Auto Review Lançamentos > Renault Duster - Robustez com Personalidade
Renault Duster - Robustez com Personalidade
.jpg) |
Foz do Iguaçu - PR - A Renault apresentou o Renault Duster como o novo utilitário esportivo da Renault no Brasil, que já começa a ser fabricado e vendido no mercado nacional. O Duster é um modelo SUV (Sport Utility Vehicle) que reúne todos os atributos que os consumidores desse concorrido segmento de mercado buscam: conforto, espaço, sofisticação e a valentia de um verdadeiro 4x4, refletindo a atual filosofia de trabalho “Mude a Direção”, adotada pela Renault.
“Com a chegada deste SUV, a gama da Renault no Brasil fica ainda mais completa, com modelos capazes de satisfazer as mais diferentes necessidades dos consumidores em diferentes segmentos. Nosso plano é aumentar a participação no mercado brasileiro, e o Duster desempenhará papel decisivo para que tal objetivo seja alcançado”, explica Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil.
Na dianteira, a grade frontal, com três largos filetes cromados, chama a atenção e é tradicionalmente utilizada em modelos SUVs de luxo. O conjunto óptico dos faróis abriga também as luzes indicativas de direção. Abaixo, está uma grande tomada de ar, formando um conjunto imponente e agressivo, características de um carro capaz de enfrentar as mais adversas condições de rodagem.
Lateralmente, destaque para os para-lamas dianteiros e traseiros, cujos contornos sobressaltados dão ao Duster uma aparência musculosa. O SUV da Renault também apresenta vincos em forma de arco que percorrem as duas portas e conferem mais dinamismo à carroceria.
Na traseira, o vidro da tampa do porta-malas é amplo, e sobre a placa, está um largo friso cromado, com o nome Duster logo acima. Em peça única de formato vertical, lanterna, setas e luzes de ré estão em elementos bem definidos. A equipe do Renault Design América Latina (RDAL), centro de estilo instalado no Brasil, desenvolveu um novo para-choque traseiro para deixar a peça mais harmoniosa e com um desenho que transmitisse mais robustez, além de ser mais adequada ao gosto dos consumidores brasileiros.
.jpg) |
No interior, os profissionais do Renault Design América Latina conceberam um habitáculo totalmente diferente, quando comparado à versão comercializada na Europa. O quadro de instrumentos e o painel central ganharam um novo desenho. A versão brasileira, além de novos tecidos, também conta com novas espumas dos bancos, desenvolvidas pelo RDAL, com as partes laterais mais realçadas, contribuindo assim para dar mais conforto e abrigar melhor o corpo de motorista e do carona. Novas harmonias internas, contribuem para um interior arejado e transmitem a ideia de luxo, devido, principalmente, à qualidade dos materiais utilizados. Para as versões mais completas, a equipe de designers desenvolvem um interior com duas tonalidades de cor, detalhe que as deixa ainda mais sofisticadas.
O Renault Duster também oferece bom espaço não só para passageiros, mas para as bagagens também. O porta-malas, que conta com capacidade para até 475 litros. Com o banco traseiro rebatido, é possível levar ainda mais objetos, de bicicleta a pranchas de surfe, fazendo do Duster um veículo adequado ao lazer.
O volante de três raios oferece boa empunhadura
O rádio do Duster é integrado ao painel de grandes dimensões e foi desenvolvido no Brasil. Este equipamento, além de rádio AM/FM e CD-Player, conta com o sistema de áudio “3D Sound by Arkamys” e reproduz músicas nos formatos MP3, WMA e WMV. Em sua parte frontal, ele contará com duas entradas: uma auxiliar, do tipo “jack”, e outra para conexão USB/iPod – permitindo aos ocupantes desfrutarem da sua biblioteca pessoal de música -, tudo isso controlado pelo comando satélite instalado na coluna de direção.
O quadro de instrumentos, onde estão conta-giros e velocímetro, apresenta padrão visual exclusivo para o Duster. A iluminação dos instrumentos é na cor âmbar, que não cansa os olhos no escuro. O painel é completo, com velocímetro, conta-giros, indicador digital do nível de combustível e de temperatura da água. Nas versões mais completas, existe ainda o computador de bordo.
Com sistema de tração nas quatro rodas, pneus de uso misto, posição de dirigir elevada e generosos ângulos de entrada e saída além da altura em relação ao solo, o utilitário é capaz de rodar com conforto no asfalto e enfrentar situações adversas fora-de-estrada.
O Renault Duster foi feito para quem realmente quer ou precisa de um utilitário esportivo com tração nas quatro rodas. O controle é feito pelo motorista, que tem no painel um botão com as posições 2WD, Auto e Lock. No modo 4x2 (2WD) a distribuição de torque é feita nas duas rodas frontais e, em condições de piso seco e aderente, o motorista conseguirá otimizar o consumo de combustível do veículo.
Na posição “Auto”, a distribuição do torque é feita entre os eixos dianteiro e traseiro, conforme a aderência do piso pelo qual estiver trafegando o utilitário esportivo. Tal comando permite a melhor adequação entre dirigibilidade e tração e auxilia o motorista em situações difíceis.
A função “Lock” permite ao veículo trafegar em condições de terreno mais adversas, como na lama e na areia. O mecanismo deve ser usado sempre que o veículo trafegar por trechos que ofereçam o mínimo de atrito e é fundamental, por exemplo, quando um dos pneus perde contato com o solo ou patina por absoluta falta de aderência. A função “Lock” é programada para ser desativada, de forma automática, quando o veículo ultrapassa 80 km/h.
Outro recurso off-road importante oferecido pelo Duster 4x4 é a primeira marcha reduzida, que facilita ao veículo encarar uma subida íngreme e também rebocar.
.jpg) |
O Duster é oferecido em seis versões de acabamento, com dois diferentes motores (1.6 16V Hi-Flex e 2.0 16V Hi-Flex) e duas opções de tração (4x2 ou 4x4). Todas as versões de acabamento do Duster já oferecem de série os itens mais valorizados pelos consumidores brasileiros de veículos SUV: direção hidráulica, ar-condicionado e vidros e travas elétricas.
O modelo, que é sucesso comercial em dezenas de outros países, e começa a ser produzido no Brasil teve o desenvolvimento de vários sistemas para o nosso mercado. São 774 novas peças em relação ao Duster comercializado na Europa. As principais mudanças foram nos sistema de suspensões, motores, câmbios, conforto acústico para o , realizado pelo Renault Tecnologias Américas (RTA), que conta com cerca de 1.000 engenheiros nas Américas, dos quais mais de 600 em São José dos Pinhais. “Nossa preocupação é desenvolver produtos adequados às preferências dos brasileiros, por isso o Duster nacional apresenta importante e significativas diferenças estéticas, de material e técnicas em relação ao modelo comercializado na Europa”, afirma Jalinier.
Outro ponto importante para o cliente é o fato do Duster contar com uma garantia original de fábrica de 36 meses, o que possibilita um baixo custo de manutenção e atesta a robutez do veículo.
Duster 1.6 16V: É o modelo de entrada da gama, tem tração 4x2 e traz sob o capô o motor 1.6 16V Hi-Flex, regido por um câmbio mecânico de cinco marchas. Esta versão já vem equipada com roda 16” e os itens de conforto mais valorizados pelos consumidores brasileiros tais como ar-condicionado, direção-hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e regulagem de altura do volante. No exterior, retrovisores e para-choques são pretos.
Duster Expression 1.6 16V: Esta versão intermediária também tem tração 4x2, câmbio mecânico e motor 1.6 16 Hi-Flex. Além disso, vem com airbags duplos, banco do motorista com regulagem de altura, vidros elétricos traseiros e alarme. No exterior, diferencia-se pelas rodas de aço estilizada de 16”, barras no teto e a parte superior dos pára-choques na cor da carroceria.
Duster Dynamique 1.6 16V e Dynamique 2.0 16V: Externamente, chamam atenção as rodas de liga leve (aro 16) e os faróis de neblina. No interior, o volante e a manopla de câmbio são revestidos em couro e o banco traseiro pode ser rebatido (1/3 e 2/3). Entre os itens de conforto estão o computador de bordo, o acionamento elétrico dos retrovisores externos. A segurança é reforçada pela presença do sistema de freios ABS. O opcional fica por conta dos bancos em couro.
Duster Dynamique com câmbio automático: Apresenta todos os itens da versão Dynamique, com o diferencial de contar com o câmbio automático com opção de troca seqüencial. A tração é 4x2 e o motor, 2.0 16V. Duster Dynamique 4x4: Um legítimo off-road com tração integral e motor 2.0 16V. Além do sistema de tração, diferencia-se por ter roda de liga leve na cor preta, máscaras negras nos faróis de neblina, pára-choques com duas tonalidades e monograma com a inscrição 4WD (4x4).
O Renault Duster está disponível no mercado nacional em sete opções de cores: Prata Etoile, Azul Crepúsculo, Cinza Acier, Vermelho Fogo, Branco Glacier, Preto Nacré e Verde Amazônia, desenvolvida pela equipe de profissionais do Renault Design América Latina exclusivamente para o mercado brasileiro e que sintetiza a essência off-road presente no projeto do Renault Duster
Motor 1.6 16V Hi-Flex
Instalado transversalmente, o propulsor 1.6 16V Hi-Flex tem duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC, do inglês, Double Overhead Camshaft). Um comando aciona as válvulas de admissão e o outro as de escape. O balancim é roletado, solução que reduz o atrito entre as peças móveis e, conseqüentemente, o consumo. O conjunto mecânico conta com tucho hidráulico, o que dispensa a regulagem das válvulas e reduz o nível de ruído. Equivale a dizer menor necessidade de manutenção.
Com alto índice de nacionalização, este foi o primeiro propulsor multiválvulas do mercado brasileiro a contar com os benefícios da tecnologia bicombustível. Quando abastecido com gasolina, Duster equipado com o motor 1.6 16V Hi-Flex desenvolve 110 cv de potência (5.750 rpm) e 15,1 kgfm de torque máximo (3.750 rpm). Com etanol, são 115 cv (5.750 rpm) e 15,5 kgfm (3.750 rpm). A força se reflete nos números de desempenho. O Renault Duster oferece segurança nas ultrapassagens e apresenta bons índices de retomada de velocidade e aceleração. Alimentado com gasolina, o Duster vai de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e em 11,9 segundos com etanol. A velocidade máxima é de, respectivamente, 163 km/h e 165 km/h.
.jpg) |
Motor 2.0 16V Hi-Flex tem significativas evoluções
Os profissionais brasileiros também dedicaram uma atenção especial ao propulsor 2.0 16V Hi-Flex, que teve inúmeras evoluções, visando adequá-lo às características do Duster e às exigências dos clientes brasileiros.
Entre as evoluções realizadas destacam-se:
- Nova central eletrônica de maior capacidade com novo software;
- Elevação da taxa compressão de 9,8:1 para 11:1.;
- 5ª válvula injetora de combustível (partida a frio);
- Novo cabeçote;
- Novas válvulas de admissão;
- Novas válvulas de escape;
- Novas guias de válvulas ;
- Novas válvulas injetoras de combustível;
- Novos acentos de válvulas;
- Novos pistões;
- Novos pinos dos pistões;
- Novos anéis corta fogo;
- Novas polias;
- Nova tampa de distribuição;
- Novo suporte do alternador
Este propulsor 2.0 16V Hi-Flex pode trabalhar em conjunto com um câmbio manual de seis velocidades ou automático, que também possibilita a troca manual de marchas. Equipado com este motor bicombustivel, o Renault Duster desenvolve a potência de 142 cv (etanol) / 138 cv (gasolina) a 5.500 rpm e torque máximo de 19,7 kgfm (gasolina) / 20,9 kgfm (etanol) a 3.750 rpm.
Pós vendas e acessórios
O Duster oferece três anos de garantia total de fábrica ou 100.000 quilômetros (o que ocorrer primeiro), diferencial que atesta a qualidade e robustez do veículo.
Na hora de fazer a revisão, o cliente já saberá de antemão quanto vai pagar graças à “Revisão Preço Fechado”, programa de manutenção preconizado pela Renault do Brasil com os valores de peças e mão-de-obra praticados em toda a rede de concessionárias da marca no País. Com isto, nas versões com o motor 1.6 16V o cliente tem o custo de R$ 1 Real por dia. Além disso, completa o benefício o chamado “Pacote Preço Fechado”, reunindo os principais itens de desgaste e manutenção do veículo, como pastilhas de freio, amortecedores e palhetas dos limpadores do pára-brisa.
.jpg) |
Reposição rápida
Além de contar com uma rede de concessionárias em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Renault, adota um moderno sistema de armazenagem e distribuição de peças, com dois grandes armazéns: um em Jundiaí (SP), com capacidade para estocar mais de 30 mil componentes, e outro em São José dos Pinhais (PR), com mais de 12 mil itens. O sistema de logística permite que o estoque envie peças diariamente a todos os concessionários do país, atendendo ao cliente no menor tempo possível.
Ao adquirir um Duster, o proprietário conta ainda com o Renault Assistance, serviço de socorro e atendimento emergencial, que funciona 24 horas por dia, no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. Em caso de acidente, pane elétrica ou mecânica, pneu furado ou localização do veículo pela polícia após furto ou roubo, há envio de socorro mecânico para que o automóvel seja reparado no próprio local. Caso esse reparo imediato não seja possível, é providenciado o reboque do veículo até a concessionária mais próxima.
<< Voltar
|