Auto Review Lançamentos > Mercedes-Benz sai na frente no PROCONVE P-7 com a tecnologia BlueTec 5
Mercedes-Benz sai na frente no PROCONVE P-7 com a tecnologia BlueTec 5
.jpg)
São Bernardo do Campo – SP – A Mercedes-Benz do Brasil depois de um amplo e rigoroso programa de testes de motores em bancos de prova e em operações severas de caminhões e ônibus, apresentou para a imprensa especializada brasileira, o caminhão pesado Axor 2831 e o chassi OF 1722 para ônibus urbano. Eles são os primeiros veículos pré-série com tecnologia BlueTec 5 para atendimento ao PROCONVE P-7 ( esta norma equivale ao rigoroso padrão EURO 5, que entrará em vigor no Brasil a partir de 2012), pois ela comprovou a eficácia, confiabilidade e benefícios da exclusiva tecnologia BlueTec 5 de redução catalítica seletiva para conversão de Óxidos de Nitrogênio (NOx), bem como das eficientes modificações de seus motores para controle interno das emissões de Material Particulado (PM).
“Com base em nossa experiência, conhecimento e também nos diversos testes realizados, o BlueTec 5 mostrou ser a melhor solução técnica para caminhões e ônibus, visando o atendimento ao PROCONVE P-7”, diz Gilberto Leal, gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz do Brasil.
.jpg)
Entre diversos requisitos, a nova norma exige a redução de 80% nas emissões de Material Particulado e de 60% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio, em relação à legislação atual.
A Empresa realizou cerca de 50.000 horas de testes de funcionalidade e durabilidade com motores PROCONVE P-7, em bancos de prova e nos veículos em operação. Até agora, foram cerca de 8.000.000 km com caminhões e ônibus dos mais variados tipos, em situações extremas de operação nas zonas urbanas, rodoviárias e fora-de-estrada, tanto ao nível do mar, quanto a 2.400 e 4.800 metros de altitude.
Nos exaustivos testes foram comprovadas ainda a robustez e durabilidade do motor com tecnologia BlueTec 5, vantagens essenciais para as severas condições do transporte brasileiro e latino-americano.
No Brasil, o BlueTec 5 vem sendo desenvolvido há três anos, envolvendo cerca de 400 engenheiros e técnicos do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Empresa em São Bernardo do Campo, São Paulo. Nesse sentido, a Mercedes-Benz do Brasil foi a primeira fabricante de veículos comerciais do País a realizar testes com motores PROCONVE P-7 numa altitude de 4.800 metros, ensaios já concluídos no Chile.
Tecnologia
Para diminuir o volume de emissões de Óxidos de Nitrogênio e obter menor consumo de combustível, a tecnologia BlueTec 5 inclui a adição do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo) no escapamento do veículo para pós-tratamento dos gases de escape por redução catalítica seletiva.
Devido a esse processo, pode-se trabalhar com bastante liberdade na otimização da combustão do motor, o que resulta numa queima mais eficiente e na emissão muito menor de Material Particulado e fumaça. Com a melhor queima, o motor emite menos gás carbônico, contribuindo para a diminuição do efeito estufa e o consequente impacto no aquecimento global.
O ARLA 32, que é armazenado num reservatório específico no veículo, converte o NOx em Nitrogênio puro e em vapor de água, que são inofensivos à natureza, melhorando a qualidade do ar.
.jpg)
Outro grande benefício da tecnologia BlueTec 5 é sua total adequação ao diesel de petróleo e também ao diesel de cana e ao biodiesel. O uso destes biocombustíveis alternativos, que vêm sendo amplamente testados pela Empresa, potencializa as vantagens ambientais e econômicas propiciadas por essa nova solução da Mercedes-Benz.
Presente no País há quase 55 anos, a Empresa dispõe de experiência, conhecimento e tecnologia para assegurar a confiabilidade das novas tecnologias de motorização para atendimento ao PROCONVE P-7. Para tanto, dispõe do maior Centro de Desenvolvimento Tecnológico do País e da América Latina e também o maior da Daimler, fora da Alemanha. Instalado na unidade de São Bernardo do Campo, esta unidade conta com os mais avançados recursos e com mais de 500 engenheiros e técnicos voltados à criação e aperfeiçoamento de soluções tecnológicas para aplicação em veículos comerciais e agregados.
Comprovando sua competência mundial, a unidade de São Bernardo do Campo é ainda o centro mundial de competência da Daimler para desenvolvimento e produção de chassis de ônibus, ocupando papel de referência para as demais unidades do grupo.
.jpg)