TITULO
Auto Review Lançamentos > Chevrolet Agile

Chevrolet Agile

 


Mendoza - Argentina - A Chevrolet enfim lançou, o Agile, um modelo totalmente desenvolvido no Brasil, o veículo inova em design exterior e exterior, funcionalidade, segurança e tecnologia embarcada. Equipado com o motor 1.4 Econo.Flex, agora com um novo sistema de gerenciamento eletrônico totalmente desenvolvido pela General Motors no Brasil, o Chevrolet Agile é produzido dentro dos processos de manufatura mais avançados no mundo. 
Disponível em duas versões - LT e LTZ (nova nomenclatura global utilizada pela Chevrolet)-, o Agile foi desenvolvido com foco total no consumidor, com o objetivo de satisfazer as necessidades dos consumidores modernos um jeito nunca visto antes no segmento de hatchbacks
Externamente traz a nova identidade global da Chevrolet, com a grade do radiador como um elemento trapezoidal seccionada onde é aplicada a gravata dourada, símbolo da marca. O design é moderno e diferenciado, dando ao Agile um aspecto de crossover e um perfil elegante e dinâmico. O interior impressiona pela qualidade e requinte, com destaque para o conceito de “dual cockpit”, que proporciona uma experiência distinta para motorista e acompanhante e amplifica a funcionalidade e a sofisticação do modelo. Além de incorporar uma oferta única no segmento de itens de comodidade desenvolvidos para beneficiar os ocupantes, oferecer prazer ao dirigir e facilitar a vida a bordo.  

 


 

“O objetivo da Chevrolet é oferecer um produto único a um grupo altamente exigente de consumidores, pessoas que procuram um carro que se destaque, com design exclusivo e inovador, ampla oferta de série de itens funcionais e de conforto, além de alta qualidade e tecnologia. Ou seja, procuramos criar um carro completo, que vai além da concorrência”, destaca Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul. 
O Chevrolet Agile foi 100% criado e desenvolvido pelas áreas de design e engenharia brasileiras no novo Centro Tecnológico

em São Caetano do Sul (SP) e no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP). “O Agile é uma demonstração inequívoca da capacidade criativa e de inovação do design e engenharia brasileiros. Ele reforça nossa competência tecnológica e nosso compromisso prioritário em oferecer o melhor ao consumidor”, ressalta José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil. 
O Chevrolet Agile chega para complementar a linha Chevrolet, que é a mais completa do País e atualmente formada pelos modelos Celta, Classic, Prisma, Corsa Hatchback, Corsa Sedã, Astra Hatchback, Astra Sedã, Vectra GT, Vectra Sedã, o sedã Omega, as picapes Montana, S10 Cabine Simples, S10 Cabine Dupla, os monovolumes Meriva e Zafira, e os utilitários-esportivos Blazer e Captiva. Portanto, ele é o 18º modelo da Chevrolet no Brasil. 
Sob o capô do Chevrolet Agile está o já conhecido e eficiente motor Econo.Flex
1.4 litro, que desenvolve 102 cv a 6.000 rpm quando abastecido com álcool e 97 cv, com gasolina, desenvolvido pela GM Powertrain. O propulsor que equipa o novo modelo da Chevrolet, contudo, traz uma novidade: o “System Zero”, um sistema de gerenciamento de motor desenvolvido pela GM especialmente para veículos 'flex fuel'.  
Além de design e tecnologia inovadores, o Agile também se destaca pelo conteúdo, que inclui itens exclusivos e diferenciados neste segmento, como o controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático), computador de bordo com seis funções, banco do motorista e volante ajustáveis, soluções desejadas pelo cliente Chevrolet e que normalmente estão presentes em veículos de categorias superiores. O modelo tem 27 porta-objetos, inclusive com um compartimento específico para o navegador com GPS, e um belo e inovador painel repleto de recursos e cujos instrumentos digitais harmonizam com os mostradores analógicos. 

 

O motor 1.4 Econo.Flex que equipa o novo modelo da Chevrolet traz como novidade o “System Zero”, um sistema de gerenciamento de motor desenvolvido pela GM especialmente para veículos 'flex fuel', cujo processador tem velocidade e memória maiores. 
O novo sistema de gerenciamento eletrônico do motor contém um dos softwares mais completos da indústria automobilística. Criado, desenhado e desenvolvido pela General Motors. O sistema incorpora os conhecimentos globais da empresa na área de gerenciamento de motor e vem com sensores de última geração, capazes de medir efetivamente a quantidade de ar admitida pelo motor possibilitando um cálculo mais preciso da quantidade de combustível a ser utilizada, contribuindo com a melhora do consumo de combustível. 
Este software incorpora ainda algoritmos padrões desenvolvidos em parceria com as divisões globais da General Motors para cumprir os mais diversos requisitos de desempenho e emissões. 

