TITULO
Auto Review Lançamentos > FUSION HYBRID

FORD inova e lança FUSION HYBRID
 


São Paulo – SP -A Ford acaba de lançar durante um evento inovador com test drive pelas ruas da capital paulista, a novíssima versão híbrida de seu líder absoluto de mercado; o Ford Fusion, ampliando com isto sua linha de veículos de luxo passando a oferecer, a versão Fusion Hybrid com inédita tecnologia que combina motor elétrico e a combustão. O sedã da Ford recebeu ainda em toda a linha, formada também pelos modelos a gasolina 2.5 e V6, novos equipamentos de última geração, colocando o Fusion como um dos veículos mais atualizados e completos do mercado brasileiro.
A principal novidade da linha Fusion é a versão híbrida, que traz para o Brasil a tecnologia mais avançada do mundo para redução do consumo de combustíveis e emissões. O Ford Fusion Hybrid 2011 faz parte da geração "verde" de automóveis que direcionam as soluções em busca da sustentabilidade.
Ele chega de forma pioneira e inovadora porque adota um princípio de funcionamento chamado de "full-hybrid" (híbrido total). Ou seja, tem um motor a combustão e outro elétrico integrados na transmissão e bateria de alta capacidade, de 250 V–275 V, para tração. A bateria é recarregável pela própria ação energética do veículo, sem a necessidade de ligações externas, o que garante autonomia e flexibilidade de uso do veículo, tanto na cidade como na estrada.

 

Criatividade e segurança
Além do item sustentabilidade, a linha Fusion destaca-se pela criatividade e alta segurança, proporcionadas pelos equipamentos de última geração. Conforme a versão, estão disponíveis a chave configurável MyKey, câmera de ré, sensor de chuva, sistema de monitoramento de pontos cegos, banco com ajuste elétrico em 10 direções e painel configurável.
"Estamos orgulhosos de lançar no Brasil um veículo híbrido, que além dos atributos de sustentabilidade, oferece muita qualidade, segurança e criatividade. O Fusion Hybrid é uma grande inovação e seu pioneirismo marcará época. Além do híbrido a linha Fusion está repleta de novidades e de tecnologia. Em resumo, temos um sedã completo", afirma Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.
     

Nova geração
Reunindo o melhor da tecnologia atual da eletrificação veicular com o eficiente motor a gasolina Duratec, o Fusion Hybrid faz parte de uma nova geração de veículos prevista para os próximos anos. Seu princípio básico de funcionamento é o uso do motor elétrico nas situações de anda e para, ou em velocidades inferiores a 75 km/h. Quando precisa recarregar a bateria automaticamente, ou em condições de velocidades maiores, o motor a gasolina entra em operação.
O resultado é sempre a busca da eficiência máxima no uso da energia. Na prática, obtém-se um consumo médio de 12,18km/l na cidade e estrada (medido conforme as normas NBR), praticamente o mesmo que um carro popular 1.0 básico, sem direção hidráulica e ar-condicionado. Além disso, suas emissões são 92% menores que o limite estabelecido pelo Proconve L6 para entrar em vigor em 2015.


Como funciona
O Ford Fusion Hybrid tem um motor a gasolina 2.5, além de motor e gerador elétricos, todos integrados na transmissão. Tem também uma bateria de níquel-metal recarregável automaticamente. A partida silenciosa é feita com tração elétrica. O sistema de freios é regenerativo e recupera até 94% da energia que normalmente seria perdida por atrito. Essa energia recarrega a bateria. A transmissão automática é continuamente variável (tipo e-CVT), com engrenagens planetárias, o que torna as trocas do motor elétrico para o de combustão praticamente imperceptíveis, garantindo economia e performance.
O sistema sofisticado de engrenagens permite uma variação infinita na relação de marchas, de acordo com o sentido de rotação dos motores elétricos, que muda para tracionar as rodas ou para alimentar a bateria. Quando se tira o pé do acelerador e a velocidade do veículo é reduzida pelo freio-motor, essa força também é aproveitada para mover o gerador de eletricidade.
Existem três tipos de propulsão híbrida no mercado: (“micro”, “mild” e “full”). O Fusion é um híbrido “full” (total), ou seja, um veículo no qual o sistema de tração consegue operar no modo puramente elétrico até a velocidade de 75 km/h.
O híbrido “full” também conta com três tipos de construção: em série, em paralelo e, no caso do Fusion Hybrid, a configuração é chamada "dividida" porque o motor a gasolina, o motor elétrico e o gerador estão integrados à transmissão.
O motor Duratec 2.5 de alumínio do Fusion Hybrid foi desenvolvido especialmente para o veículo. Ele tem 16 válvulas com comando variável e usa o ciclo Atkinson, que mantém a válvula de admissão aberta por mais tempo, reduzindo o volume de ar no pistão. Isso diminui consideravelmente as perdas do motor, que é calibrado para funcionar na região de trabalho de maior eficiência.
     

Bateria: 8 anos de garantia
O sistema elétrico do Ford Fusion Hybrid funciona em alta tensão, de 275 V, com ligações protegidas por isolamento e sinalização. Um conversor transforma essa energia em 12 V para alimentação dos faróis, vidros e outros equipamentos. A tecnologia de segunda geração aplicada ao veículo permite uma eficiência acima de 90% nessa conversão.
A bateria de níquel-metal – coração do sistema – foi desenvolvida em parceria com a Sanyo, com tecnologia avançada para proporcionar eficiência e grande durabilidade. Isso é atestado pela garantia de 8 anos oferecida para o equipamento.
“A Ford produz modelos híbridos desde 2003 nos Estados Unidos. Essa experiência traz know-how suficiente para garantir a confiabilidade e a eficiência do sistema. Tanto que o Fusion Hybrid hoje é o líder de vendas do segmento nos Estados Unidos, com mais de 17.900 unidades este ano”, afirma Klaus Mello.
Os pneus de baixa resistência ao rolamento, a direção elétrica, o ar-condicionado elétrico e o design aerodinâmico são outros itens que contribuem para aumentar a eficiência energética do Fusion Hybrid.
     
Desempenho e segurança
O motor Duratec 2.5 do Fusion Hybrid gera uma potência de 158 cv (@ 6.000 rpm) e torque de 184 Nm (@ 2.250 rpm). Já o motor elétrico tem potência de 107 cv e torque de 225 Nm. A integração de ambos no sistema produz uma potência combinada de 193 cv. Ele acelera de 0 a 100 km em 9,1 segundos.
No quesito segurança, ele recebeu o padrão cinco estrelas do NHTSA. Conta com 7 air bags, freios ABS com EBD, controle de tração AdvanceTrac e sensor de pressão dos pneus, além de sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, câmera de ré, sensor de chuva e chave configurável MyKey.
O sistema de monitoramento de pontos cegos e de tráfego lateral tem sensores que alertam, por meio de um aviso luminoso nos espelhos retrovisores e mensagem no computador de bordo, se há um veículo ou pedestre se aproximando nos chamados pontos cegos. Outro recurso que facilita as manobras de marcha à ré, como saída de estacionamento é o sistema de alerta de tráfego cruzado. Pela câmera de ré, projetada na tela de 8” do Sync Media System e a ajuda de sensores, o sistema alerta a aproximação lateral de algum veículo por meio de aviso luminoso no espelho retrovisor externo correspondente. O sensor de chuva, que aciona automaticamente os limpadores de para-brisa, também é novidade.
O sistema MyKey permite ao motorista configurar diversas funções do carro na chave reserva por meio do computador de bordo como, por exemplo, a velocidade máxima do veículo, o volume do rádio, o uso do cinto de segurança, dentre outras funções, além de registrar a quilometragem percorrida. É um recurso de segurança que pode ser usado, por exemplo, quando os pais emprestam o carro para o filho ou se entrega a chave ao manobrista no estacionamento.
    
Painel interativo
O Ford Fusion Hybrid inaugura um novo tipo de interação do motorista com o veículo. Ao ligar a chave, não se ouve nenhum barulho: apenas uma luz verde no painel indica que ele está pronto para partir. O nível de conforto acústico em movimento se encontra em um novo padrão, com apenas o motor elétrico em funcionamento. Além disso, o Fusion Hybrid ensina o motorista a obter o máximo rendimento por meio do painel SmartGauge, composto por duas telas de LCD de alta resolução TFT de 4,3”, em ambos os lados do velocímetro analógico central.
O painel é totalmente configurável e permite selecionar quatro diferentes telas para mostrar as informações desejadas pelo motorista, incluindo nível de combustível, carga da bateria e consumo médio e instantâneo de gasolina. O modo EcoGuide exibe imagens de folhas verdes que se multiplicam na tela para indicar o modo de dirigir mais econômico.
 “O SmartGauge é resultado de extensas pesquisas desenvolvidas pela Ford para saber os níveis de informação que o motorista deseja do veículo. Ele serve não só para informar, mas também para esclarecer, orientar e envolver o usuário na operação da máquina, sem tirar a sua autoridade para decidir o estilo de condução”, explica Klaus Mello.
Para completar, o sistema SYNC também permite selecionar uma tela que exibe o fluxo de energia do carro, na forma de um diagrama, para sinalizar o consumo de energia dos motores a combustão e elétrico, da bateria e periféricos.
     
Tecnologia e conforto
Outra tecnologia inovadora do Ford Fusion Hybrid que favorece a eficiência e a economia de combustível é o ar-condicionado elétrico. Ao contrário dos sistemas comuns, ele não depende do motor a gasolina para acionar o compressor, por isso não tira potência da tração, proporcionando menor consumo de combustível e melhor aceleração, além de total conforto da cabine, mesmo o motor desligado.
Ele vem também com sistema SYNC multimídia – que inclui CD-player/MP3, DVD player, entrada USB e para iPod, conexão para celular Bluetooth, com comandos de voz e jukebox com 10GB de memória – abertura das portas por teclas, tomada de 110 volts e teto solar elétrico, com o padrão de acabamento e requinte já conhecido da linha Fusion. O banco do motorista ganhou ajuste lombar elétrico, totalizando 10 direções de regulagem para aumentar a ergonomia e o conforto. O controle remoto incorpora a função de abertura global e de um toque para os vidros dianteiros.
 
 
Versão completa
O Ford Fusion Hybrid 2011 é disponível em versão única, completa. Ele vem com: 7 air bags, transmissão continuamente variável e-CVT, partida silenciosa, tomada de 110 V, teto solar elétrico abertura das portas por teclas, acendimento automático dos faróis, controle eletrônico de estabilidade AdvanceTrac, direção elétrica, espelhos retrovisores elétricos, aquecidos e com luz de aproximação, sistema de segurança “Personal Safety System”, piloto automático, sistema SYNC multimídia com som Premium da Sony e 12 alto-falantes, sensor de pressão dos pneus, banco do motorista elétrico com 10 direções, chave configurável MyKey, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, câmera de ré e sensor de chuva.
O Fusion Hybrid inaugura um segmento novo no Brasil, no qual não existem competidores diretos. O preço de R$ 133.900 é competitivo diante de tudo o que o carro oferece em termos de tecnologia e inovação, sem contar a economia de combustível. Seu custo de manutenção também é acessível. Vem com garantia total de 3 anos, garantia de 8 anos para a bateria e conta com a assistência técnica dos 420 distribuidores da Rede no Brasil.
     
 
Motor 2.5 de ciclo Atkinson
O motor Duratec 2.5 16V DOHC do Fusion Hybrid foi desenvolvido especialmente para o veículo. Construído em alumínio, ele tem 16 válvulas com comando variável (iVCT) e usa o ciclo Atkinson, que mantém a válvula de admissão aberta por mais tempo. Isso favorece a eficiência do motor, que é otimizado para funcionar na região de trabalho onde é mais eficiente, sem relação direta com as rodas.
 “O Atkinson é um motor de ciclo Otto modificado. No Atkinson consegue-se uma eficiência 4% maior, em média, no consumo de combustível pelo torque gerado. Além disso, a maior taxa de compressão de 12,3:1, em vez dos 9,7:1 do 2.5 ciclo Otto também colabora para o ganho de eficiência”, continua Mello.
O Duratec 2.5 Atkinson gera uma potência de 158 cv (@ 6.000 rpm) e torque de 184 Nm (@ 2.250 rpm) – enquanto o Duratec 2.5 de ciclo Otto produz 173 cv (@ 6.000 rpm) e torque de 225 Nm (@ 4.000 rpm). No entanto, essa perda de torque e potência é amplamente compensada pela adição do motor elétrico, com potência de 107 cv e torque de 225 Nm. A união de ambos no tracionamento das rodas resulta na excelente potência final combinada de 193 cv.
 

Freios regenerativos
O sistema de freios regenerativos, como o KERS da Fórmula 1, recupera até 94% da energia que seria normalmente perdida no atrito para recarregar a bateria. Ele é um dos fatores que mais contribui para a melhoria da economia de combustível, especialmente em trajetos de cidade, onde o uso dos freios é mais frequente.
Quando se aciona o pedal do freio, a velocidade do veículo não é reduzida só pela ação das pinças sobre o disco de freio. Num primeiro momento, essa ação é feita exclusivamente pela ação do gerador, que usa a energia de movimento do veículo para gerar e armazenar energia na bateria. Para que o motorista tenha, ao pisar no pedal, a mesma sensação de resistência e progressividade de um freio convencional, o Fusion Hybrid conta com um sofisticado simulador de atuação de freios (SBA). Um sensor de posição do pedal comanda a força de desaceleração, criando a sensação de modulação adequada.
 
Transmissão e-CVT
A transmissão continuamente variável e-CVT, com controle eletrônico e engrenagens planetárias, torna as trocas da tração elétrica e a combustão praticamente imperceptíveis e também favorece a economia e a performance. A alavanca de comando é idêntica a uma transmissão automática convencional (P-R-N-D-L).
Seu sistema engenhoso e sofisticado de engrenagens permite uma relação de marchas infinita. Além do gerador e do motor de tração, de magneto permanente e corrente alternada, a transmissão também traz a eletrônica de potência e o inversor de tensão integrados.
Desempenho de sedã esportivo
De acordo com a montadora, o sistema de propulsão híbrida dá ao veículo números excelentes de desempenho. Ele acelera de 0 a 100 km em 9,1 segundos e leva apenas 6,5 segundos para fazer a retomada de 80 a 120 km/h. Sua velocidade final é de 180 km/h, limitada eletronicamente.
 “O Fusion Hybrid atinge níveis de performance e economia que nenhum outro veículo no mercado é capaz de oferecer, de forma combinada. Ele une o melhor de dois mundos: se iguala aos melhores em desempenho e aos mais eficientes em economia”, afirma o engenheiro.
 
Consumo de carro popular
O carro apresenta um consumo médio de 12,8 km/l na cidade e estrada (medido conforme as normas NBR e fatores de ajuste do CONPET), praticamente o mesmo que um carro popular 1.0 básico, sem direção hidráulica e ar-condicionado, mas com o desempenho, a segurança e o espaço de um sedã grande, equipado com todos os itens de conveniência e conforto. Para efeito de comparação o Fusion Hybrid é 53% mais econômico que o Fusion 2.5 a gasolina e 10% mais econômico que o Ka 1.0. Além disso, suas emissões são 92% menores que o limite estabelecido pelo Proconve L6, que entra em vigor em 2015.
Quando o motor a gasolina opera em conjunto com os motores elétricos, a sua rotação e carga são ajustadas para a região de maior eficiência. Quando a bateria está carregada, o motor a combustão pode ser desligado e o veículo funciona no modo elétrico. O aumento da eficiência do motor a gasolina compensa as perdas associadas ao armazenamento e à conversão da energia elétrica.
“Sabemos que os motores a combustão estacionários podem ser mais eficientes que os dos veículos, porque não precisam enfrentar as frequentes variações de rotação e torque e, principalmente, os picos de trabalho nas partidas e acelerações. Desse modo, podem trabalhar numa faixa de giro estável, onde se obtém maior eficiência. O mesmo acontece com o motor do Fusion Hybrid, nos momentos em que ele é acionado para recarregar a bateria”, explica Klaus Mello.
 
Bateria de níquel-metal
O sistema elétrico do Ford Fusion Hybrid funciona em alta tensão, de 275 V, com ligações protegidas por isolamento e sinalização. Um conversor transforma essa energia em 12 V para alimentação dos faróis, vidros e outros equipamentos. A tecnologia de segunda geração aplicada ao veículo permite uma eficiência acima de 90% nessa conversão, além de capacidade avançada de autodiagnose e controle preciso de carga.
A bateria de níquel-metal – coração do sistema – foi desenvolvida em parceria com a Sanyo, com tecnologia avançada para proporcionar eficiência e grande durabilidade. Isso é atestado pela garantia de 8 anos oferecida para o equipamento.
Instalada atrás do assento traseiro do veículo, a bateria é equipada com 208 células (de 186 W) e módulo de controle de energia. Ela pesa 65 kg, tem tensão nominal de 275 V e é resfriada pela entrada de ar da cabine, com saída para o porta-malas.
Os pneus de baixa resistência ao rolamento, a direção elétrica, o ar-condicionado elétrico e o design aerodinâmico são outros itens que contribuem para aumentar a eficiência energética do Fusion Hybrid.
 
Segurança
O Ford Fusion Hybrid inova na tecnologia disponível na cabine. Tem 7 air bags, ar-condicionado elétrico, tomada de 110 volts, partida silenciosa e alto nível de conforto acústico. Chave configurável MyKey, câmera de ré, sensor de chuva, sistema de monitoramento de pontos cegos, banco com ajuste elétrico em 10 posições e painel configurável são outras novidades que contribuem para levar o nível de interatividade, segurança, conforto, conveniência e desempenho do veículo a um novo patamar.
Externamente, a única diferença visível do Fusion Hybrid em relação à versão a gasolina é o emblema Hybrid exibidos na traseira e nas portas laterais, além das exclusivas rodas de liga leve de 17 polegadas. Ao ligar a chave, o motorista começa a experimentar um novo tipo de interação com o veículo. A partida é silenciosa: apenas uma luz verde no painel indica que o carro está pronto para acelerar.
Mas ele faz mais: envolve e ensina o motorista a obter o máximo rendimento através do painel SmartGauge, composto de duas telas de LCD de alta resolução TFT de 4,3”, em ambos os lados do velocímetro analógico central. O painel é totalmente configurável e permite selecionar quatro diferentes telas para mostrar as informações desejadas pelo motorista, incluindo nível de combustível, carga da bateria e consumo médio e instantâneo. Os modos de demonstração e tutorial apresentam as suas principais funções.
 
Painel configurável
O SmartGauge é resultado de extensas pesquisas feitas pela Ford para saber os níveis de informação que o motorista deseja do veículo. Ele serve não só para informar, mas também para esclarecer, orientar e envolver o usuário na operação da máquina, sem tirar a sua autoridade para decidir o estilo de condução.
“Nas clínicas para aprimorar a experiência de dirigir um carro híbrido os consumidores nos contaram coisas interessantes. Como, por exemplo: mostre o caminho, mas não insista; mantenha o motorista no comando; seja um grande professor; e aumente o envolvimento ao longo da jornada. Isso nos ajudou a criar um novo conceito de interface homem–máquina”, diz Klaus Mello.
Diversas sugestões contribuíram para aprimorar também o design das telas, com a utilização do avançado simulador de direção VIRTTEX da Ford. Dezenas de engenheiros testaram protótipos virtuais, depois refinados por engenheiros e cientistas no produto. O SmartGauge traz nova telas, separadas em quatro níveis de informação, que facilitam a descoberta progressiva do que o carro oferece:
* 1º nível –Informar: mostra o essencial, comunica o conhecimento e faz perceber. As primeiras telas indicam a temperatura do motor, carga da bateria, nível de combustível, consumo instantâneo e eficiência do sistema;
* 2º nível –Esclarecer: fornece informação para a tomada de decisão ou aconselha. As telas seguintes adicionam conta-giros e nível de operação elétrica;
* 3º nível –Comprometer: envolve, chama a atenção e influencia. Aqui entram o mostrador do freio regenerativo, das fontes de potência e o EcoGuide, tela com imagens de folhas verdes que se multiplicam para indicar o modo de dirigir mais econômico. No final da viagem, ele mostra um sumário com a distância percorrida e o consumo; e
* 4º nível –Autorizar: fornece autoridade. Indica a potência do veículo e o consumo de energia dos acessórios.
Para completar, o sistema SYNC também tem uma tela que permite visualizar, na forma de diagrama, o fluxo e o consumo de energia dos motores a combustão e elétrico, da bateria e periféricos.
 
Monitoramento de pontos cegos
O sistema de monitoramento de pontos cegos tem sensores que alertam, por meio de aviso luminoso nos espelhos retrovisores externos, se há um veículo ou pedestre se aproximando nos chamados pontos cegos, tanto pela lateral como pela traseira. Já o sistema de tráfego cruzado ajuda o motorista em manobras de marcha à ré, alertando a aproximação lateral também por aviso luminoso no retrovisor correspondente.
Outro recurso que facilita o estacionamento é a câmera de ré, com visor na tela de 8” do Sync Media System. O sensor de chuva, que aciona automaticamente os limpadores de para-brisa, também é novidade.
Ele vem também com sistema SYNC multimídia – que inclui CD-player/MP3, DVD player, entrada USB e para iPod, conexão para celular Bluetooth, comandos de voz e jukebox com 10GB de memória – abertura das portas por teclas, tomada de 110 volts e teto solar elétrico, com o padrão de acabamento e requinte já conhecido da linha Fusion. O banco do motorista ganhou ajuste lombar elétrico, totalizando 10 direções de regulagem para aumentar a ergonomia e o conforto. O controle remoto incorpora a função de abertura global e de um toque para os vidros dianteiros.
 

FORD FUSION: VERSÕES A GASOLINA SEGUEM O HYBRID E CHEGAM ATUALIZADOS E COMPLETOS
 
O Ford Fusion é a linha mais completa de veículos de luxo em seu segmento, oferecendo as versões "Hybrid", a 2.5 e a V6, estas duas a gasolina. Assim como a nova versão Hybrid, os modelos a combustão da linha 2011 também trazem muita criatividade na lista de equipamentos. Uma delas é a tecnologia MyKey, sistema que permite ao motorista programar diversas funções do carro na chave reserva por meio do computador de bordo para controlar, por exemplo, a velocidade máxima, o volume do rádio, o uso do cinto de segurança e a reserva de combustível do veículo.
O banco do motorista ganhou ajuste lombar elétrico, totalizando 10 direções de regulagem para aumentar a ergonomia e o conforto. O controle remoto passou a incorporar a função de abertura global e de um toque para os vidros dianteiros. Os retrovisores externos trazem um mini-espelho convexo no canto superior para a redução de pontos cegos.
Na versão V6, essa função conta com a ajuda do sistema de monitoramento de pontos cegos e de tráfego cruzado. Outro recurso que facilita o estacionamento é a câmera de ré, com visor na tela de 8” do Sync Media System. O sensor de chuva, que aciona automaticamente os limpadores de para-brisa, também é novidade, assim como a transmissão automática seqüencial de seis velocidades com troca de marchas por um botão na manopla.
Por fora, a linha ganhou duas novas rodas de liga leve de 17”, específicas para as versões 2.5 e 3.0 V6, e quatro novas opções de cores da carroceria: prata Dublin, azul Dijon, azul Montecarlo e vermelho Bordeaux. As atuais preto Bristol, cinza Berlim, branco Sibéria e vermelho Córdoba permanecem.
 
Conteúdo e preço
O Ford Fusion 2.5 2011 oferece como principais equipamentos: 6 air bags, abertura das portas por teclas, acendimento automático dos faróis, transmissão automática de 6 velocidades, controle eletrônico de estabilidade AdvanceTrac, ar-condicionado digital “dual zone”, direção elétrica, espelhos retrovisores elétricos, aquecidos e com luz de aproximação, sistema de segurança “Personal Safety System”, piloto automático, sistema de som Premium da Sony com 12 alto-falantes, sensor de pressão dos pneus, banco do motorista elétrico com 10 direções, chave configurável MyKey e mini-espelho convexo no retrovisor.
Seu preço parte de R$ 82.160, ou R$ 86.160 com o teto solar elétrico opcional.
O Ford Fusion 3.0 V6 2011 traz, adicionalmente: transmissão automática sequencial de 6 velocidades com trocas por botão na manopla, sistema multimídia SYNC, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado, câmera de ré e sensor de chuva. Ele custa R$ 103.360, ou R$ 107.360 com a opção de teto solar elétrico.

<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis