Auto Review Lançamentos > Honda Civic Si
Esportividade & Performance |
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Autódromo de Interlagos – SP – Um evento para a imprensa especializada de todo o país no magnífico Autódromo José Carlos Pace, Interlagos em São Paulo, marcou o lançamento do novo modelo da linha Civic da Honda Automóveis do Brasil. É o Civic Si, o carro nacional que segundo o fabricante é o mais potente do mercado. Entre as diversas inovações, o sedã esportivo apresenta o motor i-VTEC 2.0 DOHC de 192 cv de potência e transmissão manual de seis velocidades dotada de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), que distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas.
O Civic Si é um modelo projetado para aquele consumidor que é um amante da esportividade e por isso exige detalhes que vão de encontro as linhas esportivas características da Honda, reconhecida em vários detalhes: grade frontal exclusiva com o emblema Si, bancos especiais do tipo “concha” com cintos de três pontos, painel com iluminação em vermelho, manopla revestida em couro, pedais em alumínio, aerofólio traseiro aerodinâmico, ponteira do escapamento cromada, rodas de liga leve de 17” e suspensão com calibragem esportiva. Ele é equipado também com os sistemas VSA (Vehicle Stability Assist), equipamento que auxilia no controle da estabilidade, e de direção eletricamente assistida EPS (Electric Power Steering), tornando-a mais leve em baixas velocidades e precisa em altas; shift light, que indica o momento ideal para a troca de marchas de forma esportiva.
Mais uma novidade foi a introdução do shift light, uma luz que indica no próprio painel a aproximação da rotação de potência máxima do motor (piscando) e do limite máximo (acesa constante).
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A manopla de transmissão do Civic Si é revestida em couro, assim como o volante de 360 mm de diâmetro, sustentado por três hastes e com comandos do sistema de áudio e do piloto automático. Multiajustável, suas regulagens de altura (40 mm) e profundidade (35 mm) permitem acomodar motoristas de diferentes estaturas e estilos de dirigir.
A estréia do sistema EPS (Electric Power Steering, direção eletricamente assistida) no modelo permite uma resposta mais eficiente e precisa ao volante. Os pedais em alumínio, similares aos dos modelos de competição; bancos especiais do tipo “concha”, que acomodam melhor o corpo em curvas mais velozes; e revestimento em tecido exclusivo (preto) dão o toque final ao interior do Civic Si.
Esportividade e alta performance são os grandes destaques do motor do Civic Si. Originário da série que também equipa o Honda Accord LX, o bloco de 4 cilindros tem 1.998 cm3 de capacidade e cabeçote i-VTEC DOHC (Double Overhead Camshaft) de 16 válvulas. O duplo i-VTEC, tanto no eixo comando de válvulas de admissão como de escape, é capaz de gerenciar ainda mais precisamente o momento da abertura e fechamento das válvulas, traduzindo os benefícios em melhor performance.
Graças à alta tecnologia de desenvolvimento dos materiais empregados, como o alumínio no bloco, cabeçote e cárter, ele consegue desenvolver 192 cv a 7.800 rpm e 19,2 kgfm de torque máximo a 6.100 rpm com uma taxa de compressão de 11:1. Sua rotação pode chegar a 8.000 rpm.
Pela primeira vez um Honda Civic vendido nas Américas traz transmissão manual de seis velocidades. Graças a ela, é possível explorar ao máximo toda a potência do Civic Si sem abrir mão da economia de combustível.
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Da primeira a quinta marcha é possível contar com uma relação escalonada para o melhor aproveitamento da potência e do torque em condução esportiva. Outra novidade da transmissão é o diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential). O dispositivo atua para que o controle nas arrancadas e acelerações seja pleno, e a tração seja equalizada, proporcionando controle total quando a potência for exigida em sua plenitude.
Para privilegiar o desempenho, equilibrando prazer e segurança na condução, a Honda introduziu novos equipamentos de série no Civic Si, como o VSA (Vehicle Stability Assist), capaz de auxiliar na retomada do controle do veículo em situações de estabilidade adversa, como sobreesterço (saída de traseira) e subesterço (saída de frente). Sua central eletrônica detecta falhas de aderência e possível perda de trajetória, freando e liberando na medida necessária a roda certa para que o carro retorne ao caminho correto, além de atuar sobre o sistema de injeção/ignição eletrônica se necessário.
Os freios contam com sistema ABS (Anti-lock Braking System), que evita o travamento das rodas, e EBD (Electronic Brake Distribution), útil para evitar desvios de trajetória em freadas mais exigentes.
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Os discos de freio cresceram em relação ao New Civic: enquanto os modelos LXS e EXS mantêm peças de 260 mm de diâmetro, o esportivo Si traz dispositivos de 300 mm ventilados nas rodas dianteiras e preserva os de 260 mm atrás. Graças a isso, o sistema de frenagem é capaz de suportar com margem de segurança maiores níveis de exigência.
O modelo conta com airbags frontais (SRS) e cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes.
O Civic 2007 é produzido na fábrica da Honda, em Sumaré (SP) nas cores Vermelho Rally Sólido e Preto Nighthawk Perolizado, e em breve na cor Prata Global Metálico, e está à venda na rede de concessionárias da marca pelo preço público sugerido de R$ 99.500,00 (Base Estado de São Paulo).
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O jornalista viajou para Interlagos - SP a convite da montadora
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