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Nova linha Sandero – sofisticação & conforto
 


Florianópolis – SC – A Renault do Brasil dando provas da sua importância junto ao Grupo Renault em todo o mundo,  lança com exclusividade o Novo Sandero como, aliás, aconteceu em 2007, quando o Brasil foi o primeiro país a conhecê-lo.
Para continuar com o sucesso que vem obtendo desde o seu lançamento, a equipe do Renault Design América Latina trabalhou com o objetivo deixar os Novos Sandero e Sandero Stepway ainda mais modernos externamente e alinhados com a nova identidade mundial da marca, além de tornar o interior desses veículos mais sofisticado.
No quesito conforto “on bord”, o Novo Sandero traz ainda outras novidades como, por exemplo, abertura da tampa de combustível, que agora se dá através de uma alavanca no interior do veículo; e um novo rádio - desenvolvido especificamente para melhorar a qualidade do som (digital 3D) -, que incorpora novas funções como entrada USB/iPod, leitura de MP3, WMA e WMV; e Bluetooth, que aliados ao conforto acústico, onde as implantações de uma série de novidades tornaram esses novos modelos ainda mais confortáveis.



 


"Com mais de 180 mil unidades comercializadas até abril deste ano, a linha Sandero ocupa a posição de "carro-chefe" da marca no País. Em 2010, a gama Sandero representou 43% das vendas da Renault do Brasil", afirma Gustavo Schmidt, Vice-Presidente Comercial da Renault do Brasil.
Foi dentro deste propósito que a Renault idealizou as mudanças; na dianteira, por exemplo, os novos faróis, grade frontal e pára-choques, conjunto que guardam semelhança com o Fluence. Na traseira, a identificação do modelo foi para o centro da tampa do porta-malas, alinhando o estilo do carro ao novo padrão de identidade da marca.
No interior, novos materiais, cores e texturas deixam claro o salto de qualidade. O painel, por exemplo, está mais moderno e atraente. A parte central, agora em preto brilhante, abriga um novo sistema de som - com face "double din" -, mais moderno e com ampla conectividade. Os comandos dos vidros elétricos migraram para as portas, melhorando a ergonomia.


 

Sandero Stepway
O Stepway também evoluiu e apresenta uma personalidade própria em relação às demais versões. Pára-choques mais encorpados, máscaras negras nos faróis e lanternas, além da altura elevada em relação ao solo marcam esta versão direcionada a consumidores com especial exigência em relação à estética. Por dentro, mais sofisticação a partir da adoção de materiais e padrões diferenciados, tonalidades e grafismos exclusivos.


 Design
Desenvolvido 100% no Brasil, o design, que sempre foi um ponto elogiado da linha Sandero, recebeu atenção especial, com o propósito de deixar o carro ainda mais moderno. "Um dos objetivos do novo design externo foi deixar o modelo em sintonia com o padrão de design da Renault na Europa", explica Vincent Pedretti, Designer Chefe do Renault Design América (RDAL).
Na dianteira, a versão esportiva Mégane GT (comercializada na Europa), por exemplo, influenciou nas entradas de ar laterais e a grade frontal, que ampliaram ainda mais a esportividade do desenho do Novo Sandero. A grande tomada de ar, em forma trapezoidal, agora está seccionada pelo pára-choque, que é uma peça robusta e envolvente, com a parte central na cor preta, abrigando a placa.


 

Os amplos faróis - que avançam sobre o capô e pára-lamas, formando um conjunto harmônico e equilibrado e, principalmente, com personalidade - possuem uma nova moldura interna, conferindo mais modernidade à parte dianteira dos Novos Sandero e Sandero Stepway. As luzes indicativas de direção, que estão embutidas no conjunto óptico, foram reposicionadas e, a partir de agora, estão próximas à grade central do veículo.
No capô, dois vincos saem das laterais e formam um arco, convergindo para a dianteira, onde está a logomarca da Renault ao centro. A versão Privilège se diferencia ainda pelo acabamento cromado na grade frontal e nos faróis de neblina, o que lhe garante um conjunto mais sofisticado. 
A traseira do Novo Renault Sandero está mais atraente. As lanternas contêm elementos geométricos, que realçam as luzes de ré e de freio. O logotipo da Renault está no centro da tampa do porta-malas, sendo que, logo abaixo dele, está inscrito o nome "SANDERO", o que também alinha o estilo do carro ao da nova identidade de marca. A tampa do porta-malas é caracterizada ainda por dois vincos que marcam a peça horizontalmente de uma lanterna à outra.

 

 
 


As rodas e calotas do Novo Sandero também merecem destaque. A linha 2012 têm novos e exclusivos desenhos, conforme o aro e a versão. São dois modelos de calotas integrais: "Mures 14", de nove raios, para as versões com motor 1.0 16V Hi-Flex (Authetique ou Expression); e "Taranis 15", restrita ao Expression 1.6 8V Hi-Torque. As rodas de liga leve, por sua vez, são de aro 15 ou 16. A "Del Arte 15" foi especialmente concebida para a versão Privilège; e a "XR 16" para a versão Stepway.
O Novo Renault Sandero chega às concessionárias em duas opções de cores sólidas: Branco Glacier e Vermelho Vivo, e em cinco matizes metálicos: Prata Etoile, Cinza Acier, Preto Nacré, Vermelho Fogo e Azul Crepúsculo. Para a linha 2012, a novidade é a cor Bege Poivre, que estará em todas as versões, com exceção da Stepway.

Versões de acabamento
O Novo Renault Sandero está disponível em quatro versões de acabamento: Authentique, Expression, Privilège e Stepway, as quais devem atender consumidores com diferentes necessidades.


 


 

Sandero X concorrentes
De acordo com a montadora, a arquitetura da plataforma B0, a mesma utilizada pelo Novo Logan, contribuiu para que o hatch mantivesse as medidas generosas. As dimensões do Novo Renault Sandero são equivalentes às dos veículos de porte médio. Com 4,02 metros de comprimento, 1,75 metro de largura e distância entre-eixos de 2,59 metros, o Sandero ultrapassa em porte seus principais concorrentes do segmento dos compactos. O Volkswagen Fox, por exemplo, tem 2,46 metros de entre-eixos; o Fiat Punto, 2,51m.
Estas medidas determinam a ampla área para passageiros e também para bagagem. Por isso, adultos que viajam no banco de trás não têm problemas com espaço para as pernas ou com a altura da cabeça em relação ao teto. Já os motoristas, mesmo os mais altos, encontram facilmente a melhor posição de dirigir. Tarefa facilitada também pelo banco com regulagem de altura, de série a partir da versão Expression.
A capacidade do porta-malas é outro destaque do Novo Renault Sandero: são 320 litros disponíveis para bagagem, bem superior aos seus principais concorrentes. A tampa do porta-malas, sustentada por dois amortecedores telescópicos, tem grande ângulo de abertura, o que facilita as operações de carga e descarga do veículo. 
Também de acordo com a montadora, o Novo Renault Sandero se mostra uma compra inteligente e racional. Prova disso é o baixo custo de manutenção do veículo: menos de R$ 1 por dia. A estimativa é feita a partir do valor total do plano de manutenção do carro até os 35.000 quilômetros, rodagem média do cliente brasileiro num período de três anos. Quando se divide o valor total das peças e mão-de-obra deste plano de manutenção, pelo número de dias dos três anos, chega-se a um valor ligeiramente inferior a R$ 1 por dia.
 

 

 Motores
A nova linha chega ao mercado com três opções de motor bicombustível;  todos dotados de acelerador eletrônico, sem cabos ou conexões mecânicas;  o propulsor 1.0 16V Hi-Flex, único com quatro válvulas por cilindro da categoria, está presente nas versões Authentique e Expression e rende 76 cv (gasolina) e 77 cv (etanol). São 9,9 kgfm de torque com gasolina no tanque e 10,1 kgfm com etanol, sendo que 80% desse valor já estão disponíveis a 1.500 rpm.  Com este motor, o Novo Sandero acelera de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos (gasolina) e 14,1 segundos (etanol).
O motor 1.6 8V Hi-Torque, por sua vez, é uma excelente opção às configurações 1.4 oferecidas pela concorrência. Este quatro cilindros, presente nas versões Expression e Privilège, destaca-se, como o nome indica, pela generosa oferta de torque desde as rotações mais baixas. É ainda uma alternativa para quem precisa de um carro com motor de maior capacidade cúbica que o 1.0 16V e que seja mais em conta que o 1.6 16V.
Identificado pela denominação comercial Hi-Torque, o motor 1.6 8V gera 92 cv de potência com gasolina e 95 cv com etanol. A principal característica é o torque de 13,7 mkgf (E22) e 14,1 mkgf (E100) a 2.850 rpm, faixa de rotação mais utilizada pelos motoristas brasileiros. Aos 2.500 rpm, 95% da força já está disponível, qualidade que torna a condução mais prazerosa e elimina as constantes trocas de marcha nos percursos urbanos.
Os números de desempenho revelam a disposição do Hi-Torque nas acelerações: 11,7 segundos no 0 a 100 km/h abastecido com etanol e 12,1 segundos na mesma prova quando abastecido com gasolina.
Já o motor 1.6 16V Hi-Flex na versão Stepway, é elástico, e apresenta excelentes índices de retomada de velocidade e de aceleração. Alimentado com gasolina, o tempo na prova 0 a 100 km/h é de 10,2 segundos e de 10,1 segundos com etanol. A velocidade máxima é de, respectivamente, 181 km/h e 184 km/h.
O torque máximo é de 15,1 kgfm (a gasolina) e 15,5 kgfm (etanol). Para o motorista, o mais importante é saber que 90% do torque máximo disponível já aparecem a 2.000 rpm.
O 1.6 16V Hi-Flex é um motor moderno, com duplo comando de válvulas no cabeçote. O balancim é roletado, solução que reduz o atrito entre as peças móveis e, conseqüentemente, o consumo.

 
 

Suspensão
A suspensão dianteira é do tipo McPherson, com braços triangulares e amortecedores integrados às molas helicoidais. Atrás, funciona um sistema semi-independente, composto por barra de torção transversal, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais com barra estabilizadora.
 

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