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Iveco Stralis NR |
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Florianópolis – SC -Para o segmento de caminhões pesados acima de 45 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) a Iveco lança a nova família Iveco Stralis NR (New Range), projetada com a participação de clientes da marca em um exemplo perfeito de integração entre a exigente voz do mercado e a capacidade de desenvolvimento de uma montadora de caminhões. Essa estreita colaboração transformou o cavalo mecânico Iveco Stralis - que já era reconhecido como um dos melhores da categoria - no modelo mais produtivo e de menor custo operacional do mercado em seu segmento.
Agora em três versões, chamadas 460NR, 410NR e 380NR, a nova linha Iveco Stralis NR oferece 460cv, 415cv e 380cv de potência, respectivamente, além de entregar o maior torque em suas faixas de potência, com superior economia de combustível (que pode ser instantaneamente conferida pelo novo econômetro, instalado no painel). No caso da versão de 460cv (o mais possante caminhão pesado da marca na América Latina), o torque chega a 2.250 Nm, o mais elevado entre caminhões de potência similar.
Todos os modelos vêm equipados com uma nova transmissão ZF, com nova relação de marchas e direct drive, reduzida e otimizada para as aplicações do transporte brasileiro, com mais desempenho e menor consumo (a versão overdrive continua como opcional). O sistema de troca de marchas foi redesenhado e ficou 40% mais macio que o anterior. Mais leve que a de um automóvel, a embreagem é inédita: foi desenvolvida no Brasil e já tem pedido de patente mundial em andamento. O novo conjunto de freio motor é o mais eficiente de série nesse segmento. E a potência da frenagem pode ser ainda mais eficiente com a adoção do opcional "Intarder", um sistema suplementar de frenagem integrado à transmissão. |
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A nova linha também estreia um inédito sistema de telemetria aberta, chamado "Frota Fácil", que permite o monitoramento do caminhão e do desempenho do motorista, informações necessárias para que o operador tenha total apuração dos custos operacionais. E com a adoção de novas tecnologias de produto e de materiais, a Iveco ampliou os intervalos entre as revisões programadas, conferindo ao Iveco Stralis NR os menores custos de manutenção de seu segmento.
Com três opções de tração (4X2, 6X2 e 6X4), duas de câmbio, quatro de eixo traseiro e cabinas de teto alto e baixo, os novos pesados Iveco permitem mais de 60 configurações diferentes. Combinada com uma ampla gama de opcionais, que inclui "intarder" para maior potência de freio motor, tanque de alumínio de até 900 litros, defletores de ar, a Iveco amplia as possibilidades de customização dos novos Iveco Stralis NR, que, assim, colocam-se como os mais competitivos modelos de seu segmento no mercado nacional. "A Iveco colocou os interesses dos clientes como prioridade no desenvolvimento dos novos Iveco Stralis NR", explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. Os investimentos do projeto NR somaram R$ 23 milhões. O resultado, segundo Mazzu, valeu a pena. "Os Iveco Stralis NR são os extrapesados com a melhor produtividade e o menor custo operacional. Com eles, a Iveco contribui para o sucesso de seus clientes", completa. |
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110 engenheiros, 18 meses, 2 milhões de quilômetros rodados |
"A Iveco queria fazer do cliente um protagonista na criação do novo caminhão", conta Renato Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da Iveco Latin America. Pesquisas do tipo QFD (Quality Function Deployment) foram feitas pelo Brasil com pequenos e médios frotistas e autônomos, com os concessionários Iveco e com os fabricantes de implementos. Depois, cerca de 50 clientes testaram modelos modificados, especialmente nas regiões Sul (conjuntos bitrem e rodotrem em topografia acidentada, que exigem altas curvas de potência e torque) e Centro-Oeste (aplicação severa de bitrem graneleiro). No total, foram mais de 2 milhões de quilômetros de testes em todo o País. "Trata-se do maior teste de campo da história da Iveco do Brasil", diz Mastrobuono.
O trabalho envolveu 110 engenheiros do Centro de Desenvolvimento do Produto da Iveco de Sete Lagoas (MG) e fornecedores. E a nova família nasceu depois de apenas 18 meses de trabalho, em função do sistema de gestão por plataformas de produto da Iveco, que reúnem profissionais das áreas de marketing do produto, compras, custos, qualidade, logística, finanças, manufatura, pós-venda e engenharia. "A plataforma tem autonomia e o time trabalha focado, o que aumenta a flexibilidade e a agilidade", explica o engenheiro Luciano Cafure, gerente da plataforma de veículos pesados da Iveco, responsável pelo projeto NR. |
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O maior torque entre caminhões de potência similar: economia e desempenho |
Com base nas necessidades atuais dos clientes, a Iveco e a FPT desenharam novas e maiores curvas de potência e torque para o consagrado motor Iveco-FPT Cursor 13, de seis cilindros e 13 litros. Tornaram-se mais adequados e, em consequência, mais econômicos nas novas aplicações do transporte brasileiro. "As mudanças garantem maior velocidade de cruzeiro com uma economia de combustível de 5% em relação aos modelos anteriores", afirma Cafure. "E os testes confirmam que passamos a concorrência em economia de combustível e, consequentemente, em menor emissão de poluentes", diz ele. Para tirar proveito da excepcional economia desse Iveco Stralis NR, a Iveco decidiu oferecer, como opcional, tanques de alumínio de até 900 litros. Isso atende às transportadoras que preferem abastecer em suas garagens para um gerenciamento mais efetivo da frota e para evitar que seus profissionais fiquem expostos a roubos na estrada.
A versão Iveco Stralis 420, de 420cv, dá lugar ao Iveco Stralis 460NR, que desenvolve 460cv entre 1.500 a 1.900 rpm, hoje o motor mais potente da Iveco na América Latina. A nova versão entrega um torque máximo de 2.250 Nm entre 1.100 a 1.400 rpm (20% a mais que a versão anterior), o que faz do Iveco Stralis 460NR o modelo com o maior torque entre os caminhões extrapesados na faixa de 440cv a 470cv, segmento em expansão e que representa hoje cerca de 25% do mercado dos extrapesados.
O novo Iveco Stralis 410 NR, por sua vez, é uma evolução do Iveco Stralis 380, de 380 cv. O novo produto sai com 10% a mais de potência, com 415cv, e 12% a mais de torque, com 2.000 Nm entre 1.000 a 1.400 rpm, o que coloca o modelo Iveco no topo do segmento de 380cv a 420cv, segmento que representa cerca de 40% do mercado dos extrapesados.
Para atuar no segmento de entrada dos extrapesados (entre 370cv e 380cv), a Iveco manteve em linha o modelo 380cv, agora batizado 380NR, com 1.800 Nm de torque máximo entre 1.000 e 1.400 rpm. |
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Modelos 460NR e 410NR trazem o melhor freio motor de série da categoria |
As novas e grandes composições de carga pedem não só mais força do motor. Pedem, também, um freio motor de maior potência. O Iveco Stralis NR vem agora equipado com válvula do tipo "borboleta" no sistema de exaustão combinado com o exclusivo freio de descompressão Iveco Turbo Brake (ITB). Esse sistema de freio motor é chamado CEB (Combined Engine Brake). Dessa forma, a potência de frenagem aumentou em 20%, de 347cv para 415cv, dando aos modelos 460NR e 410NR o mais potente freio motor de suas categorias.
Maior potência de frenagem é hoje um importante fator de competitividade, especialmente para os transportadores com atuação em áreas de topografia acidentada. Em descidas de serra, por exemplo, os motoristas que dispõem de freios mais potentes como os que hoje equipam os novos Stralis NR podem trafegar em velocidades um pouco mais altas sem afetar a segurança, garantindo menores tempos de viagem. Outro benefício é evitar o superaquecimento e desgaste de lonas e tambores de freio, o que significa menores custos de manutenção com estas peças. Mesmo com o mais potente freio-motor de série em suas categorias, os Stralis 460NR e 410NR podem ainda ter como opcional na configuração 6x4 o novo sistema ZF Intarder de frenagem auxiliar, integrado à transmissão. O dispositivo amplia em mais 145cv (mais 35%) a potência de frenagem total, totalizando 560cv. Isso garante grande segurança em operações severas (no transporte de produtos perigosos por rodotrem, por exemplo). Além disso, o equipamento, popularmente conhecido como retardador, já vem com freios ABS.
Os benefícios de maior potência e maior torque, além da nova transmissão, é o menor consumo de combustível, que pode ser conferido de forma constante e instantânea, por meio do novo econômetro, instalado como equipamento de série no painel do veículo. Ele auxilia o condutor também a acompanhar a pressão do turbo. Se essa pressão for excessiva, o consumo automaticamente aumenta. Com as duas informações o motorista pode controlar sua condução de forma mais econômica. |
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Nova embreagem é macia como a de um automóvel e já tem patente registrada |
Os modelos de 460cv e 410cv oferecem um inédito sistema de embreagem com esforço de acionamento de 8kg, isto é, a metade do esforço exigido por um caminhão normal e mais macio ainda que um automóvel. Essa façanha é obra do engenheiro Ricardo Coelho, cujo projeto conquistou a primeira patente registrada na matriz italiana da Iveco em nome do Centro de Desenvolvimento de Produto Iveco de Sete Lagoas.
O menor esforço do pedal foi possível com a adoção de um duplo sistema pneumático para atuar de forma auxiliar ao sistema simples normalmente adotado em todos os caminhões. "Quando o primeiro Iveco Stralis NR saiu da linha, o motorista mandou parar a produção, porque achou que a embreagem estava desacoplada", lembra Coelho.
O engenheiro da Iveco inovou também ao desenvolver uma embreagem monodisco mais robusta e com durabilidade superior às embreagens de disco duplo, normalmente utilizadas por alguns caminhões da concorrência nas mesmas aplicações. O "pulo do gato" foi aumentar em 6kg a massa do platô, peça que atua no engate e desengate das marchas. Desenvolvido com a ZF-Sachs, o conjunto era tão original que testes inéditos foram idealizados para comprovar sua eficiência e resistência. A grande durabilidade da peça fez o fornecedor batizá-la de 430HD (heavy duty ou aplicação pesada).
Além disso, o conforto na troca de marchas é ampliado porque todo o sistema de engate foi reprojetado e reduziu em 40% o esforço do motorista com a alavanca de câmbio. Outra vantagem é que, agora, o servo da transmissão já é acionado com 75% do curso do pedal de embreagem. "A combinação de todos esses fatores faz do novo Iveco Stralis NR um caminhão muito mais fácil e gostoso de guiar", diz Luciano Cafure. |
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Nova transmissão e duas opções de eixo traseiro: ampla escolha para o cliente |
A nova transmissão ZF 16S2320TD, tem uma versão direct drive (última marcha direta, de relação de 1:1, mais reduzida), a caixa de câmbio tem agora escalonamento de marchas mais curtas e rápidas e oferece o melhor desempenho em qualquer situação. A versão overdrive (última marcha alongada) permanece como opção. Os novos Iveco Stralis NR oferecem, também, suas duas opções de eixo traseiro: de redução simples (de série) e com redução nos cubos (opcional), esta última ofertada exclusivamente para a configuração 4x2. As possibilidades de configuração perfeita do caminhão de acordo com o perfil de sua utilização é ainda ampliada, porque a linha Iveco Stralis NR oferece duas opções de relação de redução de eixo traseiro (3,40:1 e 3,70:1). |
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Maiores intervalos entre as revisões e redução do custo de manutenção |
"Estamos entre os mais competitivos nesse importante componente do custo operacional dos clientes", afirma Mauricio Gouveia, diretor de Pós-Venda da Iveco Latin America. "Nosso custo de manutenção está abaixo da média praticada pelo mercado em dois anos de manutenções programadas". Seus cálculos se baseiam na comparação dos preços públicos sugeridos pelos concorrentes sobre a cesta básica da Anfavea (óleos de motor, câmbio e diferencial, filtros de ar, de óleo, de combustível, separador de água, antipólen e correia).
Com a maior durabilidade de peças e componentes, a Iveco reduziu quase pela metade o número de revisões em dois anos de utilização do caminhão. A manutenção inicial do Iveco Stralis NR para aplicações bitrens e rodotrens, por exemplo, está agora fixada nos 30.000km. Além disso, as revisões periódicas passam a ser feitas a cada 30.000km.
Além da menor frequência entre as revisões, uma grande economia foi obtida com a utilização de materiais de tecnologia moderna, os novos conjuntos de powertrain (motor-transmissão), otimizados para as condições brasileiras, permitem agora a utilização de óleo semissintético na caixa de câmbio, com durabilidade de até 240.000km. O intervalo para a troca da correia do motor também é 50% maior (90.000km). |
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Iveco Frota Fácil: inédito gerenciador de frota com telemetria aberta e livre |
Uma ferramenta de fácil utilização para o controle e redução do custo operacional das frotas é uma demanda constante dos clientes que participaram do projeto Iveco Stralis NR. Por isso, a Iveco decidiu dar um passo ousado e definitivo nessa área com o sistema Frota Fácil, disponível como opcional em todas as versões do Iveco Stralis NR e que atende a três grandes necessidades surgidas na pesquisa de desenvolvimento do novo caminhão liberdade de acesso aos dados da telemetria do caminhão para gerenciamento da frota; um sistema aberto, não vinculado a um único provedor de serviços, deixando para os clientes a escolha do provedor de sua preferência;um sistema integrado ao caminhão para evitar o retrabalho de adaptação feito hoje pelas empresas prestadoras de serviço, para obter as informações de telemetria. Para os autônomos e pequenos frotistas que não utilizam rastreamento ou monitoramento, o Frota Fácil permite que os dados do módulo sejam carregados em um computador por meio da porta USB instalada no painel do veículo. Por intermédio de um software amigável, eles podem analisar consumo de combustível diário ou média do período, tempo na faixa econômica, velocidade, rotação do motor, frenagens de emergência, etc. Podem acessar, também, a pressão de óleo e superaquecimento do motor. E podem controlar a viagem monitorando histórico de paradas, horas dirigidas, quilometragem total e percorrida, etc. |
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Três modelos, oito versões e mais de 60 configurações disponíveis |
Os três modelos da gama Iveco Stralis NR chegam ao mercado com oito versões. Os modelos 460NR e 410NR vêm em três versões de tração cada: 4x2, 6x2 e 6x4. O Iveco Stralis 380 NR é disponível nas versões 4x2 e 6x2. Os Iveco Stralis NR de 460cv e 415cv são indicados para puxar carretas convencionais de 3 eixos espaçados 6x2 ("vanderleia") em até 53 toneladas de PBTC (peso bruto total combinado); carretas bitrem em 6x2 de até PBTC de 57 toneladas; rodotrem e bitrenzão em 6x4, chegando a PBTC de até 74 toneladas. Já o Iveco Stralis 380 NR é mais indicado para operar com carretas convencionais de 3 eixos em 4x2 e 6x2, podendo chegar também a PBTC de até 57 toneladas. A gama Iveco Stralis NR pode atender a aplicações rodoviárias como graneleiro, carga seca, basculante, baú carga geral, tanque, cegonheiro, baú frigorífico, porta-container, baú lonado (sider), canavieiro, tanque aço inox, entre outros. |
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