TITULO
Auto Review Test Drive > Chevrolet Zafira





Chevrolet Zafira

 

 
Testamos a van compacta Zafira que a General Motors do Brasil lançou no mercado nacional, única em sua categoria com sete lugares e 28 posições diferentes de bancos, com variações no volume de bagagem de 150 até 1.700 litros, sem remoção de assentos.

Mesmo com seu espaço interno sem igual, as dimensões externas da Zafira se assemelham às de um carro compacto, o que a destaca por sua facilidade de manobra em qualquer situação.

O veículo introduz a marca Chevrolet em novo segmento de mercado e inaugura um conceito exclusivo em versatilidade de transporte, responsável em grande parte pelo seu sucesso de vendas na Europa.

A Chevrolet Zafira está sendo fabricada no Complexo Industrial da GM em São José dos Campos, na mesma linha de montagem do Corsa, onde foram investidos US$ 154 milhões. Derivada da plataforma Astra, da qual incorpora conceitos e os motores 2 litros de 8 e 16 válvulas, a Chevrolet Zafira trouxe variações mecânicas em relação ao modelo europeu, para melhor adequação às condições brasileiras.

A Zafira vem introduzir a marca Chevrolet em um mercado ainda pouco explorado no Brasil. Projeções indicam que o segmento de vans compactas deve alcançar cerca de 50 mil unidades em 2001, que representarão 4% do mercado total de veículos de passageiros.

A Chevrolet Zafira traz novos padrões em seu segmento. Graças ao exclusivo sistema de bancos “FLEX7”, sem similar no mercado, uma pessoa pode transformar facilmente este veículo compacto de sete lugares e compartimento para bagagem de 150 litros (nessa configuração), em outro de dois lugares com 1.700 litros de espaço de carga em questão de segundos, e sem a remoção de um único banco.

Para afastar os bancos tudo o que é preciso fazer é pressionar um botão na parte superior do encosto, abaixar o encosto de cabeça e o banco se move e encaixa-se ao piso do veículo. Os bancos dianteiros (dois lugares) oferecem uma posição ergonômica com perfeito campo de visão e domínio para o motorista.

 

 
“Design” elegante e funcional

O “design” da Zafira é uma referência nítida à funcionalidade e flexibilidade sem concorrência. Ao mesmo tempo, apresenta-se como um automóvel moderno e elegante, com linhas aerodinâmicas e harmoniosas.

Os faróis dianteiros, totalmente transparentes, chamados “see thru”, promovem uma eficiência luminosa 30% superior à dos convencionais.

Os pára-choques de polipropileno dianteiro e traseiro são na cor do veículo para os dois modelos.

Na Zafira, todos os elementos do painel de instrumentos estão dispostos em posição ergonômica, sendo portanto fáceis de alcançar. O computador de bordo e o controle de verificação das funções do veículo, o “check-control”, com mostradores eletrônicos, conta-giros, odômetro digital total e parcial, marcador de combustível, indicador da temperatura do motor e indicador de revisão, um mostrador digital com funções para temperatura externa, hora e calendário situado à direita no painel, são claramente visualizados.

 

 
Conclusão do teste

O carro que andamos era um com motor 2.0, 4 cilindros, 8 válvulas. Com este motor ele se torna um pouco lento na estrada e em ruas íngremes na cidade.

O design, a segurança e o conforto são muito bons e, realmente a GM acertou em lançar esta van neste nicho de mercado ainda pouco explorado. Fora o motor (esperávamos mais) o carro atende a todos os anseios dos compradores em potencial deste segmento de mercado.


<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis