Auto Review Lançamentos > Novo CrossFox
Novo CrossFox |
|
|
|
São Paulo - SP - A Volkswagen apresenta a nova geração do CrossFox, o carro que introduziu no mercado brasileiro o conceito do SUC, Sport Utility Compact. O Novo CrossFox, a exemplo do Novo Fox, passou por importantes mudanças no design externo, mantendo sua imagem de robustez e dinamismo e ganhando mais jovialidade e elegância.
O veículo é o segundo modelo da marca produzido no Brasil a adotar a nova linha de estilo global da Volkswagen, introduzida pelo designer Walter de Silva. Ele também teve o interior totalmente novo, passando a oferecer aos ocupantes um ambiente mais aconchegante e confortável.
Segundo o vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Flavio Padovan, o CrossFox é um produto tipicamente brasileiro, que foi muito bem recebido pelos consumidores que buscam no automóvel mais do que um meio de transporte confiável.
O veículo incorpora uma imagem de liberdade e ousadia que, no Novo CrossFox, se associa a um nível de sofisticação e conforto superior, cada vez mais exigido pelos consumidores. Da mesma forma que os utilitários esportivos produzidos pela Volkswagen na Europa, o Novo CrossFox prova que é possível unir elegância com robustez e confiabilidade.
O Novo CrossFox foi desenvolvido paralelamente ao Novo Fox, a partir de pesquisas sobre os desejos e necessidades dos consumidores. Uma série de clínicas, realizadas em várias fases do projeto, permitiu coletar opiniões e sugestões importantes na definição de diversos aspectos do novo produto. "Com base nesse trabalho, o Novo CrossFox foi projetado para oferecer prazer em dirigir e agilidade, principalmente, no trânsito urbano”, afirma Fabricio Biondo, gerente executivo de Planejamento de Marketing.
As inovações presentes no Novo CrossFox são resultado do trabalho de centenas de profissionais das áreas de Engenharia e Design, juntamente com equipes de Qualidade, Produção e outros setores da Volkswagen do Brasil.
Todos os itens do carro passaram por testes que foram desde a simulação em computadores a ensaios de laboratório e rodagem em pistas de testes, ruas e estradas no Brasil e no exterior. Como já ocorreu com o Novo Fox, o Novo CrossFox foi projetado para superar as expectativas do consumidor. |
|
Novo CrossFox se destaca pela elegância e personalidade |
Lançado em 2005, o CrossFox unia características off-road à funcionalidade, espaço e versatilidade, num conjunto que logo se tornou referência no mercado. O Novo CrossFox mantém o espírito aventureiro e a funcionalidade originais do modelo, e acompanha a evolução desse consumidor, que permanece fiel ao conceito do utilitário esportivo compacto, mas deseja um carro mais elegante e confortável.
Como seu antecessor, o Novo CrossFox tem a suspensão elevada, apropriada para enfrentar caminhos fora do asfalto, ao mesmo tempo em que se destaca no trânsito urbano pela arquitetura high roof (teto alto), com altura elevada em relação aos outros veículos, que proporciona melhor visibilidade e maior espaço interno. Ao mesmo tempo, é um carro estável e ágil, que dá prazer ao dirigir e, é claro, traz consigo as características fundamentais da marca Volkswagen: resistência, confiabilidade e segurança.
O Novo CrossFox inova, também, por adotar soluções funcionais e de estilo do Tiguan e do Touareg, dois dos mais avançados e bem-sucedidos utilitários esportivos fabricados na Europa. Este novo veículo mostra que robustez não é necessariamente sinônimo de rusticidade e que é possível sair da rotina sem abrir mão do conforto e elegância.
O novo modelo estará disponível na versão 1.6 VHT Total Flex, com 11 opções de cores externas entre sólidas, metálicas, perolizadas, além de duas especiais, o já conhecido amarelo Ímola e a nova cor laranja Atacama, desenvolvida especialmente para o lançamento do veículo. O modelo também chega com duas opções de acabamento interno: malharia Loop Sound e Couro Softline. |
|
Novo CrossFox chega com estilo de design global da marca |
O objetivo dos designers da Volkswagen ao desenvolver o Novo CrossFox foi chegar a um package que mantivesse a personalidade despojada e versátil de um modelo com condições de circular fora das vias asfaltadas e, ao mesmo tempo, proporcionasse um aspecto mais moderno e elegante, seguindo a tendência adotada pelos utilitários esportivos modernos, como o Touareg e o Tiguan.
Como esses modelos e o Novo Fox, a nova geração do utilitário esportivo compacto da Volkswagen do Brasil também foi criada segundo as novas diretrizes de estilo adotadas globalmente pela marca.
A identidade off-road do Novo CrossFox é acentuada por um novo e exclusivo para-choque dianteiro, que incorpora uma larga abertura de ventilação com grade tipo colmeia, ladeada por dois grandes faróis auxiliares. Toda a parte inferior é preta, sublinhada por um traço horizontal na cor prata Satin, enquanto a porção superior, que se prolonga até as caixas de rodas, tem a cor da carroceria. Ela se integra com a grade superior, em preto brilhante, com apenas um elemento horizontal servindo de suporte ao logotipo Volkswagen, posicionado ao centro.
Os novos faróis principais de dupla parábola, criados especialmente para a nova família Fox, complementam o conjunto, resultando em um aspecto mais horizontal, transmitindo uma sensação de maior volume e robustez. Os faróis ainda contam com um elemento em forma de asa com textura exclusiva que valoriza a escultura do farol e se integra às linhas frontais do veículo. Já os novos auxiliares inovam tanto do ponto de vista estético como funcional. Seu diâmetro avantajado ressalta o caráter robusto do Novo CrossFox, enquanto a dupla função, de neblina e longo alcance, é um toque a mais de praticidade.
Na parte de trás, o estepe posicionado externamente ganhou um novo e elegante suporte, inspirado no conceito utilizado pelo Volkswagen Touareg. O dispositivo agora é fixado na estrutura interna do para-choque (anteriormente era ligado à coluna C). Com acabamento em prata Satin, ele se integra à parte superior do para-choque traseiro, formando um conjunto equilibrado e harmonioso, ressaltando a qualidade e a precisão do acabamento
O conjunto do para-choque traseiro incorpora, também, os retro-refletores e a lanterna de neblina na região inferior, numa área com acabamento em preto, sobreposta a uma faixa central em Satim, onde se destaca a ponteira cromada do escapamento. Outro destaque do Novo CrossFox é o defletor de ar aplicado à tampa traseira, com a terceira luz de freio posicionada fora do vidro, garantindo maior visibilidade.
Nas laterais, as molduras das caixas de rodas, em preto, são integradas às extremidades dos para-choques, realçando as novas rodas de liga de 15 polegadas, exclusivas do modelo. Os novos estribos, com perfil retangular de cantos arredondados, extremidades escuras e parte central em Satin, têm aspecto bem mais resistente. Na parte inferior das portas corre uma larga faixa decorativa com a identificação CrossFox vazada, ressaltada pela própria cor do carro. As maçanetas e os espelhos, com piscas integrados, são da cor da carroceria.
Outra modificação importante do ponto de vista lateral é o novo rack de teto, formado por duas barras longitudinais de alumínio, com acabamento fosco. A nova configuração é mais esguia e acompanha a curva da cobertura do carro, além de oferecer menor resistência ao vento, produz menos ruído em alta velocidade. Por fim, é um detalhe que traduz todo o primor no design.
Os designers se preocuparam durante o projeto com a precisão dos ajustes entre os componentes da carroceria, trabalhando junto com as áreas de Engenharia e Produção. Esse cuidado e todas as mudanças e inovações resultaram num veículo mais íntegro e horizontalizado, que mantém o aspecto dinâmico e robusto sem apelar para os detalhes rústicos comuns no segmento voltado ao fora de estrada. |
|
Um interior totalmente novo |
Como ocorreu no Novo Fox, o interior do Novo CrossFox vai estabelecer novos parâmetros para seu segmento de mercado. Novos materiais, especialmente desenvolvidos, criaram um ambiente interno mais acolhedor e confortável. Sem deixar de lado sua versatilidade e o ar descontraído de uma versão com caráter off-road, o interior do Novo CrossFox ganhou muito em sofisticação e qualidade.
Totalmente redesenhado, o painel do Novo CrossFox é voltado para o condutor, com a área ao seu alcance destacada pela cor preta, contrastando com o cinza Antracite dominante no habitáculo. Uma das inovações mais evidentes é o novo instrumento combinado com mostradores analógicos duplos com quatro agulhas e, display TFT de alta definição. O conjunto se caracteriza pela clareza das informações e, à noite, tem iluminação azul.
O material usado no painel e o de outras superfícies plásticas internas tem textura especialmente desenvolvida, mais agradável aos olhos e ao tato. O número de porta-objetos foi mantido, inclusive a gaveta localizada sob o banco dianteiro. O porta-luvas agora tem tampa e as bolsas porta-revistas, nos encostos dos bancos dianteiros, são itens de série.
As portas do Novo CrossFox ganharam novos painéis, com revestimento em tecido, equilibrando elegância e ergonomia. Além da aparência, houve uma grande preocupação com o desenvolvimento dos materiais utilizados para que, além de práticos e resistentes, fossem agradáveis ao toque.
Os bancos do Novo CrossFox 1.6 têm revestimento em tecido especial, com uma padronagem de forte personalidade. Os assentos têm as formas ressaltadas pela tecnologia embossing e os encostos dos bancos dianteiros trazem bordada a imagem da raposa que é parte da identidade do carro. Um toque a mais de sofisticação está nas pequenas etiquetas de tecido na borda dos bancos.
Opcionalmente, o Novo CrossFox é oferecido com o Módulo Couro, com os bancos e laterais das portas revestidos parcialmente com esse material, da mesma forma que a alavanca do freio de mão e a manopla do câmbio. O revestimento de couro é realçado por apliques de tecido Spacer e pela utilização de um padrão de costura horizontal.
O teto é revestido de material não tecido com acabamento estampado diferenciado que confere qualidade e evita o aspecto de sujidade, um detalhe importante para quem utiliza o carro com alguma frequência em caminhos empoeirados.
Os apoios de braços têm novo posicionamento e tiveram a inclinação modificada, ficando ainda mais confortáveis. Os ocupantes do banco traseiro passaram a contar também com lâmpadas de leitura individuais (exceto em carros equipados com teto solar).
Uma característica da família Fox foi mantida: o banco traseiro corrediço permite adequar o tamanho do porta-malas à necessidade de transporte de bagagem. Com o banco na posição normal, o compartimento de bagagem tem 260 litros, podendo chegar a 353 litros com a regulagem totalmente à frente. Com o banco rebatido é possível levar volumes maiores – nessa condição e utilizando todo o espaço até o teto, a capacidade chega a 1.016 litros. |
|
Aperfeiçoamento constante |
O Novo CrossFox conta com para-choque e grade dianteiros diferentes dos usados no Novo Fox, que foram desenvolvidos especialmente para ele, com o auxílio do túnel de vento da Matriz na Alemanha. Juntamente com o front end metálico, totalmente novo, foi possível otimizar o aproveitamento do fluxo de ar para a refrigeração do motor e também direcioná-lo para os discos de freios dianteiros, melhorando seu desempenho e aumentando sua vida útil.
Outro componente exclusivo do Novo CrossFox, o rack de teto, também reflete a preocupação com a aerodinâmica, que tem reflexos no desempenho do carro e no consumo de combustível. A adoção de um modelo longitudinal, semelhante ao do Tiguan, reduziu a resistência ao deslocamento, além de contribuir bastante para diminuir o ruído provocado pela turbulência em alta velocidade.
O oferecimento do teto solar opcional, um acessório aparentemente simples, exigiu alterações estruturais importantes para manter a rigidez da carroceria e a resistência à torção. Para ser aprovado, o teto foi testado quanto à impermeabilidade, resistência e durabilidade, sendo submetido milhares de vezes a um ciclo de abertura e fechamento. |
|
Novo suporte do estepe |
Um dos aperfeiçoamentos mais importantes introduzidos no Novo CrossFox é o novo suporte do estepe que agora é fixado na estrutura do para-choque traseiro. A mudança no ponto de fixação eliminou a necessidade de reforço da coluna posterior esquerda, onde o dispositivo antigo era ancorado. Por outro lado, o novo suporte exigiu um desenvolvimento bastante complexo, que foi desde sua concepção visual a um amplo estudo ergométrico, passando pela definição de materiais, projeto de componentes e ferramental.
O toque final foram os testes funcionais em laboratório. Para construir o dispositivo que iria acionar o suporte milhares de vezes, garantindo sua resistência e durabilidade no uso real, foram analisados os esforços feitos para abrir e fechar o estepe, com acesso ao porta-malas. Esses testes envolveram várias pessoas, homens e mulheres de diversas estaturas.
Os novos faróis auxiliares que fazem parte da identidade visual do Novo CrossFox apresentam uma importante inovação, eles incorporam simultaneamente as funções dos faróis de neblina e de longo alcance.
Na neblina, o desejado é que a luz seja distribuída rente ao solo e para os lados, para realçar os limites da pista, enquanto o facho de longo alcance deve ser fechado, para concentrar a luminosidade em pontos distantes. Isso exige um desenho complexo tanto da parábola refletora como das lentes, além da adoção de uma lâmpada específica, com duplo filamento.
O Novo CrossFox foi experimentado em milhares de quilômetros em pistas de testes, ruas e estradas do Brasil e no exterior. Ao final de cada teste, os carros foram totalmente desmontados e suas peças examinadas para garantir o padrão de qualidade Volkswagen.
O novo modelo é equipado com o consagrado motor 1.6 VHT Total Flex que desenvolve 104 cv quando abastecido com álcool e 101 cv com gasolina. O conjunto mecânico conta, também, com a transmissão manual MQ200 de cinco velocidades, conhecida pela precisão e suavidade dos engates, além da resistência e durabilidade.
Com álcool, o Novo CrossFox atinge a velocidade de 100 km/h em 11 segundos – com gasolina, em 11,3 segundos. A velocidade máxima é de 175 km/h (álcool) ou 173 km/h (gasolina). |
|
<< Voltar
|