TITULO
Auto Review Lançamentos > Toyota SW4

Toyota SW4

Novos motores a gasolina 

 

Costão do Santinho - SC - A já famosa Toyota SW4, líder de mercado entre os SUVs médios à diesel vem agora disputar o forte mercado dos motores a gasolina. Acaba de ser lançada no Brasil a nova SW4 SR 2.7 VVT-i de 4 cilindros e 16 válvulas e a SRV 4.0 V6 VVT-i 24 válvulas. Com essas novas motorizações, a Toyota objetiva comercializar, em 2009, 6.700 unidades do modelo, sendo 75% com motorização diesel e 25% com propulsores a gasolina.

 

Motor e transmissão 

Segundo o fabricante, estes novos motores a gasolina do SW4 já equipam mundo afora os mais modernos modelos da Toyota e foram concebidos exclusivamente para utilitários esportivos e picapes, atendendo a rigorosos padrões de qualidade e seguindo cinco pilares básicos: 1) alto desempenho e confiabilidade, 2) baixo nível de ruídos, vibrações e emissões de poluentes, 3) design leve e compacto, 4) facilidade de reparação e 5) economia de combustível. 
O motor V6 VVT-i é o de maior torque da categoria pois tem
4.0 litros de cilindrada, 24 válvulas gerando 238 cv de potência a 5.200 rpm, com torque de 38,3 kgf.m a 3.200 giros. Ele é mais leve do que os tradicionais possuindo cabeçote, bloco e cárter em alumínio, coletores e sistema de escapamento em inox e ainda algumas peças em resina, como o esticador e o tensionador de polia, buchas de válvulas e pescador do óleo do motor. 
Já o motor 2.7 de quatro cilindros e 16 válvulas, que é o mesmo recentemente adotado com sucesso na picape Hilux, é dotado de duplo comando com tecnologia VVT-i (comando de abertura de válvulas variável inteligente, que otimiza a potência e o torque em qualquer rotação, gerando economia de combustível e baixa emissão de poluentes) e rende 158 cv de potência a 5.200 rpm, com torque de 24,5 kgf.m a apenas 3.800 giros. Ele vem equipado com duas árvores de balanceamento que giram em sentido contrário e anulam as forças de vibração, resultando em um funcionamento suave e silencioso. O propulsor agrega coletor de admissão em plástico, que melhora a passagem dos gases, reduzindo o calor e propiciando maior eficiência volumétrica. O coletor de escapamento em aço inox colabora para dar maior leveza ao conjunto. 

 

Design          

Olhando de longe as duas versões a gasolina são iguais as da SW4 2009, lançada em outubro do ano passado. As diferenças se resumem a pequenos detalhes como a ausência da entrada de ar no capô, uma vez que os motores a gasolina não possuem intercooler. O SW4 de seis cilindros mostra a inscrição 4.0 V6 nos paralamas laterais, logo acima das luzes auxiliares indicadoras de direção, e também na grade frontal e, a versão SR de quatro cilindros mostra na lateral a inscrição 2.7 VVT-i. A SW4 pode ser comprada nas cores Branco polar, Prata metálica, Cinza Chumbo metálico, Preto eclipse, Azul metálico e Bege aurora. 

 

Interior 

A versão SRV V6 do SW4 oferece aos ocupantes o mesmo luxo e conforto da versão SRV a diesel. O revestimento dos bancos e das laterais das portas é em couro, do tipo Bege Premium, que se revela a nova tendência de cor presente nos automóveis mais sofisticados do mundo. Há apliques no padrão madeira nos painéis das portas e do console central. Já o painel de instrumentos, com iluminação Optitron, apresenta grafismo que torna sua leitura fácil e clara, proporcionando conforto ao dirigir. Há ajuste elétrico para o banco do motorista, que confere mais comodidade. 
Em comum, as novas versões do SW4 possuem a novidade da terceira fileira de bancos, que eleva a capacidade do modelo para sete passageiros. De fácil acesso, os assentos ficam posicionados no espaço originalmente destinado ao porta-malas e podem ser dobrados, devolvendo a configuração original do veículo, com cinco lugares. A inclusão dos novos assentos torna o utilitário esportivo da Toyota ainda mais versátil, mostrando-se o veículo ideal tanto para aqueles que querem utilizá-lo no dia-a-dia quanto para quem precisa de um veículo para uso familiar recreativo. Há cintos de segurança de três pontos e encosto de cabeça em todas as fileiras de bancos bem como ar condicionado.

 

Suspensão 

A suspensão da SW4 é independente nas quatro rodas com barra estabilizadora na dianteira, braços duplos triangulares e molas helicoidais. Na traseira a suspensão é do tipo 4Link aumentando o conforto em qualquer terreno (praticamente fica sem aquele pula-pula tradicional das camionetes. 

 

Tração 

A nova SUV da Toyota traz dois tipos de tração: para a versão V6, o utilitário esportivo oferece a mesma tração 4x4 permanente com reduzida da versão diesel, que garante máxima aderência ao solo. O sistema é composto por uma caixa de transferência (alta e baixa) e por um diferencial central tipo Torsen com deslizamento limitado (LSD - Limited Slip Diferencial), que distribui o torque entre as rodas de acordo com a necessidade do piso, garantindo estabilidade e respostas precisas em curvas. Além disso, a tração do modelo possibilita o bloqueio do diferencial. Nesta condição, o uso do torque é dividido em 50% para cada eixo, assegurando melhor desempenho, principalmente na utilização fora-de-estrada. As versões equipadas com o motor 2.7 VVT-i de quatro cilindros são dotadas de tração 4x2, com força motriz no eixo traseiro.

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis