Shadow 750 com visual renovado e freios C-ABS

Por Aprígio Filho*
Florianópolis -SC – Com mais de 11.000 unidades vendidas nos últimos seis anos, a Honda Shadow 750 chega na versão 2011 trazendo o que há de mais moderno em conforto, sofisticação, alta tecnologia, jovialidade e segurança entre as motocicletas custom. Novo design, posição de pilotagem confortável e versão com freios Combined-ABS são os principais diferenciais da nova Shadow 750, projetada para encantar a turma dos “sem destino”.
Visual moderno e jovem
A Shadow 750 firmou-se no mercado brasileiro por primar pelo conforto, sem deixar de lado a sofisticação conferidas pela grande quantidade de componentes cromados. O modelo 2011, que chega às concessionárias em fevereiro de 2011, mantém esses atributos e apresenta como grande novidade design inspirado no estilo chopper com paralamas e assento mais compactos e o tanque em forma de gota (com um desenho mais alto na frente e baixo atrás, com capacidade para armazenar 14,6 litros de combustível), que tem integrado um completo painel de instrumentos permitindo uma leitura tranqüila de tudo; velocímetro, luz indicadora do neutro, pressão do óleo, temperatura do líquido de arrefecimento, luz de diagnóstico da injeção eletrônica e H.I.S.S (Honda Ignition Security System). Já as luzes indicadoras de reserva de combustível e farol alto estão localizadas na mesa superior do modelo, enquanto as luzes indicadoras dos sinalizadores de direção ficam também no tanque.
A distância entre eixos aumentou, passando de 1.639 mm para 1.655 mm; enquanto a relação entre comprimento, largura e altura agora é de 2430 x 835 x 1125 mm, contra 2.503 x 920 x 1.125 mm do modelo 2010, baixando o centro de gravidade que vai contribuir e permitir melhores manobras com maior estabilidade mesmo em alta velocidade.
Essas alterações em conjunto com o guidão alto e mais estreito e o novo assento, com 650 mm de altura do solo, proporcionam uma posição de pilotagem confortável, natural e ergonômica ideal para encarar trechos de finais de semana ou até grandes viagens.
Na dianteira, mais modernidade com o farol mais compacto, lente transparente e lâmpada halógena 60/55W. Na traseira, a lanterna embutida no paralama e os piscas oferecem ampla capacidade de iluminação.
As pedaleiras que substituem as plataformas para os pés, permitem ótimo apoio e firmeza para pilotar além de proporcionar mais conforto em pista reta e segurança nas curvas. O pedal do câmbio tem duplo acionamento (frontal e traseiro), com engate preciso, fácil e macio. Já o pedal do freio facilita a frenagem com maior sensibilidade. Outro elemento marcante é o escapamento cromado duplo (tipo 2x2), que emite som envolvente e realça as batidas e pulsações do motor.

Motorização
A nova Shadow 750 vem equipada com o tradicional, potente, resistente, robusto, e conhecido motor OHC (Over Head Camshaft), de 745 cm3, quatro tempos, dois cilindros em “V” de 52º e arrefecimento a líquido que oferece ao motociclista uma potência máxima de 45,5 cv a 5.500 rpm e torque de 6,5 kgf.m a 3.500 rpm. O câmbio é um de cinco velocidades, associado ao elevado torque do motor, que não requer trocas constantes das marchas. A transmissão por eixo-cardã proporciona respostas imediatas com maior eficiência, baixa manutenção e conforto.
A Shadow 750 conta ainda com o avançado sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI que proporciona menor consumo de combustível e emissão de gases poluentes, além de dar respostas rápidas e lineares ao comando do acelerador.
O chassi é do tipo berço duplo de aço e assegura elevada resistência a torções, com melhor dirigibilidade.

Segurança reforçada
Os freios de uma das versões agora são os Combined-ABS que é um sistema, sinônimo de segurança sobre duas rodas, reunindo os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo, o segundo distribui a força de frenagem de forma eficiente entre as rodas dianteira e traseira.
A versão Standard é equipada com freio a disco com cáliper de duplo pistão e diâmetro de 296 mm na dianteira e freio a tambor de 180 mm de diâmetro na traseira. Já a versão C-ABS conta com freio a disco com cáliper de três pistões na dianteira e disco de 276 mm de diâmetro na traseira.
Os pneus largos, com 90/90 - 21M/C 54S na dianteira e 160/80 - 15M/C 74S na traseira, aliados às rodas dianteira de 21’’ e traseira de 15’’, garantem segurança para todo o conjunto e estabilidade tanto em retas quanto em curvas.
Outro item de segurança que equipa o modelo é o sistema H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), um componente imobilizador de proteção contra furto. Com esse sistema, somente a chave original tem capacidade para acionar o motor, devido à identificação por chip eletrônico. Esta tecnologia é considerada um dos grandes diferencias da Honda.
O modelo está disponível nas cores preta e vermelha metálica, ao preço público sugerido de R$ 28.880,00 para a versão Standard e R$ 31.880,00 para a versão C-ABS. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
