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Andamos a 317, 98 km/h com o superesportivo R8 GT da Audi
Por João E. P. Salgado
Gavião Peixoto - SP - Para os amantes do automóvel, dirigir um verdadeiro bólido com Motor V10 FSI que gera 560 hp, e faz de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos é realmente um dos momentos mais incríveis que se possa ter. Já ao adentrarmos o cockpit do GT a sensação é de puro êxtase; acelerando então, adrenalina pura.
Você arranca, já pisando fundo, atinge 8000 giros e passa de marcha em marcha, 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª e você está cada vez mais rápido; são 5 mil metros de pista (aeródromo da Embraer) em linha reta com 100 metros de largura. Vem o radar e você começa a frear; é rápido e aí, o piloto de testes da Audi, André Nicastro que está ao meu lado da a notícia de que estou entre os pouco mais de centena e meia de privilegiados no mundo que ultrapassaram os 300 km/h.
Fiquei realizado com a marca alcançada; 317,98 km/h, me desculpem, mas isso não é para qualquer um!
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Esta oportunidade de andar nesta raridade foi para comemorar a chegada do superesportivo R8 GT (primeira vez que a marca Audi traz para o Brasil um carro de R$ 1 milhão), privilégio esse que apenas uma turma de jornalistas, os mais especializados puderam curtir; afinal de contas só vieram 3 unidades para o mercado brasileiro e todas já vendidas de uma produção total limitada a 333 unidades.
Cada unidade do superesportivo traz um número individual de produção sobre a alavanca de câmbio.
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Mais leve, mais potente, mais cativante - a performance do novo R8 GT é de tirar o fôlego. Graças às novas tecnologias da marca para redução de peso, chave no R8 GT, o carro ficou 100 kg mais leve que a versão convencional e pesa somente 1.525 kg. A carroceria Audi Space Frame (ASF) passou por um alívio de peso, além de usar painéis de alumínio. Os engenheiros da Audi também reduziram o peso de alguns componentes da transmissão, além de rodas e freios em cerâmica. No interior, os bancos de competição com quatro pontos de fixação contam com uma estrutura de fibra de vidro reforçada com fibra de carbono, resultando em uma redução de peso de 31,5 kg em relação aos bancos originais do R8 V10 5.2 FSI quattro.
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Até o para-brisa do R8 GT é mais fino. Policarbonato foi aplicado na separação do habitáculo e do compartimento do motor, bem como na sua cobertura, feita com fibra de carbono reforçada com plástico. O sistema de freio de carbono/cerâmica também foi aliviado, bem como detalhes como o coletor de admissão e isolação do motor, até tapeçaria. Cada peça foi devidamente analisada e criteriosamente trabalhada, visando além da redução de peso, maior resistência ao desgaste.
O design do R8 GT é a mais pura expressão de beleza, agressividade e esportividade. Foram várias modificações na parte externa, a maioria delas para redução de peso e criar uma identidade própria para o Grand Tourismo que traz diversos componentes do Audi R8 LMS (Le Mans Séries) que participa das corridas de GT3.
As modificações na traseira também são marcantes, começando pelo aerofólio fixo em fibra de carbono. As saídas de ar do motor central foram redesenhadas, bem como o para-choque que integra maiores saídas de ar de escapamento e das rodas e dos freios traseiros. O grande difusor é feito em fibra de carbono, formando um conjunto atraente com a iluminação traseira das lanternas em LED.
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Motor e transmissão
A força oferecida pelo modelo top de linha da família R8 é fantástica. O motor 5.2 V10 conta com bloco de alumínio e a moderna injeção direta de combustível FSI. A lubrificação por cárter seco garante a quantidade certa de óleo mesmo em acelerações laterais e durante velocidade máxima do esportivo. Com sua central eletrônica modificada, o motor produz 540 Nm (55,1 kgfm) de torque a 6.500 pm, e sua potência máxima é de 560 cv a 8.000 rpm.
O superesportivo sai de fábrica com um sistema de transmissão automatizado de seis marchas (R tronic), troca automática ou mesmo manual, por meio de borboletas atrás do volante ou da alavanca de câmbio. O sistema de tração integral quattro concentra sua força no eixo traseiro, mas, caso seja necessário, o sistema envia força extra para o eixo dianteiro. Em conjunto com o diferencial traseiro, ele providencia tração, estabilidade e melhor rolagem para o R8 GT.
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A suspensão também foi desenvolvida visando o alto desempenho: com barras de alumínio em forma de triângulo, proporcionando uma direção muito mais sensível ao R8 GT. As rodas de aro 19 trazem desenho exclusivo e usam pneus 235/35 ZR na frente e 305/30 ZR atrás. O sistema de freios conta com largos discos de cerâmica
com fibra de carbono, que seguram o ímpeto do superesportivo com facilidade.
Conforto
O revestimento interno, banco e volante é em alcântara, um super
ar-condicionado automático, GPS e um mega som com Bluetooth da famosa Bang & Olufsen, aliás como não poderia deixar de ser.
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