia da motorização, alta qualidade e bom gosto. Este elevado padrão deve-se a utilização dos melhores e mais atuais materiais nacionais e importados, o que garante a resistência e durabilidade de suas peças. Informações: www.amorimcortinas.com.br


Casa Cor e Casa Hotel São Paulo 2012: de 29 de Maio a 22 de Julho
Local: Jockey Club de São Paulo (Av. Lineu de Paula Machado, 1.173 - Cidade Jardim - São Paulo - SP
Horário: de terça a sábado: das 12h00 às 21h30; e domingos e feriados: das 12h00 às 20h00
 
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis