Honda Biz 125 2011: Novo design com sistema flex
* O jornalista viajou a convite da Moto Honda

Por Aprigio Filho *
Florianópolis- SC A Honda Biz 125 modelo já acumula mais de 970 mil unidades comercializadas no país, chega às concessionárias totalmente renovado. Chassi e carenagem receberam alterações em cerca de 95% de seus componentes. As mudanças, além de contribuírem com o conforto do piloto e do garupa, resultaram em um design ainda mais sofisticado e moderno. O motor, mais suave, ganhou balancins roletados no cabeçote.
Completando a série de inovações, a motoneta agora é flex, permitindo a utilização de gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção. Assim, amplia a linha bicombustível disponibilizada pela Honda, que já contava com as motocicletas CG 150 Titan, CG 150 Fan e NXR 150 Bros.
A novidade reforça o compromisso ambiental da Honda, uma vez que o etanol (álcool), além de estar alinhado com a estratégia de matrizes energéticas do governo brasileiro, tem a vantagem de ser uma fonte de energia renovável e menos poluente quando comparado à gasolina.

Design moderno e sofisticado
A Biz 125 teve seu design totalmente reformulado. O escudo frontal de maiores dimensões amplia a proteção do piloto contra a ação do vento e de respingos. A carenagem, com maior área pintada na cor da motocicleta, aumenta a atratividade do modelo e renova sua identidade visual. O escapamento em preto confere sofisticação e harmonia, contando ainda com protetor em aço inox polido, com linhas marcantes e visual moderno.
Na dianteira, o conjunto óptico é composto por novo farol e piscas dianteiros com refletores multifocais. Na traseira, a lanterna e os novos piscas independentes asseguram excelente visualização em meio ao trânsito. Para aumentar a segurança, o farol possui acendimento automático.
Já os espelhos retrovisores, com formato exclusivo, acentuam a beleza e a funcionalidade da motocicleta.
Prazer na pilotagem
O porte da Biz 125, aliado ao peso seco e às dimensões de 1891 mm de comprimento, 726 mm de largura e 1087 mm de altura, com distância mínima do solo de 130 mm, resulta em maneabilidade, leveza e facilidade na pilotagem.
Para ampliar o conforto, o assento em dois níveis está mais amplo e foi reposicionado, oferecendo mais espaço para as pernas do piloto. O uso urbano é favorecido pela posição de pilotagem natural, confortável e ergonômica. Para o garupa, o conforto foi reforçado pelas novas pedaleiras, agora fixadas ao chassi.
O painel de instrumentos possui excelente visualização e apresenta hodômetro, marcador do nível de combustível e escala de utilização das marchas no velocímetro, além de luz de diagnóstico da injeção eletrônica, itens que permitem fácil monitoramento do veículo.
Visando auxiliar o consumidor em relação ao funcionamento da tecnologia Mix, o painel traz ainda a luz “ALC”, que acenderá sempre que houver mais de 80% de etanol (álcool) no tanque e piscará em condições de temperatura ambiente abaixo de 15°C.
O chassi é construído em tubos de aço que oferecem resistência aos impactos, robustez e dirigibilidade. Já as suspensões dianteira telescópica, com 100 mm de curso, e traseira, com dois amortecedores de 86 mm de curso, foram ajustadas e formam um conjunto estável e resistente mesmo para o uso em condições adversas.
O modelo utiliza sistema de freios a tambor, com 130 mm de diâmetro na dianteira e 110 mm na traseira, assegurando frenagens progressivas e seguras, com baixo custo de manutenção. As rodas, traseira de 14“ e dianteira de 17”, possibilitam maior equilíbrio desde as baixas velocidades e contribuem para estabilidade, dirigibilidade e conforto.

Motor flex: mais amigável ao meio ambiente
O propulsor OHC (Over Head Camshaft), 4 tempos, arrefecido a ar, de 124,9 cm3, está mais suave graças aos novos balancins roletados no cabeçote. A novidade proporciona movimento mais preciso das válvulas, resultando em menos perdas por atrito e menor desgaste das partes internas móveis. Assim, aumenta-se sua eficiência e eleva-se seu grau de durabilidade, o que resulta em pouca necessidade de manutenção e maior confiabilidade.
O motor é alimentado por injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), que reduz a emissão de gases poluentes, contribui com a eficiência do motor e a economia de combustível. A tecnologia Mix permite a utilização de etanol, gasolina, ou a mistura de ambos em qualquer proporção. A potência máxima é de 9,1 cv a 7.500 rpm e torque de 1,01 kgf.m a 3.500 rpm com ambos os combustíveis.
Assim, o modelo é ideal para o uso diário, pois mostra força em subidas, mesmo com garupa, e bom desempenho no trânsito urbano. Além disso, atende aos rigorosos padrões estabelecidos pelo Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), apresentando níveis de emissões expressivamente mais baixos que os estipulados pela legislação, conforme tabela abaixo:

|
Limite Promot (g/km) |
Biz 125 (g/km) |
Gasolina |
Etanol (Álcool) |
Monóxido de Carbono (CO) |
2,000 |
0,370 |
0,657 |
Hidrocarbonetos (HC) |
0,800 |
0,104 |
0,188 |
Óxido de Nitrogênio (NOx) |
0,150 |
0,083 |
0,063 |
O câmbio é semi-automático e rotativo, dispensando o acionamento manual da embreagem. O sistema simplifica a troca de marchas e permite ao motociclista passar da quarta para o neutro com o veículo parado. Com quatro velocidades constantemente engrenadas (N-1-2-3-4), a troca de marchas é suave, graças ao sistema de acoplamento das engrenagens. O modelo apresenta grande autonomia devido ao tanque de maior capacidade (5,5 litros).
A Biz 125 está disponível na versão KS, com partida a pedal, e ES, com partida elétrica. Conta com ignição full transitor (totalmente transitorizada), que proporciona maior rendimento na combustão. O modelo traz ainda bateria selada, de maior vida útil e isenta de manutenção.
Praticidade para o dia a dia
A Biz 125 conta com um porta objetos para o transporte de volumes variados e com o maior porta capacetes da categoria. As alças laterais auxiliam na fixação de pequenas cargas sobre parte traseira do assento. Já a parte interna do escudo frontal apresenta um gancho de utilidades para o transporte de sacolas e bolsas.
Para ampliar a segurança do motociclista, possui Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura adicional acionada com chave sextavada e codificação magnética) e comb-lock (trava do guidão associada à chave da ignição).
Mesmo com todas essas inovações, o preço da Biz 125 foi mantido: R$ 5.290,00 para a versão KS e R$ 5.890,00 para a versão ES. Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. O modelo está disponível nas cores rosa metálico, verde metálico, vermelho e preto. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
Especificações Técnicas
Categoria |
Family |
Motor |
OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar |
Cilindrada |
124,9 cm3 |
Potência Máxima |
6,7 kW (9,1 cv) a 7.500 rpm |
Torque Máximo |
9,9 N.m (1,01 kgf.m) a 3.500 rpm |
Combustível |
Gasolina / Etanol |
Diâmetro x Curso |
52,4 x 57,9 mm |
Sistema de Alimentação |
Injeção Eletrônica PGM-FI |
Relação de Compressão |
9,3 : 1 |
Ignição |
Eletrônica full transitor |
Bateria |
12V – 4 Ah (KS)
12V – 5 Ah (ES) |
Farol |
30/30W |
Sistema de Partida |
Pedal (KS)
Elétrica (ES) |
Tanque de Combustível |
5,5 litros |
Óleo do Motor |
0,9 litro |
Transmissão |
4 velocidades |
Embreagem |
Multidisco em banho de óleo |
Sistema de Lubrificação |
Forçada, por bomba trocoidal |
Suspensão Dianteira |
Garfo telescópico com 100 mm de curso |
Suspensão Traseira |
Braço oscilante com 85 mm de curso |
Freio Dianteiro / Diâmetro |
A tambor/ 130 mm |
Freio Traseiro / Diâmetro |
A tambor/ 110 mm |
Pneu Dianteiro |
60/100 – 17M/C 33L |
Pneu Traseiro |
80/100 – 14M/C 49L |
Chassi |
Monobloco |
Altura do Assento |
753 mm |
Distância Mínima do Solo |
130 mm |
Dimensões (C x L x A) |
1891 x 726 x 1087 mm |
Distância entre Eixos |
1261 mm |
Peso Seco |
101 kg (KS)
103 kg (ES) |
Cores |
Rosa metálico, verde metálico, vermelho e preto |
Preço Público Sugerido |
R$ 5.290,00 (KS)
R$ 5.890,00 (ES) |