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Novo Fiat Uno |
O editor viajou a convite da Fiat |
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Salvador/Praia do Forte - BA - A Fiat do Brasil acaba de lançar oficialmente o Novo Uno. O modelo da marca italiana foi 100% desenvolvido no Polo de Desenvolvimento Giovanni Agnelli, localizado na fábrica de Betim, MG. Do nascimento de um conceito à primeira unidade pré-série, ao processo de desenvolvimento, no caso do novo Fiat Uno, o projeto 327 como era chamado, demorou três anos para sair da tela do computador e chegar ao consumidor.
Segundo a montadora, foram construídos 99 protótipos, e mais 88 para a verificação dos processos de montagem. Entre pré-série e pré-produção, o número de veículos montados foi de 239. Ou seja, a Fiat Automóveis montou 426 unidades do novo Fiat Uno, englobando todas as versões em desenvolvimento para o Brasil e os mercados latinoamericanos. O novo Fiat Uno chega ao mercado com 14 cores e em quatro versões, primeiramente todas com quatro portas (as versões duas portas chegam nos próximos meses). São elas:
Vivace 1.0 Flex; Way 1.0 Flex; Attractive 1.4 Flex; Way 1.4 Flex |
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Vivace 1.0 Flex. |
A versão de entrada traz o novo motor Fire 1.0 Evo, tornando-a ideal para quem deseja conciliar economia de combustível, desempenho, conforto e uma excelente relação custo-benefício.
Muito bem equipada de fábrica, esta versão traz com exclusividade o Econômetro, um indicador de consumo instantâneo que “ensina” ao motorista a forma mais econômica de dirigir gastando o mínimo de combustível. De funcionamento eletrônico ele é exato nas suas indicações e item decisivo em uma condução voltada para a economia de combustível.
Além do Econômetro, a Vivace traz de série também relógio digital, hodômetros digitais total e parcial, brake-light de seis LEDs, Fiat Code, espelho de cortesia do lado do passageiro, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras, ganchos para retenção de carga, quadro de instrumentos com iluminação branca, tomada de corrente 12V, revestimento interno completo do porta-malas, bancos dianteiros reclináveis, com apoios de cabeça fixos, regulagem descontínua do encosto e cintos de segurança dianteiros retráteis, porta-luvas com tampa, luz-espia de manutenção programada, apoios para cabeça traseiros rebaixados com regulagem de altura, banco traseiro rebatível com duas posições para o encosto, indicador digital de temperatura da água e calotas integrais, entre muitos outros. |
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Seus opcionais incluem para-brisa térmico, direção hidráulica, ar-condicionado + para-brisa degradê, airbags para motorista e passageiro + cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, ABS nos freios com EBD, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, rodas em liga-leve, rádio CD / MP3 player, rádio CD / MP3 player + Bluetooth + viva-voz + USB + predisposição para iPod, travas elétricas + vidros elétricos dianteiros, faróis de neblina, vidro traseiro térmico temporizado com limpador e lavador, console no teto, porta-óculos, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, banco do motorista com regulagem de altura, terceiro apóia cabeça no banco traseiro e volante com regulagem de altura. |
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Way 1.0 Flex.
Com o mesmo motor da versão Vivace, a Way 1.0 enfatiza um espírito mais aventureiro. Ela traz alguns itens a mais de conforto e estilo, como barra longitudinal no teto, porta-luvas iluminado, conta-giros, faróis com máscara negra, lanternas traseiras fumê, suspensão elevada, tecidos de revestimento exclusivos, revestimento preto nas colunas das portas, anéis estéticos na grade dianteira, frisos laterais das portas com inscrição Way, detalhes estéticos nos para-choques dianteiro e traseiro e molduras nas caixas de roda. Seus opcionais são iguais aos do Fiat Uno Vivace 1.0 Flex. |
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Attractive 1.4 Flex. |
O Fiat Uno Attractive 1.4 Flex incorpora, além do motor Fire 1.4 Evo, os equipamentos de série da versão Vivace (menos o econômetro) e muitos outros itens: cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e laterais traseiros retráteis de três pontos, conta-giros, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, console de teto, console central longo (dois porta-copos + porta-objetos)...espelho de cortesia do lado do motorista, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência, porta-óculos, retrovisores externos com comando interno mecânico, alças de segurança traseiras, vidro traseiro térmico temporizado, volante com regulagem de altura, revestimento preto das colunas das portas, para-choques, maçanetas das portas e espelhos retrovisores na cor da carroceria, soleiras dianteiras e traseiras, apoia-pé e frisos laterais nas portas.
Opcionalmente, o cliente pode equipar seu Fiat Uno Attractive 1.4 Flex com para-brisa térmico, direção hidráulica, ar-condicionado + para-brisa degradê, airbags para motorista e passageiro + cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, ABS nos freios, faróis de neblina, rodas em liga-leve, rádio CD / MP3 player, rádio CD / MP3 player + Bluetooth + viva-voz + USB + predisposição para iPod, travas elétricas + vidros elétricos dianteiros e banco do motorista com regulagem de altura. |
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Way 1.4 Flex. |
A versão top de linha do novo Fiat Uno incorpora, além do motor Fire 1.4 Evo, os equipamentos de série da versão Way 1.0 e muitos outros itens: pneus de uso misto, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura e laterias traseiros retráteis, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do reservatório de combustível, console de teto, console central longo (dois porta-copos + porta-objetos), espelho de cortesia do lado do motorista, limpador e lavador do vidro traseiro com intermitência, porta-óculos, retrovisores externos com comando interno mecânico, soleiras dianteiras e traseiras, vidro traseiro térmico temporizado, volante com regulagem de altura, alças de segurança traseiras e apoia-pé. A lista de opcionais desta versão é idêntica à da versão Attractive. |
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Motores |
Dois novos motores para o novo Fiat Uno O novo Fiat Uno marca a estreia da família de motores Fire Evo, cujos pontos fortes são redução de consumo e melhor aproveitamento energético, com menor emissão de poluentes e ruído. Desenvolvida pela FPT – Powertrain Technologies no Brasil, a família Evo equipa todas as versões do novo Fiat Uno com motores de 1.0 litro e 1.4 litro. Ambos são Flex e trazem uma série de novidades tecnológicas e componentes nunca vistos antes em motores de baixa cilindrada.
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MOTOR FIRE 1.0 EVO: Este novo motor incorpora uma série de dispositivos projetados para aumentar o desempenho e reduzir o atrito interno – em consequência diminuindo os índices de consumo e de emissão de poluentes. Bielas longas. Desenvolvidas especialmente para trabalhar com a altura dos novos pistões, são feitas de aço forjado tipo C70 e estão entre as mais leves do mercado. As bielas do motor Fire 1.0 Evo cresceram 26,5% no comprimento: de 111,85 mm para 140,5 mm. Essa construção reduz o atrito do motor pelos dois lados. A capa da biela é do tipo fraturado, assegurando total precisão na montagem – com benefícios como menor atrito e melhor confiabilidade. Pistões. Os pistões de peso mais baixo direcionam a mistura para a vela de ignição. Entre suas vantagens estão seu cubo, cujo desenho especial ajuda a manter a resistência mecânica; e as saias assimétricas e anéis de baixa carga tangencial que geram menor atrito. Sua altura de compressão é de 24,5 mm, o que lhes confere menor peso. |
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Os pistões do motor 1.0 têm anéis do tipo low friction, de apenas 1 mm de altura no primeiro e segundo anéis. Coletor de admissão. Feito de plástico, ele possui novo design que favorece a uniformização do fluxo para os quatro cilindros, além de otimizar o desempenho e reduzir as perdas de carga. Tensor automático da correia de distribuição. O motor Fire Evo tem garantida a tensão da correia de distribuição durante toda a vida útil do equipamento, aumentando, em consequência, a confiabilidade do sistema e ajudando a reduzir ruídos. Eixo comando. Ele foi concebido para privilegiar o torque em baixas rotações, melhorando o desempenho. O componente foi desenvolvido por meio de simulações em computador para que se chegasse ao desenho ideal. A dinâmica dos cames foi especialmente estudada para operar em conjunto com as molas de carga reduzida das válvulas. O resultado: um sistema mais silencioso, aumentando ainda mais o conforto e o prazer em dirigir.
Tampa de válvulas. Feita de alumínio, suas fixações, estrutura e guarnição foram concebidas para aumentar a resistência a vazamentos de óleo. A tampa também contém as fixações para a bobina, coletor de aspiração e filtro de ar do motor |
MOTOR FIRE 1.4 EVO: O novo motor Fire 1.4 tem muito em comum com o 1.0. Coletor de admissão em plástico, capas de mancais do eixo comando, sistema de refrigeração, tampa de válvulas em alumínio, tensor automático da correia de distribuição e centralina, entre outros, são iguais em ambos. Mas ele traz também outras tecnologias, como: CVCP, ou variador de fase contínuo (Continuously Variable Cam Phaser). Capaz de reduzir o consumo em até 5%, o novo sistema de distribuição permite uma variação na fase entre eixo comando de válvulas e virabrequim de até 40°, continuamente. Este componente permite que seja empregada a fase de eixo comando ideal para cada regime de funcionamento do motor, otimizando o torque em baixas rotações e a potência nas altas. Condutos de aspiração, descarga e nova câmara de combustão. Todos eles foram concebidos para funcionar em conjunto com o sistema CVCP. Essas estruturas maximizam a turbulência na câmara de combustão, aumentando a tolerância do motor ao funcionamento com altas doses de gases de exaustão recirculados (EGR). Seu desenho especial usa os dois condutos e a câmara de combustão para formação do swirl na mesma direção – que aumenta a turbulência e, consequentemente, a eficiência da queima de combustível. Além disso, a câmara de combustão e o topo do pistão direcionam a mistura para a vela especialmente projetada com eletrodos mais longos, contribuindo para o aumento de eficiência de todo o sistema. Bobina sequencial fasada. Ele conjuga quatro bobinas separadas em um único corpo, permitindo a ignição sequencial – e não do tipo centelha perdida, mais comum em motores de pequena cilindrada. Isso aumenta a eficiência do sistema CVCP. Bloco do motor. Sua camisa de água tipo U Circulation garante arrefecimento uniforme de todos os cilindros. Trata-se do mesmo sistema adotado no moderno motor Fire 1.4 16V T-Jet. O termostato tem sensor de temperatura integrado. Centralina Magneti Marelli tipo 7G. De última geração, possui maior memória e capacidade de processamento. Sua calibração privilegia a economia de combustível. O novo motor Fire 1.4 Evo produz potência máxima de 85 cavalos e torque de 12,4 kgfm a 3.500 rpm rodando somente com gasolina. Usando unicamente álcool, sua potência é de 88 cv e seu torque, 12,5 kgfm a 3.500 rpm. Empregando apenas gasolina, o novo motor Fire 1.0 Evo gera potência máxima de 73 cv e torque máximo de 9,5 kgfm a 3.850 rpm. Com álcool, a potência é de 75 cv e seu torque chega a 9,9 kgfm a 3.850 rpm. |
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O consumidor ao dirigir o novo Fiat Uno perceberá o baixo nível de ruídos e também de vibrações provenientes do motor. Isso ocorre porque foi adotada no modelo a suspensão baricêntrica — o motor é instalado sobre dois pontos de fixação laterais alinhados com seu centro de gravidade, enquanto um terceiro ponto de fixação tem a função apenas de restringir o movimento do motor. Acoplado aos novos motores, o câmbio mecânico de cinco marchas foi escalonado com relações adequadas ao gosto brasileiro e torna o novo Fiat Uno apto a encarar nossos acidentados pisos com valentia e segurança. |
Baixo consumo:Além dos novos motores Fire 1.0 Evo e 1.4 Evo, a engenharia da Fiat investiu em outras tecnologias para garantir um melhor consumo de combustível. Para isso foi feito um trabalho importante na aerodinâmica do carro e no controle do peso, chegando à menor densidade no segmento. Este bom resultado foi somado aos pneus verdes com baixa resistência ao rolamento, em que os polímeros de última geração utilizados, aliados a uma redução de 5% no peso do pneu, geram menor resistência ao rolamento, garantindo melhor performance em economia de combustível. Com tudo isso o novo Uno apresenta um excelente consumo de combustível. Por exemplo: a versão Vivace equipada com motor Fire 1.0 Evo apresenta consumo urbano de 15,6 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (álcool) enquanto na estrada faz 20,1 km/l (gasolina) e 12,9 km/l (álcool). O motor Fire 1.4 Evo na versão Attractive traz os seguintes números de consumo de combustível: uso urbano, 14,7 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (álcool); uso estrada, 19,4 km/l (gasolina) e 12,8 km/l (álcool). |
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Exterior |
Os designers da Fiat se objetivaram em criar um carro inovador que transmite dinamismo, robustez, juventude e modernidade sem perder o aspecto lúdico. Na dianteira, o para-choque traz um quadrado dividido por uma barra horizontal onde é posicionada a placa e duas entradas de ar. Seus cantos arredondados fazem um jogo geométrico com os quadrados laterais que embutem os faróis de neblina. E também guiam os olhos aos faróis, formados por dois quadrados superpostos de cantos arredondados. O corte frontal do capô é sinuoso e ganha força com um aumento de volume que termina na parte inferior do para-brisa. O corte lateral fica bem próximo às caixas de roda dianteiras, como no primeiro Uno. Na lateral, além das caixas de rodas “quadradas”, temos um rebaixo estético retangular, com cantos arredondados, que junto com as novas maçanetas, caracterizam as linhas do novo Uno. Já as curvas do teto e da janela traseira se harmonizam com a linha reta da borda inferior dos vidros e da linha de cintura, paralela a ela — traços que transmitem uma horizontalidade e sensação de solidez. As grandes lanternas traseiras posicionadas na coluna posterior invadem a lateral oferecendo o máximo de visibilidade em qualquer situação. Elas ainda equilibram o design da traseira e tornam, esteticamente, as colunas mais leves. Também possuem curvas semelhantes as das janelas traseiras, uma brincadeira geométrica de contornos que torna o visual do novo Fiat Uno ainda mais inovador e interessante.
Na face interna as lanternas margeiam o amplo vidro traseiro com volumes mais simples e retos. A tampa traseira tem superfície curva e o para-choque envolvente se encontra com as caixas de roda. Sempre com curvas e retas bem definidas, que jogando com os quadrados dão o tom ao carro. |
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Interior |
O habitáculo é mais espaçoso, iluminado, confortável, funcional e muito bem acabado – ele é totalmente revestido, sem chapa aparente. E está em harmonia com o espírito do novo modelo. Um dos pontos de destaque do habitáculo é o painel. A parte frontal traz a tecnologia “insert molding”, um filme estampado e injetado conjuntamente ao componente plástico — vem de série nas versões Attractive e Way e como opcional na Vivace. O recurso propicia a criação de elementos gráficos variados, coloridos e decorativos no painel, diferenciando as versões do carro, além de permitir ao dono de um novo Fiat Uno personalizá-lo com um dos muitos desenhos oferecidos como acessórios pela montadora. Os padrões e texturas de outras partes do painel também inovam. O quadro de instrumentos repete o tema circular, inclusive em seu display. Ele é iluminado por LED’s brancos, a leitura é clara, facilitando a vida do motorista. A Versão Vivace traz também o Econômetro, o mesmo indicador de consumo instantâneo que equipa o Uno Mille Economy e o Palio Fire Economy. Quanto aos revestimentos dos bancos, cada versão tem seu tecido próprio – pode ser tear, malha, veludo ou uma combinação de tecnologias. Os revestimentos se repetem nos painéis das portas. A atenção aos detalhes, que, evidentemente, incluiu as padronagens dos tecidos. |
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