TITULO
Gastronomia > Senac mostra como combinar hábitos alimentares dos primórdios com a cozinha cont
Senac mostra como combinar hábitos alimentares dos primórdios com a cozinha contemporânea
 
Em Tiradentes, ingredientes como capeba, fermentado de jabuticaba e queijo de Frei Rosário serão usados nas atividades gratuitas e também no tuk-tuk gastronômico, a grande atração oferece serviço de alta gastronomia
 
O 20º Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes acontece na charmosa cidade histórica até dia 27 de agosto e reúne milhares de pessoas em uma programação de shows, apresentações teatrais e, principalmente, atrações gastronômicas como aulas show, espaço interativo, cozinha ao vivo e almoços e jantares temáticos. O Senac participa de mais uma edição com atividades educativas no 6º Fórum Senac – Gastronomia e Cultura, com o intuito de promover os sabores e as tradições da cozinha mineira. No segundo final de semana do evento, a instituição irá apresentar versões de pratos típicos de outras regiões do Brasil e do mundo – como acarajé, sushi e massa italiana - utilizando ingredientes que fazem parte da cultura alimentar mineira.

A programação do Senac no festival, que pode ser acompanhada em quatro espaços com oficinas, aulas demonstrativas e momentos de degustação, mostra ainda como utilizar os nove pilares do programa “Primórdios da Cozinha Mineira” na culinária contemporânea. “A base da cozinha mineira é a combinação de elementos com o uso de técnicas complexas, isto é o que torna  possível utilizar produtos tradicionais, muitos deles em desuso, em receitas contemporâneas, como será mostrado com o Programa Primórdios da cozinha Mineira”, explica a consultora em pesquisas gastronômicas do Senac em Minas, Vani Pedrosa.

Na Praça das Vertentes, por exemplo, o público poderá conferir o preparo da Barriga de Porco Crocante com Cromesquis de Panc´s, pelo chef Ronie Peterson, no dia 25. Na receita, Peterson vai utilizar ora-pro-nobis e capeba, que fazem parte do pilar Panc´s, que são Plantas Alimentícias não Convencionais. A barriga de porco será marinada em folhas de funcho e cachaça, pururucada ao vivo e servida com molho de cachaça e rapadura.

Na Praça Senac do Conhecimento os visitantes colocam a mão na massa junto com os chefs no Espaço Interativo. No dia 26, o chef Laudinei do Carmo conduz com os presentes o preparo da Cozinha Mineira: dos primórdios até a atualidade. Já no Espaço Degustação, no mesmo dia, o chef Marcus Vinícius Carvalho compartilha a receita de Acarajé das Gerais, que utiliza o tradicional bolinho de feijão frito na banha de porco e recheado com frango com quiabo.  No dia 27, a chef Josiane Andrade apresenta o prato Dos Primórdios à Itália. A massa fresca tipicamente italiana será recheada com o umbigo de bananeira e servida ao molho de tamarillo com lascas do famoso queijo de Frei Rosário. Ainda no dia 27, o chef Laudinei prepara ainda a receita de um Sushi dos Primórdios na Pousada Escola do Senac. Na mesma data e local, o chef Fernando César elabora a Ambrosia e sua origem nos conventos.
 
Tuk-tuk gastronômico oferece serviço de alta gastronomia
O uso dos ingredientes dos primórdios também será feito na principal atração do Senac no festival: o tuk-tuk gastronômico. O veículo, muito popular em países da Ásia, estará nos principais espaços de Tiradentes para levar a experiência de uma refeição completa aos participantes do festival. Em cada espaço, duas pessoas serão selecionadas aleatoriamente para vivenciar um serviço de alta gastronomia. No cardápio, o chef trará elementos como ora-pro-nobis, vinho de jabuticaba, capeba e taioba em harmonizações elaboradas.

Além de renomados chefs, integram o time da instituição os alunos dos cursos de hospitalidade da capital mineira e da Zona da Mata. Cerca de 50 estudantes dos cursos profissionalizante de Cozinheiro, graduação tecnológica em Gastronomia e MBA em Gestão Hoteleira e Gastronômica irão vivenciar toda a logística de um grande evento.  “Trata-se de uma atividade de extensão na qual os alunos têm mais uma oportunidade de praticar o que aprendem no curso, podem fazer networking com grandes nomes da gastronomia nacional e aprender sobre o funcionamento de um festival que é referência nacional e recebe milhares de pessoas. O evento também é uma importante experiência para os profissionais da gastronomia que estão em formação”, observa o gerente de produtos de Turismo, Hospitalidade, Lazer e Produção do Senac, Hans Eberhard Aichinger.
           
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS E PALESTRAS COM OS CHEFS DO SENAC
*COZINHA AO VIVO – PRAÇA DA RODOVIÁRIA
27 de agosto, domingo, às 15h – Chef Mauro de Paula: Couscous de quirera com nacos de porco e sabores do cerrado
 
*COZINHA AO VIVO – PRAÇA DAS VERTENTES
25 de agosto, sexta-feira, às 22h – Chef Ronie Peterson: Barriga de porco crocante com cromesquis de PANCs
 
 *ESPAÇO DEGUSTAÇÃO – PRAÇA SENAC DO CONHECIMENTO: 40 PESSOAS
26 de agosto, sábado, das 13h às 14h15 – Chef Marcus Vinícius Carvalho: Acarajé das Gerais
27 de agosto, domingo, das 10h às 11h15 – Chef Josiane Andrade: Dos Primórdios à Itália
 
*ESPAÇO INTERATIVO – PRAÇA SENAC DO CONHECIMENTO: 16 PESSOAS
26 de agosto, sábado, das 10h às 12h – Chef Laudinei Tadeu do Carmo: Cozinha Mineira: Dos primórdios até a atualidade
 
*AULA – POUSADA ESCOLA DO SENAC: 60 PESSOAS
27 de agosto, domingo, de 11h às 11h45 – Chef Laudinei Tadeu do Carmo: Sushi dos primórdios
27 de agosto, domingo, de 12h às 12h45 – Chef Fernando César: Ambrosia e sua origem nos conventos
 
 
Serviço:
6º Fórum Senac – Gastronomia e Cultura no 20º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes
Atividades: aulas, cursos, palestras e degustações. Inscrições gratuitas, no próprio espaço, por ordem de chegada.
Data: até 27/8
Horários: variados
Local: Tiradentes / MG
Informações: www.mg.senac.br ou 0800 724 44 40
<< Voltar
  JS Shopping - Os melhores negócios com Imóveis & Automóveis