 

A validação desse sistema foi efetuada globalmente e hoje ele equipa veículos nos Estados Unidos, Alemanha e Coréia do Sul.  
Todas as informações extras para que o sistema de gerenciamento do motor viesse a funcionar de forma "flexível" foram transmitidas por engenheiros brasileiros. Eles que auxiliaram os engenheiros nos Estados Unidos no desenvolvimento de calibrações de motores, tendo o etanol (álcool) como combustível. 
Vários profissionais brasileiros foram transferidos para os EUA para trabalhar neste projeto global. Cerca de 15 engenheiros foram envolvidos exclusivamente no desenvolvimento e calibração deste motor. 
Com 102 cv a 6.000 rpm de potência, quando abastecido com álcool, e 97 cv a 6.000 rpm com gasolina, o motor tem 13,5 kgf.m a 3.200 rpm de torque, com álcool, e 13,2 kgf.m a 3.200 rpm, com gasolina. 
Os dados de potência e torque do Chevrolet Agile são diferentes de outros modelos da marca que utilizam o motor 1.4 Econo.Flex por alguns motivos técnicos:
• Os sistemas de indução de ar e exaustão são aplicações diferentes em compartimentos de motor diversos
• As calibrações de motor são diferentes, em função das massas e aerodinâmicas específicas para cada um dos modelos. 
Este motor também já  atende aos novos requisitos técnicos vigentes desde o último dia 1º de janeiro de 2009, de emissão de poluentes para veículos leves, do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proncove -, do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama.

 

Interior

O design da GM também se baseou no conceito do “Dual Cockpit” (dupla cabine, em português) para desenvolver o interior do Chevrolet Agile. É como se fossem dois ambientes num mesmo interior: o lado do motorista, mais técnico, focado na visibilidade e com os instrumentos a mão; e o lado do passageiro, onde se destaca o aspecto do lazer, com espaço maior para as pernas, e com os porta-objetos e recursos de entretenimento mais próximos. Apesar de serem dois ambientes, eles estão conectados pelo desenho do painel superior.
O Chevrolet Agile possui uma série de porta-objetos, 27 no total, incluindo o porta-objetos superior central, preparado para receber o novo navegador com GPS; três porta-objetos no painel; quatro porta-copos; quatro porta-objetos em cada porta dianteira, sendo que os inferiores têm divisória removível; outros dois em cada porta traseira; e bolsas nos encostos dos bancos dianteiros.
O porta-malas do Chevrolet Agile, por sua vez, tem

327 litros de capacidade, chegando a 1.140 litros com os bancos traseiros rebatidos. Trata-se do maior compartimento da categoria dos hatchbacks produzidos no Brasil. 
Outro exemplo de flexibilidade interna do Agile são os bancos do motorista e o volante com ajuste na altura, e o banco dianteiro do passageiro com encosto totalmente rebatível. Como o banco traseiro também é rebatível, permite o transporte de objetos longos (por exemplo esquis e pranchas de surfe), para isso, basta rebater os dois encostos simultaneamente. Esta característica é típica das minivans, portanto, torna-se um diferencial no novo hatchback da Chevrolet. 

 

Outra característica semelhante ao de uma minivan presente no Agile é a posição de dirigir, mais alta em relação aos automóveis de passeio convencionais. É que o novo Chevrolet foi projetado tendo como ponto de partida um ponto H elevado (H de hip point, que em inglês significa quadril). Quanto mais elevado for esse ponto, mais alta será a posição de dirigir. Um superesportivo, por exemplo, tem um ponto H bastante baixo, já uma van utiliza um ponto H mais alto para o motorista, sempre tendo como base a posição do quadril em relação ao solo.

 
 

Painel de instrumentos avançado e inteligente 

O painel do Agile mistura instrumentos digitais e analógicos, com a nova iluminação “Ice Blue” (nova identificação da Chevrolet), e efeitos diferenciados, onde os ponteiros ficam escondidos com o painel desligado. 

A parte interna é  digital, onde aparecem as funções do computador de bordo e as luzes de advertência na parte inferior. Já o velocímetro, o marcador de combustível e o conta-giros são analógicos. 
Além de belo e moderno, é “inteligente”. Isso mesmo: possui eletrônica embarcada suficiente para se transformar em uma espécie de “comandante eletrônico” do carro, além de interagir com outros componentes elétricos do carro, como os freios ABS e o check-control. 
O computador de bordo do Chevrolet Agile tem seis funções. São eles: autonomia, velocidade acumulada, temperatura externa, consumo instantâneo, consumo total e hora. Ele ainda oferece outros cinco importantes recursos, que aparecem no display do painel:  

 

• Quando o nível de combustível está baixo (na reserva), aparece a palavra “ABAST”
• Quando o sistema de arrefecimento necessita de fluido ou apresenta algum problema aparece a palavra “PARE”
• Quando a bateria da chave do keyless (chaveiro eletrônico) está com a necessidade de troca da pilha, aparece a palavra “PILHA”
• Quando estiver próxima a revisão aparece a palavra “INSP”
• Quando a luz do pisca está queimada aparece a palavra ”LAMP”
Basta ao motorista ficar atento e levar seu Chevrolet Agile a uma das mais de 560 concessionárias Chevrolet espalhadas pelo País para a verificação solicitada pelo sistema. 

 

Itens de segurança 

 

Entre esses itens estão o airbag duplo, freios com ABS (antibloqueante) e EBD (sistema de distribuição de pressão da frenagem); travas elétricas das portas com acionamento automático assim que o veículo atinge a velocidade de

15 km/h; vidros das portas elétricos com proteção anti-esmagamento; alarme antifurto com sensor perimétrico e de ultrassom. 
O modelo possui ainda pedais desarmáveis, destravamento automático das portas e coluna de direção deformável em caso de colisão. 

 


Sonorização e Navegador com GPS, mais facilidades a bordo 

O rádio AM/FM com CD Player e MP3 vem com Bluetooth®, conectividade de USB e auxiliar “In/Input”, também com iluminação “Ice Blue”. Esses recursos são cheios de facilidades para o consumidor, na medida em que possui sistema handsfree (sem o uso das mãos), viva-voz embutido e possibilidade de se instalar smartphones, Ipod®, entre outros aparelhos de comunicação atuais. 
A sonorização do Chevrolet Agile é dotada do RDS (Radio Data System), um sistema de transmissão de dados em formato digital utilizado em transmissores de radiodifusão

em FM. O RDS permite visualizar várias informações sobre a estação de rádio sintonizada, como o nome da rádio, tipo de programação, publicidade, entre diversas informações. Atualmente, as emissoras de rádio brasileiras usam o RDS para emissão de dados como nome da música, do artista e da própria rádio. 
Junto com o Agile, a Chevrolet lança uma nova geração de navegador com GPS, acessório instalado no veículo através de um suporte escamoteável, que fica em um compartimento exclusivo no painel de instrumentos. 
Com display de
4,3 polegadas, o novo navegador com GPS não tem fios aparentes quando montado, pois o cabo de força é ligado diretamente na caixa de fusíveis, por dentro do painel do veículo. Além disso, o aparelho possui funções Touch Panel, Bluetooth®; porta USB com cabo e slot para SD Card, MP3 player, Photo viewer, bateria com 5 horas de duração, 64Mb SD Ram, 1 Gb built-in flash memory e carregador veicular. 

 


 


Chevrolet Agile e sua criação 

O Chevrolet Agile é  o primeiro modelo do projeto Viva, que dará origem a uma família de novos veículos, inicialmente para mercados emergentes como o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Apesar de seu lançamento ser neste ano de 2009, tudo começou há três anos.
Em meados de 2006, quando o departamento de Marketing da Chevrolet identificou a necessidade de ampliar sua gama de compactos para satisfazer um grupo crescente de consumidores, os departamentos de Design e Engenharia da General Motors do Brasil iniciaram sua busca por novos conceitos.  
O primeiro sketch já  foi apresentado no mesmo ano. Ainda distante do produto final, teve sua evolução mais significativa com a realização do crossover cupê GPiX (G de Global e PiX, de Picture, ou Imagem Global de um modelo criado para a marca), carro-conceito da Chevrolet apresentado durante a 25º edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro de 2008. 

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis