TITULO
Auto Review Lançamentos > C4 Picasso
C4 Picasso: o Space Vision com estilo e temperamento arrojados


Após o sucesso do lançamento em 2008 do Grand C4 Picasso (7 lugares), a Citroën mantém a ampliação de sua gama de monovolumes, iniciando a comercialização do C4 Picasso (5 lugares). Desta forma, a marca passa a oferecer ao consumidor a gama de monovolumes média mais completa do mercado brasileiro, composta pelos modelos Xsara Picasso, C4 Picasso e Grand C4 Picasso - cada um com personalidade e estilo próprios.
Com design bastante atual, conforto, amplo espaço interno e confiável conjunto mecânico, o Xsara Picasso atende às expectativas de um consumidor que procura um veículo espaçoso, modulável e versátil, sem abrir mão de economia. Produzido no Brasil e disponível também com motorização flexível, ele será o monovolume médio de entrada de gama.
Tecnologicamente avançados e repletos de conteúdos de série, os monovolumes C4 Picasso e Grand C4 Picasso se destinam a públicos mais exigentes e exclusivos. O C4 Picasso apresenta um perfil mais jovem e dinâmico, um modelo compacto e de estilo sedutor; e o Grand C4 Picasso, com sua excelente habitabilidade e amplos volumes, oferece um perfil mais distinto, sendo o único com capacidade para transportar até 7 pessoas.  
“Com a chegada do C4 Picasso, atenderemos a uma faixa de público ainda mais ampla, que busca um veículo que ofereça estilo e tecnologia em uma carroceria compacta, adequada ao dia a dia dos grandes centros urbanos”, afirma Michel Bernardet, diretor comercial da Citroën do Brasil.

 
C4 Picasso: temperamento arrojado
 
O C4 Picasso destaca-se logo no primeiro olhar pelo seu estilo cheio de dinamismo e de sedução. As vantagens de um monovolume (habitabilidade, amplo porta-malas, posição de dirigir elevada) e um desenho inédito trazido pelo conceito Space Vision proporcionam visibilidade periférica e luminosidade excepcionais. Além disso, o C4 Picasso oferece grande prazer ao dirigir e comportamento particularmente seguro tanto na cidade como na estrada.


 
Pode-se destacar que:
O estilo do C4 Picasso é caracterizado por linhas originais, fluidas e dinâmicas. Volumes ao mesmo tempo densos e elegantes, um desenho estilístico refinado: em todos os ângulos, o C4 Picasso se apóia na sedução e no dinamismo; Assim como no Grand C4 Picasso, a visibilidade e a luminosidade são excepcionais graças, notadamente, ao pára-brisa panorâmico de grande ângulo. O ângulo de visibilidade vertical (do ponto baixo ao ponto alto do pára-brisa) é de 70°, ao invés dos 35° de um monovolume tradicional. Este pára-brisa panorâmico é acompanhado de persianas pára-sol deslizantes, inspiradas em componentes aeronáuticos e nos TGVs (Trens de Grande Velocidade) existentes em vários países; A habitabilidade e o volume do porta-malas são particularmente generosos e uma referência no segmento, com inúmeros porta-objetos e ampla capacidade de carga: de 490 a 1.775 litros;O C4 Picasso pode ser equipado com um novo Modubox, que facilita a divisão em compartimentos do porta-malas ou o transporte de objetos fora do veículo. O carrinho removível é constituído de um chassi rígido (carga máxima: 22 kg) e de uma bolsa flexível em tela removível de 40 l;O espaço é totalmente livre na frente e atrás, graças a um posto de direção inovador e ao piso plano; A modularidade é rápida e fácil graças às funcionalidades engenhosas dos bancos. Por meio deste revolucionário sistema, em poucos segundos, o interior do habitáculo se adapta rapidamente às necessidades dos consumidores; O bem-estar a bordo é compartilhado por todos os passageiros em termos de espaço, de conforto térmico, acústico e olfativo. Isso pode ser observado pelo sistema de climatização quadri-zone, na presença de persianas pára-sol laterais e nos vidros laterais temperados acústicos e verdes; A direção e o prazer ao dirigir são facilitados graças aos sistemas de ajuda à direção, muitos ainda raros no segmento dos monovolumes compactos. Podemos destacar: o volante com comandos centrais fixos, o regulador e limitador de velocidade, o criativo seletor e as palhetas da caixa de velocidades, o freio de estacionamento elétrico ou o sistema de ajuda a partida com o veículo em inclinação;  
Um cuidado especial foi também dado à qualidade percebida dentro do espaço interno, graças à utilização de materiais de grande qualidade, sempre agradáveis ao toque; Referência na área de segurança, o modelo traz de série também sistema de freios com ABS + AFU + REF, controle de estabilidade ESP + ASR, sete air bags (dois frontais, dois laterais, dois tipo cortina e um para os joelhos do motorista), fixação Isofix para cadeiras de crianças, brake-light etc.
Através de seu estilo único, muito dinâmico e arrojado, suas dimensões (4,47 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,68 m de altura), seu prazer em dirigir e suas prestações inovadoras, o C4 Picasso insere-se naturalmente na gama dos monovolumes compactos da Citroën entre o Xsara Picasso e o Grand C4 Picasso.O modelo é fabricado na fábrica de Vigo, na Espanha.


 
Potência, estabilidade e confiabilidade
O conjunto mecânico honra a tradição da marca Citroën. O motor 2.0i 16V, que gera 143 cv DIN a 6.000 rpm e torque de 200 Nm a 4.000 rpm, sempre associado à caixa automática auto-active seqüencial, assegura ultrapassagens seguras e grande prazer ao dirigir.
O conjunto de suspensões dianteiras do veículo é do tipo pseudo-McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e uma barra estabilizadora. Este conjunto, derivado do C4, teve reforço de alguns componentes, de maneira a suportar o peso sobre o eixo dianteiro, maior no caso de um monovolume.
O conjunto traseiro é caracterizado por travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Seu dimensionamento e sua grande rigidez oferecem prestações de alto nível na estrada.

ESTILO ÚNICO QUE EXPRESSA DINAMISMO E SEDUÇÃO
 
O estilo do C4 Picasso destaca-se por suas linhas originais, fluidas e dinâmicas. Volumes ao mesmo tempo densos e elegantes, desenho estilístico refinado: em todos os ângulos, o C4 Picasso se apóia na sedução e no dinamismo.
O pára-brisa panorâmico de grande ângulo e as amplas janelas alojadas em montantes finos se destacam já no primeiro olhar e reforçam o fato que ele pertence à família dos space vision Citroën.
A frente confere ao novo modelo um caráter arrojado com pára-choques com entradas de ar generosas, grade preta, um verdadeiro piscar de olhos à esportividade. As molduras dos faróis anti-neblina e as formas dos faróis completam a natureza dinâmica da face dianteira do veículo. Os largos chevrons da grade frontal, prolongados por frisos cromados até os faróis, evidenciam que eles pertencem à Citroën.
A parte mediana protetora da carroceria evoca a robustez, enquanto o degrau em forma de onda dá ritmo ao desenho da carroceria lateral traseira, mantendo fluidez e leveza ao conjunto. A descida do teto, prolongada pelo aerofólio, dinamiza o perfil arrojado do veículo.
As rodas de alumínio 16” Manágua preenchem completamente as passagens de rodas e sublinham o aspecto dinâmico e elegante do novo space vision.
A traseira do C4 Picasso, com sua tampa inclinada e suas lanternas com desenho horizontal, inspira-se na de um sedã. Ela valoriza a distância entre-eixos e a largura do veículo, fazendo com que ele pertença ao universo dos veículos dinâmicos. Dividida em duas partes, uma ao lado da carroceria e outra sobre a tampa, os novos faróis não invadem a entrada do porta-malas e preservam, assim, sua grande largura. A assinatura luminosa na parte traseira é completada pela terceira luz de freio de grande largura e com guias luminosos, estes integrados ao aerofólio.
Às linhas fluidas do monovolume e ao traçado elaborado da carroceria, contribuem para uma aerodinâmica notável neste segmento (Cx de 0,31 e Scx de 0,81).
Cinco cores de carroceria são disponíveis: Gris Aluminium (prata), Noir Onyx (preto), Nocciola (castanho), Gris Fer (cinza) e Rouge (vermelho).  


 
AS VANTAGENS DO SPACE VISION: VISIBILIDADE EXCEPCIONAL ASSOCIADA A UM ESPAÇO INTERNO GENEROSO
 
Graças à sua ampla superfície de vidro (notadamente seu inovador pára-brisa panorâmico de grande ângulo de 2 m²), suas amplas janelas laterais dianteiras de montantes finos e suas janelas laterais traseiras particularmente generosas, este novo monovolume apresenta, como o Grand C4 Picasso, um campo de visão periférico excepcional para todos os passageiros.
Esta visibilidade contribui para o prazer de dirigir e constitui uma preciosa vantagem em termos de segurança, reduzindo em muito o ângulo morto ¾ dianteiro, dobrando o ângulo de visibilidade para a frente e oferecendo a melhor visão lateral e ¾ traseira do segmento. O degrau estilístico da linha da carroceria, em forma de onda embaixo do vidro das portas traseiras, permite aumentar o ângulo de visibilidade lateral para os passageiros traseiros do veículo. O C4 Picasso oferece, assim, a melhor visibilidade lateral do segmento na fileira 2. Isso será notadamente apreciado pelas crianças, cuja primeira atividade dentro de um automóvel costuma ser a observação do exterior.
Como o Grand C4 Picasso, o C4 Picasso dispõe, em sua categoria, da maior superfície de vidro (5 m²) disponível. Além de favorecer a visibilidade para todos os passageiros, os vidros contribuem para a entrada de luz natural no interior do automóvel.


 
Um porta-malas volumoso e prático com o novo Modubox
Na configuração mais habitual, na parte traseira dos bancos traseiros recuados ao máximo, o volume embaixo da tampa do porta-malas é uma referência na categoria com 490 litros (normas VDA). Com todos os bancos escamoteados, o volume máximo atinge 1.775 litros VDA.
O C4 Picasso dispõe também da maior largura entre passagens de rodas da categoria (1,17 m), o que facilita o transporte de certos objetos largos e retangulares.
O comprimento de carregamento pode chegar a 1,87 m se o banco passageiro dianteiro for avançado ao máximo.
A altura debaixo da cobertura do porta-malas (57 cm) permite transportar, escondidos dos olhares, objetos volumosos.
Uma rede para guardar objetos pode ser usada em múltiplas configurações, graças a oito ganchos utilizados dentro do porta-malas (de forma plana com o solo ou debaixo da tábua traseira, etc). Por outro lado, uma rede de retenção das cargas altas (acessório) permite maximizar o volume de carregamento na parte de trás dos bancos da fileira 1, sem prejudicar a segurança dos passageiros.
Este porta-malas é de uma praticidade muito grande no seu uso graças, notadamente, ao novo Modubox.
O C4 Picasso pode ser equipado com um novo Modubox, que facilita a divisão em compartimentos do porta-malas ou o transporte de objetos fora do veículo. O carrinho removível é constituído de um chassi rígido (carga máxima: 22 kg) e de uma bolsa flexível em tela removível de 40 l.
Este novo Modubox de ergonomia cuidadosa (alavanca alta e robusta, facilitada pela abertura e fechamento), pode ser utilizado no interior e exterior do veículo, onde ele se mostra muito polivalente: utilização em carrinho (chassi mais bolsa), utilização em "trolley" (chassi só para objetos pesados) ou utilização só da bolsa. O rolamento externo é facilitado graças às rodas de grande dimensão providas de bandas de rolagem em borracha. Em posição acondicionável, ele é preso do lado direito do porta-malas


 
EQUIPAMENTOS QUE SIMPLIFICAM A VIDA NO DIA-A-DIA
 
O C4 Picasso oferece a seu motorista equipamentos – inéditos ou raros no segmento – que permitem facilitar e tornar a direção mais segura, para mais serenidade no volante. Destacamos:
Para mais conforto e segurança, o freio de estacionamento é elétrico e automático (de série). Ele é automaticamente acionado quando ocorre o desligamento do motor. Um calculador, ligado ao ESP, gere a dosagem do esforço a ser aplicado, em função do declive, para imobilizar o veículo. O controle do sistema permite, se necessário, reajustar o esforço de frenagem no decorrer do tempo (carregamento do veículo em declive ou forte variação de temperatura por exemplo). Este freio de estacionamento é automaticamente solto logo que o torque necessário para andar é atingido pelas rodas motrizes.
O aperto ou o desaperto fazem-se de maneira transparente para o motorista. Eles são assinalados por uma mensagem na tela multifunção e pela retro-iluminação temporizada do símbolo P (30 segundos) no painel de instrumentos e no comando de freio.
Em caso de necessidade, o comando elétrico, situado ao alcance da mão no centro do painel, assegura todas as funções clássicas de um freio de estacionamento tradicional. Por exemplo, quando de uma parada sem desligar o carro, basta que o motorista acione a alavanca de comando, para imobilizar o veículo. O desaperto efetua-se sempre de maneira automática, oferecendo uma assistência eficaz ao motorista para as partidas e as manobras em declive.
Para facilitar as partidas e manobras em declive, o C4 Picasso é equipado, em complemento do freio de estacionamento automático, de uma função de ajuda à partida em declive. O ESP mantém automaticamente o veículo parado durante uma curta duração (até 2 segundos depois de soltar o pedal de freio), a fim de dar tempo ao motorista para passar, tranquilamente, do pedal de freio ao pedal do acelerador, sem ter o risco de ver seu veículo avançar ou recuar com o declive. Esta ajuda à partida ativa-se logo com 3% de declive (para cima em marcha, para a frente, ou para baixo em marcha à ré).
O limitador e o regulador de velocidade, equipamentos amplamente utilizados no conjunto da gama Citroën, são de série e complementam o conforto e segurança do C4 Picasso.
O regulador de velocidade permite manter o veículo numa velocidade programada, sem que o motorista tenha que tocar no pedal do acelerador.
Com o limitador de velocidade, o motorista define uma velocidade máxima a não ser ultrapassada. Caso ele queira ultrapassá-la, basta ele apertar o pedal de maneira em ultrapassar o sensor de fim de curso, situado debaixo do pedal do acelerador.
Tanto para o regulador quanto para o limitador de série no C4 Picasso, o motorista regula o limite de velocidade de forma muito simples, com a ajuda de um comando situado no volante de comandos centrais fixos. Uma exibição na tela central do painel permite visualizar a velocidade programada e o estado (ativo/inativo) de cada um dos sistemas.

Abastecimento sem mistério
Para facilitar a vida e evitar os problemas ligados à manipulação da tampa de combustível, o C4 Picasso é equipado de uma nova portinhola com abertura automática sem tampa. Um simples aperto sobre o comando situado dentro do espaço interno, embaixo e à esquerda do posto de direção, leva à abertura da portinhola de combustível. Inserindo o bico de enchimento de combustível dentro do bocal, o motorista empurra o sistema, que substitui a tampa tradicional e assegura a estanqueidade da operação. Uma vez o tanque cheio, basta empurrar a portinhola de combustível. Para evitar aberturas involuntárias, quando o veículo está em movimento, o comando de abertura é desativado acima de 10 km/h.


 
O PRAZER DE DIRIGIR
 
O motor 2.0i 16V (EW10A) disponibiliza potência máxima de 143 cv DIN a 6.000 rpm e torque de 200 Nm a 4.000 rpm. Particularmente moderno, conta com um sistema de distribuição de regulagens variáveis (VVT) que permite preenchimento otimizado das câmaras de combustão, qualquer que seja o regime do motor. Logo aos 2.000 rpm, desenvolve um torque de 17,3 kgfm, o que representa quase 85% do torque máximo disponível. Além disso, utiliza acelerador eletrônico, o que garante maior suavidade e precisão de funcionamento.
O C4 Picasso se beneficia de alavancas de troca de marcha no volante e de seletor de modo na coluna de direção. A ergonomia é favorecida, já que todos os comandos encontram-se ao alcance da mão, qualquer seja a posição usada pelo motorista para dirigir. O seletor de caixa de câmbio permite optar para os modos marcha para frente, ponto morto ou marcha à ré.
Moderna e inteligente, a caixa de câmbio AL4 conta com o software auto-active, que escolhe com precisão a programação mais apropriada à situação do momento. O modo automático possui dispositivos programados para adaptar o funcionamento da caixa ao programa escolhido (esporte ou economia), às condições externas (relevo da estrada, aderência, carga do veículo, aceleração ou desaceleração) e internas Esta caixa integra, além do mecanismo automático, a possibilidade de um modo “manual” baseado em um sistema de palhetas no volante. O modo “manual” ou “seqüencial” oferece ao motorista a livre escolha da passagem das velocidades. A palheta direita (+) é a responsável pelo engate de uma marcha superior e a palheta esquerda (-) pelo engate de uma marcha inferior.
 
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis