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Renault Duster - Robustez com Personalidade


Foz do Iguaçu - PR - A Renault apresentou o Renault Duster como o novo utilitário esportivo da Renault no Brasil, que já começa a ser fabricado e vendido no mercado nacional. O Duster é um modelo SUV (Sport Utility Vehicle) que reúne todos os atributos que os consumidores desse concorrido segmento de mercado buscam: conforto, espaço, sofisticação e a valentia de um verdadeiro 4x4, refletindo a atual filosofia de trabalho “Mude a Direção”, adotada pela Renault.

“Com a chegada deste SUV, a gama da Renault no Brasil fica ainda mais completa, com modelos capazes de satisfazer as mais diferentes necessidades dos consumidores em diferentes segmentos. Nosso plano é aumentar a participação no mercado brasileiro, e o Duster desempenhará papel decisivo para que tal objetivo seja alcançado”, explica Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil.

Na dianteira, a grade frontal, com três largos filetes cromados, chama a atenção e é tradicionalmente utilizada em modelos SUVs de luxo. O conjunto óptico dos faróis abriga também as luzes indicativas de direção. Abaixo, está uma grande tomada de ar, formando um conjunto imponente e agressivo, características de um carro capaz de enfrentar as mais adversas condições de rodagem.

Lateralmente, destaque para os para-lamas dianteiros e traseiros, cujos contornos sobressaltados dão ao Duster uma aparência musculosa. O SUV da Renault também apresenta vincos em forma de arco que percorrem as duas portas e conferem mais dinamismo à carroceria.

Na traseira, o vidro da tampa do porta-malas é amplo, e sobre a placa, está um largo friso cromado, com o nome Duster logo acima. Em peça única de formato vertical, lanterna, setas e luzes de ré estão em elementos bem definidos. A equipe do Renault Design América Latina (RDAL), centro de estilo instalado no Brasil, desenvolveu um novo para-choque traseiro para deixar a peça mais harmoniosa e com um desenho que transmitisse mais robustez, além de ser mais adequada ao gosto dos consumidores brasileiros.
 
 

 
 
No interior, os profissionais do Renault Design América Latina conceberam um habitáculo totalmente diferente, quando comparado à versão comercializada na Europa. O quadro de instrumentos e o painel central ganharam um novo desenho. A versão brasileira, além de novos tecidos, também conta com novas espumas dos bancos, desenvolvidas pelo RDAL, com as partes laterais mais realçadas, contribuindo assim para dar mais conforto e abrigar melhor o corpo de motorista e do carona. Novas harmonias internas, contribuem para um interior arejado e transmitem a ideia de luxo, devido, principalmente, à qualidade dos materiais utilizados. Para as versões mais completas, a equipe de designers desenvolvem um interior com duas tonalidades de cor, detalhe que as deixa ainda mais sofisticadas.

O Renault Duster também oferece bom espaço não só para passageiros, mas para as bagagens também. O porta-malas, que conta com capacidade para até 475 litros. Com o banco traseiro rebatido, é possível levar ainda mais objetos, de bicicleta a pranchas de surfe, fazendo do Duster um veículo adequado ao lazer.
 
O volante de três raios oferece boa empunhadura

O rádio do Duster é integrado ao painel de grandes dimensões e foi desenvolvido no Brasil. Este equipamento, além de rádio AM/FM e CD-Player, conta com o sistema de áudio “3D Sound by Arkamys” e reproduz músicas nos formatos MP3, WMA e WMV. Em sua parte frontal, ele contará com duas entradas: uma auxiliar, do tipo “jack”, e outra para conexão USB/iPod – permitindo aos ocupantes desfrutarem da sua biblioteca pessoal de música -, tudo isso controlado pelo comando satélite instalado na coluna de direção.

O quadro de instrumentos, onde estão conta-giros e velocímetro, apresenta padrão visual exclusivo para o Duster. A iluminação dos instrumentos é na cor âmbar, que não cansa os olhos no escuro. O painel é completo, com velocímetro, conta-giros, indicador digital do nível de combustível e de temperatura da água. Nas versões mais completas, existe ainda o computador de bordo.
Com sistema de tração nas quatro rodas, pneus de uso misto, posição de dirigir elevada e generosos ângulos de entrada e saída além da altura em relação ao solo, o utilitário é capaz de rodar com conforto no asfalto e enfrentar situações adversas fora-de-estrada.

O Renault Duster foi feito para quem realmente quer ou precisa de um utilitário esportivo com tração nas quatro rodas. O controle é feito pelo motorista, que tem no painel um botão com as posições 2WD, Auto e Lock. No modo 4x2 (2WD) a distribuição de torque é feita nas duas rodas frontais e, em condições de piso seco e aderente, o motorista conseguirá otimizar o consumo de combustível do veículo.

Na posição “Auto”, a distribuição do torque é feita entre os eixos dianteiro e traseiro, conforme a aderência do piso pelo qual estiver trafegando o utilitário esportivo. Tal comando permite a melhor adequação entre dirigibilidade e tração e auxilia o motorista em situações difíceis.

A função “Lock” permite ao veículo trafegar em condições de terreno mais adversas, como na lama e na areia. O mecanismo deve ser usado sempre que o veículo trafegar por trechos que ofereçam o mínimo de atrito e é fundamental, por exemplo, quando um dos pneus perde contato com o solo ou patina por absoluta falta de aderência. A função “Lock” é programada para ser desativada, de forma automática, quando o veículo ultrapassa 80 km/h.

Outro recurso off-road importante oferecido pelo Duster 4x4 é a primeira marcha reduzida, que facilita ao veículo encarar uma subida íngreme e também rebocar.
 

 
O Duster é oferecido em seis versões de acabamento, com dois diferentes motores (1.6 16V Hi-Flex e 2.0 16V Hi-Flex) e duas opções de tração (4x2 ou 4x4). Todas as versões de acabamento do Duster já oferecem de série os itens mais valorizados pelos consumidores brasileiros de veículos SUV: direção hidráulica, ar-condicionado e vidros e travas elétricas.

O modelo, que é sucesso comercial em dezenas de outros países, e começa a ser produzido no Brasil teve o desenvolvimento de vários sistemas para o nosso mercado. São 774 novas peças em relação ao Duster comercializado na Europa. As principais mudanças foram nos sistema de suspensões, motores, câmbios, conforto acústico para o , realizado pelo Renault Tecnologias Américas (RTA), que conta com cerca de 1.000 engenheiros nas Américas, dos quais mais de 600 em São José dos Pinhais. “Nossa preocupação é desenvolver produtos adequados às preferências dos brasileiros, por isso o Duster nacional apresenta importante e significativas diferenças estéticas, de material e técnicas em relação ao modelo comercializado na Europa”, afirma Jalinier.
Outro ponto importante para o cliente é o fato do Duster contar com uma garantia original de fábrica de 36 meses, o que possibilita um baixo custo de manutenção e atesta a robutez do veículo.

Duster 1.6 16V: É o modelo de entrada da gama, tem tração 4x2 e traz sob o capô o motor 1.6 16V Hi-Flex, regido por um câmbio mecânico de cinco marchas. Esta versão já vem equipada com roda 16” e os itens de conforto mais valorizados pelos consumidores brasileiros tais como ar-condicionado, direção-hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e regulagem de altura do volante. No exterior, retrovisores e para-choques são pretos.

Duster Expression 1.6 16V: Esta versão intermediária também tem tração 4x2, câmbio mecânico e motor 1.6 16 Hi-Flex. Além disso, vem com airbags duplos, banco do motorista com regulagem de altura, vidros elétricos traseiros e alarme. No exterior, diferencia-se pelas rodas de aço estilizada de 16”, barras no teto e a parte superior dos pára-choques na cor da carroceria.
Duster Dynamique 1.6 16V e Dynamique 2.0 16V: Externamente, chamam atenção as rodas de liga leve (aro 16) e os faróis de neblina. No interior, o volante e a manopla de câmbio são revestidos em couro e o banco traseiro pode ser rebatido (1/3 e 2/3). Entre os itens de conforto estão o computador de bordo, o acionamento elétrico dos retrovisores externos. A segurança é reforçada pela presença do sistema de freios ABS. O opcional fica por conta dos bancos em couro.

Duster Dynamique com câmbio automático: Apresenta todos os itens da versão Dynamique, com o diferencial de contar com o câmbio automático com opção de troca seqüencial. A tração é 4x2 e o motor, 2.0 16V. Duster Dynamique 4x4: Um legítimo off-road com tração integral e motor 2.0 16V. Além do sistema de tração, diferencia-se por ter roda de liga leve na cor preta, máscaras negras nos faróis de neblina, pára-choques com duas tonalidades e monograma com a inscrição 4WD (4x4).

O Renault Duster está disponível no mercado nacional em sete opções de cores: Prata Etoile, Azul Crepúsculo, Cinza Acier, Vermelho Fogo, Branco Glacier, Preto Nacré e Verde Amazônia, desenvolvida pela equipe de profissionais do Renault Design América Latina exclusivamente para o mercado brasileiro e que sintetiza a essência off-road presente no projeto do Renault Duster
 
Motor 1.6 16V Hi-Flex

Instalado transversalmente, o propulsor 1.6 16V Hi-Flex tem duplo comando de válvulas no cabeçote (DOHC, do inglês, Double Overhead Camshaft). Um comando aciona as válvulas de admissão e o outro as de escape. O balancim é roletado, solução que reduz o atrito entre as peças móveis e, conseqüentemente, o consumo. O conjunto mecânico conta com tucho hidráulico, o que dispensa a regulagem das válvulas e reduz o nível de ruído. Equivale a dizer menor necessidade de manutenção.

Com alto índice de nacionalização, este foi o primeiro propulsor multiválvulas do mercado brasileiro a contar com os benefícios da tecnologia bicombustível. Quando abastecido com gasolina, Duster equipado com o motor 1.6 16V Hi-Flex desenvolve 110 cv de potência (5.750 rpm) e 15,1 kgfm de torque máximo (3.750 rpm). Com etanol, são 115 cv (5.750 rpm) e 15,5 kgfm (3.750 rpm). A força se reflete nos números de desempenho. O Renault Duster oferece segurança nas ultrapassagens e apresenta bons índices de retomada de velocidade e aceleração. Alimentado com gasolina, o Duster vai de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos e em 11,9 segundos com etanol. A velocidade máxima é de, respectivamente, 163 km/h e 165 km/h.
 

Motor 2.0 16V Hi-Flex tem significativas evoluções

Os profissionais brasileiros também dedicaram uma atenção especial ao propulsor 2.0 16V Hi-Flex, que teve inúmeras evoluções, visando adequá-lo às características do Duster e às exigências dos clientes brasileiros.

Entre as evoluções realizadas destacam-se:
- Nova central eletrônica de maior capacidade com novo software;
- Elevação da taxa compressão de 9,8:1 para 11:1.;
- 5ª válvula injetora de combustível (partida a frio);
- Novo cabeçote;
- Novas válvulas de admissão;
- Novas válvulas de escape;
- Novas guias de válvulas ;
- Novas válvulas injetoras de combustível;
- Novos acentos de válvulas;
- Novos pistões;
- Novos pinos dos pistões;
- Novos anéis corta fogo;
- Novas polias;
- Nova tampa de distribuição;
- Novo suporte do alternador

Este propulsor 2.0 16V Hi-Flex pode trabalhar em conjunto com um câmbio manual de seis velocidades ou automático, que também possibilita a troca manual de marchas. Equipado com este motor bicombustivel, o Renault Duster desenvolve a potência de 142 cv (etanol) / 138 cv (gasolina) a 5.500 rpm e torque máximo de 19,7 kgfm (gasolina) / 20,9 kgfm (etanol) a 3.750 rpm.
 
Pós vendas e acessórios

O Duster  oferece três anos de garantia total de fábrica ou 100.000 quilômetros (o que ocorrer primeiro), diferencial que atesta a qualidade e robustez do veículo.

Na hora de fazer a revisão, o cliente já saberá de antemão quanto vai pagar graças à “Revisão Preço Fechado”, programa de manutenção preconizado pela Renault do Brasil com os valores de peças e mão-de-obra praticados em toda a rede de concessionárias da marca no País. Com isto, nas versões com o motor 1.6 16V o cliente tem o custo de R$ 1 Real por dia. Além disso, completa o benefício o chamado “Pacote Preço Fechado”, reunindo os principais itens de desgaste e manutenção do veículo, como pastilhas de freio, amortecedores e palhetas dos limpadores do pára-brisa.


Reposição rápida

Além de contar com uma rede de concessionárias em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, a Renault, adota um moderno sistema de armazenagem e distribuição de peças, com dois grandes armazéns: um em Jundiaí (SP), com capacidade para estocar mais de 30 mil componentes, e outro em São José dos Pinhais (PR), com mais de 12 mil itens. O sistema de logística permite que o estoque envie peças diariamente a todos os concessionários do país, atendendo ao cliente no menor tempo possível.

Ao adquirir um Duster, o proprietário conta ainda com o Renault Assistance, serviço de socorro e atendimento emergencial, que funciona 24 horas por dia, no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. Em caso de acidente, pane elétrica ou mecânica, pneu furado ou localização do veículo pela polícia após furto ou roubo, há envio de socorro mecânico para que o automóvel seja reparado no próprio local. Caso esse reparo imediato não seja possível, é providenciado o reboque do veículo até a concessionária mais próxima.

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