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VOLKSWAGEN EOS 
Um Conversível de Classe 
Sabe aquele caro conversível que todos nós um dia sonhamos em ter; a Volkswagen conseguiu tornar este sonho realidade, pois já está entre nós o EOS, um Cabriolet que foi feito para ser um carro de “imagem, tanto da fábrica quanto do comprador. A montadora alemã conseguiu, além do design de primeira, focar o EOS como um veículo moderno, com muita tecnologia embarcada, estilo e um motorzão para ninguém botar defeito! É realmente um carro especial para pessoas especiais, de bom gosto,  originais e, é lógico, inteligentes.  Durante o nosso test drive constatamos que se alguém disser que ele não chama a atenção, é pura brincadeira, pois sem dúvida nenhuma ele é sim uma vitrine ambulante, mas sofisticada com o que há de mais avançado na VW. 

Se o proprietário comprou o Eos só para desfilar, não vai se decepcionar, pois o design e o acabamento interno são tão dedicados que parecem feitos a mão, é um carro daqueles em que você entra e não quer mais sair. Os bancos, com apoios laterais e ajuste elétrico de apoio lombar, são aconchegantes. E há sinais que revelam o cuidado dos projetistas com os detalhes do cockpit, como as alças do console central, os frisos cromados nas saídas de ventilação e nas formas do revestimento das portas típicas dos conversíveis mais luxuosos do mundo.

Seu chassi, por exemplo, foi todo projetado com reforços especiais para suportar a força do vento e o abrir e fechar do super teto. Já no piso, nas laterais e no arco do pára-brisa se escondem vigas e chapas estrategicamente instaladas para dar mais firmeza e proteção. A suspensão é a McPherson do Golf, na dianteira, e a multibraços do Passat, na traseira; a nosso ver, referência global em termos de suspensão de ultíssima geração. No quesito motor, na Europa ele é vendido em cinco opções: quatro a gasolina e um diesel e aqui entre nós demorou, mas como disse quando do lançamento, José Hellmeister Loureiro, engenheiro e Gerente Executivo da Volks Brasileira,   “conseguimos importar a versão mais turbinada um 2.0 TSi, de 200 cv, por 159,900 reais”.

O carro que testamos é esse 2.0 TSi; é muito bom e o preço, com tudo que ele tem, é super convidativo; vamos lá, a começar por ser o único dos três CC (cupê-cabriolet) com um imenso teto solar elétrico de vidro; você se sente a bordo de um coupe  “semi conversível” (capota fechada) e, com uma tocada esportiva pois o 2.0 de quatro cilindros com turbo e injeção direta de gasolina gera um torque de 28,5 mkgf a apenas 1700 rpm e o câmbio Tiptronic de seis marchas conversa bem com o sistema de dupla embreagem, DSG; no início até parece quietinho, mas se a pisada no acelerador é forte, de cara você sente que o carro foi para a frente e você é empurrado contra o assento; é um verdadeiro coice; durante as nossas medições ele fez de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, apesar de seus 1560 quilinhos.
O porta-malas comporta 380 litros de bagagem. Com o teto recolhido, cai para 205; nada mal para um esportivo conversível. No quesito segurança, o Eos também é completo; ABS, controles de tração (ASR) e estabilidade (ESP), faróis bixenônio direcionais, quatro airbags e sistema ARP, que ejeta os santantônios instalados no banco traseiro em 0,25 segundo ao perceber algum perigo. 

Para ter uma visão total do teto, ao sair de Belo Horizonte em direção a Tiradentes, resolvemos testar como seria a vida a bordo do EOS sem capota. Paramos na estrada e começamos a operação; o botão de acionamento fica no console central. A tampa do porta-malas se levanta, enquanto a parte dianteira da capota com o teto solar – desliza para baixo da porção traseira do teto, formando um verdadeiro sanduíche. Depois tudo se encaixa no porta-malas. É um verdadeiro show com 25 segundos onde um complexo sistema eletro-hidráulico de 470 componentes arruma tudo. O conforto a bordo é muito bom inclusive para até 4 pessoas. Não entra muito vento e se são só duas pessoas, basta colocar um difusor no banco traseiro (incluso em uma bolsa no porta-malas) que até as conversas  podem ser em um tom normal. O som é potente e com os vidros levantados melhora ainda mais. Um sensor detecta se a capota está aberta ou não, enviando para o ar-condicionado a informação de como deve funcionar o ventilador, no modo normal ou no forçado.

O Eos é um conversível luxuoso com preço convidativo, competitivo agregando tudo aquilo que os mais caros tem, só que ao alcance de quase todos. Aprovamos e quem sabe, teremos ainda um. Se você gostou e quer fazer um test drive, agende-o através do site da Volkswagen. 
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