TITULO
Auto Review Lançamentos > Novo Renault Logan
Novo Renault Logan



O Renault Logan chegou ao Brasil para satisfazer as necessidades dos consumidores que precisavam de um carro de tamanho médio, mas com preço de compacto. Para isso, apresentou atributos inigualáveis em seu segmento: espaço interno e porta-malas maiores que o de seus concorrentes; mecânica robusta, pensada para as condições de rodagem brasileiras; baixo custo de manutenção e três anos de garantia total de fábrica.
Agora, o Novo Logan tem tudo isso e muito mais: o veículo foi redesenhado, e as linhas predominantemente angulares deram lugar a formas mais suaves e harmônicas, o que não significa abrir mão da robustez presente em seu projeto. O painel de instrumentos ficou igualmente mais moderno e sofisticado. A ergonomia foi melhorada, assim como o acabamento, a partir da adoção de materiais mais nobres. Completando o “pacote” de novidades, o Novo Logan está mais silencioso, graças às melhorias realizadas no isolamento acústico.
Boa parte dessas evoluções teve a contribuição decisiva dos clientes, que participaram de pesquisas e clínicas feitas pela Renault do Brasil, preocupada em aperfeiçoar cada vez mais o produto. “O Logan tem qualidades que o diferenciam dentro de seu segmento. Nossa intenção foi manter os pontos positivos do automóvel, tais como: espaço interno e conforto, além de melhorar outros quesitos. Tudo sem alterar o preço. O Logan continua tendo características de sedã médio, mas preço de carro compacto”, afirma Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil e Diretor Geral da Renault Mercosul.
As novidades devem tornar o Novo Logan ainda mais atrativo, contribuindo para que um número cada vez maior de clientes o inclua na lista de compras. Em 2009, o automóvel da Renault teve 5% de participação no mercado brasileiro de sedãs compactos. Em 2010, a previsão é de 7%, o que significa 35 mil unidades ao ano.


Duas opções de motorizações bicombustíveis
O Novo Logan está disponível com dois motores e duas versões de acabamento: 1.0 16V Hi-Flex (Authentique e Expression) e 1.6 8V Hi-Torque (Expression). Ambos os propulsores aceitam álcool ou gasolina em qualquer proporção e são caracterizados pela resistência mecânica, economia e baixo custo de manutenção.
A suspensão, por sua vez, foi desenvolvida especificamente para as condições de rodagem do Brasil e está apta a enfrentar situações severas sem sacrificar a segurança e o conforto de motorista e passageiros.
Comparado ao modelo anterior, ao dirigir o Novo Logan o motorista perceberá que o veículo ficou mais silencioso, devido a várias melhorias realizadas no isolamento acústico do habitáculo e em componentes específicos. Essas melhorias foram introduzidas para atender as solicitações dos clientes.


Espaço de carro grande
O Novo Logan continua tendo muito mais espaço que seus concorrentes. O modelo é o único da categoria capaz de levar cinco pessoas sem aperto, graças à distância entre-eixos privilegiada. O automóvel da Renault leva vantagem também na altura e na largura, com isso, sobra mais espaço para os ombros e cabeças dos ocupantes. Até pessoas com 1,90 m conseguem se acomodar com conforto no banco de trás.
Com 510 litros de capacidade e tampa com ampla abertura, o porta-malas supera o dos concorrentes. Considerando o perfil dos consumidores do Novo Logan, trata-se de um importante atributo presente no carro, conferindo mais versatilidade ao veículo.
Novo Logan contará com garantia total de fábrica de três anos
Além de suas generosas dimensões externas e internas, que supera às de seus concorrentes diretos e de alguns veículos do mercado médios (M1), e do design mais moderno e robusto, o Novo Renault Logan continuará a contar com um dos mais importantes e exclusivos diferenciais do seu antecessor: a garantia total de fábrica de três anos ou 100.000 quilômetros (o que primeiro ocorrer).
Christian Pouillaude, Vice-Presidente Comercial da Renault do Brasil, explica que disponibilização de uma garantia total de fábrica de 36 meses traz como benefício principal ao cliente: o alto valor de revenda do veículo no mercado de carros com até três anos de uso, já que uma garantia de 36 meses contribui para uma menor depreciação do Renault Logan. “Quem vende tem o trunfo do resíduo da garantia e quem compra o carro usado pode usurfruir da cobertura e das vantagens da revisão nas autorizadas da marca”, conclui o executivo.


Manutenção que cabe no bolso
Com a certeza da robustez mecânica e da qualidade de construção, o Novo Renault Logan tem como diferencial os três anos de garantia total de fábrica. O baixo custo de manutenção fica evidente quando são verificados os números: manter o Novo Logan custa apenas R$ 1 por dia.
Outros dois benefícios são os programas “Revisão com Preço Fechado” e “Pacote de Preço Fechado”, que permitem os proprietários saberem com antecedência quanto gastarão com peças e mão-de-obra.
Além disso, o fato do Novo Renault Logan contar com uma garantia total de fábrica de 36 meses, contribui de forma significa para desmistificar a imagem de que os modelos Renault possuem custos de manutenção / reparação elevados, além de atestar o alto nível de qualidade dos produtos produzidos pela empresa no País.
A tranquilidade é assegurada pela ampla rede de concessionárias da Renault no Brasil, que, atualmente, conta com 169 pontos de vendas e também pelo “Renault Assistance” serviço de socorro e atendimento emergencial, que funciona 24 horas por dia, no Brasil e outros países da América do Sul.
Qualidades não faltam ao Novo Logan para que o veículo continue crescendo em volume vendas e em participação no mercado nacional. Segundo André Bassetto, Gerente de Marketing Produto da Renault do Brasil, os consumidores do Novo Logan, em geral, são clientes que compram um carro avaliando, principalmente, os custos e benefícios do produto. Espaço interno, porta-malas, preço, robustez e confiabilidade mecânica, nível de equipamentos e a garantia de três anos - um diferencial no segmento - são fatores decisivos na hora do fechamento do negócio. “A maior parte dos compradores são casais com filhos, com necessidade de generoso espaço para bagagens”, completa.
André Bassetto acredita que o Novo Logan, além de fidelizar o cliente atual do modelo, também atrairá novos consumidores. “Além de oferecer um modelo com um novo desenho e mantendo os mesmos atributos já consagrados no atual Logan, trabalhamos intensamente no desenvolvimento de uma política de preços sugeridos e de financiamentos, que atrairão ainda mais novos compradores para o Novo Logan”, explica o executivo.
Em 2009, o Renault Logan teve 5% de participação no mercado brasileiro de sedãs compactos. Para este ano, a previsão é de 7%, o que significa um volume de 35 mil unidades ao ano.
O segmento de sedãs compactos vem apresentando crescimento constante desde 2005. E, em 2009, representou 20% do volume total do mercado nacional de veículos de passeio. “O Novo Logan é o produto ideal para disputar esse concorrido e importante segmento do mercado, já que ele combina, de maneira harmônica, preço acessível, com amplo espaço interno e elevado nível de robustez”, afirma André Bassetto.


Duas versões de acabamento e duas opções de motorização
Fabricado no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, no Paraná, o Novo Logan está disponível no mercado nacional com dois tipos de motores e duas versões de acabamento: 1.0 16V Hi-Flex (Authentique e Expression) e 1.6 8V Hi-Torque (Expression).
Em ambas as motorizações, o Novo Logan contará com os benefícios e a comodidade que a garantia total de fábrica de três anos proporciona aos seus proprietários e que foi, ao lado do amplo espaço interno e da robustez do seu conjunto mecânico, um dos mais importantes e exclusivos diferenciais do seu antecessor. 
Os modelos com motor 1.0 devem responder por 60% do mix de vendas. Por conta disso, já na versão de entrada (Authentique 1.0 16V Hi-Flex), o Novo Logan conta com itens de série importantes como pára-choques na cor da carroceria, conta-giros, rodas de aro 14”, alarme sonoro de advertência de luzes acesas, porta-copos no console central dianteiro e terceira luz de freio (“brake-light”).
A versão de acabamento Expression, topo de linha, conta com ainda mais itens de série, como desembaçador de vidro traseiro; banco do motorista com regulagem de altura; manopla do câmbio, maçanetas internas e saídas de ar com acabamento na cor alumínio; painel interno das portas com revestimento em tecido; frisos laterais na cor da carroceria e iluminação no porta-malas e no porta-luvas.
Para os consumidores que não abrem mão de segurança e conforto, os “pacotes” de opcionais dão ao Novo Logan nível de equipamentos de automóveis de categoria superior: condicionador de ar, direção servo-assistida, volante com regulagem em altura, vidros com acionamento elétrico na dianteira, travamento das portas a distância, sistema CAR (trava as portas automaticamente quando o carro atinge 6 km/h), faróis de neblina, computador de bordo estão no “Pack Conforto”.
O “Pack Segurança”, por sua vez, inclui bolsas de ar duplas (airbags), freios anti-bloqueio (ABS), volante revestido em couro, três apoios de cabeça traseiros e cinzeiro móvel - que pode ser posicionado no console de acordo com a necessidade do usuário. Já o “Pack Conforto 2” traz ainda vidros traseiros elétricos (com botões de acionamento nas portas), retrovisores elétricos pintados na cor da carroceria, alarme e rádio MP3 com comando satélite na coluna de direção, proporcionando mais conforto e segurança ao motorista, que não precisa tirar as mãos do volante para operar o som.
O cliente ainda pode optar por equipar o Novo Logan com roda de liga leve aro 15”, em conjunto com os itens do “Pack Conforto 2”.
As mudanças no Novo Logan deixaram o sedã muito mais moderno e com visual requintado. As linhas originais predominantemente angulares deram lugar a formas mais suaves e arredondadas, numa nítida evolução estética. O modelo ganhou 3,9 centímetros de comprimento, por conta dos novos pára-choques e agora mede 4,29 metros. No interior, um visível salto de qualidade, com melhorias de acabamento e adoção de novos materiais.
Pára-choques, grade frontal, faróis, lanternas traseira, tampa do porta-malas e interior foram totalmente modificados. O Novo Logan, no entanto, manteve as linhas limpas. Não há excessos nem detalhes desnecessários em sua carroceria. O conjunto continua sugerindo robustez, que é uma das características marcantes do modelo.
O Designer-Chefe do Renault Design América Latina (RDAL), Vincent Pedretti, lembra que o automóvel já nasceu como sedã, diferentemente de modelos derivados de outras configurações de carroceria. “Sem a necessidade de adaptação do porta-malas (terceiro volume), ficou mais fácil racionalizar o espaço interno”, explica o responsável pelo centro de desenvolvimento e estilo instalado no Brasil.
O especialista lembra que as mudanças promovidas no Novo Logan, sobretudo no interior, contaram com a participação de profissionais brasileiros, com o intuito de adequar o carro ao gosto dos consumidores locais. “As tonalidades e cores usadas no interior, bem como a padronagem dos tecidos, o quadro de instrumentos - onde estão conta-giros e velocímetro - e outros detalhes na carroceria levaram em conta a preferência do mercado nacional”, acrescenta. 
Para Pedretti, o Novo Logan ficou bem mais elegante, e itens como frisos cromados na dianteira e na tampa do porta-malas contribuíram para isso. “Detectamos que os clientes queriam um automóvel com aparência mais sofisticada e dinâmica, o que serviu de base para as mudanças”, justifica.



Mais harmonia nas linhas externas
A dianteira do Novo Logan foi totalmente reformulada com a adoção de ampla grade frontal formada por filetes horizontais na cor cinza. Sobre a grade, chama a atenção um friso cromado, presente em todas as versões do modelo. Os faróis, de forma trapezoidal, ficaram maiores, englobando no mesmo conjunto óptico as luzes indicativas de direção. Na versão Expression, os faróis de neblina trazem moldura com acabamento preto.
A traseira, por sua vez, ganhou nova tampa do porta-malas, com spoiler integrado. O pára-choque, que aloja a placa, foi redesenhado, assim como as lanternas, de formato predominantemente vertical. A versão Expression ainda apresenta um elegante friso cromado na extremidade da tampa do porta-malas como diferencial.
Lateralmente, o Novo Logan mantém o visual imponente. A versão Expression agregou novos elementos visuais que remetem à sofisticação, como frisos laterais e maçanetas na cor da carroceria, assim como os retrovisores, quando estes forem elétricos. A chamada “coluna B” (entre as portas dianteiras e traseiras) tem acabamento adesivo em preto fosco. As portas preservam grande ângulo de abertura para facilitar o acesso e a saída dos passageiros.
Sete opções de cores estarão disponíveis para o Novo Logan, das quais duas sólidas (Vermelho Vivo e Branco Glacier) e cinco metálicas (Preto Nacré, Cinza Acier, Bege Angorá, Azul Crepúsculo e Prata Etoile).



Evolução significativa no interior
A cabine do Novo Logan também traz mudanças importantes. A exemplo da carroceria, o painel ficou mais atual, com destaque para a melhoria do acabamento e dos materiais utilizados em sua produção. Plásticos e tecidos de padrão superior deixam claro a evolução de qualidade obtida pelo modelo.
Atendendo a sugestões dos clientes, os botões de acionamento dos vidros elétricos foram instalados nas portas, tornando a operação do equipamento muito mais fácil e acessível. Por falar em portas, a forração interna passa a ser feita com nova padronagem de tecido, e os puxadores foram reformulados: ficaram maiores e mais fáceis de serem acessados.
Na versão Expression, o interior apresenta requintes, como manopla de câmbio, maçanetas internas e saídas de ar com acabamento na cor alumínio. O volante, que opcionalmente pode ser revestido de couro, traz o logotipo Renault cromado.
O quadro de instrumentos apresenta novo grafismo. A iluminação na cor âmbar foi mantida, assim como os indicadores digitais de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento.



Espaço traduzido em números: Novo Logan leva cinco pessoas sem aperto
Apesar de ser um modelo compacto, o Novo Logan é mais espaçoso que muitos sedãs médios à venda no País. A distância entre-eixos (distância entre os eixos das rodas da frente e de trás) é de 2,63 metros, maior que a encontrada em veículos de segmentos superiores, como o Toyota Corolla, o que garante amplo espaço interno.
Com 1,740 metro, o Novo Logan é ainda 28 mm mais largo que Ford Focus e Chevrolet Vectra. Os passageiros de trás agradecem: o modelo da Renault é o único de sua categoria a levar cinco pessoas com conforto e sem aperto, pois sobra espaço para os joelhos e para a cabeça. O Novo Logan também é o mais alto da categoria, com 1,534 metro.
A boa largura é sentida também por quem vai nos bancos da frente, já que o espaço para os ombros é bem melhor que o proporcionado pelos concorrentes. Os ocupantes dos assentos traseiros contam com dois cintos de segurança de três pontos, instalados nas laterais, e um sub-abdominal no centro.
No quesito porta-malas, o Novo Logan também vence de goleada os adversários. Sua capacidade de carga é de 510 litros, contra 439 litros do Prisma, 432 do Ford Fiesta Sedan e 490 litros do Volkswagen Voyage.
A preocupação da Renault do Brasil ao desenvolver o Novo Logan foi de zelar pela manutenção simples e acessível do modelo. Por isso, o veículo chega ao mercado brasileiro com duas opções de motorização bicombustíveis: 1.0 16V Hi-Flex e 1.6 8V Hi-Torque.  Ambos já conquistaram a confiança dos consumidores brasileiros pela eficiência e resistência mecânica.
O motor 1.0 16V Hi-Flex rende 77 cv (álcool) e 76 cv (gasolina) de potência máxima a 5.850 rpm, gerando 10,1 Kgfm de torque máximo, sendo que 80% desse valor já está disponível a partir de 1.500 rpm. Para acelerar de zero a 100 km/h, o modelo precisa de apenas 14,2 segundos (álcool) e de 14,3 segundos (gasolina)
Já o motor 1.6 8V Hi-Torque produz 95 cv de potência máxima com álcool e 92 cv com gasolina. Uma das características deste propulsor é, como o nome indica, a oferta de torque em baixas rotações: são 14,1 mkgf (álcool) e 13,7 mkgf (gasolina) a 2.850 rpm, faixa de rotação mais utilizada pelos motoristas brasileiros. A apenas 2.500 rpm, é bom que se diga, 95% da força já está disponível. A velocidade máxima é de 175 km/h (álcool) e 173 km/h (gasolina), e a aceleração de zero a 100 km/h é feita em 11,8 segundos (álcool) e 12,2 segundos (gasolina).
Ambos os propulsores são dotados de acelerador eletrônico, sem cabos ou conexões mecânicas. Com esse tipo de solução, o acionamento da borboleta do sistema de alimentação é feito por meio de sensores eletrônicos. Além disso, vale ressaltar que o motor está resguardado por um protetor de cárter reforçado, de série, e a caixa de câmbio conta com vedação adicional contra poeira. Providências tomadas após exaustivos testes de rodagem em condições as mais severas. Para chegar ao mercado nacional, o Logan teve antes que rodar 1 milhão de quilômetros.



Sem medo dos buracos
A suspensão do Novo Logan foi desenvolvida especificamente para as condições de rodagem do Brasil. O resultado foi um conjunto simples, porém robusto, capaz de enfrentar situações adversas sem sacrificar a segurança e o conforto de motorista e passageiros. A eficiência da suspensão já rendeu o reconhecimento dos consumidores e também da mídia especializada.
A versão Expression 1.6 8V Hi-Torque traz rodas de aro 15”. Opcionalmente, elas podem ser de liga leve. Os modelos com motor 1.0 16V Hi-Flex apresentam rodas aro 14”. O Novo Logan é equipado com os pneus mais largos do seu segmento: 185/70 R14 na motorização 1.0 16V Hi-Flex; e 185/65 R15, na versão 1.6 8V Hi-Torque, o que propicia mais aderência e estabilidade nas curvas.
Os freios são a disco na dianteira e tambor na traseira, que, a partir de agora, passa a contar com sistema anti-bloqueio (ABS) como item opcional nas duas opções de motori disponíveis (1.0 16V Hi-Flex e 1.6 8V Hi-Torque).
O Novo Logan é um dos poucos modelos do segmento a contar com uma válvula compensadora de frenagem. Este dispositivo, que integra a lista de equipamentos de série do modelo, regula de forma eficaz a distribuição da força da frenagem em função da carga do veículo entre os freios dianteiro e traseiro. Significa dizer que, seja vazio, com apenas o motorista, ou cheio, com cinco pessoas e bagagem, o Novo Logan é capaz  de distribuir sua capacidade de frenagem com a mesma eficiência e segurança.
O Novo Logan é equipado com caixa de câmbio manual de cinco marchas. O conjunto é produzido pela Renault na fábrica Cormecânica, no Chile, e é caracterizado pelos engates macios e precisos.



Seguro para a família
O monobloco do Novo Logan está assentado em uma plataforma de concepção moderna e com alta dose de tecnologia. Derivada da plataforma B da Aliança Renault-Nissan, a base se caracteriza pelo alto grau de rigidez torcional.
A carroceria conta com zonas de deformação programada, que absorvem energia no caso de uma colisão, e dissipam seus efeitos para manter o compartimento dos passageiros intacto. A plataforma apresenta reforços estruturais na dianteira, na traseira e nas laterais e é dotada de recursos para impedir a intrusão dos componentes mecânicos no habitáculo. A zona de descanso dos pés na dianteira do veículo também é reforçada por chapa de aço de alta rigidez.
Outra solução para preservar a integridade física dos ocupantes é a estrutura em forma de colméia do painel de instrumentos, responsável por absorver a energia cinética em colisões e proteger os joelhos dos passageiros.
O Novo Logan conta ainda, como opcional, com bolsas de ar duplas (airbags), para motorista e passageiro, que contribuem para a proteção dos ocupantes dos bancos dianteiros em casos de impactos



Fabricado no Brasil
O Novo Renault Logan é fabricado na unidade de veículos de passeio do Complexo Ayrton Senna, parque industrial da marca em São José dos Pinhais, Paraná. No complexo também são produzidos os modelos Sandero, Sandero Stepway, Mégane Sedan, Mégane Grand Tour, Scénic e Novo Master, além dos modelos Nissan Frontier, Livina e Grand Livina, estes últimos no âmbito da Aliança Renault-Nissan. As unidades do Novo Logan produzidas no Brasil destinam-se ao abastecimento do mercado local e para exportação rumo a países latino-americanos.
O Novo Logan começa a ser comercializado no Brasil preservando um importante e inédito diferencial dentro do seu segmento. Continua a ser o único sedã compacto feito no País a contar com 36 meses de garantia total de fábrica. Este benefício foi possível devido a sua característica de construção, marcada pela simplicidade aliada à durabilidade, robustez e facilidade de manutenção.
Com revisões programadas em intervalos de 10.000 quilômetros, manter o Novo Renault Logan em ordem custa menos de R$ 1 por dia, ao longo dos três anos de garantia original. Para se chegar a esse valor, basta dividir o custo total do programa de manutenção prevista pela fábrica pelo número de dias que formam os três anos, com base no fato de que o motorista brasileiro roda em média 45 mil quilômetros em três anos com seus automóveis
A Renault mantém para o Novo Logan os benefícios dos programas “Revisão com Preço Fechado”, que abrange a manutenção; e “Pacote de Preço Fechado”, que reúne os principais itens de desgaste, como pastilhas de freios, amortecedores e palhetas dos limpadores de pára-brisa. Esses dois sistemas permitem aos clientes saberem de forma antecipada quanto gastarão para a realização de reparos, já que os preços sugeridos desses dois pacotes incluem os valores de peças e mão-de-obra. 

Garantia total de fábrica de três anos
Além de suas generosas dimensões externas e internas, que supera às de seus concorrentes diretos e de alguns veículos do mercado médios (M1), e do design mais moderno e robusto, o Novo Renault Logan continuará a contar com um dos mais importantes e exclusivos diferenciais do seu antecessor: a garantia total de fábrica de três anos ou 100.000 quilômetros (o que primeiro ocorrer).
Christian Pouillaude, Vice-Presidente Comercial da Renault do Brasil, explica que disponibilização de uma garantia total de fábrica de 36 meses traz como benefício principal ao cliente: o alto valor de revenda do veículo no mercado de carros com até três anos de uso, já que uma garantia de 36 meses contribui para uma menor depreciação do Renault Logan. “Quem vende tem o trunfo do resíduo da garantia e quem compra o carro usado pode usurfruir da cobertura e das vantagens da revisão nas autorizadas da marca”, conclui o executivo.

Renault Assistance garante a tranquilidade
A exemplo dos demais modelos da Renault do Brasil à venda no mercado nacional, o Novo Logan também oferece os benefícios do Renault Assistance, serviço de socorro e atendimento emergencial, que funciona 24 horas por dia, no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.
Em caso de acidente, pane elétrica ou mecânica, pneu furado ou localização do veículo pela polícia após furto ou roubo, há envio de socorro mecânico para que o automóvel seja reparado no próprio local. Caso esse reparo imediato não seja possível, é providenciado o reboque do veículo até a concessionária mais próxima. Mais informações podem ser obtidas com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelo telefone 0800 055 5615 (ligação gratuita) ou pelo site.
A Renault do Brasil conta com uma rede de 169 pontos de vendas posicionados estrategicamente em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. A empresa adota um moderno sistema de armazenagem e distribuição de peças, com dois grandes armazéns: um em Jundiaí (SP), com capacidade para estocar 31 mil componentes, e outro em São José dos Pinhais (PR), com mais de 12 mil itens. O sistema de logística permite que o estoque necessário de peças seja enviado diariamente a todos os concessionários do País, atendendo ao cliente no menor tempo possível. 

Ampla linha de acessórios
O proprietário que quiser incrementar seu Novo Logan terá uma ampla linha de acessórios à disposição na rede de concessionárias Renault em todo o País. Além de itens com funções estéticas, como rodas de liga leve com desenho exclusivo, soleiras de portas e ponteira esportiva de escapamento, há componentes que ampliam o conforto e a segurança dos ocupantes do veículo, como alarme, DVD portátil e kit viva-voz.

 
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis