Cinquecento - Luxo, prazer e glamour ao dirigir

Rio de Janeiro - RJ - A Fiat Automóveis , mais uma vez , sai na frente e lança um carro que vem sendo considerado um verdadeiro objeto de desejo em qualquer lugar do mundo. É o Cinquecento, ou Fiat 500, como queiram. Ele é um carro bonito , atual , de design singular, repleto de soluções inteligentes, tecnologicamente avançado principalmente para o transito das grandes cidades, além de ser seguro e divertido! O Fiat Cinquecento não é simplesmente um produto de seu tempo. Suas formas bem pensadas contam mais de meio século de história em cada linha.
“Mas não faria sentido rotular o Fiat 500 do século XXI como um fenômeno simples e nostálgico de reinterpretação. Quando a Fiat o concebeu, a ideia não era criar um carro que se parecesse com um 500 – mas, sim, um que poderia ter todo o sucesso por ele conquistado e algo mais. O que inclui seu espírito, sua espontaneidade e seu charme – todas as suas qualidades originais em um pacote extremamente cativante, que fosse ao mesmo tempo moderno e transparente em suas referências ao passado”.
E, para nós que de cara conseguimos, com exclusividade ser os primeiros a estar enfrentando uma estrada, logo após este lançamento, numa fantástica viagem , vindo do Rio de Janeiro para Belo Horizonte, “on bord” desta verdadeira obra prima do design e da engenharia contemporânea!
Desde o seu lançamento, em julho de 2007 – exatos cinquenta anos após a estreia do carrinho que se transformaria em mito –, o novo Fiat 500 foi acolhido pela crítica e pelo público. Recebeu mais de 40 prêmios, entre eles Car of the Year 2008 na Europa, EuroCarBody 2007, AutoEuropa 2008, 2009 Design Car of the Year em Nova York e City Car of the Year 2009 na Inglaterra e mais uma infinidade de títulos outorgados pela mídia mundial.
.jpg)
Se a crítica reagiu extremamente bem ao Fiat 500, o público não ficou atrás. No início da produção, a previsão era de que seriam vendidas 80 mil unidades por ano. Passados dois anos, a marca chega aos quase 400 mil exemplares.
O modelo que andamos era um 500 com cambio mecânico ( a nosso pedido )equipadíssimo; teto solar elétrico Sky Wind, Blue&MeTM e direção elétrica Dual Drive. Segurança ao dirigir não falta pois o carro obedece às normais europeias mais exigentes (ganhou 5 estrelas no EuroNCAP) – com sete air bags e diversos dispositivos que auxiliam o motorista a manter o controle direcional em qualquer situação, como o ESP (Electronic Stability Program) mais o Hill Holder.
O motor é um 1.4 16V Fire produzido na Itália. Trata-se de um motor cujo rendimento volumétrico foi otimizado ao longo de toda a faixa operacional. Ele gera potência de 100 cavalos e torque de 13,4 kgm a 4.250 rpm, proporcionando ótimas acelerações e retomadas sendo econômico, limpo e potente.A mecânica é confiável e apurada. Ele vem também equipado com câmbio Dualogic® automático. Tem conforto absoluto. E tem de sobra o grande prazer de dirigir um automóvel que responde com agilidade e presteza a todos os seus comandos; é muito bom aliás, é bom demais!
.jpg)
Aliando design e conforto
Concebido pelo Centro Estilo Fiat na Itália, o Fiat 500 é um hatchback de 2 portas de dimensões compactas: tem 3,55 metrosde comprimento, 1,63 metrosde largura, 1,49 metrosde altura e entre-eixos de 2,30 metros. Por dentro ,o Fiat 500 resume sua proposta moderna e ergonômica em um design inspirado no antecessor. Vamos começar pelos instrumentos agrupados em um único painel que contém velocímetro, conta-giros e computador de bordo, todos concêntricos e visualizados em conjunto, instantaneamente.
Seu principal destaque é a alavanca de câmbio, próxima ao volante, concebida para parecer um refinado componente mecânico, com suas partes cromadas e uma manopla preta simples, porém eficiente.
Os bancos merecem uma menção especial. Claramente inspirados nos bancos do Fiat 500 Fdos anos 60, eles incorporam o mesmo efeito “dividido”, com revestimento bicolor coordenado com a cor do volante. Eles podem ser visualmente parecidos, mas foram desenhados privilegiando a ergonomia e o conforto.
O jogo de cores se estende aos painéis das portas: uma parte é revestida para combinar com os bancos e outra, em plástico, incorpora um grande porta-objetos e os alto-falantes.
O carro acomoda, e bem, quatro ocupantes, e em seu porta-malas cabem 185 litrosde bagagem (ou 550 litroscom o banco traseiro totalmente rebatido).
.jpg)
Direção elétrica Dual Drive
Ela substitui a tradicional direção hidráulica, proporcionando uma condução leve e sem esforço, facilitando as manobras. O motorista pode escolher dois modos de direção: em trânsito fluido, o modo Normal é o indicado; já para uma condução mais esportiva, o consumidor poderá utilizar a função Sport.
Direção elétrica Dual Drive
Ela substitui a tradicional direção hidráulica, proporcionando uma condução leve e sem esforço, facilitando as manobras. O motorista pode escolher dois modos de direção: em trânsito fluido, o modo Normal é o indicado; já para uma condução mais esportiva, o consumidor poderá utilizar a função Sport.
.jpg)
.jpg)
Direção elétrica Dual Drive
Ela substitui a tradicional direção hidráulica, proporcionando uma condução leve e sem esforço, facilitando as manobras. O motorista pode escolher dois modos de direção: em trânsito fluido, o modo Normal é o indicado; já para uma condução mais esportiva, o consumidor poderá utilizar a função Sport.
Blue&MeTM
O cliente Fiat já sabe que este dispositivo é inigualável em termos de comunicação e entretenimento, e que ele pode comandá-lo por voz. Com o Blue&MeTM, o motorista atende telefonemas usando um dispositivo Bluetooth®, ativando o sistema por meio dos botões localizados no volante.
.jpg)
Teto solar elétrico do tipo Sky Wind
Ele compreende uma lâmina fixa de metal preto na parte da frente – criando uma efeito estilístico de continuidade com o pára-brisa –, e uma móvel, ocupando quase que todo o teto. Essa construção permite modular a luminosidade e a ventilação no habitáculo. Mantendo a parte móvel fechada mas a sua cobertura aberta, há luz.
.jpg)
Ar-condicionado digital
O avançado sistema de climatização do Fiat 500 é capaz de controlar a temperatura, o fluxo e a distribuição de ar, a atividade do compressor e a recirculação de ar automaticamente. Estão ainda inclusos além dos Air bags (ele vem equipado com sete air bags: dois na frente, dois window bags, dois side bags e um knee bag que evita lesões aos joelhos do motorista),os sistemas de frenagem ABS e o ESP que agora vem com o grande aliado da turma que tem dificuldade nas arrancadas ; o Hill Holder (o 500 é o primeiro carro Fiat vendido no Brasil equipado com esse dispositivo) que auxilia o motorista nas saídas em aclive ou declive. Ele funciona com o motor ligado, o veículo parado, com a primeira marcha ou a marcha à ré engatada e o pedal da embreagem e do freio pressionados. Numa subida o sistema mantem pressionado o freio nas rodas dianteiras por 2 segundos ou até que o pedal do acelerador seja pressionado. Se antes disso o pedal da embreagem for solto, o sistema segura o veículo por 10 segundos ou até que o torque necessário para a arrancada seja atingido. Após esse tempo o sistema desativa-se automaticamente.
.jpg)
Quatro versões para o mercado brasileiro
O Fiat 500 é oferecido em quatro versões ao consumidor brasileiro, todas com motor 1.4 16V Fire a gasolina. Independente da escolha, elas são sempre bem completas, com grande oferta de equipamentos de série muitos deles normalmente não encontrados sequer em modelos de segmentos superiores e acabamento impecável. São elas: Fiat 500 Sport, com câmbio de 6 marchas; Fiat 500 Sport Dualogic®, com câmbio de 5 marchas; Fiat 500 Lounge, com câmbio de 6 marchas; Fiat 500 Lounge Dualogic®, com câmbio de 5 marchas.
Entre as versões Sport, a única diferença de equipamentos está no câmbio. Opcionalmente, as duas versões Sport podem receber, ainda, um pacote completo composto por rodas de liga-leve
16”, teto solar elétrico Sky Wind, retrovisor interno eletrocrômico e bancos revestidos em couro – o do motorista vem com regulagem de altura. Os Fiat 500 Sport e Dualogic® estão disponíveis em quatro cores: Amarelo Birichino e Vermelho Sfrontato (sólidas), Preto Provocatore (metálica) e Branco Gioioso (perolizada). Internamente, o acabamento pode ser em tecido Sport cinza e couro preto (série) ou revestido totalmente em couro preto. Ainda mais sofisticadas, as versões Lounge trazem alguns itens de série diferenciados. Além dos equipamentos das versões Sport, os Fiat 500 Lounge e Dualogic® vêm com teto fixo de vidro, ar-condicionado automático digital, banco do motorista com regulagem de altura, banco do passageiro com porta-objetos, retrovisores externos elétricos com calotas cromadas, frisos cromados, interior Lounge e volante exclusivo em couro com comandos do rádio. A versão Dualogic® possui, ainda, comandos do câmbio no volante.
.jpg)
A escolha de cores externas é diferente também. São duas sólidas (Branco Caldo e Vermelho Sfrontato) e três metálicas (Azul Magnetico, Cinza Sfrenato e Preto Provocatore). Para o interior, o cliente encontra acabamentos diferentes. O tecido Lounge preto e marfim (série) pode ser combinado com as cores de carrocerias branca, vermelha, cinza e preta. Já o tecido Lounge azul e marfim é exclusivo para os veículos com a carroceria azul. O banco em couro opcional é preto, com exceção do 500 vermelho, que vem com o couro também vermelho.
Garantia no pós-vendas
Em 150 pontos de vendas em todo o Brasil há um espaço FIAT 500 localizado no Show Room da concessionária, que dá destaque ao modelo e aos itens exclusivos para personalização do 500. Ele chega com garantia de 2 anos e atendimento Confiat durante este período. A assistência técnica do 500 poderá ser realizada em 100% da rede de concessionários Fiat, o que representa 520 pontos em todo o Brasil.