TITULO
Auto Review Lançamentos > RANGE ROVER VOGUE motor V8 Diesel

RANGE ROVER vogue motor V8 Diesel 
 
RANGE ROVER vogue com o novo motor TDV8 Diesel de 4.4 Litros

 
Interlagos - SP - A Land Rover do Brasil, agora sobre a presidência do competente executivo Flávio Padovan, montou no circuito de Interlagos uma mega estrutura para o grande evento de lançamento do novo Range Rover Vogue. Ele vem equipado com o novo motor V8 turbo diesel, que acoplado ao também novo câmbio de 8 velocidades, com o  sistema Terrain Response® o que da a ele a continuidade da liderança no segmento dos SUVs de luxo. O motor do Range Rover Vogue é um TDV8 de 4.4 litros com turbo compressores paralelos seqüenciais, um verdadeiro "super diesel", que  combina potência e torque máximo com níveis de requinte inigualáveis. Apesar de todo o desempenho, este V8 é mais limpo e proporciona um consumo de combustível e níveis emissões de CO2 ainda mais reduzidos em relação a seu antecessor, cumprindo as rigorosas normas de emissões EURO 5. Mas o ponto forte disso tudo é o consumo; ele faz 9,4 litros/100 km, tornando-se o primeiro Range Rover com um consumo inferior a 9,5 litros/100 km.
   


Já o Range Rover Vogue V8 de 5.0 litros Supercharged a gasolina equipado com câmbio automático ZF HP28 de 6 velocidades também lidera no seu segmento, pois entre outras particularidades, uma potência de 510CV e o torque de 625Nm que levam o veículo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos.


Redução de emissões

As TECNOLOGIAS e o TERRAIN foram especialmente concebidas para reduzir as emissões e melhorar a eficiência dos veículos Land Rover, sem comprometer o luxo, requinte ou as capacidades fora de estrada. O Range Rover Vogue incorpora um novo motor extremamente eficiente, o TDV8 de 4.4 litros, que substitui o motor TDV8 de 3.6 litros. Esta alteração proporciona uma redução de 14% nas emissões. 

A transmissão com controle em baixas rotações torna 70% das funções do câmbio inativas quando o veículo está parado em "D" e o motor em funcionamento, reduzindo significativamente o consumo em ciclo urbano. Em condições frias, o câmbio seleciona uma velocidade mais baixa para promover o aquecimento rápido e conseguir que o motor atinja uma temperatura eficiente de funcionamento tão rapidamente quanto possível.

Turbo-compressores paralelos sequencias
Os turbo compressores paralelos sequenciais que são quase idênticos ao LR-TDV6 de 3.0 litros apresentado no Discovery 4 em 2010 diferencia quando o regime de funcionamento do motor ultrapassa as 2.400 rotações, onde são abertas as válvulas do coletor de escape e um turbo compressor de dimensões inferiores acelera imperceptivelmente, atingindo a velocidade máxima em apenas 20 milissegundos com o funcionamento pleno do biturbo no total em apenas 180ms sem atrasos e de forma imperceptível. Este método permite que o segundo turbo compressor permaneça inativo quando não for necessário, melhorando a eficiência do motor e reduzindo as perdas por bombagem. 

O TDV8 é o primeiro motor da Land Rover concebido desde o início para utilizar óleo de motor SAPS (baixo teor de cinzas sulfatadas, fósforo e enxofre), proporcionando a redução da acumulação de cinza no DPF (filtro de partículas diesel) para maior duração e maior eficiência. Os catalisadores convencionais são utilizados para o pós-tratamento dos gases de escape. A lubrificação através de óleo de baixa viscosidade 5W-30 melhora a eficiência durante a fase de aquecimento.

Outro detalhe que por vezes passa desapercebido mas é importante no custo-benefício durante as revisões é que o TDV8 de 4.4 litros foi concebido de tal forma que ele não necessita de ser erguido num elevador nem sequer para mudanças de óleo, pois um sistema para drenagem na parte inferior do motor permite a manutenção em zonas remotas sem acesso aos equipamentos de extracção de óleo. Não existe vareta de medição, o nível de óleo é monitorizado eletronicamente por meio de um sensor ultrassônico, informando o condutor sobre o nível de óleo e a quantidade de óleo necessária a ser reposta.


Câmbio automático ZF 8HP70
 

O câmbio é um moderníssimo ZF 8HP70 de 8 velocidades, o primeiro a vir em um veículo Land Rover. Ele conjuga condução muito suave e confortável com uma considerável redução do consumo de combustível e das emissões de CO2. Ele também é robusto, pois se não for o único é um dos poucos câmbios automáticos a suportar o torque máximo de 700 Nm disponibilizado pelo novo TDV8.  Em complemento, a eficiência foi também melhorada pela concepção mecânica do 8HP70, devido à qual nunca se encontram mais de duas embreagens internas abertas de cada vez. 

O câmbio 8HP70 incorpora características especialmente concebidas para proporcionar economia de energia. O seu sistema de bomba hidráulica é também mais eficiente dado que requer menos energia do motor. O conversor de torque foi calibrado para ser bloqueado quando o veículo circula a velocidades inferiores, reduzindo o consumo de combustível e otimizando a utilização do torque do motor TDV8 de 4.4 litros. Todas estas características contribuem, novamente, para a redução do consumo de combustível e das emissões de CO2.
 Por outro lado, o Transmission Idle Control (Controle do em baixas rotações) incorporado neste modelo desativa o câmbio a 70% quando o veículo está parado e o motor se encontra em funcionamento em baixas rotações em "D", reduzindo as solicitações no motor o consumo de combustível.
 A nova transmissão também traz, se série, opções de troca manuais por meio de botões dispostos na parte de trás do volante. A alavanca do sistema CommandShift foi substituída por um comando rotativo para selecionar diferentes modos de condução: estacionamento (P), marcha ré (R), ponto morto (N), condução (D) ou "Sport" (S). Ele permanece oculto no console central e eleva-se quando o motor é ligado para permitir a sua utilização e volta a se recolher quando o motor é desligado.

 


O Supercharged  LR-V8 5.0 – Um motorzão
As linhas Range Rover e Range Rover Sport vêm agora equipadas com o  novo motor LR-V8 Supercharged  de 5.0 litros a gasolina. Sem qualquer dúvida, este motor elevou a arte do design e concepção de motores a gasolina a um novo patamar, estabelecendo novas referências para consumos reduzidos, requinte e desempenho; peso reduzido, eficiente,  e dentro  das normas mais rigorosas de emissões de gases poluentes.
Com 510CV e 625 Nm, este V8 é 29% mais potente que o seu antecessor e disponibiliza mais 12% de torque. De acordo com a montadora, ele acelera de 0 a 100km/h em apenas 6,2 segundos.
 Entre as tecnologias chave do novo motor encontra-se o compressor volumétrico de sexta geração Eaton™ twin-vortex, com um novo rotor que melhora a eficiência termodinâmica em 16% quando comparado com as versões anteriores e torna o seu funcionamento praticamente inaudível. Em complemento, o sistema de injeção direta de combustível, com pressão de 150 bar, pulverização direcionada e multi-orifícios otimiza a combustão, proporcionando redução no consumo e aumento da potência do veículo.

 

Câmbio de 6 velocidades
O LR-V8 Supercharged vem equipado com a vitoriosa transmissão ZF 6HP28 de seis velocidades. Este câmbio tem capacidade de resposta líder no segmento e foi otimizado para proporcionar o máximo em termos de potência e torque do motor a regimes reduzidos por meio da atuação da embreagem de bloqueio mais rapidamente após cada mudança de velocidade. Desta forma, a transmissão reduz o escorregamento no conversor do torque com a conseguinte diminuição do consumo de combustível e de emissões de CO2.
O modo Intelligent Sport consegue adaptar todas as características do câmbio a cada estilo de condução. Para uma direção bastante esportiva, a transmissão também possui opções de trocas de marcha sequenciais, por meio de borboletas semelhantes as da F1.

 

Glamour e esportividade interior
 
Um destaque especial vai de encontro aos revestimentos em couro premium do habitáculo e dos bancos do Range Rover e também ao sistema atualizado de iluminação e ao painel de instrumentos virtual TFT de 12 polegadas que proporciona maior versatilidade que os habituais analógicos transmitindo aos ocupantes maior luxo e conforto. 
O sistema de navegação do Range Rover passou a incorporar armazenamento em disco rígido, tornando desnecessária a aquisição DVDs. Em complemento, a "orientação no percurso" suporta o mapa de cruzamentos/entroncamentos e informação com base em ícones com imagens dos sinais que vão sendo visualizados durante o percurso. Em paralelo, uma interface para dispositivos portáteis de áudio permite a ligação de uma gama vasta de dispositivos de armazenamento de áudio, incluindo pens USB e dispositivos MP3. Inclui também uma porta de ligação especial para iPod, desenvolvida especificamente pela Land Rover para evitar que o iPod se solte na condução nos tipos de piso mais irregulares.

Os novos modelos da Land já se encontram em todos os revendedores da marca espalhados pelo país. 
  

   

Especificações técnicas Range Rover 2011
 

Motor LR-V8 Supercharged TDV8 4.4 litros
Altura (mm) 1.865 1.865
Largura (mm) 2.216 2.216
Comprimento (mm) 4.972 4.972
Distância entre eixos (mm) 2.880 2.880
Diâmetro de viragem (m) 12,6 12,6
Coeficiente aerodinâmico 0,38 0,38
Peso do veículo em ordem de marcha (kg) 2580 2810
Suspensão dianteira MacPherson MacPherson
Suspensão traseira Triângulos duplos Triângulos duplos
Freios dianteiros Pinça fixa com 6 pistões, discos ventilados 380mm Pinça fixa com 6 pistões, discos ventilados 380mm
Direção Assistência proporcional à velocidade Assistência proporcional à velocidade
Sistema de tração às 4 rodas Tração permanente às quatro rodas, Suspensão pneumática de altura variável, Controle de Descida de Declives (HDC), ABS, Controle de Tracção e Controle da Estabilidade Dinâmica (DSC)
 
Tração permanente às quatro rodas, Suspensão pneumática de altura variável, Controle de Descida de Declives (HDC), ABS, Controle de Tracção e Controle da Estabilidade Dinâmica (DSC)
 
Dados do motor  Longitudinal V8, 32válvulas, 4 árvores de cames à cabeça, Supercharged Longitudinal V8, 32 válvulas, 4 árvores de cames à cabeça, diesel de injecção directa, dois turbo compressores
Cilindrada (cc) 4.999 4.367
Diâmetro/Curso (mm) 92,5x93 84x98,5
Relação de compressão
 
9,5:1 16,1:1
Potência máxima - (CV / rpm) 510 / 6.000-6.500 313 / 4.000
Torque máximo (Nm / rpm) 625 / 2.500-5.500 700 / 1.500-3.000
Consumo de combustível-UE
(l/100km)
 
Urbano
Extra-urbano
Combinado
 
 
 
 

11,5
8,2
9,4
 
 
 
 

11,5
8,2
9,4
 
Emissões EU5 EU5
CO2 (g/km)   348 253
Transmissão ZF HP28
6 velocidades auto
ZF HP70
8 velocidades auto
Capacidade do depósito de combustível (l) 101 97
Autonomia (km) 701 1031
Aceleração 0-100 km/h (seg.) 6.2 7.8
Velocidade máxima (km/h) 225 210

 

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis