TITULO
Auto Review Lançamentos > Roteiro para evitar problemas
Cuidar bem do veículo começa na escolha da oficina

A quebra de um veículo pode se tornar um transtorno para o motorista que precisa de seu meio de locomoção em boas condições para seguir a rotina do dia-a-dia, mas quando algo sai fora do planejado começam as dores-de-cabeça e a preocupação. Onde levar o meu carro para consertar? Será que vai ficar caro? Será que vou ser enganado? Todas essas perguntas pairam no ar quando o motorista se vê diante desse problema, pois é comum esquecer que o veículo necessita de manutenção periódica de acordo com o seu uso. As peças sofrem desgaste com o tempo, faz parte de um processo natural, mas as pessoas não pensam nisso e só se lembram de que o carro é uma máquina e que requer certos cuidados quando ficam na mão, ou melhor, a pé.
 
A prevenção é a melhor saída e também a mais econômica, pois evita a quebra de componentes, quando os mesmos são trocados na hora certa. Fazer um check-up anual em uma oficina de confiança pode evitar muitos aborrecimentos para o motorista.
 
Para facilitar a escolha da oficina de confiança, o Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo – que representa 14 mil - preparou um roteiro simples, mas que pode a evitar problemas.    
 
O que é importante fazer antes de levar o veículo para fazer manutenção?
 
1.Antes de ir até uma oficina mecânica, gaste cinco minutos para fazer uma relação escrita com suas próprias palavras do que seu veículo está fazendo ou deixando de fazer, anotando todos os detalhes, assim como em uma consulta médica onde você relata o que está sentindo ao seu médico. Seu veículo está fazendo um barulho? Descreva o tipo de barulho. De onde o barulho parece ser proveniente? Você está sentindo o carro lento? Descreva quando e com que frequência acontece. Anote tudo. 
 
2.Com as anotações em mãos, visite sua oficina de confiança. Se ela estiver aplicando os procedimentos técnicos que a ABNT atribuiu para os serviços automotivos, o profissional terá uma norma do sistema se ela existir, e não existindo a especificação do fabricante  o ajudará a realizar o diagnóstico. 
 
3.Consulte sempre se a sua oficina de confiança que oferece algum programa de manutenção preventiva que pode representar economia e segurança para você e sua família. 
 
Não deixe seu carro nas mãos de uma oficina mecânica até que:
 
1.Você esteja satisfeito com o que ouviu, 
2.Você e o profissional que lhe atendeu concordem com uma seqüência de ações, 
3.Você tenha recebido um check-list dos itens acordados para verificação. 
 
Uma vez que você fez a sua parte, descrevendo o problema de seu veículo o mais claro possível, faça perguntas. Nenhum bom profissional escutará sua descrição do problema e simplesmente lhe dirá: - “OK”, eu conserto isto. 
Peça ao profissional quais são as recomendações sobre o que é exigido ou sugerido efetuar, seja conserto ou substituição. A oficina pode cobrar por um diagnóstico, pois assim o profissional poderá definir o (s) problema (s). Esse é um dinheiro bem investido. 
 
Faça perguntas como:
- Quais são as causas do defeito?
- Quais as recomendações de serviço indicado pelo fabricante para aquele veículo?
- O problema pode ser consertado ou vai exigir a substituição de peças?
- Quais as condições gerais para a execução do conserto?
- O conserto poderá acontecer sem afetar outros sistemas do veículo, como por exemplo, correias ou mangueiras que precisarão ser somente desconectadas ou substituídas como parte do conserto?
- Quanto tempo levará o conserto?
 
Nunca tenha receio de fazer perguntas. Lembre-se que você precisa esclarecer todas as dúvidas e se mostrar interessado.
 
Aqui estão mais algumas sugestões para você lembrar:
 
- Não deixe ninguém lhe apressar para tomar decisões. Lembre-se de que se trata do seu veículo,
 
- Informe-se sobre a certificação de qualidade das oficinas, acessando sites como do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, www.iqa.org.br , do SINDIREPA-SP que é o sindicato que representa as oficinas e mantém um espaço exclusivo de esclarecimento de dúvidas aos consumidores: www.sindirepa-sp.org.br, além de ter o Programa para Seleção de Oficinas para Atendimento  Pré e Pós Inspeção Veicular Ambiental com uma relação de 300 oficinas aptas a fazerem os serviços que está disponível no site. 
 
- Pergunte à oficina se ela cobra pelo trabalho de diagnóstico para o seu conserto ou se a mesma oferece um serviço de aplicação de check-list gratuito para verificação dos itens de segurança e emissões de poluentes.
 
- Para ter certeza, confira se a oficina possui uma boa apresentação, equipamentos, profissionais uniformizados e demais situações que visualmente lhe agradem.
 
Tomando todos esses cuidados, você estará mais seguro para escolher a oficina de confiança que cuidará bem do seu carro. 
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis