TITULO
Auto Review Lançamentos > Citroen C4 Hatch

 

Citroen C4 Hatch


São Paulo/Fazenda da Grama – SP –Com o sucesso do C4 Pallas a Citroen se adiantou no tempo e lançou o C4 Hatch; um carro de médio porte, com traços arredondados e linhas fluidas, excelente dirigibilidade e grande pacote de conteúdos.
Ele chega às concessionárias da marca de todo o Brasil ainda neste mês de março. Os destaques vão de encontro ao conforto e também pelo excelente resultado aerodinâmico (Cx 0,29), o que reforça um melhor desempenho, redução de consumo e emissões de poluentes. Um veículo moderno, jovem e exclusivo, que oferece excelente comportamento dinâmico, tanto em circuitos urbanos como rodoviários.{
Se por fora o C4 seduz e encanta, por dentro surpreende pela utilização de materiais de qualidade superior e por sua generosa habitabilidade. Diferenciado, o C4 traz de série equipamentos úteis e inovadores, como o volante com comandos centrais fixos, o sistema de climatização bi-zone, os detectores de obstáculos dianteiro e traseiro, o dispositivo de telefone mãos livres “Bluetooth”, entre outros.
“Estamos lançando um produto que representa com perfeição os principais valores de nossa marca: estilo sedutor, tecnologia inovadora e grande bem estar. Ele complementará a linha C4, composta também pelo esportivo C4 VTR e pelo sedã C4 Pallas”, afirma Nivea Morato, diretora de Marketing da Citroën do Brasil.
“O C4 é um produto que chega com grande competitividade e que disputará um segmento que cresceu 21,15% em 2008 (M1 Hatch). Um resultado 7% acima da média do mercado e que demonstra o grande potencial de vendas do modelo”, explica Domingos Boragina Neto, diretor Comercial da Citroën.


 
Inovações garantem bem-estar a bordo e grande prazer ao dirigir
O volante com comandos centrais fixos agrupa ao alcance da mão as principais funções de conforto e de ajuda à direção. Esta disposição ergonômica – que privilegia a simplicidade de utilização dos comandos ? favorece o prazer de dirigir e aumenta a segurança, já que permite a utilização de um airbag para o motorista com formato otimizado.
Este volante é associado a um display que exibe informações de direção (velocidade do veículo, parâmetros do limitador e do regulador de velocidade etc.) sobre uma lâmina translúcida, implantada no centro do painel. O contraste da exibição ajusta-se instantaneamente em função da luminosidade: a legibilidade é perfeita em quaisquer circunstâncias
Alguns equipamentos reservados a veículos dos segmentos superiores também aparecem no C4: faróis de xenônio direcionais de dupla função com acendimento automático, regulador e o limitador de velocidade, detector de chuva, acionamento automático dos faróis, seis airbags, retrovisor interno elétrocromo e outros.
Com tais características, uma verdadeira atmosfera de serenidade reina dentro do espaço interno. Ela é reforçada pela presença de um dispositivo para perfumar o ambiente e por um sistema de ar condicionado automático digital com regulagens distintas de temperatura para os lados esquerdo e direito do habitáculo (bi-zone).


 
Um modelo completo
O C4 conta com um amplo pacote de equipamentos, garantindo máxima segurança e conforto aos seus proprietários. São cinco versões:
 1.6 16V Flex GLX; 2.0 16V Flex GLX; 2.0 16V Flex GLX Automatique; 2.0 16V Flex Exclusive; 2.0 16V Flex Exclusive Automático; 2.0 16V Exclusive Automático Flex com Pack Tecnologique.

 
As versões GLX Flex (manual e automática) trazem de série:
* Rodas de liga leve com pneus 205/55 R16
* Freios a disco nas quatro rodas com ABS + EBD + AFU
* Airbags frontais
* Volante com comandos centrais fixos
* Display do painel translúcido
* Rádio CD player e MP3 frontal com comando no volante
* Computador de bordo multifunções
* Limitador e regulador de velocidade
* Banco do motorista com regulagem de altura e lombar
* Banco traseiro bipartido (1/3 e 2/3)
* Retrovisores externos com regulagem elétrica
* Vidros dianteiros e traseiros elétricos com dispositivo “um toque” e antiesmagamento
* Ventilação traseira com regulagem
* Apoio de braço central dianteiro e traseiro (com porta-objeto)
* Porta-luvas refrigerado e com iluminação
* Brake light
* Fixação ISOFIX para cadeiras de crianças nas laterais dos bancos traseiros
* Faróis com regulagem elétrica
* Chave com dispositivo antifurto transponder


 
Já as versões Exclusive Flex (manual e automática), trazem a mais que as GLX Flex:
* Dois airbags laterais dianteiros e dois airbags do tipo cortina
* Detector de obstáculo traseiro
* Revestimento dos bancos em couro
* Faróis com acendimento automático
* Bluetooth com comando no volante
* Perfumador de ambiente
* Retrovisor interno eletrocromo
* Limpadores do para-brisas com acionamento automático e indexado à velocidade do veículo
* Ar condicionado digital com regulagem independente (dir./esq.)
* Faróis de neblina
* Ponteira do escapamento cromada
* Soleira metálicas nas portas dianteiras
* Detalhes cromados no painel
* Revestimento da alavanca do câmbio e do volante em couro

 
Há ainda o Pack Tecnologique, com os equipamentos a mais que as versões Exclusive Flex (manual e automática):
* Alarme
* Faróis de xenônio direcionais bi-função
* ESP e ASR (antipatinagem)
* Banco do motorista com 4 estágios de regulagem elétrica
* Detector de obstáculo dianteiro
* Retrovisores externos rebatíveis eletricamente


 
Dois motores modernos e flexíveis   
O motor 1.6 16V Flex (TU5JP4), com 1.597 cm³, disponibiliza 110 cv quando utilizado com gasolina e 113 cv quando utilizado com álcool, sempre a 5.600 rpm. O torque máximo é alcançado a 4.000 rpm – 14,5 kgfm com gasolina, 15,8 kgfm com álcool. Esses números tornam o C4 extremamente agradável de dirigir, tanto na cidade quanto na estrada.
Já o motor 2.0 16V Flex (EW10A), gera 143 cv quando utilizado com gasolina e 151 cv quando utilizado com álcool, sempre a 6.000 rpm. O torque máximo é alcançado a 4.000 rpm – 20,3 Nm com gasolina e 21,6 Nm com álcool.  Particularmente moderno, conta com um sistema de distribuição de regulagens variáveis (VVT) que permite um preenchimento otimizado das câmaras de combustão, qualquer que seja o regime do motor. Logo aos 2.000 rpm, desenvolve um torque de 17,3 kgfm, o que representa quase 85% do torque máximo disponível. Além disso, utiliza acelerador eletrônico, o que garante maior suavidade e precisão de funcionamento.


 
Câmbios adaptados ao estilo de dirigir dos brasileiros
Há duas opções de câmbio: Manual ou Automático Seqüencial. A caixa manual de marchas BE, de cinco velocidades à frente, sofreu alterações para tornar a condução mais ágil nas saídas. Para isso, a engenharia da marca reduziu em 15% a relação do diferencial do modelo em comparação às versões européias.
Já a moderna caixa automática seqüencial AL4, a mesma utilizada nos modelos C4 Pallas e C4 Picasso, adapta-se perfeitamente ao estilo de condução do motorista e às condições de utilização do C4. Graças ao software auto-active, ela escolhe com precisão a programação mais apropriada à situação do momento. O modo automático possui dispositivos programados para adaptar o funcionamento da caixa ao programa escolhido (esportivo ou econômico), às condições externas (relevo da estrada, aderência, carga do veículo, aceleração ou desaceleração) e internas (temperatura e pressão de óleo da caixa, motor frio e outros fatores).
Esta caixa integra, além do mecanismo automático, a possibilidade de um modo “manual”, graças a um comando de velocidades seqüencial. O modo “manual” ou “seqüencial” oferece ao motorista a livre escolha da passagem das velocidades. Para fazer o inverso, basta deslocar lateralmente a alavanca de câmbio para a esquerda. A passagem das velocidades efetua-se por meio de impulso sobre a alavanca: para a frente (+), a mudança de marchas é ascendente (engata-se uma marcha mais alta); para trás (-), a mudança de marchas é decrescente (engatam-se marchas mais baixas). Esta mudança é feita de maneira simples e rápida. O comando seqüencial oferece, portanto, as mesmas vantagens da caixa manual, sem as numerosas ações de desembreagem.
Referência em conjunto de suspensões
Seguindo a tradição da marca, o C4 se beneficia de um conjunto de suspensões moderno e robusto, reconhecido como uma referência em termos de prazer ao dirigir e segurança. Ele confere um comportamento de rodagem preciso e dinâmico, contribuindo de forma eficaz para a segurança ativa. Na dianteira é formado por rodas independentes, eixo tipo McPherson com braços inferiores triangulados, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Na traseira é formado por rodas independentes, eixo traseiro com braços estendidos, travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.
Plenamente adaptado ao Brasil, o C4 é 10 mm mais alto que o C4 europeu, o que facilita a passagem sobre valetas, lombadas e irregularidades do solo. As configurações de amortecimento também foram adaptadas de maneira a otimizar a síntese entre o conforto e o comportamento do veículo. As condições para a boa dirigibilidade são completadas pelos pneus Michelin Energy 205/55 R16.

 
Segurança a toda prova
O C4 dispõe de segurança ativa e passiva de alto nível, oferecendo sempre um comportamento seguro. Isso inclui a utilização, como equipamento de série, de freios com sistema ABS + REF + Ajuda à Frenagem de Urgência (AFU), sistema de estabilidade ESP + ASR (antipatinagem), seis airbags (frontal, lateral e cortina), faróis de xenônio direcionais e pneus Michelin Energy 205/55 R16 (todas as versões).
No que se refere ao teste “choque pedestre”, o C4 também se tornou referência, obtendo o melhor resultado do mercado com 3 estrelas (de um máximo possível de 4 estrelas) e 22 pontos. Quanto à proteção das crianças, o C4 obteve um resultado notável com 4 estrelas (de um máximo possível de 5)


 
O estilo do C4: linhas fluidas e aerodinâmica acentuada
O Citroën C4 possui linhas fuidas que proporcionam um excelente coeficiente aerodinâmico (Cx 0,29). O perfil do modelo desenha-se num só traço, graças ao para-brisa fortemente inclinado que prolonga o desenho alongado do capô, antes de iniciar, sem ruptura, a curva do teto.
Seguindo o mesmo desenho, a parte da carroceria abaixo dos vidros adota uma linha alta e arcada, reforçando o sentimento de segurança e de proteção percebida pelos passageiros. À harmonia das linhas soma-se o comprimento dos vidros, que “estende” o espaço interno e acentua a fluidez do modelo.
Linhas cheias de força destacam-se da silhueta do C4 e reforçam seu caráter. Além dos faróis dianteiros que cercam o chevron duplo da grade frontal, os grafismos são particularmente marcados nos níveis das lanternas traseiras, cujas formas geométricas expressam dinamismo. A parte baixa das lanternas sublinha a estabilidade do veículo, enquanto a parte superior sobe ao longo do pára-brisa traseiro até o aerofólio no topo da porta do porta-malas.
 
 
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis