TITULO
Arquitetura & Decoração > Limpeza e armazenamento correto de ferramentas
 

 
Castor orienta sobre cuidados e manutenção de ferramentas

 
A limpeza e o armazenamento correto das ferramentas utilizadas durante a pintura e outros trabalhos aumentam a vida útil dos produtos e permitem melhor resultado final

 
 
A Castor oferece uma extensa linha de ferramentas e acessórios para acabamento, pintura e efeitos decorativos, como espátulas, desempenadeiras, trinchas, broxas e rolos, que são fundamentais para os bons resultados do trabalho realizado por profissionais do setor ou mesmo hobbistas. E a manutenção correta dos diferentes itens é determinante para uma maior durabilidade dos produtos e para se obter sempre o melhor desempenho durante o trabalho.
 
A diretora de marketing da Castor, Cristina Czarlinski, reforça que praticar a correta limpeza e armazenagem de cada item é tão importante quanto a escolha do produto mais indicado para as diferentes aplicações. “São medidas simples que evitam o desperdício e contribuem para a sustentabilidade, pois as ferramentas podem ser reaproveitadas inúmeras vezes, desde que sejam tomados os devidos cuidados. E ao reutilizá-las, estarão em condições de proporcionar o mesmo desempenho de uma ferramenta nova, garantindo a qualidade do trabalho realizado”, declara.
 
Medidas simples e práticas, como lavar as ferramentas logo após o uso, utilizando produtos adequados para cada tipo de material, evitam os resíduos que, após secarem, podem prejudicar o desempenho ou até impedir o seu reúso. Veja algumas dicas eficientes de como cuidar dos diferentes itens:
 
 
Cuidados com trinchas e pincéis
Quando utilizados com tintas à base de solvente - esmalte, verniz, tinta a óleo e similares -, o indicado é que, após o uso, a trincha ou pincel sejam limpos com jornal e lavados com solvente mineral e, em seguida, com água corrente e sabão. Quando usadas tintas à base de água - acrílica e PVA -, é preciso retirar o excesso com papel e lavar os com água e sabão. Importante lembrar que nunca se deve deixas as trinchas ou pincéis repousando sobre suas cerdas para que não fiquem retorcidas.

 

Cuidados com broxas
Após o uso, é recomendado que se retire o excesso da tinta ou outro produto utilizado. Dependendo da composição do material utilizado, lavar com água corrente e sabão ou solvente adequado e limpar os fios. Importante também retirar o excesso de água, espremendo suavemente as cerdas. Deixar secar e guardar a broxa em local arejado, sempre protegendo as cerdas para que se mantenham retas.
 
Cuidados com rolos de pintura
Os rolos de espuma podem ser fabricados com dois tipos de componentes: poliéter ou poliéster. Os rolos de poliéter (informação contida nas embalagens da Castor) só podem ser usados com tintas à base de água. Para sua limpeza, o primeiro passo é retirar o excesso de tinta logo após o uso. No caso de utilização das tintas látex, PVA ou acrílicas, recomenda-se lavá-los com água e sabão.

Já os rolos de espuma de poliéster são adequados para uso com tintas à base de solventes como os esmaltes sintéticos, óleos, vernizes zarcão e tinta epóxi. Sua limpeza deve ser feita com o solvente e a finalização com água e sabão. No caso dos rolos de espuma texturizada, é preciso retirar o excesso da massa em água corrente e lavá-los com água e sabão.

 

A Castor não recomenda o uso do thinner para limpeza de rolos de espuma já que são materiais incompatíveis e, em contato um com o outro, podem reagir e deformar a espuma. Outra dica da empresa é lavar rolos de lã antes de usá-los pela primeira vez, para que eventuais fios agregados durante a fabricação sejam removidos, eliminando a possibilidade de se soltarem durante a aplicação da tinta. Todos os tipos de rolos devem secar a sombra e serem armazenados em local arejado.
 
Vale destacar que os rolos de pêlo alto, acima de 9mm, devem ser usados com tinta à base de água e sua limpeza ser feita somente com água e sabão. Rolos de pêlo curto, de até 6mm, podem ser usados com tintas à base de solventes e sua limpeza deve ser feita com o solvente e a finalização com água e sabão.
 
Cuidados com desempenadeira, espátula e colher de pedreiro
A conservação destas ferramentas, fabricadas de metal ou plástico, inicia-se com a retirada dos resíduos do produto utilizado logo após o uso, seguida da lavagem da ferramenta em água corrente com sabão ou detergente neutro. A secagem, extremamente importante principalmente para os itens de aço, deve ser feita com pano seco e a armazenagem em local arejado, para evitar a oxidação. Se possível, aplicar uma fina camada de óleo protetivo.
 
Nas embalagens desenvolvidas pela Castor, assim como em seu site (www.castor.com.br), os consumidores podem encontrar informações que os auxiliam na escolha do produto, na sua utilização e também na limpeza e conservação do mesmo.

Logo após o uso, retirar os resíduos do produto utilizado e lavar a desempenadeira com água, sabão ou detergente (de preferência, neutro). A secagem é extremamente importante para a conservação da ferramenta. O ideal é que ela seja feita com um pano seco. Guarde sempre em local arejado. As ferramentas da Castor recebem um banho de verniz que garante maior proteção contra a oxidação.

Logo após o uso, retirar os resíduos do produto utilizado e lavar a desempenadeira com água, sabão ou detergente (de preferência, neutro). A secagem é extremamente importante para a conservação da ferramenta. O ideal é que ela seja feita com um pano seco. Guarde sempre em local arejado. As ferramentas da Castor recebem um banho de verniz que garante maior proteção contra a oxidação.

 
Castor Ferramentas para Pintura LtdaTelefone: (11) 4053-5911 - contato@castor.com.br - www.castor.com.br

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis