TITULO
Auto Review Lançamentos > Os novos importados: Tiguan, Eos e Passat CC

Os novos importados: Tiguan, Eos e Passat CC


A Volkswagen do Brasil está comercializando nas concessionárias Premium da marca o modelo Eos, um coupé conversível que traz o máximo de sofisticação, requinte e conforto. O novo veículo importado une as linhas clássicas de um coupé com o toque elegante e esportivo dos carros conversíveis.
Produzido em uma das mais modernas fábricas do grupo Volkswagen, a Autoeuropa - Automóveis Ltda, em Portugal, o modelo segue um conceito de design esportivo aliado a diferenciada silhueta lateral.
Desenho sedutor e esportividade são os principais atributos do conversível Eos que se destaca entre todos os seus "irmãos" como o primeiro conversível do mundo a oferecer o sistema de capota CSC (Coupé Sun roof Convertible) de 5 partes, com acionamento elétrico e teto solar de vidro escurecido, medindo 1.125 milímetros por 605 mm, algo inédito na indústria automobilística.
O Eos passa de coupé a conversível em apenas 25 segundos. Para isso, os motores elétricos que executam essa operação recolhem a estrutura da capota para o interior do porta-malas. A operação inversa é completada no mesmo tempo e, para acionar o teto solar ou a capota, o condutor só precisa acionar uma tecla no console central.
Estragos indesejáveis podem ser evitados: o Eos traz um sistema que detecta obstáculos na traseira. Dessa forma, a operação de abertura da capota é interrompida para evitar danos em sua estrutura ou até mesmo na tampa traseira. Além disso, o painel traz um indicador do status da capota, que indica ao condutor se ela já está totalmente aberta ou fechada, ou se o seu mecanismo ainda está em movimento.
O veículo dá continuidade à tradição da marca de produzir, de tempos em tempos, modelos com esse tipo de carroceria - como o Fusca em 1949, o Golf I em 1979, o Golf III em 1993, o Golf IV em 1998 e o New Beetle, em 2003.
O veículo também chama a atenção por detalhes externos como o acabamento cromado que contorna a grade frontal e o jogo de rodas esportivas Le Mans, feitas de liga-leve de aro 17", com pneus 235/45 R17 e dupla saída de escape em aço inox.


 
Eletrônica aprimorada para a máxima segurança
Além da estética apurada dessa carroceria coupé/conversível, o Eos também se destaca pelo alto grau de segurança oferecido ao motorista e aos passageiros. O modelo está equipado com um sistema ativo de proteção em caso de capotamento (ARP - Active Rollover Protection).
O dispositivo eletrônico estende duas estruturas metálicas, recolhidas atrás dos bancos traseiros, em apenas 0,25 segundos quando o sistema detecta que o modelo ultrapassou determinada inclinação lateral e velocidade, a fim de garantir a máxima proteção aos ocupantes.
O coupé também está equipado com airbags frontais,  e laterais, além do sistema de freios ABS, do controle de tração (ASR) e do controle de estabilidade (ESP). Para rodagem tranquila  e segura durante a noite, o Eos oferece faróis bi-xenon com facho de luz direcional, além de lanternas traseiras com LEDs.
Com carroceria concebida por um avançado e moderno processo de construção, encaixe e solda a laser , o Eos conta com elevada rigidez torcional, garantida por estruturas diagonais e reforços no assoalho.


 
Desempenho esportivo e muito requinte interno
Além da nova capota CSC, o Eos também agrada quando o assunto é desempenho. Equipado com o mais moderno câmbio Tiptronic de seis marchas e tecnologia DSG de dupla embreagem com acionamento por teclas no volante e com o motor 2.0 TSI turbo (eleito melhor do motor do mundo nos últimos 4 anos), que gera 200 cavalos de potência a 5.100 rpm e torque máximo de 28,5 mkgf entre 1.700 e 5.000 rpm, o conversível leva 7,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge 229 km/h de velocidade máxima. Com essas qualidades, o Eos oferece desempenho superior ao dos principais concorrentes comercializados no País .


 
Qualidade também é o que se pode notar na parte interna do modelo, com acabamento esmerado, que inclui forração de couro (preto, cinza ou bege). Entre os itens de destaque estão o volante multifunções com teclas para trocas de marchas, display multifunção e sistema de som, frisos e pedais de alumínio, rádio CD Player para 6 discos com MP3 e entrada Aux-in para fontes externas de áudio, oito alto-falantes, ar-condicionado Climatronic de duas zonas e, para tornar a viagem com a capota aberta ainda mais agradável, uma proteção antiturbilhamento de vento entre as fileiras de bancos.
O volume de carga do porta-malas é de 205 litros com o teto aberto.  Quando fechado, esse volume sobe para 380 litros. Além disto, existe a possibilidade de acessar o porta-malas por dentro por meio de uma tampa integrada no banco traseiro.
O Eos está sendo comercializado em versão única nas concessionárias Premium da Volkswagen espalhadas pelo Brasil. O cliente encontra o modelo nas cores preto Ninja (sol), preto Mystic (perol), azul Shadow, azul Ocean, prata Sargas, branco Cristal (sol), vermelho Salsa (sol), dark Maroon, cinza Beryllium e ainda mais 3 opções de acabamentos internos que variam entre as cores preto, cinza e bege.


 
O nome Eos
O nome Eos vem da mitologia grega, mais especificamente conhecida como a deusa do amanhecer, é curto, objetivo e fácil de ser pronunciado em qualquer lugar.
Segundo a mitologia grega, Eos costumava sair do fundo do mar para a superfície, dentro de uma carruagem, para trazer a luz do amanhecer para o povo. A deusa é considerada também a mãe do vento, da noite e da manhã. Amanhecer, vento e estrelas, elementos da natureza que traduzem bem o conceito deste novo modelo da Volkswagen.

Passat CC


A Volkswagen do Brasil já está comercializando o Passat CC (Comfort Coupé) no mecado nacional, um modelo que tem como essência a harmonia de conceitos bem diferentes, aliando esportividade e elegância de um coupé com requinte de um sedã quatro portas. O modelo tem design inovador e toda a tecnologia da marca alemã. Apresentado no ano passado, no Salão de Detroit, o modelo chega agora ao mercado brasileiro como um dos modelos mais sofisticados da linha de importados da Volkswagen no Brasil.
O Passat CC conta com toda a base técnica do modelo sedã, que já tem seu sucesso comprovado há mais de três décadas.  A personalidade do novo modelo foi inteiramente descrita na carroceria que ganhou um novo desenho e uma silhueta de linhas fluidas. O teto estende-se em raio plano desde o pára-brisa até a traseira. Um dos traços característicos do design do modelo é a acentuada linha arqueada que corre pelas laterais, logo abaixo das janelas e acima dos arcos das rodas dianteiras e traseiras. Outra novidade introduzida por esse coupé é o teto panorâmico de vidro (opcional), que aumenta a sensação de espaço.


 
Equipado com o motor V6 3.6 FSI (sistema de injeção direta de última geração), o veículo gera 300 cavalos de potência a 6.600 rpm e 35,6 kgfm de torque entre 2.400 e 5.300 rpm. Em conjunto com a transmissão automatizada de dupla embreagem DSG Tiptronic de seis velocidades e a tração integral permanente 4Motion, o luxuoso modelo é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos e de atingir os 250 km/h de velocidade máxima.
O modelo está sendo comercializado nas concessionárias Premium da marca Volkswagen. Esta rede especializada na venda de produtos da linha de importados da Volkswagen tem showroom diferenciado e profissionais de vendas e assistência técnica capacitados para dar todo o atendimento necessário.


 
Design, requinte e conforto
O desenho imponente do Passat CC não se destaca somente pelas linhas de sua carroceria. Vários detalhes visuais aumentam a sensação de requinte inerente ao modelo, como os faróis bi-xenon direcionais com lavador e ajuste automático de altura, os frisos cromados no contorno das janelas, na grade dianteira, nas laterais e no pára-choque traseiro e a dupla saída de escape com ponteiras cromadas. O coupé traz também o jogo de rodas liga-leve aro 18", modelo Interlagos.
A parte interna foi cuidadosamente elaborada para oferecer o máximo em conforto. O novo Volkswagen traz revestimento de couro, volante multifunção esportivo com três raios e detalhes cromados, bancos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e memória de posição para o banco do motorista, rádio CD-Player MP3 com entrada multimídia para fontes de áudio externo, ar-condicionado Climatronic de duas zonas e apoio de braço central para os ocupantes dos bancos da frente.
Com amplo espaço para os ocupantes, o Passat CC também oferece porta-copos central com cobertura escamoteável e apoio de braço central. Já o porta-malas do modelo pode acomodar até 452 litros de bagagem.

 
Tecnologia com total prazer ao dirigir
O nível de tecnologia empregada no Passat CC torna tudo muito simples para o condutor, que, se preferir, pode comandar as trocas de marchas por meio das teclas alojadas no volante, em vez de optar pelo modo de seleção automática. O display multifunção indica a ocorrência de eventuais inconvenientes, como a perda de pressão dos pneus e permite diversas visualizações e configurações.
Já o retrovisor interno, com antiofuscamento automático, preserva a visibilidade adequada do condutor, enquanto a função "coming home / leaving home" dos faróis mantém as lâmpadas acesas, mantendo o caminho iluminado para que o condutor vá do carro para casa ou para que ele saia de onde está e se aproxime do modelo com maior segurança.
O Passat CC também conta com o freio de estacionamento eletrônico, com função "auto hold", que mantém o veículo estático enquanto o pedal do acelerador não volta a ser pressionado (evitando que o condutor tenha que manter o pedal do freio acionado), com sensor de chuva e com piloto automático.


 
Segurança em evidência
O novo coupé da Volkswagen traz de série um pacote completo de itens de segurança. Seus pneus especiais Conti-Seal nas medidas 235/40 R18, por exemplo, não apenas garantem a aderência ao piso, mas também contam com proteção interna contra perfurações de até cinco milímetros.
O Passat CC tem airbags frontais de duplo estágio de abertura, laterais e do tipo cortina e dispositivos eletrônicos que mantém a pilotagem segura, o que é garantido pelo sistema de freios ABS, pelo controle de tração (ASR), pelo controle de estabilidade (ESP) e pelo bloqueio eletrônico do diferencial (EDL).
Para um modelo tão completo, a lista de opcionais acaba sendo reduzida: teto de vidro panorâmico com abertura angular, insertos internos em madeira e pintura metálica ou perolizada. O Passat CC é produzido na fábrica de Emden, na Alemanha.

Tiguan


O novo Tiguan tem início de vendas a partir da útima semana de abril. O modelo é o primeiro SUV compacto produzido pela Volkswagen.Produzido na fábrica da Volkswagen, em Wolfsburg, Alemanha, o Tiguan recebeu este nome da associação da força do Tigre com a versatilidade da Iguana, características que estão associadas aos atributos do modelo.
O Tiguan é ideal para quem aprecia conforto, requinte e versatilidade de um SUV aliado a aventura, seja urbana ou fora de estrada. Disponível em 7 opções de cores externas, o modelo também conta com  seis padrões de revestimento interno, sendo três em tecido e três em couro.
Com muito requinte e tecnologia, o modelo recebeu 5 estrelas do EuroNCAP, nota máxima no crash-test, além de obter o melhor resultado no teste de capotagem realizado entre os modelos SUV compactos pelo IIHS (Institute Insurance Highway Safety), orgão responsável pela segurança veicular nas estradas americanas.


 
Motor 2.0 TSI: desempenho e economia
Um dos componentes mais atrativos do novo Tiguan é o motor 2.0 Turbo TSI 16 válvulas, que atinge 200 cv de potência a 5.100 rpm e 28 kgfm de torque entre 1.700 e 5.100 rpm, com injeção direta de combustível, que proporciona um excepcional desempenho ao modelo.
Em vez de os injetores borrifarem gasolina nos coletores de admissão, o sistema de injeção direta de combustível executa a operação diretamente nas câmaras de combustão. Associado ao turbo, esse recurso proporciona a melhor combinação possível entre alto desempenho, baixo consumo e reduzida emissão de poluentes.
O motor do SUV trabalha em conjunto com a versátil e consagrada transmissão automática Tiptronic de seis velocidades. Com esse conjunto, o novo Tiguan é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e de atingir 207 km/h de velocidade máxima.  

Conjunto mecânico harmônico e respostas firmes
A direção precisa e de respostas rápidas é um dos fatores que transmitem segurança e prazer de dirigir na condução do veículo em qualquer tipo de piso. O conforto de rodagem nas diferentes condições de uso deve-se, em grande parte, ao balanceamento de frequências das suspensões dianteiras e traseiras.
Além do desempenho comparável ao de muitos modelos esportivos, seu chassi estabelece novos padrões para o mundo dos SUVs. A carroceria, com modernos processos de construção e encaixe, possui elevado índice de rigidez torcional.
A tração nas quatro rodas em tempo integral é absolutamente essencial para um veículo SUV. No asfalto ou fora-de-estrada, a tração inteligente 4x4 melhora a segurança ativa. O Tiguan vem equipado, de série, com a última geração de tração 4MOTION.


 
Rodagem segura
A segurança dos ocupantes é garantida por uma série de dispositivos eletrônicos. O modelo está equipado com sistema de freios ABS, com o sistema ASR, que controla eletronicamente a tração para evitar a perda de aderência dos pneus com o piso, e com o ESP, indispensável para preservação da estabilidade do veículo.
O sistema HBA (Hydraulic Brake Assist) também está incorporado ao modelo e atua nas situações de frenagem brusca sem pressão suficiente para ativar o ABS.
O HBA reconhece a rapidez da frenagem e aciona automaticamente o ABS, independente da pressão colocada sobre o pedal do freio. Com este sistema, o ABS estará sempre ativo.
O Tiguan conta com o sistema de freio eletrônico de estacionamento e com a função auto-hold que proporciona mais segurança e conforto para o motorista, nas situações de trânsito intenso. Com ele, não é necessário que o condutor mantenha o pedal do freio pressionado para que o veículo continue parado.
Outro item de série é o indicador de perda de pressão dos pneus, o sistema faz a leitura da pressão dos pneus a cada 30 segundos. Caso haja irregularidade, a informação será mostrada na tela do computador de bordo.
Este conjunto de itens de segurança indica claramente que o Tiguan está muito bem preparado para qualquer tipo de terreno, e também para quem gosta de conduzir esportivamente.
Os motoristas mais cautelosos, que preferem uma condução mais tranquila, também encontram facilidades no novo modelo. Para viagens em estradas sem tantas curvas acentuadas, o novo Tiguan oferece a comodidade do piloto automático, que mantém a velocidade selecionada pelo condutor sem que ele precise manter o pé no acelerador.


 
Interior de SUV com muito espaço e conforto
O Tiguan é um veículo polivalente também na parte interna, que esbanja bastante espaço e flexibilidade. O conforto oferecido pelo modelo não é limitado apenas aos ocupantes dos assentos dianteiros. O banco traseiro, com encostos rebatíveis e divisíveis na proporção 60/40, pode ter sua posição ajustada em 16 cm no sentido  longitudinal.
Por conta dessa comodidade, fica fácil aumentar o espaço para as pernas na parte de trás ou a capacidade do compartimento de carga.  O modelo também exibe a sua força quando se trata de rebocar cargas: tem capacidade de arrasto de até 2.500 kg.


 
Importantes itens de série e opcionais
O Tiguan sai de fábrica equipado com duplo airbag frontal, airbags laterais dianteiros e do tipo cortina, computador de bordo, volante de direção multifuncional em couro, retrovisor interno com sistema antiofuscamento, sensores de estacionamento e de chuva.
Outro destaque de série é a função "coming home/ leaving home" dos faróis: quando acionada, ela mantém as lâmpadas acesas para que o condutor tenha seu caminho iluminado, seja para sair do carro e chegar em casa, seja para voltar de algum lugar e caminhar até o modelo com maior segurança. Para conforto de todos, o modelo oferece bancos com revestimento de tecido, ar-condicionado de duas zonas, CD Player com MP3 e entrada multimídia para fontes de áudio externo, oito alto-falantes, descansa-braço central dianteiro e traseiro, mesas dobráveis na parte de trás dos encostos dos bancos dianteiros e acionamento elétrico para vidros, travas e retrovisores. O Tiguan é equipado de série com rodas de liga-leve R17" Boston e pneus 235/55 R17.
Entre os opcionais, o Tiguan pode ser equipado com bancos em couro com aquecimento e ajuste elétrico de altura e do apoio lombar para o banco do motorista. O SUV também pode ser equipado com teto solar panorâmico (skyview) exclusivo no segmento que cria uma atmosfera especial no habitáculo dando sensação de total liberdade para os ocupantes. Faróis de xenon direcionais com lavador, pintura metálica ou perolizada, rodas de liga-leve aro 18" New York, gancho para reboque e módulo off-road (ajustes das características do veículo para condição off-road) completam o pacote.
 

 

 


<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis