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Novo Passat 2.0
Campos do Jordão/São Paulo - SP - A Volkswagen acaba de colocar no mercado o mais novo modelo de seu Bestseller global, o Passat, nas versões Sedan e Variant, com inovações tecnológicas que até agora só era encontrada apenas em carros de categorias superiores e modelos de alto luxo. Um vitorioso por natureza, com mais de 15 milhões de unidades vendidas, desde seu lançamento, em 1973, é sem dúvida nenhuma um dos mais bem sucedidos lançamentos da marca alemã em todo o mundo.
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Inovação
Um dos grandes destaques do novo Passat é o sistema de detecção de fadiga que é destinado a aumentar a segurança de seus usuários. Ele detecta a perda de concentração do motorista e o avisa através de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista não pare dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.
O Passat é, também, o primeiro carro da Volkswagen a contar com a função de frenagem de emergência para trânsito urbano, que faz parte do aperfeiçoado controle de velocidade e distância ACC, com Front Assist.
A função de frenagem de emergência na cidade, que atua em velocidades abaixo dos 30 km/h, também reage ante a presença de veículos parados. Caso necessário, ela inicia automaticamente uma ação de frenagem, contribuindo assim para evitar uma iminente colisão frontal ou, pelo menos, minimizando os danos resultantes.
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Conforto
Nesta área, importante para quem opta por carros de alta qualidade, o novo Passat oferece ainda mais refinamentos. Na Variant, a porta do compartimento traseiro tem fechamento elétrico, ao toque de um botão. Na hora de estacionar, ao apertar de um botão o Passat enxerga os espaços disponíveis, paralelos ou perpendiculares à via, e pode estacionar automaticamente no espaço escolhido com precisão de centímetro; é o conhecido sistema que já está em sua segunda geração; o Park Assist II, que ao contrário dos sistemas da primeira geração, que ajudavam a estacionar o carro exclusivamente em vagas paralelas, o novo também funciona para vagas perpendiculares. O sistema é ativado em velocidades abaixo de 40 km/h pelo acionamento de um botão no console central. O motorista indica o lado da rua em que pretende parar acionando o indicador de direção.
O Park Assist usa seus 12 sensores ultrassônicos (quatro à frente, quatro à ré, dois à esquerda e dois à direita, com alcance de 4,5 metros) para encontrar uma vaga do tamanho adequado e inicia a sequência de estacionamento. O motorista engata a marcha-ré e, a partir daí, só precisa acelerar e frear. O Passat controla o volante. O motorista é orientado por sinais acústicos e indicações visuais no display multifuncional. Ele também funciona em curvas, junto a blocos de concreto e entre árvores ou outros obstáculos. E mais: O novo Park Assist ajuda também a sair de vagas apertadas, auxiliando o motorista desde que haja um mínimo de 50 cm de espaço livre à frente do veículo.
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Silêncio
Além da qualidade dos materiais e o design de seu interior, o novo Passat é extremamente silencioso. Materiais de isolamento integrados à área do painel com detalhes de acabamento em alumínio escovado combinando com os aros dos interruptores das luzes, ajuste dos espelhos e comandos dos vidros agora cromados, e às portas que filtram os ruídos externos e do motor. Além disso, uma nova película acústica foi integrada ao parabrisa, bloqueando ruídos adicionais.
Segurança
O que era bom ficou ainda melhor (já havia recebido cinco estrelas nos testes de colisão da EuroNCAP), e agora mantendo o mesmo padrão de segurança, traz equipamentos como detecção do uso de cintos nos bancos dianteiros e apoios de cabeça que permitem ajustes tanto na altura como longitudinalmente. Os novos apoios para cabeças do motorista e passageiro da frente diminuem o risco de ferimentos causados pelo efeito chicote em caso de acidente. E novos sistemas opcionais, como bloqueio eletrônico do diferencial (XDS), e o Front Assist otimizam a segurança do Passat.
Estilo
Na dianteira o novo Passat tem como destaque a grade com quatro barras transversais alinhadas na mesma altura dos faróis, reforçada pelos novos faróis duplos, com iluminação bi-xenônio e LEDs opcionais. Cada conjunto de luzes consiste de 15 LEDs. Sob o conjunto formado pelos faróis e a grade está o parachoques, na cor da carroceria. Mais abaixo inclui-se outra entrada de ar, emoldurada por aletas cromadas, similares às ponteiras das asas de aviões comerciais. Os faróis de neblina, com perfil bem estreito, ficam alojados ali. Na parte mais baixa da dianteira fica o spoiler, bem esportivo.
Já na lateral, através do contorno do capô em forma de V e das características linhas dos paralamas, as fortes linhas de caráter inferior e superior se destacam nesse ponto. Elas dão mais estrutura à altura do carro e criam um perfil mais baixo e uma imagem de maior potência. Logo abaixo, a segunda linha de caráter une as laterais dos faróis com as lanternas traseiras, estendendo-se pela lateral. Na área da soleira, um friso cromado realça as superfícies laterais entre as molduras de rodas salientes, prolongando-se pelas seções dianteiras e posterior.
A traseira agora está com uma aparência mais leve e elegante. Ela parece mais baixa e as superfícies, nas duas versões de carroceria, mais largas. Outro destaque vai para as lanternas traseiras, que agora envolvem as laterais com uma área bem maior. A parte inferior da traseira também é emoldurada por um friso cromado. No para choques da Variant, ele corre por toda a largura do carro e, no sedan, é dividido pela moldura da placa, que fica posicionada mais abaixo. O escapamento é duplo e fica à esquerda.
Já no console central, em sua parte superior, figura um elegante relógio analógico, dominando o visual. Logo abaixo fica o sistema de infotainment, com tela touchscreen e, opcionalmente, sistema de navegação integrado.
No nível imediatamente inferior, ficam os controles do sistema de climatização.
O painel do câmbio, que cerca a alavanca, foi inteiramente redesenhado. A alavanca de mudanças tem uma posição mais esportiva. Localizado de forma mais ergonômica, o botão do freio de estacionamento eletrônico fica do lado esquerdo, próximo dos comandos das funções Auto Hold, ESP e, nas versões com Keyless Access, o botão de partida do motor.
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Assentos de nova geração
O novo Passat chega ao Brasil equipado com bancos totalmente redesenhados, com forração em couro “Nappa”, nas cores preto, bege ou marrom. Opcionalmente, os bancos dianteiros podem ser climatizados, com ventilação e aquecimento. Os bancos climatizados são oferecidos apenas na cor preta. Outra opção é o banco do motorista equipado com ajustes elétricos e memória, um conforto adicional, principalmente para carros que habitualmente são usados por mais de um condutor.
Os apoios de cabeça dianteiros, além do ajuste de altura, agora também podem ser regulados longitudinalmente. Posicionados mais junto à cabeça dos ocupantes, os novos apoios reduzem o risco de efeito-chicote em caso de acidentes.
Banco traseiro
As acomodações traseiras do Passat impressionam pelas três posições ergonomicamente delineadas no assento posterior, assim como pelo amplo espaço para as pernas e cabeça. O banco traseiro é dividido e pode ser rebatido de forma assimétrica, além de contar, assim como os bancos dianteiros, com apoio para braços central, com compartimento para pequenos objetos.
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Porta malas
O amplo porta malas do sedan dispõe de 485 litros de espaço e a variant conta com 513 litros. Argolas cromadas facilitam prender a bagagem e dois ganchos permitem pendurar sacolas de compras. Um detalhe que mostra o cuidado no design do novo Passat são as dobradiças laterais, que não invadem o compartimento, evitando danos à bagagem.
A tampa do porta malas pode ser aberta por um botão no interior do carro. No sedan, o forro da tampa acomoda o triângulo de segurança, dando acesso fácil mesmo com o portamalas carregado. A porta do compartimento traseiro da Variant é dotada de fechamento elétrico, que não exige esforço do usuário.
Carroceria
Esta sétima geração do Passat é uma das mais seguras e de alta qualidade em sua classe. Um indicador-chave para esses dois itens é a rigidez estática de sua carroceria, 32.400 Nm/° - um número bastante alto. Este índice só é possível graças à aplicação inteligente de aços de alta resistência. Esses aços especiais compõem 74 por cento da estrutura do novo Passat. Eles são classificados em quatro níveis de resistência, entre alta e super-alta.
Considerados quase como metais preciosos, apesar de fugirem à definição clássica do termo, estão os inovadores aços endurecidos durante a conformação das peças. No Passat, eles participam em 16 por cento da construção do carro. Estão onde um ponto é considerado acima de tudo: a segurança.
Motor 2.0 TSI, com 211 cv e câmbio DSG de seis marchas
O motor 2.0 TSI do novo Passat ganhou 11 cv em relação ao usado na versão anterior. O novo motor TSI, que estreou no Golf GTI, atinge sua potência máxima a 5.300 rpm. O torque máximo, de 280 Nm, situa-se entre 1.700 e 5.200 rpm. O Passat TSI atinge 210 km/h. Para chegar a 100 km/h, o sedan leva 7,6 segundos e a variant, 7,7 segundos.
O novo câmbio é um DSG, com dupla embreagem e seis marchas, a mais avançada do mundo para carros de passeio. Este tipo de câmbio se caracteriza pelo alto desempenho na troca de marchas e por proporcionar alta economia.
A velocidade de troca das marchas é inigualável, mesmo por motoristas e até pilotos com larga experiência. E, muito mais do que qualquer outro tipo de transmissão automática, o sistema de dupla embreagem da DSG ajuda a reduzir o consumo e as emissões. Comparada ao desempenho das transmissões convencionais, que usam conversor de torque, essa vantagem pode chegar a vinte por cento, dependendo do motor.
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Suspensão e dirigibilidade
A suspensão dianteira do Passat é baseada no sistema McPherson, com braços inferiores triangulares e torres estruturais. O conjunto é extremamente leve, o que gera vários benefícios. Além disso, o eixo é construído para ter peso reduzido. . Os elementos transversais de alumínio forjado também são muito leves. No total, a utilização de materiais e métodos de construção especiais reduziram o peso da suspensão dianteira em 13,3 kg. O resultado é mais conforto, melhor comportamento dinâmico e economia de combustível.
A suspensão traseira do Passat também é muito leve, e ajuda a obter o máximo de conforto e estabilidade. A disposição diferenciada dos braços permite a otimização dinâmica da suspensão tanto longitudinal como transversal. Esta separação funcional garante um ótimo desempenho dinâmico e alto nível de segurança, ao mesmo tempo em que grande conforto ao rodar.
Um aspecto fundamental para o excelente conforto do Passat é o isolamento da suspensão traseira do restante do carro, através das sub-estruturas. O isolamento é garantido por quatro coxins de metal e borracha. A composição da borracha dos coxins foi formulada para atender a requisitos dinâmicos especiais. Assim, o isolamento da sub-estrutura melhora tanto a acústica como a dirigibilidade e o conforto de rodagem a níveis de carros de categoria superior.
Outro quesito importante é o bloqueio eletrônico do diferencial XDS que melhora a tração ao longo das curvas. Ele é equipamento standard no Passat 2.0 TSI e otimiza muito a tração e dirigibilidade do carro. Tecnicamente, o XDS é uma extensão funcional do bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) integrado no sistema eletrônico de estabilidade (ESP). Assim que os sensores detectam que a roda de tração do lado interno da curva perde a pressão contra o solo demasiadamente, o sistema hidráulico do ESP aplica o freio individualmente nesta roda para recuperar o nível de tração.
Já o XDS atua como um bloqueador de diferencial transversal, compensando a tendência de saída de frente ao longo das curvas. O XDS proporciona um comportamento do carro mais preciso e neutro, passando ao motorista uma impressão mais próxima de estar guiando um veículo com tração integral do que dianteira. Reduzindo a tendência de saída frontal, ele não apenas melhora a estabilidade, mas aumenta o prazer ao volante.
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Monitoramento Contínuo da Pressão dos Pneus
Um novo sistema de monitoramento direto da pressão dos pneus alerta para a perda de pressão em cada roda, individualmente. Graças ao monitoramento contínuo, o motorista pode corrigir a pressão incorreta em qualquer um dos pneus. Caso a pressão caia para níveis considerados perigosos, o motorista será alertado visual e acusticamente. Além disso, a pressão ideal e a pressão real podem ser exibidas no painel de instrumentos.
Faróis bi-xenônio
Os faróis bi-xenônio opcionais são complementados por dois conjuntos de 15 LEDs, que emolduram cada um dos faróis duplos. Os LEDs não tem apenas a vantagem de serem facilmente visualizados - eles consomem muito pouca energia. Comparados com faróis de uso diurno convencionais, o consumo de eletricidade cai de 150 Watts para apenas 30 Watts.
Teto Solar Panorâmico para o Passat Variant
O teto panorâmico do Passat Variant é 300 por cento maior que um convencional. A seção dianteira do teto bipartido se estende além da coluna B e pode ser aberta totalmente ou por inclinação. Além disso, o teto também possui uma cortina de proteção com acionamento elétrico.
Para o Passat sedan, é oferecido um teto solar, também com abertura por inclinação ou deslizante, com sistema fotovoltáico de captação de energia solar, que mantém o carro ventilado quando estacionado, sem consumir carga da bateria.
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