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	Volkswagen apresenta o novo Space Cross 
	
		Um ano após apresentar o Novo SpaceFox, a Volkswagen lança no mercado sua versão aventureira, o Space Cross, dentro do mesmo espírito das outras versões do gênero produzidas pela marca, a Saveiro Cross e o CrossFox.
			|  |  Com suspensão elevada, o Space Cross foi criado para possibilitar o acesso com maior facilidade a caminhos não asfaltados, oferecendo simultaneamente os mesmos níveis de conforto e versatilidade que fizeram do sportvan SpaceFox um sucesso de mercado. O Space Cross é um carro extremamente agradável de dirigir, combinando agilidade e estabilidade, com excelente comportamento nas curvas.
 
 Como os outros veículos da linha Cross da Volkswagen, o Space Cross se caracteriza pelo equilíbrio do design, simultaneamente agressivo e elegante. Seguindo as tendências de estilo internacionais da marca Volkswagen, adotadas nos utilitários esportivos Touareg e Tiguan, o novo modelo mostra claramente seu caráter ousado sem cair no exagero decorativo.
 
 Um dos atrativos do Space Cross é a oferta do maior pacote de itens tecnológicos do segmento, que inclui computador de bordo com sete funções, espelho retrovisor interno eletrocrômico, faróis com acendimento automático e função coming & leaving home, sensor de chuva, retrovisor externo com função tilt down e sensor de estacionamento traseiro. O carro traz, de série, conjunto elétrico, ar-condicionado e direção hidráulica e não faz concessões em matéria de segurança: tem airbags dianteiros e freios ABS.
 
 Exterior
 A personalidade aventureira do Space Cross se manifesta no para-choque dianteiro com a ampla abertura de ventilação com grade tipo colmeia, ladeada pelos dois grandes faróis auxiliares com dupla função (neblina e longo alcance). A exemplo do CrossFox, a parte inferior é preta, enquanto a superior, que se prolonga até as molduras das caixas de rodas, mantém a cor da carroceria.
 
 Os faróis principais têm dupla parábola, complementando o visual horizontalizado da dianteira do veículo, que transmite uma sensação de maior volume e robustez. Os novos faróis auxiliares, que fazem parte da identidade visual do Space Cross, apresentam uma importante inovação. Eles incorporam simultaneamente as funções dos faróis de neblina e de longo alcance.
 
 
	
		Na neblina, o desejado é que a luz seja distribuída rente ao solo e para os lados, para realçar os limites da pista, enquanto o facho de longo alcance deve ser fechado, para concentrar a luminosidade em pontos distantes. Isso exige um desenho complexo tanto da parábola refletora como das lentes, além da adoção de uma lâmpada específica, com duplo filamento.
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 Nas laterais, os destaques são o largo friso em material plástico com a identificação do modelo, as molduras das caixas de rodas e os estribos posicionados sob as portas. As rodas de liga leve, com 15 polegadas, são pintadas de cinza. O perfil mais alto do Space Cross é ressaltado, também, pelos trilhos do rack que se estendem sobre todo o carro, com acabamento preto corrugado.
 Esses elementos externos foram cuidadosamente estudados no túnel de vento para diminuir a resistência aerodinâmica e o ruído em alta velocidade.
 
 Na traseira, o para-choque incorpora retro-refletores na parte inferior e lanterna de neblina. As lanternas são escurecidas, ressaltando a esportividade. Ao mesmo tempo, levando em conta que o Space Cross já possui uma carroceria relativamente longa, os designers da Volkswagen optaram por manter o pneu sobressalente no interior do carro, com o objetivo de manter a mesma silhueta marcante da linha SpaceFox. Como ocorre em todos os produtos da Volkswagen, o projeto da carroceria do Space Cross foi desenvolvido visando a precisão dos ajustes entre seus componentes.
 
 Para marcar o lançamento do modelo, serão produzidas 200 unidades exclusivas na cor Vermelho Apple.
 
	
		Interior
			|  |  A qualidade do acabamento interno é uma das características marcantes da marca Volkswagen, que fica evidente no SpaceFox. A seleção dos materiais utilizados e o cuidado com o acabamento se associam à funcionalidade, fruto de um cuidadoso projeto de ergonomia. O posicionamento elevado do motorista proporciona uma visão privilegiada no trânsito urbano, e todos os comandos têm acesso fácil e operação intuitiva.
 
 Os materiais usados no painel e em outras superfícies plásticas internas têm textura especialmente desenvolvida, agradável tanto aos olhos como ao toque. O número de porta-objetos foi mantido, inclusive a gaveta localizada sob o banco dianteiro. O porta-luvas tem tampa, e as mesinhas dobráveis nos encostos dos bancos dianteiros são itens de série.
 Exclusividade do modelo, a pedaleira tem acabamento de alumínio e as soleiras internas trazem o logotipo Space Cross. Os bancos são revestidos de tecido Malharia Sound preto e a manopla da alavanca do câmbio tem a inscrição “Cross”. Opcionalmente, o Space Cross pode ter os bancos com revestimento de couro Softline preto.
 
 Características importantes já presentes no SpaceFox foram mantidas, como o banco traseiro com regulagem longitudinal, que permite aumentar a capacidade do porta-malas de 430 litros a 527 litros. O porta-malas, com compartimento porta-objetos, pode ser aberto por meio de controle remoto e tem travamento elétrico. Outros itens de conforto são as luzes de leitura na parte traseira e os porta-objetos nas portas de trás.
 
	
		Entre os opcionais oferecidos para o SpaceFox estão dois diferentes sistemas de som: rádio com CD-Player ou rádio AM/FM, ambos com entrada USB e Bluetooth, além de interface para iPOD. Também estão disponíveis a coluna de direção com ajuste de altura e profundidade e o pacote com volante multifuncional em couro, que, nos carros com transmissão I-Motion, pode incorporar comandos para troca de marchas (Shift Paddles).
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		Prazer ao dirigir
			|  |  A suspensão do Space Cross foi elevada em 33 mm na dianteira e 35 mm na traseira, em comparação à do SpaceFox. Foram feitas alterações na geometria, nas mangas de eixo e na calibração da suspensão. Os pneus também são diferentes: 205/55 R15, em vez de 195/55 R15. Estas alterações adequaram o Space Cross para enfrentar caminhos fora do asfalto e ao mesmo tempo trazer conforto no trânsito urbano.
 
 A estabilidade, outro ponto forte do modelo, é ressaltada pelas bitolas maiores. O Space Cross tem 1.448 mm na dianteira e 1.435 mm na traseira – acréscimo de 33 mm e de 23 mm, respectivamente, em comparação às do SpaceFox. Os freios também cresceram. O conjunto dianteiro traz discos de 280 mm (24 mm maiores) proporcionando um melhor “feeling” de freio. O resultado de todas essas mudanças é que o Space Cross tem ótimo comportamento nas curvas e é um carro muito agradável de dirigir.
 Como ocorre com todos os modelos da Volkswagen, o desenvolvimento do Space Cross incluiu milhares de quilômetros de testes de rodagem percorridos em pistas, ruas e estradas, no Brasil e no exterior. Ao final de cada teste, os carros são totalmente desmontados e suas peças, examinadas para garantir o padrão de qualidade Volkswagen.
 
 O novo modelo é equipado com o motor 1.6 VHT Total Flex que desenvolve 104 cv quando abastecido com etanol e 101 cv com gasolina. O conjunto mecânico conta, também, com a transmissão manual MQ200 de cinco velocidades, conhecida pela precisão e suavidade dos engates, além da resistência e da durabilidade.
 
 Opcionalmente, o Space Cross pode receber a transmissão automatizada ASG (Automated Sequential Gearbox). Eliminando o pedal da embreagem, este sistema realiza trocas de marchas automaticamente ou a comando do motorista, de forma sequencial, pela alavanca no console ou por Shift Paddles localizados junto ao volante.
 
 Por suas características, a transmissão automatizada mantém o bom desempenho do veículo nas acelerações e no consumo de combustível – vantagens que se somam ao custo, sensivelmente menor do que o dos câmbios automáticos tradicionais.
 
 
	
		Na versão com câmbio manual, o novo Space Cross acelera de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos e tem velocidade máxima de 177 km/h, com etanol. Abastecido com gasolina, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 11,8 segundos e a velocidade máxima é de 175 km/h.
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 Com transmissão I-Motion, o Space Cross faz de 0 a 100 km/h em 12 segundos e chega a 177 km/h (com etanol). Com gasolina no tanque, os números são de 12,3 segundos e 175 km/h, respectivamente.
 
 O consumo médio (autonomia), na cidade/estrada, medido de acordo com a norma NBR 7024 é (em ambas as configurações de câmbio) de 13,8 quilômetros com um litro de gasolina e 9,3 quilômetros com um litro de etanol.
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