Auto Review Lançamentos > As novas: CB 300 R, Lead 110 e XRE 300
As novas: CB 300 R, Lead 110 e XRE 300

CB 300R: mais esportividade e desempenho no uso urbano e estradeiro
Indaiatuba – SP – Chega ao mercado mais uma CB da Honda, desta feita a novíssima CB 300R com linhas agressivas, visual sofisticado que transmite esportividade e força. O motor com capacidade cúbica ampliada, proporciona pilotagem mais emocionante e desempenho tanto no uso urbano, quanto nas estradas. Esses são apenas alguns dos atributos da CB 300R, que chega para ampliar a atuação da Honda no segmento de média cilindrada e atender à demanda dos fãs da CBX 250 Twister e, também de usuários da linha CG que buscam evolução. Ela é uma "street sport naked"
que vem satisfazer a expectativa em torno de uma nova motocicleta da marca com aparência de maior porte e que proporcionasse ainda mais adrenalina. O primeiro desejo foi contemplado com a aplicação de formas marcantes, inspiradas nos modelos top naked mundiais. Já o segundo foi possível com a adoção de um motor com cilindrada ampliada. Perante suas principais concorrentes, a CB 300R se destaca por ser a única da categoria com propulsor de 300cc, com duplo comando de válvula no cabeçote, e por utilizar sistema de alimentação por injeção eletrônica de combustível PGM-FI.
Design marcante
A CB 300R adota o conceito "street fighter", que transmite força na parte dianteira e leveza na traseira, sem carenagem e com o motor exposto. Sua esportividade também é favorecida por itens como ponteira e protetor do escapamento em aço inox, paralama com linhas envolventes e aerodinâmicas, pneus largos e rodas de liga leve com cinco raios duplos.
O conjunto frontal, com formas aerodinâmicas, dá à CB 300R identidade marcante. O farol com refletores multifocais garante boa visibilidade noturna, com maior área de iluminação e menor índice de dissipação. Sua carenagem, mais moderna e esportiva, está integrada ao conjunto e amplia a sensação de grande porte da motocicleta.
Outro ponto de destaque é o tanque de combustível de 18 litros (com três de reserva) que vem com linhas acentuadas, vincos e curvas potencializando a robustez. Ele proporciona grande autonomia e praticidade em longas viagens e permite excelente encaixe para as pernas do piloto.
Na traseira, o modelo conta com lanterna exclusiva e rabeta mais curta e afilada, o que reforça sua leveza. O assento em dois níveis proporciona melhor ergonomia, garantindo o conforto tanto do piloto quanto do garupa. Para este último, há também novas alças em alumínio, com formato agressivo, que completam o design da motocicleta e oferecem mais conforto e segurança.
A ergonomia, tanto para o piloto quanto para o garupa, foi melhorada. A altura do guidão foi ligeiramente elevada, melhorando o conforto sem a perda da esportividade, e as pernas do piloto têm melhor encaixe junto ao tanque, ampliando o prazer na pilotagem. Já para o garupa, a posição foi elevada graças ao novo assento, que deixa o passageiro numa situação mais confortável.
Com 143 kg de peso seco, o modelo possui relação entre comprimento, largura e altura de 2.085 mm x 745 mm x 1.040 mm. A distância entre eixos é de 1.402 mm, enquanto o assento apresenta 781 mm de altura e a distância mínima do solo é de 183 mm. O ângulo de cáster e o trail foram modificados, proporcionando mais agilidade à motocicleta.
Enquanto o torque passou de 2,48 kgf.m para 2,81 kgf.m a 6.000 rpm, o que representa um aumento de aproximadamente 13%, a potência passou de 24 cv a 8.000 rpm para 26,53cv a 7.500 rpm, aumentando aproximadamente 10,5%. O moderno sistema de alimentação PGM-FI foi desenvolvido pela Honda. Este, aliado ao catalisador instalado no escapamento da motocicleta, faz com que o modelo atenda ao Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), em níveis bem abaixo aos estabelecidos pela legislação. Enquanto o limite estabelecido é de 2 g/km de monóxido de carbono (CO), 0,3 g/km de hidrocarbonetos (HC) e 0,150 g/km de óxido de nitrogênio (NOx), a CB 300R emite 1,309 g/km de CO, 0,076 g/km de HC e 0,096 g/km de NOx.
Conjunto resistente
O motor da CB 300R é um DOHC com duplo comando de válvula no cabeçote, monocilíndrico, quatro tempos, com quatro válvulas e com radiador de óleo do motor, agora possui 291,6 cm3. O aumento da capacidade cúbica quando comparado ao motor da CBX 250 Twister (249 cm3) confere à motocicleta agilidade na pilotagem urbana e desempenho superior nas estradas.
O novo chassi, do tipo berço semiduplo em aço tubular, proporciona resistência às torções e excelente dirigibilidade. O modelo é equipado com partida elétrica e bateria selada isenta de manutenção periódica.
A suspensão dianteira, do tipo garfo telescópico com 130 mm de curso, e a traseira, do tipo monoamortecida com 105 mm de curso, oferecem estabilidade e conforto. Os freios, dianteiro a disco com 276 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão e traseiro a tambor com 130 mm de diâmetro, proporcionam frenagens precisas e seguras e foram perfeitamente dimensionados para as características e o desempenho da motocicleta.
A CB 300R utiliza pneus esportivos largos e de perfil baixo, do tipo 110/70 -17M/C na dianteira e 140/70 - 17MC na traseira, que garantem estabilidade, tração e aderência. As rodas de alumínio de cinco raios duplos e 17'' possuem desenho exclusivo, reforçando a esportividade do modelo.
O painel está mais completo: moderno e esportivo, adota a tendência das superesportivas (CBR) e é composto por tacômetro de ponteiro em combinação com velocímetro, hodômetros total e parcial e marcador de nível de combustível no display digital, além de luzes indicadoras da injeção eletrônica, "neutro", farol alto e sinalizadores.
Disponível nas cores preta, vermelha, amarela metálica e prata metálica, a CB 300R tem previsão de vendas de 50 mil unidades até dezembro de 2009. Seu preço público sugerido é de R$ 11.490,00 (base Estado de São Paulo). A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
XRE 300, a nova On/Off Road da Honda
A filial brasileira não perdeu tempo e trouxe para o mercado uma motocicleta com um visual adventure, esportivo, confortável e seguro. Ela foi feita para o uso tanto nas cidades quanto em estradas não pavimentadas. Foi com este propósito que a Honda desenvolveu a XRE 300, novo modelo que integra seu line up de motocicletas nacionais.
Para tornar este conceito realidade, foi aplicado design marcante, motor com 300cc, posição de pilotagem mais confortável e novo chassi tipo berço semi-duplo. Com tais características, busca-se conquistar os usuários da XR 250 Tornado e da NX4 Falcon.
Design agressivo e imponente
DNA off-road herdado da XR 250 Tornado é evidente em todo o projeto da XRE 300, a exemplo das suspensões de longo curso, do escapamento com saída alta, do paralama principal elevado e do secundário, que protege contra respingos. Somado a tudo isso, foi adotada a tendência "adventure" na nova motocicleta, que apresenta linhas agressivas e modernas, transmitindo sofisticação, imponência e, consequentemente, grande diferenciação na categoria.
Na dianteira, o farol multi-refletor, com lentes em policarbonato de 60/55W, oferece excelente visibilidade noturna e é envolto por uma carenagem em preto texturizado, que garante grande resistência a riscos. Já o paralama principal, integrado à carenagem do farol e aos defletores laterais, possui formas que transmitem a sensação de força e velocidade.
O novo painel é completo e totalmente digital. Está integrado à carenagem do farol e traz marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial, além de luzes-espia da injeção eletrônica PGM-FI, piscas, farol alto e neutro.
O escapamento preto de saída alta, envolto por protetor em prata; as rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira, com aro em alumínio na cor preta; e os pneus de uso misto conferem porte e visual ainda mais arrojado. Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças em alumínio integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência. As alças largas proporcionam conforto e segurança para o garupa.
Para encarar qualquer aventura
A motocicleta traz motor de 291,6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar e com radiador de óleo, que, em combinação com a injeção eletrônica PGM-FI, possibilita respostas precisas ao comando do acelerador.
Desenvolve potência máxima de 26,1 cv a 7.500 rpm e torque de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm, que proporcionam agilidade e desempenho em qualquer situação de uso..
A utilização da exclusiva injeção eletrônica PGM-FI, aliada ao catalisador e à válvula PAIR instalados no sistema de exaustão da motocicleta, faz com que a XRE 300 atenda, com folga, aos índices de emissões de poluentes estabelecidos pela terceira fase do Promot .
A XRE 300 possui câmbio de cinco velocidades, com escalonamento que permite o aproveitamento da potência e do torque, exigindo menos trocas de marchas. O modelo é equipado com partida elétrica, tanque de combustível com capacidade para 12,4 litros (reserva de 2,3 litros) e bateria selada, isenta de manutenção periódica.
O novo chassi, do tipo berço semi-duplo, oferece agilidade e fácil pilotagem, além de comportamento mais estável em qualquer situação. A XRE 300 apresenta relação entre comprimento, largura e altura de 2.171 x 830 x 1.181 mm e entre eixos de 1.417 mm. Sua distância mínima do solo é de 259 mm, enquanto a altura do assento é de 860 mm e seu peso seco é de 144,5 kg.
A ergonomia é garantida pelo assento em dois níveis, que privilegia o conforto e oferece ótimo encaixe das pernas junto ao tanque. O guidão, com novo posicionamento, permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a fadiga em longos percursos. Para o garupa, o conforto é garantido pelo assento, que o deixa em posição mais elevada, e pelas alças em alumínio, com melhor empunhadura.
 |
A suspensão traseira monoamortecida do tipo Pro-Link, com tensão de mola ajustável e exclusiva balança de alumínio (Aluminium Swing Arm), proporciona pilotagem macia e agradável em todas as situações, mantém o pneu sempre em contato com o solo e amplia a capacidade de tração em qualquer terreno. Já a dianteira, do tipo garfo telescópico de longo curso, assegura elevada capacidade de absorção de impactos, robustez e resistência a torções.
O freio dianteiro a disco, com 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão, e o traseiro também a disco, com 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples, proporcionam grande eficiência e progressividade nas frenagens. Na cor dourada, os cálipers conferem visual ainda mais sofisticado ao modelo.
Disponível nas cores preta, vermelha e amarela metálica, a motocicleta chega à rede de concessionárias autorizadas em agosto e tem expectativa de vendas de 40 mil unidades no período de um ano. Seu preço público sugerido é de R$ 12.890,00 (base Estado de São Paulo).
LEAD 110: A SOLUÇÃO INTELIGENTE PARA O DIA A DIA
A Honda amplia a sua participação na categoria family com um scooter que é líder mundial de venda em sua quarta geração. Confira por que este modelo moderno, sofisticado, de transmissão automática e que conta com injeção eletrônica é um dos mais vendidos do mundo
A maior fabricante de motocicletas do Brasil, realmente se preocupou em criar um veiculo que oferecesse agilidade no transito urbano, que fosse de pilotagem fácil, com bastante itens de conforto, que tivesse um design moderno, que proporcionasse uma diferenciação em relação às outras marcas, um veiculo que fosse atraente como um todo, não apenas por ser um veiculo de duas rodas mas que fosse também um veiculo ecologicamente correto, limpo e que realmente atendesse ao PROMOT 3
Pesquisas de opinião realizadas pela Honda com usuários em potencial desta categoria, concluiu que o mercado já sinalizava um veiculo com essas características: que tivesse um design moderno, fosse de uma marca de confiança, que proporcionasse economia e que também tivesse bastante tecnologia portanto com mais de 1 milhão de unidades circulando pelo mundo e sendo verdadeiramente um modelo consagrado, a Honda decidiu por ser o 3° pais do mundo a produzir este modelo.
O DESIGN
Podemos destacar os grandes piscas posicionados da carenagem frontal e na parte traseira passando segurança e visibilidade para o usuário. O farol com lente multi-focal proporcionando feixes de luz mais intensas assegurando uma ótima visibilidade. O painel é composto por velocímetro, hodômetro total, indicador de temperatura do motor com apenas uma falha, seria mais completo se fosse digital.
O piso tipo plataforma facilita muito o acesso ao veiculo alem de auxiliar o apoio dos pés no chão evitando que você abra demais as pernas perdendo equilíbrio. O gancho de utilidades e o porta objetos na parte frontal, tem capacidade de carga de 1.5kg. Para o garupa o conforto foi ampliado com pedaleiras retrateis em alumínio e o grande diferencial deste modelo é o porta capacete duplo, devido ao novo design do chassi monobloco tipo “underbone” em aço tubular permitiu acomodar um capacete fechado na parte dianteira e um capacete aberto na parte traseira. A abertura deste compartimento é executado na chave de ignição e o compartimento tem capacidade para 10Kg.
Outro diferencial deste modelo é o bocal do combustível do tanque localizado na parte frontal sobre a qual o piloto apóia seus pés. O tanque tem capacidade para 6.5 litros de combustível e 1.8 litros de reserva. a vantagem de estar neste local é a mudança do centro de gravidade, melhorando muito a questão da pilotagem.
O MOTOR
Com um moderno motor de 110cc 4 tempos OHC ( Over head Camshaft), e alimentado pelo moderno sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI, a LEAD 110 possui balancins e os comandos de válvulas roletados um conceito de redução de atrito que aumenta a durabilidade do motor, gerando por conseqüência um funcionamento bastante suave alem de garantir uma potencia de 9,2cv com um torque de 0,97kgf.m a 6000rpm ou seja o SCOOTER é 0,1 cv mais potente que a BIZ 125 e o seu peso é de 109kg sem combustível. Aliada ao catalisador do escapamento em aço inox e à válvula PAIR instalados em seu sistema de exaustão a injeção eletrônica faz com que o modelo atenda ao PROMOT 3 ( Programa de Controle de Poluição do ar por Motociclos e Veículos Similares ) em níveis muito abaixo dos estabelecidos pela nova norma.
DESTAQUE PARA A TRANSMISSÃO
A transmissão é automática do tipo CVT continuamente variável que a Honda chama de V-Matic. Uma vez que não é necessária a troca de marchas, o sistema proporciona uma pilotagem fácil e simples transmitindo assim bastante suavidade e conforto com agilidade no transito: basta acelerar e aproveitar o passeio.
NOVIDADE NO SISTEMA DE FREIOS
Alem de possuir freio a disco na dianteira e freio a tambor na traseira a LEAD 110 vem equipado com o exclusivo sistema de freios CBS ( Combinet Brake System). Este sistema funciona da seguinte forma: acionando o manete do lado direito, ele aciona somente o freio dianteiro, porem acionando o manete do lado esquerdo, você coloca em prática o sistema CBS ou seja: você aciona o freio traseiro e dianteiro simultaneamente e com a mesma intensidade, proporcionando uma melhora na capacidade de frenagem do veiculo.
CORES, PREÇOS E DISPONIBILIDADE
Com conceitos diferenciados para atender ao gosto pessoal de cada motociclista, a Honda disponibilizou quatro cores: Preta, vermelha metálica, bege metálica e prata metálica. A LEAD 110 chega às concessionárias em julho com preço sugerido, base em São Paulo, sem frete e seguro, R$6.250,00
<< Voltar
|