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Fiesta 2011 - Melhor em tudo


Buenos Aires - Argentina - A linha 2011 do Novo Fiesta, nos modelos Hatch e Sedan, chega ao mercado em abril com um novo visual de design marcante e expressivo, criado no estúdio da Ford em Camaçari, acentuando a modernidade da campeã de vendas da marca. Além do novo desenho externo, os modelos 2011 receberam novos equipamentos, ampliando a sua competitividade no segmento.
A linha Novo Fiesta é a única do segmento que vem equipada de série com travas elétricas, controle remoto com abertura das portas, porta-malas e botão localizador, além de alarme, travamento automático das portas a 15 km/h e botão de abertura elétrica do porta-malas no painel.
"Os automóveis da linha Novo Fiesta têm uma trajetória de sucesso e grande aceitação no mercado. São veículos projetados com foco no cliente, com excelente nível de qualidade no segmento, design elegante e baixo custo de manutenção. Eles são reconhecidos por reunir um dos melhores conjuntos de atributos do segmento e nosso investimento no modelo 2011 visa a reforçar a estratégia de oferecer o melhor valor agregado do mercado", salienta Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.
O desenvolvimento da linha 2011 do Novo Fiesta foi realizado a partir de pesquisas com o consumidor: os modelos Hatch e Sedan oferecem excelente dirigibilidade, trazem novos elementos de conforto interno e ampliam a relação custo-benefício, desde o preço de compra e conteúdo de equipamentos até os valores de manutenção e seguro.
O Novo Fiesta marcou a virada da Ford no Brasil, com uma proposta inovadora dentro do maior segmento do mercado. Lançado em 2002, foi o primeiro modelo produzido na moderna fábrica de Camaçari, na Bahia, e já vendeu mais de 660 mil unidades.
“O Novo Fiesta é um carro que caiu no gosto dos brasileiros e é admirado pela sua constante atualização com foco na qualidade e no design. As novidades introduzidas na linha 2011 foram desenvolvidas com engenharia e design 100% brasileiros, ouvindo os consumidores. Por isso, valorizam os principais atributos do veículo, que ficou mais moderno, atualizado e competitivo”, diz Marcos de Oliveira.

Evolução no design
A linha ganhou uma nova frente, totalmente reestilizada, diferenciada pela grade frontal em formato trapezoidal e faróis arrojados, tanto no Hatch como no Sedan. As linhas de design fluido, que seguem a linguagem Kinetic, acentuam o caráter dinâmico do veículo e se alinham aos outros modelos da nova geração Ford. Detalhes da grade em formato colméia acrescentam um toque de esportividade e jovialidade. A harmonia entre a frente e a traseira, característica do seu projeto, foi preservada.
“Antes de começar a desenvolver o Novo Fiesta 2011, chamamos os clientes para ver o que podia ser aprimorado no produto dentro da linguagem global Kinetic”, diz João Marcos Ramos, gerente de Design da Ford.
Os novos faróis, de duplo defletor, combinam desenho sofisticado e marcante, com iluminação primorosa. Além do visual insinuante, com linhas alongadas que avançam pelas laterais, eles aumentam em até 50% o volume de luz projetado numa distância de 15 metros, o que reforça ainda mais a preocupação da Ford com a segurança e qualidade. No farol alto seu alcance é 24% maior. O acabamento oferece duas opções, com moldura escurecida na versão Fly e cromada na versão Pulse.
No Sedan, a lanterna traseira ganhou um elemento visual diferente, que combina a sofisticação do cromo e lentes escurecidas transparentes, com linhas elegantes e contemporâneas. O para-choque traseiro traz design mais robusto e dois refletores integrados na parte inferior. A régua do porta-malas, mais larga, é complementada por um oval Ford maior, valorizando a marca. As rodas de liga leve e calotas têm novo desenho. A carroceria conta com duas novas opções de cores perolizadas, vermelho Icaraí e azul Maraú, marcantes e modernas

Interior mais bonito
O interior também ficou mais bonito e refinado, com quatro novas padronagens de revestimento: Acapulco, Nazca, Amsterdam e Zurique. Harmoniosas, elas contribuem para a percepção de conforto na cabine, que é reforçada pelos painéis de porta, revestidos em tecido em todas as versões.
O quadro de instrumentos exibe novo grafismo, de visual moderno e efeito 3D. A iluminação branca, com função “always on” (sempre ligada), garante ótima visibilidade em qualquer hora do dia. Na versão Pulse, o painel vem também com computador de bordo integrado e acabamento do painel central e aros das saídas de ar na cor Titanium.
Além da função “boas-vindas” para o motorista – os ponteiros vão e voltam quando se liga a chave – o painel traz duas novas funções: alerta de manutenção programada, que avisa quando o carro atinge a quilometragem ou o tempo previsto para a próxima revisão, e diagnóstico do sistema de injeção e emissões, que alerta sobre qualquer mau funcionamento do sistema de injeção, escapamento ou catalisador, capaz de aumentar a emissão de poluentes.
 “Este item reforça o compromisso da marca com o consumidor e meio ambiente, já que é possível monitorar o veículo para que sempre esteja dentro dos níveis de emissões recomendados pela legislação, evitando gastos inesperados no momento da inspeção veicular“, afirma Antonio Baltar, gerente nacional de Marketing da Ford.

Como o cliente quer
A linha 2011 do Novo Fiesta foi desenvolvida pelas equipes de engenharia e design brasileiras, no Centro de Desenvolvimento Global de Produtos do segmento B em Camaçari. O projeto, iniciado em outubro de 2007, teve como base pesquisas feitas nos principais mercados, com foco na melhoria da qualidade do produto e nos atributos mais valorizados pelos clientes.
O seu desenvolvimento envolveu 4.600 horas de simulações em computador e mais de 500 testes de componentes e sistemas veiculares realizados em laboratórios, campos de provas e fornecedores. A aerodinâmica foi desenvolvida em túnel de vento nos Estados Unidos. Rigorosos testes de durabilidade veicular acelerada garantem a integridade e a eficiência do veículo para uma rodagem equivalente a 240.000 km, ou 10 anos de uso normal.
“A linha 2011 é pensada com foco total no cliente. Seu desenvolvimento teve como base as necessidades do consumidor e os atributos que ele mais valoriza no produto: o design, o prazer de dirigir, o conforto e o espaço interno. Junto a isso, também demos sequência às ações de qualidade para a melhoria contínua da satisfação dos clientes”, diz Rafael Croppo, engenheiro-chefe do Programa.

Direção exemplar
Tanto no modelo Hatch como no Sedan, o Novo Fiesta tem um comportamento dinâmico que se tornou referência no segmento. Isso se deve ao acerto de chassi e direção, ao desempenho dos motores RoCam Flex 1.0 e 1.6 e à harmonia entre os diferentes aspectos de interação do motorista com o veículo: progressividade dos pedais do freio, acelerador, embreagem, resposta da direção e do câmbio.
“A calibração desses itens não é uma questão puramente técnica, porque envolve o fator humano. Ela depende dos parâmetros e da sensibilidade do trabalho de engenharia para interpretar o que o cliente entende por prazer de dirigir. A Ford tem uma experiência muito grande no desenvolvimento desse tipo de acerto, que chamamos de DNA da marca, presente de forma acentuada na família Novo Fiesta”, afirma Klaus Mello, gerente de Engenharia de Veículos da Ford

Mais completo
O veículo é reconhecido pelo conteúdo superior em relação aos competidores e aumenta essa vantagem na linha 2011. É o único que vem equipado de série, em todas as versões, com travas elétricas e controle remoto para abertura das portas, do porta-malas e botão localizador, alarme perimétrico, travamento automático das portas a 15 km/h e abertura elétrica do porta-malas no painel, elementos que reforçam o conforto e principalmente a segurança dos clientes.
O sistema de kits é outra razão do seu sucesso. Ele permite flexibilidade e economia na escolha dos opcionais e foi reforçado com a inclusão de computador de bordo na versão Pulse e o lançamento do Kit de Segurança, composto por freios ABS e airbag duplo, pelo preço de R$2 mil, um dos mais baixos do mercado.
Versões
A linha 2011 do Novo Fiesta continua a oferecer duas versões – Fly e Pulse. A versão Fly traz como novidade os faróis escurecidos, além de aquecedor, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, preparação para instalação de rádio, alto-falantes e alças de segurança.
A versão Pulse agora vem com faróis cromados, faróis de neblina e computador de bordo, além de maçanetas, espelhos retrovisores e régua do porta-malas na cor do veículo, painel central, maçanetas internas e anéis das saídas de ar com acabamento na cor Titanium, console central com porta-objetos e luz de leitura dianteira direcional.

Manutenção econômica
Não só no preço, mas também na manutenção, os automóveis Novo Fiesta 2011 apresentam uma relação custo-benefício ainda melhor. Ele são muito econômicos em todos os itens que afetam o bolso do consumidor, seja no custo de peças (cesta básica da Anfavea), revisões e seguro, seja no valor de revenda. “Desde o lançamento da última versão em 2007 até hoje o Novo Fiesta, comparado aos principais concorrentes, apresenta a menor desvalorização segundo a tabela Fipe”, destaca Lucíola Almeida, gerente de Marketing do Produto.
O fato de vir equipado de série com trava elétrica, alarme e código eletrônico antifurto contribui para reduzir o preço do seguro e aumenta a segurança do veículo. Além disso, a Ford fez uma parceria com a Mapfre Seguros, que garante valores ainda mais competitivos na apólice.
A Ford foi a primeira a lançar a revisão com preço fixo na sua rede de distribuidores – cobrindo não só a primeira, mas as quatro revisões dos dois primeiros anos do veículo, mesmo após o período de garantia. Em qualquer lugar do Brasil, o cliente sabe quais são os itens obrigatórios e quanto vai gastar em cada revisão, podendo inclusive realizar o agendamento delas por meio da internet.

Vendas em crescimento
A família Novo Fiesta apresenta um crescimento constante desde o lançamento. Suas vendas mais que dobraram de 2003 a 2009, quando atingiram 115.000 unidades, com uma média mensal de 9.500 unidades. Em março, registraram o recorde histórico de 15.900 unidades emplacadas.
O seu mix de vendas é composto em 60% pela versão Hatch e 40% pelo Sedan. “O Novo Fiesta se destaca pelo índice de satisfação dos clientes superior à média do segmento, tanto no Hatch como no Sedan, um indicador positivo de que os esforços com a qualidade do produto têm sido percebidos pelos consumidores“, ressalta Antonio Baltar. “Hoje, a família Novo Fiesta representa 40% das vendas da Ford no Brasil e a expectativa é crescer ainda mais com a linha 2011, em torno de 13%”.

O estilo Kinetic está presente na ampla grade frontal, nos faróis, rodas e detalhes da traseira, formando um conjunto moderno e arrojado
Um dos itens que os clientes da linha Novo Fiesta mais valorizam no carro é o design. Isso explica o cuidado dedicado ao desenvolvimento do estilo na renovação da linha 2011. A inspiração veio da nova linguagem Kinetic de design global da Ford, agora presente de modo mais marcante no modelo, que foi totalmente desenvolvido pelos times de Design e Engenharia da marca no Brasil.
“Antes de começar a desenvolver o modelo 2011, reunimos os clientes em clínicas para ver o que podia ser aprimorado no produto dentro da linguagem global Kinetic”, explica João Marcos Ramos, gerente de Design da Ford.
As principais mudanças estão na frente, mais robusta e agressiva, marcada pela ampla grade frontal em formato trapezoidal, faróis arrojados e capô vincado. As linhas fluidas acentuam o caráter dinâmico do veículo e remetem a outros modelos da nova geração Ford. Detalhes da grade em formato colméia acrescentam um toque de esportividade e jovialidade. A harmonia entre a frente e a traseira, característica que diferencia o Novo Fiesta dos concorrentes, principalmente na versão Sedan, foi preservada.
Os novos faróis combinam desenho sofisticado e iluminação primorosa. “O duplo defletor é um conceito que favorece a criação do design e também foi desenvolvido para o aprimoramento técnico da parte óptica. Houve melhora significativa nos níveis de visibilidade, o que reforça a constante atenção da Ford para elementos que melhorem a segurança do consumidor”, diz Ramos.
Além do visual insinuante, com linhas alongadas que avançam pelas laterais e dão a sensação de movimento, eles aumentam em até 50% o volume de luz projetado numa distância de 15 metros. No farol alto seu alcance é 24% maior, ou seja, ilumina 34 metros a mais, uma diferença importante que ajuda a antecipar eventos na estrada. O acabamento oferece duas opções: com moldura escurecida na versão Fly, de perfil jovem e esportivo, ou cromada na versão Pulse, que inspira sofisticação de modernidade.

Traseira elegante
No Sedan, a lanterna traseira ganhou um elemento visual diferente, que combina a sofisticação do cromo e lentes escurecidas transparentes, com linhas elegantes e contemporâneas. O para-choque traseiro traz design mais robusto e dois refletores integrados na parte inferior, que além de proporcionar mais segurança alargam visualmente o veículo e acentuam o seu porte bem plantado no chão. A régua do porta-malas, mais larga, serve de base para o distintivo oval Ford em tamanho maior, valorizando a marca.
O Novo Fiesta 2011 vem também com novas rodas de liga leve e calotas de aro 14, com cinco raios. As rodas de liga leve, de estilo jovem e dinâmico, estão disponíveis nas versões Pulse 1.0 e 1.6. São duas calotas: uma para a versão básica e Fly, e outra para a versão Pulse. As calotas continuam parafusadas, o que reduz a possibilidade de perda ou furto. Seu desenho simula rodas de liga leve, passando a imagem de um veículo completo.
 
Interior sofisticado
O interior ficou mais sofisticado e confortável, com ambiente em tom cinza mais escuro e quatro novas padronagens de revestimento: Acapulco e Nazca (versão básica e Fly), Amsterdam e Zurique (versão Pulse). Modernas e bonitas, elas contribuem para a percepção de qualidade e conforto na cabine, que é reforçada também pelos painéis de porta, revestidos em tecido em todas as versões.
O quadro de instrumentos exibe novo grafismo, de visual moderno e efeito 3D. A iluminação branca, com função “always on” (sempre ligada), garante ótima visibilidade em qualquer hora do dia e acrescenta um toque “high tech”. Na versão Pulse, o painel vem também com computador de bordo integrado e acabamento do painel central e aros das saídas de ar na cor Titanium.
Além da função “boas-vindas” para o motorista – os ponteiros vão e voltam quando se liga a chave – o painel traz duas novidades: alerta de manutenção programada e diagnóstico do sistema de injeção e emissões. Um ícone em formato de ferramenta se acende temporariamente para avisar quando o carro atinge a quilometragem ou o tempo previsto para a próxima revisão.
Já o aviso de diagnóstico avisa se houver qualquer mau funcionamento do sistema de injeção, escapamento ou catalisador capaz de aumentar a emissão de poluentes, antecipando-se à norma OBD-BR2, que tornará esse equipamento obrigatório no próximo ano.
“Este item reforça o compromisso da marca com o consumidor e meio ambiente, já que é possível monitorar o veículo para que sempre esteja dentro dos níveis de emissões recomendados pela legislação, evitando gastos inesperados no momento da inspeção veicular“, afirma Antonio Baltar, gerente nacional de Marketing da Ford.
O interior continua a oferecer duas opções de acabamento: em preto na versão básica e Fly e com painel central, aros das saídas de ar, maçanetas da portas e manopla do câmbio na cor Titanium na versão Pulse.
A linha Novo Fiesta 2011 também ganhou duas novas e atraentes cores externas: as perolizadas vermelho Icaraí e azul Maraú, além das sólidas existentes branco Ártico, vermelho Arpoador e preto Ebony, das metálicas prata Enseada e prata Riviera e da perolizada cinza Camburi.

O aprimoramento contínuo na qualidade da linha trouxe um aumento no índice de satisfação dos clientes
O Novo Fiesta 2011, Hatch ou Sedan, é um carro pensado desde o projeto para atender o gosto do consumidor brasileiro. A receita deu certo e foi mantida no desenvolvimento desta geração, que reforça a sintonia com os desejos dos clientes. Eles foram ouvidos para aprimorar os atributos mais valorizados do veículo e orientar a sua evolução.
         Todo o trabalho de design e engenharia da linha 2011 foi feito pelo time da Ford no Brasil, no Centro de Desenvolvimento Global de Produtos do segmento B em Camaçari, na Bahia. O programa contou também com o suporte do Campo de Provas da Ford em Tatuí, SP, onde foram realizados todos os testes veiculares que asseguram maior qualidade aos produtos.
O projeto, iniciado em outubro de 2007, envolveu 4.600 horas de simulações em computador. Também foram desenvolvidos mais de 500 testes de componentes e sistemas veiculares realizados em laboratórios, campos de provas e fornecedores para o aprimoramento de performance, arrefecimento, segurança, ruídos e vibrações, entre outros itens. A aerodinâmica foi desenvolvida em túnel de vento nos Estados Unidos.
Rigorosos testes de durabilidade veicular acelerada garantem a integridade e a eficiência do veículo para uma rodagem equivalente a 240.000 km, ou 10 anos de uso normal. Todo o trabalho foi cercado de validação de produção e auditorias de qualidade constantes para garantir 100% de aderência aos padrões de qualidade do produto.
 

Crescimento na satisfação
 “O Novo Fiesta 2011 é um carro pensado com foco total no cliente, em sintonia com as tendências do mercado e o DNA da marca. Ele foi desenvolvido de acordo com as necessidades do consumidor e com os atributos que ele mais valoriza no produto: o design, o prazer de dirigir, o conforto e o espaço interno”, diz Rafael Croppo, engenheiro-chefe do Programa.
Nesse ponto, a linha Novo Fiesta tem mostrado uma evolução expressiva. Desde o lançamento ela atingiu um crescimento significativo no índice de satisfação, que reflete o constante investimento da Ford na qualidade do produto. O aprimoramento do pacote acústico tornou o interior mais silencioso, um dos melhores em relação a seus competidores. Entre as ações que contribuíram para isso se incluem mudanças em componentes do painel, nos trincos das portas, nas travas dos bancos, na fixação da cobertura do porta-malas do Sedan, no amortecedor traseiro, no alternador e a aplicação de manta asfáltica nas caixas de rodas.
“Temos equipes especializadas que trabalham no aprimoramento de cada atributo do veículo, de forma integrada, sempre a partir das pesquisas com os clientes”, explica Croppo.

Referência em dirigibilidade
O Novo Fiesta Hatch e Sedan têm um comportamento dinâmico que se tornou referência no segmento. Além do desempenho de seus dois motores RoCam Flex, 1.0 e 1.6,  isso se deve ao acerto de chassi e direção, complementado pela harmonia entre os diferentes aspectos de interação do motorista com o veículo: progressividade dos pedais do freio, acelerador, embreagem, resposta da direção e do câmbio.
A qualidade também é um dos pilares da Ford e a marca tem obtido resultados expressivos nesse aspecto em todo o mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, a Ford é uma das líderes do mercado, como mostra o J.D. Power, organismo independente que avalia a qualidade dos veículos e divulga os dados publicamente.
No Brasil, não é diferente, e a Ford utiliza os mesmos métodos e indicadores, tanto internamente como na cadeia de fornecedores. Junto com o crescimento no índice de satisfação dos clientes da linha Novo Fiesta, os reparos em garantia são outro índice que mostra essa evolução, com uma queda acentuada nos últimos quatro anos.

A oferta de itens de série e opcionais da linha Novo Fiesta torna mais acessível a compra de versões completas, tanto no Hatch como no Sedan
Em todas as versões, a linha Novo Fiesta 2011 tem preços extremamente competitivos em comparação aos seus principais concorrentes, principalmente se considerados o custo total de manutenção e a ampla oferta de equipamentos. Ela chega com preço a partir de R$29.900 no modelo Hatch 1.0, sendo que a versão completa, com ar condicionado, direção, vidros e travas elétricas sai por              R$ 35.510. O Novo Fiesta Sedan 1.6 completo, com ar condicionado, direção, vidros e travas elétricas, custa R$ 41.210.
O nível superior de equipamentos é uma das vantagens do Novo Fiesta que foi ampliada na linha 2011, com a oferta de novos itens. Eles são os únicos do segmento que vêm equipados de série, em todas as versões, com travas elétricas e controle remoto para abertura das portas, do porta-malas e botão localizador, alarme perimétrico, travamento automático das portas a 15 km/h e abertura elétrica do porta-malas no painel, além de banco do motorista com ajuste de altura, luz de cortesia com temporizador e alerta de manutenção programada. “Além de proporcionar mais conforto ao cliente, estes itens são muito valorizados pois reforçam a segurança dos condutores e passageiros e trazem valor agregado ao produto“, afirma Lúcíola Almeida, gerente de Marketing do Produto da Ford.
A linha oferece duas versões – Fly e Pulse – e mantém o inovador sistema de kits que permite flexibilidade e economia na escolha dos opcionais. A versão Fly agora traz faróis escurecidos, enquanto a versão Pulse ganhou faróis cromados, faróis de neblina e computador de bordo.
 “O computador de bordo traz informações como temperatura externa, alerta de velocidade, autonomia e consumo, e ajuda o motorista a encontrar o modo mais econômico de dirigir. Estes itens reforçam a proposta de carro completo do Kit Pulse, enquanto o kit Class, composto de direção hidráulica, vidros e travas elétricas, ar condicionado e alarme, ressalta a excelente equação de custo benefício da linha”, diz Lucíola Almeida.
Outra novidade é o lançamento do Kit Segurança, composto por freios ABS e airbag duplo, pelo preço de R$2 mil, um dos mais baixos do mercado, o que reforça o compromisso da marca com a segurança do consumidor, tanto na versão 1.0 quanto na 1.6, e auxilia na popularização desses equipamentos
 

Bem equipado
Os modelos Hatch e Sedan do Novo Fiesta 2011 vêm equipados desde a versão básica com: controle remoto para abertura das portas, do porta-malas e botão localizador, abertura elétrica do porta-malas no painel, banco do motorista com ajuste de altura, conta-giros, relógio digital, aviso sonoro de faróis acesos, alerta de manutenção programada, console central parcial, luz de cortesia com temporizador, luz de leitura, espelho de cortesia para o passageiro, espelho retrovisor com ajuste interno, iluminação do porta-luvas, iluminação do porta-malas, porta-objeto no painel, porta-objeto na porta dianteira, porta-revistas no encosto do passageiro, banco traseiro bipartido e rebatível e tanque de combustível de 54 litros
Externamente, vem com faróis dianteiros com dupla parábola e acabamento escurecido, antena no teto, pneus 175/65 R14, vidros verdes e para-choques pintados na cor da carroceria.
A preocupação com a segurança é reforçada pela presença de: travas elétricas, alarme perimétrico, travamento automático das portas a 15 km/h, luz elevada de freio, cinto de segurança dianteiro com ajuste de altura, encosto de cabeça dos bancos ajustáveis, alça de segurança dianteira, para-brisa laminado, sistema antifurto Ford PATS e Air Bags, como opcional.

Versões e Kits
A versão Fly é composta de: faróis escurecidos, aquecedor, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, preparação para instalação de rádio, quatro alto-falantes, forro lateral do porta-malas, cintos de segurança traseiros retráteis, espelho de cortesia para o motorista e alças de segurança traseiras.
A versão Pulse vem com: faróis cromados, faróis de neblina, computador de bordo, maçanetas, molduras laterais, espelhos retrovisores e régua do porta-malas na cor do veículo, calota Pulse, painel central, maçanetas internas e anéis das saídas de ar com acabamento na cor Titanium, console central com porta-objetos e luz de leitura dianteira direcional.
 

São sete os kits de equipamentos disponíveis na linha:
*        Kit Somma: ar condicionado, por R$2.800, uma solução para os clientes que vivem em regiões mais quentes.
*        Kit Neo: vidros elétricos dianteiros, por R$1.700, que atende as necessidades dos clientes dos grandes centros, reforçando a constante preocupação da marca com praticidade e segurança.
*        Kit Prestige: direção hidráulica e vidros elétricos dianteiros, por R$3.120, uma opção para os clientes das regiões mais frias que fazem questão de um carro completo, sem o ar condicionado.
*        Kit Class: ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e adesivos Class, por R$5.250, com os itens mais valorizados pelo cliente.
*        Kit My Connection: CD-player com MP3, Bluetooth, entrada USB e para iPod, por R$1.100, um sistema de som de ultima geração.
*        Kit Performer: rodas de liga leve de 14”, por R$900, um toque adicional de estilo e design.
*        Kit Segurança: freios ABS e air bag duplo, por R$2.000, direcionado para  aqueles que prezam por qualidade, segurança e excelente custo benefício.
A linha Novo Fiesta 2011 apresenta uma vantajosa relação custo-benefício, tanto no preço de compra como na manutenção ao longo de sua vida útil. É mais econômica que os concorrentes nos itens mais relevantes ao bolso do consumidor, seja no custo de peças (cesta básica da Anfavea), revisões e seguro, ou mesmo no valor de revenda. Considerando dados da tabela FIPE dos modelos em 2007 e dos mesmos veículos no fechamento de 2009, o Novo Fiesta foi o modelo com a menor desvalorização da categoria.
O fato de vir equipado de série com trava elétrica, alarme e código eletrônico antifurto reforça a questão da segurança, além de ser um grande fator para redução do preço do seguro. E para ressaltar ainda mais esta vantagem competitiva, a Ford fez uma parceria com a Mapfre Seguros para o lançamento da linha Novo Fiesta 2011 com a oferta de um seguro sem perfil de condutor que garante valores ainda mais competitivos.
         “A proposta da linha Novo Fiesta é oferecer o melhor custo-benefício da categoria, englobando desde preço e opcionais do veículo, até um baixo custo de manutenção”, diz Lucíola. “E custo de manutenção vai muito além do preço de uma peça. Diz respeito ao valor do seguro, garantia e preço das revisões”.
A Ford foi a primeira a lançar a revisão com preço fixo na sua rede de distribuidores. Em qualquer lugar do Brasil, o cliente sabe quais são os itens obrigatórios e quanto vai gastar em cada revisão e ainda pode parcelar o valor em quatro prestações sem acréscimo.Os valores são os seguintes: 1ª revisão, 4 x R$41,00; 2ª revisão, 4 x R$53,00; 3ª revisão 4 x R$74,00; e 4ª revisão, 4 x R$150,00.
 
 
 
 
 
Responsável por 40% das vendas da marca no País, a linha Novo Fiesta dobrou de volume desde o lançamento
O Novo Fiesta apresenta um crescimento constante desde o lançamento no Brasil, em 2002. Suas vendas mais que dobraram no período de 2003 – seu primeiro ano completo no mercado – até 2009, quando somaram 115.000 unidades. Em março deste ano, atingiram o recorde de 15.900 unidades, sendo 10.900 do modelo Hatch e 5.000 do Sedan. A linha representa hoje 40% das vendas da Ford no Brasil e a expectativa é crescer mais 13% em 2010. O mix de modelos da família é composto em 60% pela versão Hatch e 40% pela Sedan.
 “Além do bom desempenho nacional, os automóveis Novo Fiesta se tornaram destaque de vendas em algumas das principais regiões do mercado brasileiro, como São Paulo, Nordeste e Rio de Janeiro, onde superam concorrentes tradicionais e mostram a sua força. O Sedan 1.6, por exemplo, é um dos modelos de destaque pelo custo-benefício imbatível dentro da categoria”, diz Antonio Baltar, gerente nacional de Marketing da Ford.
O Novo Fiesta marcou a virada da Ford no Brasil, com uma proposta inovadora dentro do maior segmento do mercado. Foi o primeiro modelo produzido na moderna fábrica de Camaçari, na Bahia. Já vendeu mais de 660 mil unidades e trouxe constantes novidades para o mercado. Em 2004, fez o lançamento simultâneo da versão Sedan e do motor 1.6 Flex. Em 2006, introduziu a motorização 1.0 Flex. A segunda geração do modelo chegou em 2007, ano em que foi lançada também a versão Trail. Agora, apresenta mais um marco importante nessa trajetória de evolução, reforçando os principais atributos responsáveis pelo seu sucesso.
De 2007 a 2009, o mercado automobilístico brasileiro cresceu 28% e chegou a 3,158 milhões de unidades. Os carros respondem por 77% da indústria e, dentro dessa categoria, o segmento B de modelos compactos –  do qual o Novo Fiesta faz parte – representa sua maior fatia (também 77%), com 1,868 milhão de unidades.
 
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