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Honda Civic 2012: Tecnologia & conforto


Campinas – SP – Chega em meados de janeiro ao mercado nacional a 9ª geração do Honda Civic. O modelo foi apresentado para a imprensa especializada mostrando Inovações tecnológica, mais conforto ao dirigir e um leve “face-lift”, tornando-se o Civic mais moderno e tecnológico já produzido.
Assim como ocorreu em 2006, quando revolucionou a categoria dos sedans médios, o modelo sai à frente dos concorrentes com inúmeros diferenciais.

Comercializado em três versões (LXS, LXL e EXS), ele tem uma inédita central inteligente (i-MID), que exibe em uma tela de LCD colorida de 5 polegadas diversas informações e opera como interface para customização do veículo, sendo que seus comandos estão localizados ergonomicamente no volante.



Possui um botão (ECON) que faz sua condução tornar-se mais econômica, sistema de navegação via satélite que pode ser acessado em uma tela touch screen de 6,5 polegadas do sistema multimídia (EXS) e o pioneiro em sistema MA-EPS (Motion Adaptative Electronic Power Steering), aplicado na versão EXS, que atua em conjunto com o VSA (Sistema de Assistência à Estabilidade), colaborando ainda mais para a estabilidade do veículo.

Outros destaques são, entre outros, a avançada conexão Bluetooth, disponível na versão EXS, um sofisticado teto solar (EXS) e side airbags (EXS), porta malas e tanque de combustível maiores, câmera de ré, ar-condicionado digital em todas as versões; i-MID (intelligent Multi-Information Display),Computador de bordo no i-MID, Sistema de áudio no i-MID,Customização de funções no i-MID e Mensagens de alerta no i-MID.
 

Motor i-VTEC
A motorização é a tradicional i-VTEC 1.8l SOHC Flex, que produz 140 cv a 6.500 rpm, na utilização de álcool, e 139 cv também a 6.500 rpm, quando for apenas gasolina. Seu torque é 17,5 kgf.m a 4.500 rpm (gasolina) ou 17,7 kgf.m a 4.500 rpm (álcool). As mudanças ficaram por conta dos dutos de admissão para que para melhorar a combustão e oferecer maior desempenho, economia e menos emissões de poluentes foi redimensionado em conjunto com um novo motor de partida, mais leve, menor e mais potente (de 1,2 KW para 1,4 KW), e com maior durabilidade.

A transmissão é automática de 5 velocidades, mais confortável e com apelo esportivo. Aliás, a transmissão automática recebeu algumas importantes modificações, como o aumento da capacidade do conversor de torque e a redução de atrito do pacote de embreagem. Outro detalhe é que a 4ª e 5ª marchas têm como característica ser Overdrive, ou seja, a rotação para as rodas é superior à do motor (mais velocidade com menor esforço, que resulta em maior velocidade máxima e menor consumo de combustível).

A transmissão automática nas versões LXL e EXS contam com a tecnologia paddle-shift, semelhante às borboletas utilizadas em carros de Fórmula 1 e isso proporciona uma condução ainda mais esportiva e segura nas trocas sem tirar as mãos do volante.

Seja equipado com transmissão manual ou com transmissão automática, o Honda Civic 2012 dispõe para todas as versões do controlador de velocidade automático (Cruise Control), que permite o ajuste e manutenção da velocidade constante. O sistema é extremamente conveniente quando o cliente está em velocidade constante e quer manter a velocidade do veículo sem a necessidade de acionamento do pedal do acelerador.

Além do conforto, este sistema proporciona conveniência e segurança ao prevenir excesso de velocidade. O comando é feito por meio dos controles localizados no lado direito do volante de direção. O ajuste, porém, somente é possível quando o veículo estiver em velocidades superiores a 40 km/h.



O Honda Civic conta com a suspensão dianteira McPherson e traseira do tipo Multi-link. Na nova geração foi introduzida uma articulação ligando o amortecedor diretamente à barra estabilizadora, melhorando o comportamento dinâmico e assegurando maior rigidez quando há tendência de rolagem. O sub-chassi teve alterado a geometria, o que possibilitou obter um conjunto mais leve e resistente.

O sistema EPS (Electric Power Steering – Direção Elétrica) dispensa o circuito hidráulico para reduzir o esforço ao volante. Não havendo a necessidade do fluido sob pressão e da bomba hidráulica acoplada ao motor, a manutenção do sistema é reduzida, já que não há necessidade de verificação e/ou substituição do fluido periodicamente, além da economia de combustível, pois o motor do veículo trabalha sem a necessidade de acionamento da bomba.
Outra importante característica é a função progressiva, que varia a intensidade do esforço de acordo com a velocidade do veículo, proporcionando conforto em manobras e segurança em altas velocidades.
 

Função Econ
O Honda Civic também retrata o compromisso da marca com o meio ambiente. O Civic 2012 vem equipado com o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. Ao acionar o botão, a mensagem “ECON ligado” é mostrada no painel i-MID. Nesta condição, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção - ETCS (Electronic Throttle Control System), ar condicionado e piloto automático.

Vale ressaltar que o Honda Civic preserva sua agilidade para quem aprecia uma condução mais esportiva. Basta desativar a função ECON. Além de oferecer uma condução bastante econômica, ele não representa perda de potência, mas sim o comportamento do veículo mais linear.
 

Navegador (GPS) – versão EXS
A nova geração do Honda Civic vem equipada com Navegador ou GPS (Global Position System) com tela de 6,5 polegadas, totalmente colorida e com sistema do tipo touch screen (tela sensível ao toque dos dedos).
 

Espaçoso, confortável e conveniente
O título acima define em poucas palavras o que se pode esperar dessa nova geração do Honda Civic. Veja a disposição inteligente e ergonômica do painel. Seu novo projeto foi baseado no total controle pelo motorista. Todos os comandos são de fácil acesso ao menor esforço do motorista e a maior parte deles está no próprio volante de direção.

O mostrador digital na parte superior do painel de instrumentos traz o velocímetro, o medidor de nível de combustível e o do consumo instantâneo. No mesmo plano, à direita, como parte do conjunto, encontram-se o i-MID (intelligent multi information display) e o alerta do airbag do passageiro (alerta para a presença de criança ou pessoa sentada incorretamente). Pouco abaixo, em um plano mais próximo ao motorista, fica o painel com o tacômetro (conta-giros) analógico, o indicador da marchas (AT), entre outros alertas de funcionamento. Também foram incorporados neste painel os botões de ajuste do relógio e da intensidade de luz (do painel) para facilitar o manuseio.


Na área central, encontram-se o painel digital para o controle do ar-condicionado digital e a central multimídia para fácil visualização dos ocupantes dos bancos dianteiros. A central multimídia é integrada ao painel, e os grafismos dos comandos são iluminados por LEDs. Nas versões LXS e LXL, o i-MID é a interface desse sistema. Na versão EXS, o módulo de controle conta com a própria tela touch screen (sensível ao toque dos dedos), atribuindo ainda mais modernidade e sofisticação ao conjunto.

E o porta-malas. Ele ficou maior, agora tem 449 litros. Ou seja, 109 litros a mais que a geração anterior, sem comprometer o espaço dos ocupantes. O acesso ao compartimento é facilitado pela abertura pelo botão na chave em todas as versões ou pela alavanca no interior do veículo.

Há ainda a possibilidade do rebatimento total ou parcial do encosto do banco traseiro bipartido, por meio de puxadores internos no porta-malas, para aumentar a capacidade de transportar objetos maiores. Para proporcionar ainda mais espaço, o estepe do Civic diminui. Ele utiliza o conceito de “pneu temporário” com dimensão bem menor: T135/80/D15, que facilita a troca, tornando-o mais leve.

Seu sistema de áudio é avançado. A potência sonora (160W) é alcançada por meio de quatro alto falantes e, na versão EXS, de mais 2 twiters nas colunas dianteiras, que elevam ainda mais a qualidade sonora.

Dois detalhes do sistema de áudio são diferenciais da nova geração. A visualização de todas as informações é feita pelo display digital unificado i-MID, e pode ser controlado por botões no lado esquerdo do volante, que permitem ajustar o volume, mudar estações de rádio e selecionar a fonte de som.
 

Um modelo muito seguro
O Honda Civic está ainda mais seguro. Veja a segurança passiva. Seu projeto de carroceria ACE (Advanced Compatibility Engineering – Engenharia de Compatibilidade Avançada) para absorção de energia em caso de impacto ficou ainda melhor. A utilização de chapas de alta tensão foi aumentada, tornando a estrutura mais robusta e também mais leve. Um exemplo da sua eficiência é o capô dotado da tecnologia de deformação que possibilita a melhor absorção de impacto e dos limpadores de para-brisa em borracha em caso de colisão com pedestres.

A versão EXS passa a ser produzida com airbags laterais (side), que protegem os ocupantes dos bancos dianteiros em caso de forte impacto lateral. Todas as versões também possuem airbags frontais dual (SRS), cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça com regulagem de altura para todos os ocupantes.

O Civic possui airbags com OPDS (Occupant Position Detection System – sistema de detecção de presença do ocupante), que emite um alerta no i-MID se uma criança estiver ocupando a posição do passageiro dianteiro ou caso o ocupante esteja sentado em posição que represente risco no eventual acionamento de airbag. Nesta condição o sistema também desativa o airbag lateral desse lado do veículo para evitar maiores danos.

No caso da segurança ativa, a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), que melhora a estabilidade do veículo, está disponível na versão EXS. O sistema aplica força de frenagem independente a cada uma das quatro rodas e, ao mesmo tempo, interage com os sistemas de aceleração, funcionamento do motor e controle de tração.



Aliás, na versão EXS, o Civic será produzido com o sistema MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering – Direção Elétrica Adaptável ao Movimento), que atua em conjunto com a tecnologia VSA, que pode ficar mais rígido caso o motorista tente movimentar o volante de forma que provoque instabilidade. Ou seja, o inédito recurso aplicado na categoria dos sedans médios colabora à estabilidade do veículo.

Em todas as versões, o Honda Civic traz freios a disco nas quatro rodas, ABS (Anti-lock Braking System), que evita o travamento das rodas, e EBD (Electronic Brake Distribution), sistema que distribui a força de frenagem de maneira uniforme, evitando desvios de trajetória em frenagens mais severas.

O modelo tem três anos de garantia e está disponível nas seguintes cores: além do novo cinza iridium metálico, será comercializada em branco tafetá, cinza paladium metálico, dourado poente metálico, prata global metálico e preto cristal perolizado. Os clientes podem obter informações sobre a concessionária mais próxima pelo site www.honda.com.br ou pelo SAC 0800 701 3432.



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