TITULO
Auto Review Lançamentos > Alto desempenho sueco

S60 Polestar Performance Concept: alto desempenho sueco
 
Sedã conceitual de 515 cv acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e ultrapassa os 300 km/h


 

A Polestar, parceira oficial da Volvo Cars em competições e projetos de alto desempenho, apresenta o Volvo S60 Polestar, um carro conceito desenvolvido para proporcionar o máximo de performance ao mais exigente dos motoristas. Seu motor preparado rende 515 cv e permite que o sedã ultrapasse os 300 km/h com toda segurança. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,9 segundos.
 
“Estamos orgulhosos de apresentar o Volvo S60 construído por nós”, diz Chistian Dahl, fundador e diretor da Polestar. “Esse carro foi desenvolvido sobre todas as nossas ideias, nosso conhecimento e, também, com as opiniões de um grupo ativo de pilotos.”
 
O foco principal no desenvolvimento foi combinar o conforto genuíno de dirigir um Volvo com alta potência e dirigibilidade. O motor turbo de seis cilindros em linha foi preparado, com considerável acréscimo de potência e torque. Essa combinação, com carroceria rebaixada, alargada e reforçada, sistema de tração integral da Haldex retrabalhado e suspensão da Öhlins, torna o carro apto para um comportamento de alto desempenho e, também, para viagens de longa distância.

 

Passo a frente
Robert Dahlgren, piloto da Volvo Polestar, falou sobre suas impressões: “Para mim, o Volvo S60 já é um ótimo carro desde o início. Em nosso carro conceito, aprimoramos a carroceria, o motor e a transmissão do jeito que nós queríamos. O resultado é um grande passo à frente em termos de condução e desempenho. Ele é, de longe, o Volvo de rua mais impressionante que eu já dirigi. Mas, mesmo assim, todas as características de um Volvo genuíno estão presentes.”
 
O carro foi apresentado no Gothenburg CityArena, importante competição automobilística na Suécia, e foi o primeiro carro produzido para um cliente específico. Uma pequena série de S60 modificados pode entrar em produção, dependendo da procura do público.
 
“A alma e o coração da Polestar são as competições, e o nosso maior foco é proporcionar os melhores resultados para os Volvo na pista”, afirma Chistian Dahl. “Mas, ao longo dos anos, nós tivemos um aumento significante na procura por carros e peças de performance da Volvo e, naturalmente, nós vamos responder a isso.”

 

Dados Técnicos

Desempenho

·         0-100 km/h 3.9s
·         Velocidade Máxima: mais de 300km/h
 

Motor
·         Volvo T6, seis cilindros em linha (B6304T4)
·         515 cv a 6500rpm
·         58,6 kgf.m a 5500rpm
·         Rotação máxima: 7100 rpm
·         Alterações no cabeçote e nas câmaras de combustão
·         Alterações no coletor de admissão e na tomada de ar
·         Bielas especiais
·         Turbo Garret 3171
·         Escapamento em Inox Ferrita, de 3.5”
 

Transmissão

·         Câmbio manual de seis velocidades reforçado M66C (relações curtas)
·         Diferencial Haldex E-LSD na traseira
·         Sistema de tração Haldex Gen4 XWD

 

Chassis

·         Pneus 265/30R19
·         Rodas Polestar 19x9,5
·         Suspensão rebaixada em 30mm
·         Amortecedores Öhlins
·         Barras estabilizadoras mais grossas na dianteira e na traseira
·         Bitola maior de 20 mm na dianteira e 40 mm atrás
·         Caixa de direção Polestar EHPAS
·         Terminais de suspensão com sistema uniball, na frente e atrás
·         Buchas reforçadas no subchassi e na suspensão
·         Coxins de motor reforçados
 

Peso total

·         1.640kg com uma melhor distribuição do peso
 

Freios

·         Dianteira: pinças Polestar-Brembo com seis pistões, e discos ventilados de 380 mm
·         Traseira: pinças Polestar-Volvo, discos ventilados de 302 mm
·         Tomadas de ar para resfriar os freios, na dianteira e na traseira
 

Aerodinâmica

·         Aprimorada com testes em túnel de vento da Volvo
·         Defletor frontal mais baixo e aerofólio traseiro maior, para aumentar a pressão aerodinâmica
·         Difusor de ar traseiro de fibra de carbono
·         Carroceria alargada em 20 mm
 

Interior

·         Bancos Polestar, com maior apoio. Revestimento de Alcantara em todas as partes funcionais da direção, alavanca de câmbio e bancos, para a maior aderência possível
·         Console central rebaixado, para facilitar as trocas de marcha.
 

Mais informações: www.polestar.com
Fotos:
www.polestar.se/en/media/pressroom/
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis