26º SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL
O mundo é aqui
São Paulo – SP – A 26º edição do Salão Internacional do Automóvel que está acontecendo em São Paulo mostra a quem quiser que o Brasil vem se superando a cada ano e mostrando para os olhares de todo o mundo que sua indústria é grande, a economia é estável e o comércio é um dos mais pujantes de todo o globo. Os organizadores dão mostra que tem competência e profissionalismo para realizar um evento de tamanha envergadura.
Idealizado em 1959, o Salão teve a sua primeira edição em 1960 já com a tutela da Alcântara Machado e o patrocínio da Anfavea onde foram 12 montadoras existentes exibiram seus possantes da época.
Já na sétima edição em 1970, com a inauguração do Parque Anhembi, o Salão deu uma guinada com a exposição de automóveis de luxo como o Ford Landau e o Dodge Charger RT, o Fuscão, o esportivo Karmann-Ghia TC e a grande sensação da época, o Puma conversível.
Depois, com as outras edições e o crescimento da indústria automotiva brasileira; mesmo com altos e baixos e também, as diversas crises e planos econômicos, o sucesso continuou até os dias de hoje onde nesta edição a maior de todas, ela chega com uma dupla comemoração; os 50 anos do Salão e sua 26ª edição.
As novidades estão em todos os seguimentos, em design, em motorização com menores índices de emissões de poluentes, em estilo, em tecnologia embarcada, em criatividade, em glamour e principalmente em profissionalismo de todas as montadoras. Este ano o visitante tem a sua disposição uma grande festa onde estão expostos 450 modelos de 42 marcas; é o mundo dos sonhos se tornando realidade em São Paulo.
Na nossa opinião os destaques deste Salão ficam por conta entre outros da; Ferrari 430 e a Ferrari 599 GTO, lançada no Salão, a máquina mais veloz da marca, alcançando velocidade máxima de 335km/h (com motor de 670 cv, pesa 100 kg a menos que a Ferrari 599 GTB); o primeiro superesportivo brasileiro, o Vorax, da marca recém criada Rossin Bertin; o Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport (o mais rápido do mundo, com um motor de 16 cilindros em W e 1.001 cv), a Lamborghini Superleggera; o RCZ da Peugeot, o Uno Cabriolet da Fiat, o Porsche 911 GT3 Cup; o Audi Spider R8 V10 ( conversível, que atinge velocidade máxima de 313 Km/h e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos); o lendário Mercedes SLS GT3 AMG (asa de gaivota), uma infinidade de hídridos/elétricos como o Nuvis da Hyundai, o Novo Touareg V6 Hybrid,o Cayenne S, o BMW Série 7, o Fiat Mio, o Fusion Hybrid, o Prius Plug-in e o FT-EV da Toyota, o Honda Insight, i-Miev da Mitsubishi e o Nissan Leaf, os conceito, Start da Ford, L1 Concept da Vokswagen, os EX1 da Renault, o Fine-S da Toyota, o FCC III, Uno Cabrio e Uno Ecology da Fiat.
Os destaques entre as novidades e os pré-lançamentos são o Aston Martin DBS de 510 cv, os Audi A8, R8, RS5 e o novíssimo A1, a BMW Série 5 de 407 cv, o Chana Mini Benni de 69 cv, o Cherry Face de 90 cv, os Chevrolet Malibu LTZ, o Camaro SS e o Omega Fittipaldi, o Chrysler 300C nas versões de 250 a 431 cv, o Citroën Air Cross e o C5 Tourer, o Dodge Challenger SRT8 (inclusive um na tradicional versão Police) e o Journey, o M100 da EFFA Motors; os Fiat, Novo Uno, Línea, 500, Idea Adventure, Palio Weekend, Punto 2011 e o novíssimo Bravo; os Ford, New Fiesta (já na geração global), o novo Focus, a Explorer América, o Shelby GT500, o Ka Trail, o Ecosport 4WD e a Ranger 2011; o Haima 3 Hatchback, os Honda FCX Clarity, o City, o Civic Si, o Accord e o CR-V; os Hyndai, Novo ix35, a CW i30, os novos Azera, Veracruz e Equus 201; pela JAC o J3 Turim; o Jaguar XJ Supersport de 510 cv, o Jeep Grand Cherokee; os Kia Sportage, Sorento, Cerato Hatch, Optma e o Soul Flex; a Land Rover Range Rover Vogue (maravilhoso); o Lifan 620; os Mercedes-Benz Classe C (180 cgi, 200 sport), o Classe E E-Coupé e E-Cabrio, o Classe SL, SLK e o Classe M e o Smart Brabus; o Mini Cooper Countryman; os Mitsubishi, ASX (belo e tecnológico), o PX-Miev e o Lancer Evolution X de 295 cv; o Nissan March, a nova Frontier e o Nissan Tiida Sedã; os Peugeot 3008, 307 Millesim 200 e o fantástico RCZ; os Porsche, Panamera V6, 911 Turbo S, Cayman S, Cayenne V6 e o Panamera Turbo de 500 cv; os Renault, Fluence, Sandero e Symbol; o Ssangyong Korando C; o Subaru Impreza WRX STI Sedã, um ícone de 310 cv; o Suzuki SX4; os Toyota, Corolla, SW4 e a Hillux Invincible; o Troller T4 Expedition; os Volkswagen, Passat CC R Line, Novo Gol Rallye, Novo Jetta Variant, Eos e a novíssima Amarok e o Volvo Linha R Design.
O Salão do Automóvel está entre os cinco principais eventos de lazer da didade de São Paulo, e vem evoluindo também no cenário turístico. A receita gerada para os cofres paulistanos pelo visitante do evento é estimada hoje em R$ 135 milhões, superior aos R$ 112 milhões do evento de 2008.
Parceria social
Com o objetivo de endossar uma causa social que tem rendido frutos em prol da educação no País, a Reed Exhibitions Alcantara Machado renova a parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS). Para Irineu Villanoeva, gerente de Comunicação e Eventos do Instituto Ayrton Senna, o Salão é um evento competitivo e nada mais adequado do que mostrar a obra da entidade através dos feitos de um grande competidor, o consgrado piloto brasileiro. Para interagir com o público, no estande do IAS estarão expostas as duas Lótus – preta e amarela, que lembram as vitórias de Senna.
O Salão conta com o patrocínio da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), co-patrocínio da ABEIVA (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores) e o apoio do SINDIPEÇAS (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e a cobertura especial da ABIAUTO por seus associados; inclusive com um estande próprio.
Nas fotos exclusivas de JEPS alguns momentos do grandioso e imperdível Salão do Automóvel de São Paulo.