TITULO
Meio Ambiente > Mais peixe fresco, menos CO2
Mais peixe fresco, menos CO2

A Novozymes criou um método para tansportar grandes volumes de peixes e animais marinhos vivos de navio por longas distâncias, mantendo-os frescos e agregando valor ao produto. Dependendo da estação do ano os frutos do mar frescos podem valer até cinco vezes mais em relação aos processados. De quebra, a técnica possibilita diminuir a emissão de CO2 em até 90%, comparado ao frete aéreo.

A prática consiste em controlar - por meio de microorganismos - o nível de impurezas da água nos contêineres especiais onde os animais são acomodados. Uma parceria com a  também dinamarquesa Aqualife, companhia logística que utiliza tecnologias limpas e especializada em indústria de pesca, possibilitou o fornecimento do serviço a uma empresa dos Emirados Árabes, que procurava uma solução.

A fábrica de caviar, de Abu Dhabi, perguntou aos técnicos da Novozymes se era possível transportar 140 toneladas métricas de esturjão vivo provindas da Alemanha e a ideia veio à tona.

Trata-se de uma técnica diferente da usada no transporte de lagostas, por exemplo, em que o envio é feito por avião, com o produto acondicionado a baixas temperaturas e sem água. "Encontrando os microorganismos certos que tornam algumas das moléculas da água menos nocivas, podemos aumentar o tempo em que os peixes e animais marinhos podem permanecer na mesmo fluido", explicou Thomas Videbæk, vice-presidente executivo da Novozymes.

Os técnicos selecionaram um grupo de microorganismos que ajustam os níveis de amônia na água, sem nenhum prejuízo ao esturjão pela elevação de impurezas. Com isso, a Aqualife tornou-se apta a transportar peixes vivos em larga escala, ao mesmo tempo em que emite só 10% do CO2 desprendido nos métodos convencionais de transporte.

Em relação ao frete aéreo, a solução biotecnológica oferece redução de custos da ordem de 30% para transportar lagostas e de 70% para os bivalvos (ostras e moluscos).  De acordo com a Novozymes, no caso do esturjão, que nunca havia sido transportado vivo antes, não é possível dizer qual a redução do custo, uma vez que não há parâmetro de comparação.


<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis