Renault Master fica mais moderno
A gama de transformados continuará sendo um dos pontos fortes da família Master. A Renault é líder na Europa e já virou referência no Brasil quando se trata de utilitários leves adaptados. Todos os projetos da linha de veículos transformados são validados pela Renault do Brasil e têm garantia total de fábrica.
Visualmente, o Master ficou mais moderno e passou a contar com a identidade dos demais veículos da Renault. Modificações relevantes foram feitas principalmente na dianteira, com novos capô, grade frontal, faróis e pára-choques. No interior, mais alterações. O painel ganhou novos contornos e incorporou úteis porta-objetos. As saídas de ar são redondas, e o sistema de refrigeração foi aprimorado com o intuito de manter a temperatura no interior do veículo sempre homogênea.

Mudanças além da estética
Conduzir o novo Renault Master se tornou tarefa mais fácil com o novo sistema de direção, que exige 15% menos de esforço nas manobras. O câmbio, cuja alavanca está instalada no painel, agora é de seis marchas e oferece engates macios e precisos.
O modelo sai de fábrica sempre equipado com o motor diesel 2.5 dCi 16V, que tem cabeçote de alumínio e sistema Common Rail. São 115 cavalos de potência e 29,6 kgfm de torque. A suspensão continua tendo a robustez como principal característica, e os freios são a disco nas quatro rodas.
A nova família de veículos utilitários Renault Master tem qualidades que permitirão à empresa crescer no mercado brasileiro de furgões, que representam 25% das vendas do mercado de veículos comerciais leves no Brasil. Os 75% restantes ficam com as picapes. Atualmente, a Renault do Brasil tem 18% de participação no segmento de furgões grandes até 3.500 kg, sendo que a meta da marca é conquistar 22% dessa faixa de mercado ainda neste ano.
Para atingir seu objetivo, além de modificações importantes na gama Master (Furgão, Minibus e Chassi Cabine), a Renault oferece uma ampla linha de transformados, que permite o atendimento a setores diferenciados da economia, como saúde, turismo, transporte de passageiros e de carga. Todos com garantia de fábrica e a certeza de qualidade assegurada pelo Departamento de Engenharia da Renault do Brasil.
Os principais concorrentes do novo Renault Master no mercado nacional são Mercedes-Benz Sprinter, Fiat Ducato, Ford Transit, Iveco Daily, Citroën Jumper e Peugeot Boxer. "Além destes tradicionais competidores, o mercado está assistindo à chegada dos modelos asiáticos, que vêm adotando estratégia agressiva de preço", afirma o Gerente de Marketing Produto da Renault do Brasil, Ricardo Fischer.
Para fazer frente aos competidores, além da robustez e conforto, o Renault Master acena com a versatilidade. O novo Renault Master está chegando ao mercado com três versões de carroceria e seis configurações diferentes em relação à altura do teto e ao comprimento da carroceria:
Versatilidade para pegar no batente
Essa combinação de configurações somada à linha de transformados permite ao consumidor encontrar versatilidade que não é oferecida por nenhuma outra fábrica. De acordo com a necessidade específica do cliente, o Master pode ser transformado para as mais variadas exigências. Pode virar, por exemplo, uma ambulância de resgate ou uma oficina mecânica móvel. Uma van de turismo para passageiros VIPs - com todos os itens de conveniência e conforto para os seus ocupantes - ou um furgão isotérmico (que mantém a temperatura interna do compartimento de carga, sendo indicado para transporte rápidos).
O trabalho de transformação, feito em parceria com determinadas empresas transformadoras, assegura a qualidade do produto, bem como a garantia original de fábrica, detalhe que ganha ainda mais relevância quando se trata de comerciais leves.

Uma ampla lista de equipamentos de série, visando o conforto no uso diário
Seja qual for a versão ou a configuração, o novo Renault Master sai de fábrica com direção hidráulica de série, além de ar quente, hodômetros digitais total e parcial, banco do motorista com regulagem de altura e inclinação, bloqueio de ignição por transponder, alerta sonoro de luzes acesas, faixa de proteção lateral na cor preta, relógio digital e farol com regulagem de altura, recurso importante para a segurança no trânsito, já que permite a regulagem do facho de luz conforme o peso do veículo, impedindo o ofuscamento de motoristas que vêm em sentido contrário.
A lista de opcionais permite que o utilitário da Renault fique bem completo, garantindo o conforto de motoristas e passageiros. Estão disponíveis: freios com sistema ABS, airbag, vidros, travas e retrovisores elétricos e divisória de vidro separando motorista e carona da carga (somente versão furgão).
Entre as opções disponíveis de cores estão duas sólidas (Branco Glacier e Vermelho Vivo) e três metálicas (Cinza Acier, Prata Etoile e Preto Nacré).
Produzido na Fábrica de Veículos Utilitários, que integra o Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o novo Renault Master será, em breve, comercializado em outros países do Mercosul e da América Latina.

Alterações estéticas deixam Master mais moderno
O novo visual da família de veículos utilitários Renault Master deixou-o em sintonia com o restante da linha Renault comercializada no País. A exemplo da carroceria, o interior ficou mais moderno, com a adoção de painel redesenhado. Todos os detalhes foram pensados para deixar o ambiente o mais agradável possível, sem perder a funcionalidade.
Externamente, salta aos olhos a tampa do capô, que agora apresenta um acentuado vinco central, indo ao encontro da logomarca da Renault, bem no meio da grade dianteira que, aliás, é dividida em duas. As luzes indicativas de direção, na cor âmbar, estão posicionadas abaixo dos faróis, que contam com duplos refletores, sinônimo de mais segurança para motorista e passageiros. Já as luzes de neblina estão integradas aos pára-choques, que ficaram maiores e mais encorpados no novo Master, cumprindo melhor o papel de proteger o veículo em pequenas colisões.
Na traseira, destaque para as portas. São duas, com amplos ângulos de abertura que facilitam o trabalho de carga e descarga. As lanternas, em formato vertical, permitem ótima visibilidade. Na lateral direita, está instalada uma ampla porta corrediça, que conta com trava de segurança para que a mesma possa ser aberta, por exemplo, quando o veículo estiver parado numa ladeira. Isso impede que a porta volte e se feche novamente, o que poderia machucar uma pessoa.
A versão Minibus apresenta ampla área envidraçada e janelas laterais deslizantes. A intenção foi criar um ambiente arejado e com boa visibilidade para os passageiros, detalhe especialmente importante para aqueles que trabalham no setor de turismo.

Motorista encontra conforto ao volante
As mudanças no interior da linha Renault Master são ainda mais significativas. Motoristas de veículos utilitários costumam passar muito tempo ao volante, por isso a preocupação máxima com o conforto. Encontrar uma boa posição de dirigir, por exemplo, é fácil, graças ao banco do motorista com ajuste de altura e inclinação (item de série em todas as versões). Já a manopla do câmbio integrada ao painel foi reposicionada, ficando mais próximo ao condutor, além de liberar mais espaço para a circulação dentro da cabine.
Os painéis das portas ganharam nova forração. As saídas de ar agora são redondas, de fácil manipulação. O sistema de refrigeração, diga-se de passagem, foi todo retrabalhado para que houvesse redução na diferença de temperaturas no interior do veículo. Para isso, foram adotadas uma nova função de recirculação e quatro velocidades do ar, em vez das três usadas na versão anterior.
Para facilitar a vida do motorista, foram providenciados porta-objetos (no centro do painel, ao lado e em cima do rádio), porta-copos (ao lado do porta-luvas) e porta-documentos (à direita da alavanca do câmbio, ao lado dos comandos da ventilação.
O moderno motor turbodiesel 2.5 dCi 16V continua tendo a tecnologia como principal cartão de visitas. O propulsor é dotado de acelerador eletrônico, cabeçote de alumínio, duas árvores de comando de válvulas e sistema de injeção Common Rail. Trata-se de um veículo confiável, projetado para rodar muito com o mínimo de manutenção, atendendo as exigências de quem precisa do veículo para trabalhar.
O turbodiesel 2.5 litros de quatro cilindros desenvolve 115 cavalos de potência máxima (3.500 rpm) e esbanja torque, com 29,6 kgfm (1.600 rpm). Com essa força, mesmo com a lotação máxima, o Master apresenta desempenho satisfatório, com arrancadas rápidas e retomadas seguras. Equivale dizer, mais facilidade nas ultrapassagens. O veículo atinge 145 km/h de velocidade máxima e vai de 0 a 100 km/h em 16,5 segundos.

Tecnologia a serviço do desempenho
Esse bom desempenho é obtido principalmente pelo sistema Common Rail, que além de contribuir para a redução da emissão de poluentes, proporciona torques elevados desde as rotações mais baixas e auxilia na diminuição do nível de ruídos do motor. O novo Master ficou mais silencioso. São três decibéis a menos, em média. Vale dizer que a 90 km/h, o veículo apresenta 71,9 db.
Conforme o próprio nome indica, pelo sistema Common Rail (duto comum), a bomba envia o combustível, em alta pressão, para um único duto ligado aos quatro bicos injetores. A vazão de combustível (tempo e ponto de injeção) é comandada eletronicamente pelo calculador do motor, reduzindo o consumo de combustível e a emissão de poluentes.
O propulsor turbodiesel 2.5 litros de quatro cilindros é leve, graças principalmente à adoção de cabeçote de alumínio, onde estão dois comandos de válvula (DOHC - um para as válvulas de admissão e outro para as de escape). Além disso, o motor tem tuchos hidráulicos e balancins roletados, que diminuem significativamente os atritos internos.
A exemplo do que acontece na linha de veículos de passeio da Renault, o Master também é dotado de acelerador eletrônico. Com a ajuda de sensores, a aceleração do veículo é feita de forma mais ágil e suave, e com melhor dirigibilidade.

Câmbio de seis marchas
Se dirigir o Renault Master se tornou uma tarefa mais prazerosa, boa parte dos créditos se deve ao câmbio de seis marchas, agora com acionamento por cabo e com alavanca instalada no painel. "O motorista sentirá a diferença. O escalonamento foi feito para privilegiar o torque. A sexta marcha, que será usada principalmente em estrada, garante boa velocidade final", explica o supervisor de engenharia Guilherme Gonçalves, responsável pelo projeto Master - Américas.
Estacionar ficou mais simples
Transitar com o Renault Master no trânsito pesado dos grandes centros brasileiros ficou mais fácil. Mudanças importantes também aconteceram na caixa de direção do veículo. O sistema foi recalibrado, exigindo 15% menos de esforço nas manobras. Com a direção mais "leve" e com os amplos espelhos retrovisores, fica mais fácil estacionar o Master em vagas apertadas. "É importante ressaltar que, apesar de mais leve, a direção permanece firme em altas velocidades, dando ao motorista segurança, principalmente na estrada", acrescenta o engenheiro Guilherme Gonçalves.

Segurança para chegar ao destino
Ajustar os sistemas de freio e suspensão de utilitários é um grande desafio para os engenheiros da indústria automobilística, uma vez que o veículo deve ter comportamento equilibrado em situações distintas de uso: seja vazio, com o motorista apenas, ou com carga/lotação máximas. O Master é um furgão seguro, com frenagem uniforme, com a adoção de freios a disco nas quatro rodas. Opcionalmente, o veículo pode vir equipado com ABS.
O novo Renault Master tem carroceria de monobloco, construída em aço. A suspensão, a exemplo da estrutura, segue primando pela robustez. A capacidade de carga varia de acordo com a versão, mas o conjunto garante ao Master um comportamento equilibrado nas curvas. A dianteira (triângulos sobrepostos) conta com barra estabilizadora e é formada por molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos. A traseira é composta por eixo rígido com travessas longitudinais semi-elípticas de lâminas em aço. As rodas são de aço, e os modelos saem sempre de fábrica com pneus na medida 205/75 R16.
Os projetos desenvolvidos internamente na Renault do Brasil, em parceria com as empresas especializadas em transformações, primam pela segurança e versatilidade. Por isso, o proprietário de um veículo adaptado pode contar com todos os benefícios da garantia original de fábrica. "Trata-se de um nicho promissor, por isso o Master continuará forte nessa área. A Renault do Brasil continuará sendo a empresa com mais opções disponíveis aos consumidores", garante Ricardo Fischer, Gerente de Marketing Produto da Renault do Brasil.

Versão com isolamento térmico chega ao mercado
Desde 2002, a Renault do Brasil pesquisa e aposta nas transformações para atender do trabalhador autônomo às grandes coorporações. O resultado se reflete na variedade de opções no mercado. A linha Master 2009/2010, por exemplo, contará com uma versão dotada de isolamento térmico. "O veículo será especialmente indicado para o transporte de alimentos em curtas distâncias e abre caminho para uma versão frigorífica em breve", revela Ricardo Fischer.

Renault Master: uma ampla linha de veículos transformados
Atualmente, 25% das vendas do Master são de modelos transformados. Entre os que têm maior procura estão os destinados a uso hospitalar. Em parceria com determinadas empresas transformadoras, a marca desenvolveu diferentes configurações de ambulâncias, em uma gama que vai da simples remoção e transporte de pacientes até a UTIs capacitadas para realizar pequenas cirurgias emergenciais. Os veículos são fornecidos para hospitais, concessionárias de rodovias e até para o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), gerenciado pelo Governo Federal.
Outra vantagem dos veículos utilitários desenvolvidos pela Renault para o público hospitalar é o fato da nota fiscal desses modelos sair de fábrica com o código de RENAVAM de ambulância, o que diminui a burocracia junto aos departamentos de trânsito no momento do emplacamento.
Existe bastante procura para a versão Executive, destinada ao mercado do turismo. O modelo pode ser usado nos traslados de aeroportos e hotéis ou até mesmo em viagens mais longas, pois oferece mais espaço e conforto para os passageiros, com itens como: ar condicionado frontal e traseiro, iluminação de comando individual, bancos dos passageiros com encosto reclinável e em tecido, além do revestimento nas laterais internas e no teto.
O transporte escolar é outro segmento com grande demanda. Por isso, a Renault oferece variações do Master Minibus Escolar, que atendem às regulamentações específicas para o transporte dos alunos. Entre outros itens, o modelo conta com tacógrafo, equipamento que permite o registro instantâneo e inalterável da velocidade; dispositivo para remoção dos vidros em caso de acidentes, janelas laterais com abertura limitada, pintura da faixa lateral amarela, com a indicação "Escolar"; e lanternas auxiliares dispostas nas extremidades da parte superior dianteira e traseira.
A Renault do Brasil reafirma a importância do segmento de veículos comerciais leves para a marca e apresenta a linha 2009 do Renault Master. O modelo, fabricado em São José dos Pinhais (PR), recebeu mudanças no visual e alterações técnicas que o deixaram ainda mais moderno e confortável. Disponível em três versões de carroceria (Minibus, Furgão e Chassi Cabine), a linha de veículos utilitários Renault Master é capaz de atender desde autônomos e pequenos empresários até grandes frotistas e órgãos governamentais.