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Nissan Livina

Um carro com tecnologia japonesa, produzido por brasileiros para brasileiros. Este é o Livina, novidade da Nissan que começa a ser comercializada dia 23/03 e marca a entrada da montadora no segmento de monovolumes. Primeiro carro flex fuel produzido nacionalmente pela Nissan, dentro do Complexo Industrial da Aliança Renault-Nissan, o Livina combina características únicas de espaço, performance e consumo de combustível.
Sucesso de vendas na China, Indonésia, Vietnã, Taiwan, África do Sul, Malásia e Filipinas, onde já foram produzidas e comercializadas mais de 100 mil unidades desde o seu lançamento, o primeiro integrante da família Livina, carro global da Nissan, chega agora ao Brasil, primeiro país da América Latina a receber o veículo.
Localmente, o Livina foi exposto ao público pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro de 2008. Durante o evento, o presidente da Nissan Mercosul Thomas Besson destacou que, com o Livina, a empresa passa a oferecer uma linha mais acessível e com excelente custo-benefício ao mercado brasileiro, com toda a tecnologia e qualidade dos carros da gama Nissan. O novo modelo é destaque no segmento de monovolumes por oferecer o maior espaço interno da categoria - inclusive com o maior porta-malas (449 litros) -, motor mais potente (126cv a 5.200 rpm) e baixo consumo de combustível.

Fabricação nacional
A capacidade de diversificar seu portfólio pode ser claramente percebida na fábrica onde o Livina é produzido. A unidade fabril que a Nissan compartilha com a Renault em São José dos Pinhais, no Paraná, dentro da Aliança Renault-Nissan, na qual tradicionalmente já são fabricados utilitários esportivos, teve sua estrutura adaptada para receber o Livina. Com as devidas adequações, como a ampliação do espaço para as novas instalações de uma linha suspensa flexível para a montagem da carroceria e powertrain (motor e caixa de câmbio), a Aliança Renault-Nissan é hoje a única capaz de mesclar estrutura para diferentes cadências. Ou seja, em uma mesma linha de montagem, são produzidos a Nova Frontier e o Livina. "A proposta de trazer um carro global de passeio para ser fabricado no Brasil teve um importante facilitador: dentro da Aliança, Nissan e Renault trocam informações e experiências sobre seus principais mercados de atuação. Assim, trouxemos a tecnologia japonesa e recebemos apoio de uma equipe brasileira que conhece a produção de carros de passeio. O principal ponto comum é sempre a alta qualidade nos processos e resultados", informa Eiji Kikuchi, Diretor Industrial da Nissan.
Com qualidade e confiabilidade comprovadas nos mercados internacionais onde já é comercializada, a família Livina, composta também pelo Grand Livina e X-Gear, foi recentemente reconhecida e premiada na África do Sul ("Top 12 Best Buys" - Revista Car"), China ("The World Most Beautiful Automobile Award 2007") e Indonésia ("Indonesian Car of the Year").
Por ser produzido no Brasil, o índice de nacionalização dos modelos é de 70%. Peças importadas virão principalmente das fábricas da Nissan nos Estados Unidos, China e México.

Versões
Serão quatro versões disponíveis, motores 1.6 16V e 1.8 16V e as top de linha 1.6 16V SL e 1.8 16V SL. Os modelos com os motores 1.6 têm câmbio manual e os mais potentes, 1.8, câmbio automático. Ágil, ativo e espaçoso, o Nissan Livina é especialmente voltado às necessidades de uma família que não abre mão do conforto e preza pelo desempenho do seu veículo. Com performance acima da média, os melhores resultados do carro são obtidos com a utilização de álcool, combustível que extrai toda a eficiência dos dois motores, oferecendo, assim, uma excelente proporção de custo-benefício. "Entre os concorrentes diretos, o Livina é o que oferece maior potência e torque", destaca Mário Furtado, gerente de Marketing Produto da empresa.
O Livina é o primeiro carro de passeio da Nissan a oferecer motor flex fuel em todo o mundo. Para realizar essa adequação, o apoio da equipe da Nissan do Brasil à engenharia japonesa foi decisivo no desenvolvimento de uma nova ECU (unidade de controle do motor) para acoplar-se ao motor. "Mostramos à matriz que a estratégia de introdução do Livina no País seria mais efetiva se adequássemos a tecnologia japonesa à realidade nacional, respeitando os hábitos do brasileiro e seu direito de escolha sobre o combustível que prefere usar", afirma Furtado.
Desde a versão mais acessível, o monovolume flex nacional da Nissan vem equipado com os seguintes acessórios de conforto e segurança: direção com assistência variável elétrica, travas, vidros e retrovisores elétricos, ar condicionado e airbag do motorista. Já os modelos tops de linha contam com os seguintes diferenciais: rodas de liga-leve 15", sistema de freios com ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e BA (que aplica toda a força de frenagem no sistema quando sensores detectam que o pedal do freio foi acionado abruptamente), faróis de neblina dianteiros, travamento automático das portas com sensor de velocidade, keyless, (travamento/destravamento das portas por controle remoto), alarme (somente versão 1.8 SL) e airbag para o motorista e passageiro. Além disso, no momento do lançamento, a Nissan oferece ao mercado equipamentos e acessórios homologados e adequados à legislação nacional para personalização. "O comprador poderá montar seu novo Livina conforme lhe convier com características mais esportivas, clássicas e de acordo com suas necessidades", explica Ricardo Viâna, diretor de Pós-Venda. O modelo já sai de fábrica com três anos de garantia, sendo um dos poucos do segmento a oferecer essa garantia.

Estilo e design
Concebido para ser um carro mundial, o Nissan Livina reúne visual moderno, desempenho, tecnologia e segurança por um preço atrativo. No Brasil, o modelo é oferecido nas versões 1.6 16V, 1.8 16V, 1.6 16V SL e 1.8 16V SL. Em relação ao estilo, o monovolume guarda algumas semelhanças estéticas com o ousado crossover Murano, o que pode ser notado no desenho de sua grade frontal. Outro ponto que aproxima os dois veículos está nos faróis angulosos que, em conjunto com o capô marcado pelos característicos vincos da linha Nissan e com o pára-choque de contornos limpos, completam o visual frontal do Livina. O porte típico de monovolume, de carroceria alta, revela também a ampla área envidraçada e a linha de cintura elevada, qualidades que favorecem a condução e ampliam a sensação de segurança.
Observado de lado, o Livina também se caracteriza pela fluidez no desenho e, sobretudo, pela grande distância entre-eixos, que proporciona uma cabine espaçosa, além de estabilidade aprimorada. Seus pára-lamas proeminentes dão ao estilo um toque de discreta esportividade. Um pouco mais acima, as anatômicas maçanetas das portas recebem a cor preta nas versões de entrada e são pintadas na cor da carroceria nas opções SL, o que também ocorre com as capas dos retrovisores. Entretanto, o traço mais inspirado nas laterais do Livina é o que dá notoriedade às janelas, que parecem se fundir em um conjunto único com as colunas, revestidas por adesivos de cor preta.
Na traseira, o contorno das lanternas dá continuidade às linhas da carroceria que correm para as laterais e que emolduram a ampla tampa do porta-malas, onde está o elegante logotipo Flex Fuel na parte inferior direita. Por fim, o Livina apresenta o maior comprimento da categoria, de 4.180 milímetros, e uma distância entre-eixos de 2.600 mm. Com largura de 1.690 mm, o monovolume possui 1.570 mm de altura.
A modernidade também está presente no interior do modelo, a começar pelo painel. Combinando contornos curvos e retos, ele mescla sua cor escura com o acabamento prateado que evidencia as molduras das saídas de ar e do painel central, os raios superiores do volante anatômico e a alavanca da transmissão. À frente do condutor, os instrumentos estão separados em três aros proeminentes com as bordas pintadas de prata, cor que também pode ser vista nos acabamentos dos apoios laterais e das travas elétricas, nas portas. As laterais das portas também contam com parte de seu acabamento revestido com tecido no mesmo padrão que é utilizado nos bancos, que oferecem conforto e mantêm seus ocupantes na postura correta.

As medidas dizem tudo: o motorista dispõe de 877 milímetros de espaço para acomodar-se (levando em conta a área que vai dos pedais até sua bacia ou, ponto H), enquanto os passageiros do banco traseiro dispõem de 584 mm para acomodar as pernas (do ponto H até a parte traseira dos encostos dianteiros). Para finalizar, o comprimento do porta-malas, de 850 mm, é o maior da categoria.
Dessa forma, somando as três medidas, o Livina oferece 2.311 mm de espaço útil em seu comprimento interno, o que também o coloca em superioridade em relação aos rivais. A elevada altura do teto é outro ponto que amplia o conforto, deixando bom espaço para a cabeça de todos os ocupantes. São 116 milímetros de área livre até o teto, considerando passageiros de estatura média. A distância de 265 mm da cabeça para as janelas das portas traseiras é outro trunfo do Livina em relação à concorrência.
A acessibilidade também diferencia o modelo Nissan dos demais. Com portas maiores (tanto na dianteira quanto na traseira), o monovolume exige menos esforço de seus ocupantes para entrar e sair do habitáculo.
O Livina também oferece a conveniência de porta-mapas, porta-copos dianteiros e traseiros e porta-objetos no console central e também no painel central - quando o consumidor opta por alguma versão que não venha de fábrica com rádio CD Player.
Dentro de sua categoria, o monovolume da Nissan é o que oferece o maior espaço para a bagagem. São 449 litros de volume, capacidade que sobe para o total de 769 litros com o rebatimento do banco traseiro. Esse resultado é ainda mais favorável quando se considera a capacidade de carga do novo Nissan, de 418 quilos nas versões equipadas com o motor 1.8 16V e de 421 quilos, quando o modelo aloja sob o capô o propulsor 1.6 16V

Tecnologia
Com uma linha de veículos cada vez mais completa, a Nissan dá sequencia ao seu plano de expansão no mercado nacional com o lançamento do monovolume Livina. O modelo, primeiro veículo global da marca, já é comercializado na África do Sul, China, Taiwan, Vietnã, Filipinas, Malásia e Indonésia. Como parte dos investimentos previstos pelo plano SHIFT_mercosul, o Livina, que também é o primeiro modelo de passeio da marca produzido no País, será o produto mais acessível da Nissan à venda em nosso mercado.
Caracterizado pelo desenho moderno e elegante, o Livina oferece um amplo pacote de equipamentos, entre os quais se destacam a direção com assistência elétrica (de série) e o sistema de freios ABS com EBD e BA, entre outros. A tecnologia bicombustível, utilizada pela primeira vez em veículos Nissan em todo o mundo, é outra inovação trazida pelo Livina, que guarda como outros importantes atrativos o alto desempenho associado à economia de combustível e a estabilidade apurada.

Motores flex fuel
O Livina inova dentro da gama de veículos Nissan por oferecer dois motores dotados da tecnologia flex fuel, o que permite que o tanque de combustível seja abastecido com álcool, gasolina ou ainda com a mistura de ambos em qualquer proporção. As opções mais econômicas estão equipadas com o propulsor 1.6 16V, também utilizado por modelos Renault como Mégane e Scénic. Moderno e eficiente, esse motor quando aplicado no Livina gera potência de 104 cavalos a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina e de 108 cv, na mesma faixa de rotação, com álcool. O torque máximo é de, respectivamente, 14,9 kgfm e 15,3 kgfm a 3.750 rpm. Sua taxa de compressão é de 10,0:1. "Para equipar o Livina, esse propulsor recebeu uma nova ECU, desenvolvida pela Nissan brasileira em conjunto com a engenharia japonesa", explica Anderson Suzuki, gerente de Planejamento de Produto da Nissan do Brasil.
Para o consumidor que não abre mão de agilidade e desempenho, o Livina oferece o propulsor 1.8 16V, o mais potente do segmento. Esse motor Nissan na versão Flex Fuel gera potência de 125 cv a 5.200 rpm quando abastecido com gasolina e de 126 cv, na mesma rotação, quando abastecido com álcool. O torque máximo é de 17,5 kgfm a 4.800 rpm com qualquer um dos combustíveis e a taxa de compressão é de 9,9:1. "Nesse caso, o conjunto mecânico foi totalmente desenvolvido pela Nissan. A diferença em relação ao Tiida está na nova ECU e nos componentes internos, desenvolvidos para resistir à ação corrosiva do álcool", comenta Suzuki.

Desempenho surpreendente
Na versão 1.6 16V, com câmbio manual de cinco velocidades, o monovolume atinge 183 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos. Equipado com motor 1.8 16V, que trabalha exclusivamente com a transmissão automática de quatro velocidades, o modelo da Nissan chega a 182 km/h e leva apenas 10,7 segundos para atingir os 100 km/h. Todos os resultados anteriores foram obtidos com os motores abastecidos com álcool, condição de melhor performance.
O fato é que, para quem dirige, o Livina surpreende pela força em baixas rotações. "A sensação é a de que o monovolume conta com a mesma agilidade oferecida pelos motores de duas válvulas por cilindro quando trabalha em giros baixos. Isso porque 90% do torque máximo já está disponível a partir das 2.400 rpm", explica Suzuki.
O resultado é agilidade para ganhar e retomar velocidade. Por conta disso, as versões 1.6 16V dispensam constantes trocas de marchas no trânsito urbano, o que aumenta o conforto do condutor. Já as versões 1.8 16V reagem prontamente quando o condutor pressiona o pedal do acelerador, mantendo a boa mobilidade do modelo.
Consumo
Além da performance de alto nível para um veículo de seu segmento, o Livina também oferece baixo consumo de combustível. Quando roda com gasolina, o motor 1.6 16V percorre 12,8 km/l em ambiente urbano, valor que sobe para 17,5 km/l na estrada. Com álcool, os valores ficam, respectivamente, em 7,7 km/l e 10,5 km/l. Os resultados do propulsor 1.8 16V não ficam muito distantes. Seu consumo com gasolina é de 11,6 km/l na cidade e de 17,2 km/l em rodovias. Com o uso do combustível vegetal, o propulsor mais potente do segmento percorre, respectivamente, 7,0 km/l e 10,3 km/l.
O que mudou com a tecnologia flex fuel
Inédita na linha Nissan, a tecnologia flex fuel adotada no Livina proporciona liberdade de escolha para o consumidor no momento de abastecer o tanque de combustível. Para transformar esse objetivo em realidade, a engenharia da montadora lançou mão de uma série de alterações, todas elas ligadas a mudanças de materiais de diversos componentes internos do motor, que entram em contato direto com os combustíveis.
Tendo isso em vista, os propulsores 1.6 16V e 1.8 16V tiveram alguns de seus itens aprimorados para resistir à ação corrosiva do álcool. Veja quais são as mudanças:
- Válvulas de admissão, válvulas de exaustão e vedadores de válvulas feitos com novos materiais;
- Primeiro anel dos pistões feito de aço (antes eram de ferro fundido);
- Novo desenho dos pistões (agora anodizados e com a primeira ranhura com 1,2 mm, em vez de 1,5 mm);
- Bielas feitas de materiais mais resistentes;
- Injetores de combustível adequados ao uso do combustível vegetal;
- Sonda Lambda com dupla camada de proteção para resistir à umidade do álcool.
Transmissão
Quando equipado com o propulsor mais potente, o modelo recebe, exclusivamente, a transmissão automática de quatro marchas com opção de seleção do recurso overdrive - que alonga a relação da quarta marcha para privilegiar a economia de combustível durante viagens. O dispositivo pode ser acionado pelo condutor por meio da tecla alojada na alavanca de mudanças. Com esse câmbio, o Livina combina o conforto característico desse tipo de transmissão com o alto desempenho fornecido pelos elevados índices de torque e potência do motor 1.8 16V.
Já a transmissão manual de cinco marchas é um dos trunfos da versão equipada com motor 1.6 16V. O escalonamento adequado de cada marcha garante o melhor aproveitamento do torque do motor, tornando a condução eficiente e agradável. Outro ponto importante para quem está no comando do modelo: a alavanca oferece engates precisos e seu pomo com desenho exclusivo se encaixa perfeitamente à palma da mão.
Suspensão e nível de ruídos
De início, o comportamento da suspensão do Nissan Livina chega a lembrar a de modelos orientados à esportividade. Firme sem deixar de oferecer conforto, sua principal virtude é a manutenção da estabilidade da carroceria, fator que garante a segurança de todos os ocupantes. "Com essa concepção, o modelo, que é alto e comprido, está sempre sob o controle do condutor. É muito difícil sentir oscilações perigosas ou mesmo desconfortáveis. O Livina percorre as curvas com muita segurança", diz Furtado.
O conjunto frontal da suspensão inclui subchassi com sistema antivibração, molas helicoidais, barra estabilizadora e cáster com ângulo elevado. A traseira se caracteriza pelo eixo de torção com barra estabilizadora de grande porte. Somado a esse projeto de suspensão, o eficiente isolamento acústico do Livina faz dele um monovolume silencioso, o que também se traduz em conforto.
Segurança
Entre os equipamentos de segurança e conforto oferecidos pelo modelo, um dos destaques fica para a direção com sistema de assistência elétrica. O item facilita a tarefa de manobrar, exigindo pouco esforço do condutor. Em estradas, ocorre o efeito inverso: para garantir a segurança dos ocupantes a direção fica mais "pesada", passando a agir com menor sensibilidade em velocidades elevadas. A direção elétrica é item de série para todas as versões do Livina.
Nas versões 1.6 16V e 1.8 16V, o Livina sai de fábrica com airbag para o motorista. Já as opções SL estão equipadas com airbag duplo.
O pacote de segurança das versões SL conta com o sistema de freios que inclui ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem) e BA (que aplica toda a força de frenagem no sistema quando sensores detectam que o pedal do freio foi acionado abruptamente).
A carroceria do Livina conta com reforços estruturais e zonas de deformação para diminuir o efeito de colisões. Além disso, o modelo traz coluna de direção reagente a impactos.
Outros itens disponíveis:
Faróis de neblina: disponíveis para as versões SL; Travas e retrovisores elétricos: item comum a todas as versões do Livina; Sistema de imobilização do motor; Keyless (travamento/destravamento das portas por controle remoto) é mais um item de série para as versões SL; Alarme: é oferecido para a versão 1.8 16V SL; Sensor de velocidade para travamento automático das portas: disponível para as versões SL.
Demais equipamentos
As versões 1.6 16V e 1.8 16V também estão equipadas com vidros e retrovisores elétricos e ar condicionado. Externamente, elas contam com capa dos retrovisores, maçanetas e grade dianteira na cor preta, além das rodas de aço com calotas aro 14".
Mais requintadas, as opções SL oferecem CD player MP3 com entrada auxiliar para iPOD (r) e quatro alto-falantes, banco traseiro bipartido, volante com revestimento de couro, capas dos retrovisores e maçanetas das portas da cor da carroceria e grade frontal cromada.
O Livina também oferece uma linha de acessórios, que inclui: Aerokit (spoilers dianteiro e traseiro e saias laterais) ; Tapetes acarpetados ; Tapetes de borracha ; CD Player ; Aerofólio no alto da tampa traseira ; Ponteiras de escapamento ; Lâmpada halógena (crystal vision) ; DVD player ; Frisos laterais de borracha ; Sensor de estacionamento Faróis de neblina ; Alarme volumétrico ; Película para vidro.
Feito por brasileiros para brasileiros
Focado em uma fatia de mercado composta por famílias com um ou dois filhos pequenos e os cônjuges nas idades entre 35 e 50 anos, o Livina atrai o comprador por seu design elegante e moderno, com interior prático e agradável para toda a família. "A Nissan trouxe ao Brasil características ousadas dentro do segmento de monovolumes, normalmente associado a carros mais joviais e não tão espaçosos quanto as minivans, classificadas em categoria superior. O diferencial do Livina está no tamanho, espaço e conforto comparáveis às minivans, mas com o custo adequado aos monovolumes menores", conta Arison Souza, diretor de Marketing da Nissan.
O Livina já começa a ser vendido como ano-modelo 2009/2010 em quatro diferentes versões (1.6 16V , 1.8 16V, 1.6 16V SL e 1.8 16V SL), todas com generoso pacote de itens de conforto e segurança de fábrica. Todos os veículos vêm com extensa gama de equipamentos de série (veja lista de equipamentos) e com garantia total de três anos. As versões com motorização 1.6 16V possuem câmbio manual, já as versões 1.8 16V com câmbio automático.
Com a entrada do Livina ao mercado, a Nissan se consolida como uma montadora com portfólio diversificado, com oferta de utilitários, esportivos e carros de passeio como os já comercializados Tiida, Sentra e agora Livina. Atualmente, a montadora compete em 19% do mercado nacional total. A partir da introdução da família Livina, a empresa passará a concorrer em segmentos que respondem por 30% do mercado brasileiro.
As exclusividades do Livina no segmento
- O motor mais potente da categoria
- Maior porta-malas do segmento
- Maior espaço interno
- Menor nível de ruídos
- Acesso facilitado pelas portas mais amplas
- Bocal de abastecimento do reservatório de partida a frio melhor posicionado
- Suspensão com comportamento esportivo
- menor relação peso/potência da categoria
Espaço
Além do design elegante e moderno, o Nissan Livina faz jus à sua filosofia principal: a de oferecer um interior prático e agradável para toda a família. Motorista e passageiros dispõem de bancos confortáveis, de espaço acima da média para joelhos, ombros e cabeça e do maior porta-malas da categoria, fatores de alta relevância para quem procura um modelo familiar.
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