TITULO
Auto Review Lançamentos > Novo Audi A6
Novo Audi A6


Belo Horizonte/Ouro Preto - Com a presença do presidente da Audi do Brasil, Paulo Sérgio Kakinoff e dos jornalistas especializados de Minas, a Audi apresentou o novíssimo Audi A6 3.0 TFSI, V6 quattro, que alia mais potencia e torque com economia e menor indice de poluição. Ele chega ao Brasil nas versões Sport e Sport Plus. premiando o consumidor com alta esportividade e acabamento diferenciado.
Em relação ao novo propulsor, a montadora alemã buscou uma solução tecnológica da década de 30, quando o lendário Auto Union Grand Prix voava nas pistas de corrida com um motor sobrealimentado. O regresso dessa tecnologia é a marca registrada do novo A6 TFSI 3.0 V6. Para começar, o "T" da sigla TFSI não significa apenas "Turbo", mas também sobrealimentação do motor. Este V6 é equipado com módulo de compressão de ar de admissão (blower), de sistema Roots: são dois rotores acionados por correia (tocada pelo virabrequim) que "sopram" ar dentro do motor, aumentando a pressão interna.
Estes podem produzir 1,0 kg de ar por hora e forçá-lo na câmara de combustão com pressão de até 0,8 bar. Já a injeção direta de combustível é feita a uma pressão de até 150 bar nas câmaras de combustão. A rápida ação dos injetores permite até três injeções por ciclo operacional.
Os rotores funcionam constantemente. Para aliviar a pressão, os engenheiros da Audi desenvolveram um sistema de borboletas que abrem para desviar o ar. Dois intercoolers com sistema ar/água, conectados a um circuito separado de arrefecimento por água, resfriam o ar comprimido e aquecido para aumentar o teor de oxigênio necessário para a combustão. Um pacote completo suprime o ruído produzido pelo equipamento, deixando-o em um nível mínimo.
O torque máximo de 420 Nm já está disponível a apenas 2.500 rpm e é mantido constantemente até 4.850 rpm. Em relação à versão 3.2 V6 FSI, com 330 Nm, o novo modelo ganhou 90 Nm, garantindo muito mais força, esportividade e eficiência. A combinação com a transmissão Tiptronic de seis velocidades, com programa dinâmico de trocas de marcha e função Sport garante máxima eficiência e economia, com consumo de 9,6 km/litro (uso misto). O número é cerca de 10% inferior ao consumo da versão antecessora. Em termos de emissões, o novo motor lança ao ar 219 gramas/km de gás carbônico, enquanto o modelo anterior emitia 254.
O propulsor compacto e ultraeficiente acelera o sedã A6 a 100 km/h em 5,9 segundos, tornando-se 1,1 segundo ainda mais rápido que seu antecessor (com motor 3,2 litros, a aceleração de 0 a 100 km/hora era feita em 7,0 segundos). A velocidade máxima do novo modelo é de 250 km/h (limitada eletronicamente). A potência, que no modelo antecessor era de 255 cv, subiu para 290 cv com o novo motor.
Para completar as inovações tecnológicas deste propulsor 3.0 V6, os sistemas de gerenciamento do motor incluem injeção direta estratificada (FSI) - mapeada por sistema de alta voltagem -, acelerador eletrônico (drive-by-wire), sensores lambda seletivos e sensores de detonação individuais por cilindro.
A suspensão esportiva das versões Sport e Sport Plus é independente, com multibraços articulados, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos duplos e barra estabilizadora na dianteira, além de braços trapezoidais, amortecedores duplos e barras estabilizadoras na traseira. A tração 4x4 permanente Quattro, com bloqueio eletrônico de diferencial, completa a dirigibilidade precisa e oferece máxima segurança e performance superior. O Audi A6 é o único sedã médio Premium da categoria com tração integral, que proporciona mais estabilidade e segurança em qualquer situação de uso.


 


Conceito e design
As linhas rebaixadas, o teto em forma de cupê e, na frente, a grade única e trapezoidal do radiador conferem aos modelos Audi A6 um inédito aspecto de esportividade. A carroceria do novo Audi A6 mistura esportividade e sofisticação. Todo seu design é voltado para oferecer alto conforto. O console centralizado é totalmente integrado ao painel e reforça a esportividade e elegância de sua moderna arquitetura.
O modelo vem equipado de série com faróis bi-xenônio, com seis LEDs (light-emitting diode) integrados e sistema de lavagem. O ar-condicionado automático, que tem três zonas de climatação, também é equipamento de série.
No pacote Sport, o modelo vem equipado com rodas de liga leve aro 18 com design padrão "V" de cinco raios duplos e pneus 245/40 R18. A suspensão esportiva garante extrema performance e dirigibilidade. Já o volante esportivo, de três raios, multifuncional revestido em couro, vem com sistema de troca de marchas por palhetas integradas. O conforto é completado por bancos com ajuste elétrico completo e memória.
Outro destaque é o sistema MMI - Multimedia Interface -, com monitor central, áudio e controles que incluem o tradicional controle de estacionamento Audi. Na tela fixa de sete polegadas e alta resolução do MMI, o condutor pode controlar as mais diversas funções do carro, como os sistemas de som e ar-condicionado, luzes internas, computador de bordo e, inclusive, ser informado sobre a data da próxima revisão.
O pacote Sport Plus vem ainda mais completo. Internamente, os bancos dianteiros são esportivos da linha S-line, revestidos de couro Premium padrão Valcona com logo "S" estampado em relevo e com ajuste lombar acionado eletricamente; os detalhes de acabamento interno das portas são feitos em aço escovado; o equipamento de áudio é da marca Premium Bose. Externamente, a grade frontal ganhou o estilo S-Line, assim como as soleiras das portas dianteiras e os faróis auxiliares de neblina com contornos cromados


Acessórios
Nenhum outro carro da categoria tem tantos equipamentos de série oferecendo ainda uma gama tão extensa de sistemas opcionais.
O modelo pode vir equipado com o travamento central Keyless Entry, dispositivo pelo qual o condutor pode acionar a abertura das portas e o motor com a chave no bolso, graças ao sensor de presença de chave. Outro opcional é o Audi Parking System Advanced - sensores acústicos de estacionamento dianteiro e traseiro com câmera de vídeo. Há ainda o Audi Side Assist, equipamento que orienta o condutor nas trocas de faixa, e o Adaptative Lights, um sistema de faróis que acompanham o traçado da curva.
O Adaptative Cruise Control é um piloto automático com controle de distância e velocidade (inclui computador de bordo colorido). Detalhes de acabamento interno em madeira de raiz de nogueira e air bags traseiros laterais (complementares ao sistema de seis bolsas de ar de série) completam o conjunto de opcionais.


Preços: Audi A6 3.0 TFSI Sport quattro (R$ 279.700,00) e Audi A6 3.0 TFSI Sport Plus quattro (R$ 294.700,00).

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis