Auto Review Lançamentos > Mercedes-Benz SLS AMG Roadster atinge velocidade máxima de 317 km/h
Mercedes-Benz SLS AMG Roadster

A combinação de uma carroceria de alumínio com quadro espaçoso
, um motor aspirado de oito cilindros
AMG6.3 litros V8 com lubrificação a seco que desenvolve uma potência máxima de 420 kW (571 hp) e 650 Nm de torque, uma transmissão de embreagem dupla de sete marchas e uma suspensão esportiva com braços duplos horizontais garantem excelente dinâmica de condução e prazer ao dirigir do novo Mercedes-Benz
SLS AMG Roadster
.
O modelo acelera de zero a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge velocidade máxima de 317 km/h (limitada eletronicamente) – o que significa que o conversível tem um desempenho comparável ao da versão asa de gaivota.
O chassi e a carroceria são feitos de alumínio, tem um design que combina construção inteligente de peso leve com alta resistência. Com um peso de 1.660 quilos, o conversível tem só 40 kg a mais do que o cupê. O resultado é uma relação força/peso notável de 2,9 kg por hp.

A transmissão esportiva de 7 marchas
AMG SPEEDSHIFT DCT ostenta trocas rápidas sem perda de força de tração – em somente 100 milésimos de segundos. O motorista tem a opção de quatro diferentes modos de direção: "C" (Eficiência controlada), "S" (Esportivo), "S+" (Mais Esportiva) ou "M" (Manual). Nos modos Sport, Sport plus e Manual, a função de dupla embreagem automática fica ativada; todos os modos podem ser selecionados facilmente via controle giratório no
AMG DRIVE
UNIT. A função
RACE START proporciona tração otimizada e também faz o bloqueio mecânico do diferencial.
A capota flexível pode ser aberta e fechada enquanto o carro se move até 50 km/h; o processototalmente automático de abertura/fechamento leva apenas onze segundos. O tecido possui três camadas e tem uma configuração de magnésio/aço/alumínio com peso otimizado, que contribui muito para o baixo centro degravidade do carro. A transição suave e contínua entre a camada externa da capota e a janela de trás mantém baixo o nível de ruído do vento.
Em dias de chuva, uma bolsa de água flexível, que passa debaixo da capota, capta a água da chuva e a direciona para a parte inferior do veículo através de duas aberturas de cada lado.Três cores de capota flexível – preta, vermelha e bege – estão disponíveis para combinar com as nove cores do exterior e oito do interior.
A capacidade do porta-malas é de 173 litros com o teto aberto ou fechado, sendo quase igual ao do
SLS AMG Coupé (176 litros).
A nova suspensão esportiva
AMG RIDE CONTROL, com amortecimento controlado eletronicamente, está disponível como item opcional. Com o
AMG DRIVE
UNIT, o motorista consegue escolher seus próprios ajustes da suspensão. Há três modos disponíveis: Comfort, Sport e Sport plus.
O
AMG Performance Media é um inovador sistema multimídia inspirado no automobilismo esportivo, que oferece uma combinação de telas telemétricas com diversas informações disponíveis, como aceleração lateral e linear, dados do motor e tempo de voltas de uma pista de corrida. Também possui acesso à internet via celular.
O Dr. Dieter Zetsche, presidente do Board da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis, afirma: "O conversível
SLS é um super esportivo, um carro-sonho altamente desejável. Em sua maneira distinta, ele dá continuidade a uma sucessão de carros esportivos únicos da Mercedes-Benz."
Ola Källenius, presidente da Mercedes-
AMG GmbH, comenta: "Construção sistemática, peso leve, desempenho exemplar e design de tirar o fôlego combinados com o prazer sensorial de dirigir a céu aberto – o novo
SLS AMG Roadster incorpora com perfeição a filosofia alemã
AMG de engenharia e bom acabamento. O modelo asa de gaivota já é o sonho dos fãs de carros esportivos do mundo todo e, agora com a versão conversível, promete causar ainda mais sensação."
O responsável pela área de Design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, diz: "Como no modelo asa de gaivota, o design purista e esportivo chama a atenção. Seja com a capota aberta ou fechada, o conversível
SLS AMG tem um visual impressionante!" As proporções perfeitas merecem destaque: um capô longo, extremidade traseira curta, aerofólio traseiro automaticamente extensível, amplo entre eixos, bitola larga e projeções curtas – em resumo, o
SLS AMG de capota aberta transpira dinamismo. A potência é sugerida pelas rodas largas de tamanho 265/35 ZR 19 (frente) e 295/30 ZR 20 (traseiras). O acabamento em pintura metálica marrom
AMG e as rodas com peso otimizado, com design de 10 raios,pintadas de preto fosco com aro de alto brilho, estão disponíveis como novos opcionais.

Interior semelhante à cabine de uma aeronave
No interior, o design também impressiona pelas semelhanças com a cabine de uma aeronave: painel de instrumentos na forma de uma seção de asa, entradas de ar com bicos ajustáveis em forma de cruz - reminiscência dos jatos -, console central prolongado de metal fosco e a nova alavanca de seleção E-SELECT na forma de um controle de comando de aeronave. Outro detalhe de sofisticação é o emblema em relevo
AMG na alavanca de seleção.
O recurso
AMG DRIVE
UNIT – que está disponível em fibra de carbono real – é o módulo de comando no console central. Ele permite que o motorista selecione uma configuração personalizada para o veículo, incluindo ajuste da suspensão esportiva
AMG RIDE CONTROL (opcional). O volante
Performance AMG, com seu revestimento em couro e seção do aro inferior mais achatada, permite total controle do veículo. As haletas do câmbio estilo borboleta e o aro do volante são de metal maciço.

AMGPerformance Media
Além do eficiente sistema de som Bang & Olufsen BeoSound
AMG, outro destaque opcional é o
AMG Performance Media. Esse sistema inédito, inspirado nas corridas de carros, combina numerosas telas de telemetria com informações, tais como dados do motor, aceleração lateral e linear, e tempos das voltas em um circuito de corridas. Também proporciona acesso à internet de alta velocidade por celular. O
AMG Performance Media é ativado pressionando-se a tecla
AMG do
AMG DRIVE
UNIT e usando o controle COMAND. As funções principais, em resumo, são:
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Exibição em tempo real da temperatura do óleo do motor, líquido de arrefecimento e do fluido da transmissão
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Exibição em tempo real da potência do motor, torque e da posição do acelerador
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Exibição em tempo real das pressões de cada um dos pneus
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Exibição em tempo real do tempo de aceleração de 0-100 km/h
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Exibição em tempo real da aceleração lateral e linear combinada com desempenho da frenagem e posição do acelerador, incluindo função de memória
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Gravação do tempo de cada volta de circuito fechado de corridas, com tempos por setor e função de memória
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Integração das funções DRIVE UNIT para salvar os dados da configuração na memória e inicializar o RACE START
As diferentes funções do
AMG Performance Media são exibidas em uma tela colorida integrada no painel de instrumentos. Três telas são mostradas a qualquer momento, com as informações mais importantes posicionadas no centro.
Lançamento no mercado europeu ainda em 2011
O conversível
SLS AMG foi projetado e desenvolvido em paralelo com o coupê pela Mercedes-
AMG GmbH. O superesportivo será produzido na maior fábrica da Mercedes-Benz, em Sindelfingen. O motor
AMG de 6.3 litros V8 vem diretamente da oficina de motores
AMG, de Affalterbach, onde é montado manualmente de acordo com a filosofia tradicional "Um homem, um motor".
As vendas do Mercedes-Benz
SLS AMG Roadster no mercado europeu terão início no outono (hemisfério norte) de 2011.